PáginasDESCRITOR

domingo, 10 de fevereiro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO 9º ANO UMBIGOLANDIA TEXTO E QUESTÕES


       Dias desses encontrei uma amiga que me disse que está achando tudo e todo mundo chato. Que a violência está demais, que o dinheiro não dá pra nada, que o trânsito está uma loucura, que o amor já era, que ninguém mais quer amar ninguém, homem é uma raça em extinção e por aí vai. Em seguida abanou os braços, gritou “Táxi!” e, antes de entrar no carro, arrematou:
       - E ainda tem esses táxis uó de vidro preto que a gente nunca sabe se estão vazios ou ocupados! Beijão, vê se me liga você também, pô!
        E foi embora, largando no meu colo aquela corbeille de reclamações e uma cobradinha final. Fiquei ali, parado, pensando nas palavras dela, enquanto o táxi de vidro preto empacava no trânsito uma quadra adiante. É, minha amiga, certamente a vida não anda nada fácil, quem sai de casa não sabe se volta, namorar está brabo e ai de quem reagir a qualquer tipo de violência. Reagir é um perigo mesmo. Principalmente se a reação for de ordem mais, digamos, psicológica, tipo reagir-a-algum-comentário-maldoso-sobre-você-na-sua-cara. Neste quesito eu tenho muita dificuldade: ou não reajo ou só reajo uma semana depois. Naquele breve encontro, só minha amiga falou. Despejou suas reclamações em cima de mim e se mandou. E eu fiquei sem reação.
       Bem, reagir como, se ela não me deu chance? Só ela falou e eu fiquei ali de “vinagrete” – só de acompanhamento. E o que é reagir? Penso que, ao pé da letra, reagir significa agir novamente, ou “agir de volta”. E por que reagir é um perigo? Porque a reação confere ao outro o poder de tomar posição. Ter atitude. Trocar. Crescer. Será? Talvez. Mas está tão difícil reagir. Trocar. Crescer. Está difícil dialogar. Vivemos a era do monólogo, do “eu” exacerbado, do “meu espaço”, da “minha individualidade”, do “meu momento”, enfim, da Umbigolândia. E é cada vez maior a população desta estranha terra, ocupada por um único habitante, rei e súdito ao mesmo tempo: o ego. Na Umbigolândia, só uma pessoa interessa: o eu. O outro é mera circunstância. O assunto é um só. Só um fala e ponto. Eu sei que estou generalizando, e me perdoem por isso. Mas do jeito que a coisa está, não me resta pensar em outra coisa.
     Foi minha amiga quem, involuntariamente, trouxe essas questões à minha mente. A escuta está virando artigo de luxo. Aquele que tem o dom da escuta – sim, nos dias de hoje escutar o outro é honrar um dom - tem aberto o canal da inteligência. Do crescimento. Do auto-conhecimento e do conhecimento do outro. Do mundo. E é INCRÍVEL como a indústria do consumo corteja sem parar o individualismo desenfreado. A internet, então, é a fada madrinha dos solitários. Bibiti-bobiti-bum! E lá está você diante do mundo. Sozinho. E o universo faz a sua parte conspirando a favor. Conspirando e pirando. É muita gente no mundo. Muita gente procurando. Buscando. Querendo. Pouca gente escutando. Encontrando. Suprindo. E quanto mais gente, mais ego. E quanto mais ego, mais solidão.
      Na Umbigolândia, ego gera ego. E o profeta disse que gentileza gera gentileza. Pra minha amiga, que está (espero eu) passando uma temporada na Umbigolândia, isso não interessa, até porque quem mora lá não enxerga um palmo adiante do umbigo. Pra quem mora aqui na Terra mesmo, a premissa do profeta é um toque. Gentileza gera gentileza. Que gera escuta. Que gera troca. Que torna mais suportáveis problemas modernos como egolatria, consumo desenfreado, falta de amor, de companhia, de solidão. Se bem que a solidão não sente falta de companhia. Até porque ela está sempre ao lado de alguém.

Aloísio de Abreu

1.O primeiro e o segundo parágrafos revelam o estado de espírito da amiga do cronista. Como ela está encarando a vida?
____________________________________________________________________________________________________________________
2 – Que sentido tem, no texto, a expressão “corbeille de reclamações” ?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
3 – A que trecho se refere a palavra “cobradinha”, no terceiro parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________
4 – Há, no texto, algumas marcas típicas da linguagem informal e oral. Retire alguns exemplos que confirmem essa afirmativa:
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
5 – Que trecho do texto confirma que o cronista tem dificuldade em reagir a algum comentário maldoso?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
6 – Que associação é feita em “Só ela falou e eu fiquei ali de “vinagrete” – só de acompanhamento.”, no quarto parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
7 – Segundo o texto, por que reagir é perigoso?
____________________________________________________________________________________________________________________
8 – A que palavra estão relacionados os termos “a era do monólogo” , ‘do “eu” exacerbado’, “meu espaço”, minha individualidade”, “meu
momento”, no quarto parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________
9. A que se refere, no quarto parágrafo, a expressão “estranha terra”?
_______________________________________________________________________________________________________________
10. Quem é o único habitante dessa “estranha terra”?
_______________________________________________________________________________________________________________
11 – Segundo o texto, qual a consequência de saber ouvir o outro?
_______________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________
12 – Por que a internet é considerada “fada madrinha dos solitários”?
_______________________________________________________________________________________________________________
13 – A que está relacionada a expressão “Bibiti-bobiti-bum”?
_______________________________________________________________________________________________________________
14 – O trecho “[...] não enxerga um palmo adiante do umbigo” está associado a que dito popular?
_______________________________________________________________________________________________________________
15 – Qual a premissa do profeta, presente no texto?
_______________________________________________________________________________________________________________
16 – Num texto que defende uma ideia, essa ideia recebe o nome de TESE. Qual a tese defendida neste texto?
_______________________________________________________________________________________________________________
17 – Observe a estrutura do trecho “Gentileza gera gentileza. Que gera escuta. Que gera troca. Que torna mais suportáveis problemas
modernos...”. Qual o efeito da repetição dos termos destacados?
_______________________________________________________________________________________________________________
18 – No trecho que se segue, identifique os fatos e a opinião:
“Fiquei ali, parado, pensando nas palavras dela, enquanto o táxi de vidro preto empacava no trânsito uma quadra adiante. É, minha amiga,
certamente a vida não anda nada fácil [...]”
_______________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

FIGURAS DE LINGUAGEM TEORIA E EXERCICIOS 8º E 9º ANO


Aluno :_______________________________________________ Série:8º Ano_____ Nº_________
Disciplina : Português/ Produção____________________________________Professor : Diorges/ data 29/10/2018
FIGURAS DE LINGUAGEM
Definição: Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.  


  1. METÁFORA

  É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.
Exemplo:
  Minha boca é um tumulo.
  Essa rua é um verdadeiro deserto.
  1. COMPARAÇÃO
  Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança.
  Exemplo:
 O meu coração está igual a um céu cinzento.
  O carro dele é rápido como um avião.
  1. PROSOPOPÉIA
  É uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados. Também podemos chamá-la de PERSONIFICAÇÃO.
  Exemplo:
  O céu está mostrando sua face mais bela.
  O cão mostrou grande sisudez.
  1. METONÍMIA
É a substituição de uma palavra por outra, quando existe uma relação lógica, uma proximidade de sentidos que permite essa troca. Ocorre metonímia quando empregamos:


 - O autor pela obra.
  Exemplo:  Li  Jô Soares dezenas de vezes. (a obra de Jô Soares)
  - o continente pelo conteúdo.
  Exemplo: O ginásio aplaudiu a seleção. (ginásio está substituindo os torcedores)
  - a parte pelo todo.
  Exemplo:  Vários brasileiros vivem sem teto, ao relento. (teto substitui casa)
  - o efeito pela causa.
  Exemplo: Suou muito para conseguir a casa própria. (suor substitui o trabalho)
  1. ANTÍTESE
Consiste no uso de palavras de sentidos opostos.
 Exemplo:
  Nada com Deus é tudo.
Tudo sem Deus é nada.
  1. EUFEMISMO
Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.
  Exemplo:
  Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer)
  Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos)


HIPÉRBOLE
  É um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a idéia.
  Exemplo:
  Ela chorou rios de lágrimas.
  Muitas pessoas morriam de medo da perna cabeluda.
  1. IRONIA
Consiste na inversão dos sentidos, ou seja, afirmamos o contrário do que pensamos.
  Exemplo:
  Que alunos inteligentes, não sabem nem somar.
  Se você gritar mais alto, eu agradeço.
  1. ONOMATOPÉIA
Consiste na reprodução ou imitação do som ou voz natural dos seres.
  Exemplo:
Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram.
  Miau-miau. – Eram os gatos miando no telhado a noite toda.
  1. PLEONASMO
Consiste na intensificação de um termo através da sua repetição, reforçando seu significado.
Exemplo:
Nós cantamos um canto glorioso.
EXERCÍCIOS
1) Em “Eu te avisei bilhões de vezes”, há:
a) antítese
b) ironia
c) eufemismo
d) hipérbole






2) Em “Naquele terrível desastre, muitos adormeceram para sempre”, há:
a) antítese
b) ironia
c) eufemismo
d) hipérbole

3) Em “Que garota linda! Até parece um king-Kong!”, há a figura de pensamento:
a) antítese
b) ironia
c) eufemismo
d) hipérbole

4) Em   “Deixa em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui da mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode  ser a gota d´água”.  Há:
                            
a) antítese
b) ironia
c) eufemismo
d) metáfora

5) Em “Você se preocupa com coisas passageiras; eu, com o que é eterno”, há:
a) antítese
b) ironia
c) eufemismo
d) metáfora

5) Escreva nos parênteses a letra (d) para denotação e (c) para conotação.

(     ) “És página virada, descartada”
(     ) Li com cuidado página por página .
(     ) Comida congelada é uma opção prática.
(     ) Os preços ficarão congelados.


6) Assinale a alternativa correta:

a) O sentido contextual de uma palavra é denominado conotação.

b) A linguagem científica utiliza o significado conotativo da palavra.

c) O significado denotativo é principalmente usado em obras literárias.

d) A denotação possibilita a aquisição de vários sentidos para uma palavra.


7. No trecho: "O pavão é um arco-íris de plumas", temos uma:
A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole

8. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (EUFEMISMO)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (PROSÓPOPEIA/PERSONIFICAÇÃO)
C) Sentei no braço da poltrona para descansar. (CATACRESE)
D) Li Cecília Meirelles. (METÁFORA)

9. Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:
A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) antítese

10. Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo
D) hipérbole


11. No trecho: “O vento beija meus cabelos. ”  tem-se a figura de linguagem:
A) prosopopeia
B) metonímia
C) hipérbole
D) metáfora

12. “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado” a figura de linguagem é:

A) comparação
B) metáfora
C) hipérbole
D) pleonasmo

13. “Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida”, a figura de linguagem na frase é:
A) prosopopeia
B) ironia
C) catacrese
D) hipérbole

14- Meu verso é sangue. Há:
a)metonímia
b)antítese.
c)Eufemismo.
d)Metáfora
e)paradoxo

15 - "Rios te correrão dos olhos, se chorares. Há:
a) metonímia.
b) metáfora
c)eufemismo
d)Hipérbole
e) Paradoxo


16 - "A lua foi ao cinema. Passava um filme engraçado" Há:
a)personificação
b)metáfora
c)eufemismo
d)hipérbole
e)antítese

17 - "Ir e voltar, cair e levantar são coisas da vida." Há:
a)metáfora.
b)antítese.
c)hipérbole
d)paradoxo.
e)comparação

18 -  Ela é tão suave quanto o perfume dos lírios.  Há:
a)eufemismo
b)comparação
c)personificação
d)metáfora
e)metonímia

19- "Os aspectos físicos desta garota são poucos apreciáveis" Há:
a)metáfora
b)personificação
c) eufemismo
d)comparação
e) hipérbole

20-A  menina comia um milhão de doces.
a)comparação
b)metáfora
c) antítese
d)eufemismo
e) hipérbole

21 - "Gosto de ler Machado de Assis. Há:
a )personificação
b) metáfora
c) antítese
d) hipérbole
e) metonímia

22 - ".Estou cheio de candidatos  com  cabeças  vazias " Há:
a)personificação
b) metáfora
c) antítese
d) paradoxo
e)metonímia

23 - Rio é um feriado, São Paulo uma Segunda-feira. Há:.
a)metáfora
b) comparação
c) paradoxo
d)hipérbole
e)antítese

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CONCORDÂNCIA VERBAL EXERCICIOS


Prof.: DIORGES  /Gramática/ CONCORDÃNCIA VERBAL/26/10/2018

1). Complete os espaços fazendo a devida concordância com o verbo entre parênteses.
a- O bando _______________________________ o trânsito. (invadiu/invadiram) 1
___________________________________________________________________________________________
b- Livros, revistas, nada ________________________________; tudo foi destruído. (escapou/escaparam) 2.PR
___________________________________________________________________________________________
c- O bando de meninos ____________________________________________ . (correu/correram)1.SUJ/PART
___________________________________________________________________________________________
d-  ______________________________________ duzentos alunos na escola . (havia/haviam)3.VI/OSS
___________________________________________________________________________________________
e- Aqui _____________________________________ invernos muito frios. (faz/fazem)3.VI/OSS
___________________________________________________________________________________________
f-  Aqui_________________________________ invernos muito frios. (deve fazer /devem fazer) 3.VI/OSS/VHLC
___________________________________________________________________________________________
g-  ____________________________ duzentos alunos na escola . (deve haver /devem haver) 3.VI/OSS/VHLC
___________________________________________________________________________________________
h- Os Estados Unidos _______________________________ o mundo. (domina/dominam)5NP
___________________________________________________________________________________________
i- Estados Unidos ________________________________________________ o mundo. (domina/dominam)5NP
___________________________________________________________________________________________
j- _____________________________-se de mais gente na lavoura. (precisa / precisam)6.SE-SI
___________________________________________________________________________________________
k- _______________________________-se quartos para rapazes. (aluga/alugam)7.SE-PA
___________________________________________________________________________________________
l- ___________________________________ -se relógios. (conserta / consertam) 7.SE-PA
___________________________________________________________________________________________
m- O pessoal __________________________________ animado. (continua/ continuam) 1
___________________________________________________________________________________________
n- Um bando de morcegos ____________________________________________. (voava/voavam)1.SUJ/PART
___________________________________________________________________________________________
o- Naqueles dias _________________________ muitas doenças infecciosas. (havia/haviam) 3.VI/OSS/VH
___________________________________________________________________________________________
p- Ontem  os pedreiros  ____________________________ um ótimo trabalho. (fez/ fizeram) 1
___________________________________________________________________________________________
q- ___________________________ dois meses que não o vejo. (faz/fazem) 3.VI/OSS/TC
___________________________________________________________________________________________
r- Lá _________________________ muitas obras de arte. (existe/existem) 1
___________________________________________________________________________________________
s – Lá ____________________________ muitas obras de arte. (havia/haviam) 3.VI/OSS/VH
___________________________________________________________________________________________
t- ____________________________ poucos alunos matriculados. (havia/haviam) 3.VI/OSS/VH
___________________________________________________________________________________________
u- _____________________________ ainda alguns ingressos à venda. (existe/existem) 1
___________________________________________________________________________________________
v- A manada ___________________________ sobre o acampamento. (avançou/avançaram) 1
___________________________________________________________________________________________
w- _______________________ sete anos que trabalha nesta empresa. (Faz/ Fazem) 3.VI/OSS/TC
___________________________________________________________________________________________
x- ___________________________várias noites seguidas. (choveu/choveram) 3.VI/OSS/FN
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
y- Telefone, computador, fax, tudo _________________________ o homem. (auxilia/auxiliam) 2.PR
___________________________________________________________________________________________
z- Na reunião _________________________ de assuntos diversos. (tratou-se/trataram-se) 7.SE-IIS
___________________________________________________________________________________________
a- ________________________ pedras sobre os policiais cercados pelos manifestantes. (choveu/choveram) 1
___________________________________________________________________________________________




1. (UF-SC) Assinale o item que apresenta ERRO de concordância:
a) Prepararam-se as tarefas conforme havia sido combinado.
b) Deve haver pessoas interessadas na discussão do problema.
c) Fazem cem anos que Memórias Póstumas de Brás Cubas teve sua primeira edição.
d) Devem existir razões para ele retirar-se do grupo.

2. (TRT) Já .......... anos, .......... neste local árvores e flores. Hoje, só .......... ervas daninhas.
a) fazem, haviam, existe   
b) fazem, havia, existe       
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe

3. (PUC-RS) ..................... meses que ............ os resultados do concurso sobre poesia. ............. muitos ganhadores e prêmios.
a) Faz, saíram, Houve     
b) Fazem, saíram, Houveram     
c) Fazem, saiu, Houveram
d) Fazem, saiu, Houve
e) Faz, saiu, Houve

4. (FUEL-PR) A apuração dos dois crimes ................................. até que se .......................... provas decisivas.
a) vai continuar, encontrem
b) vão continuar, encontre
c) vai continuarem, encontrem
d) vai continuar, encontrarem
e) vai continuando, encontrassem

5. (MED-SANTOS) Apenas uma das frases está correta, marque-a:
a) Nesta casa, conserta-se televisores e precisam-se de técnicos em eletrônica.
b)  Nesta casa, conserta-se televisores e precisa-se de técnicos em eletrônica.
c) Nesta casa, consertam-se televisores e precisam-se de técnicos em eletrônica.
d) Nesta casa, consertam-se televisores e precisa-se de técnicos em eletrônica.

6- A alternativa em que  a concordância está equivocada é:
a) Confia-se em Deus e duvida-se de homens.
b) Choveu nos vários  dias de carnaval.
c) Os pais, os avós, os vizinhos, ninguém percebeu a criança saindo.
d) Eu e você compraremos os ingressos amanhã.
e) Nevaram todos os dias da semana.

7. (PUC-RS) É provável que ....... vagas na academia, mas não ....... pessoas interessadas: são muitas as formalidades a ....... cumpridas.
a) hajam - existem - ser
b) hajam - existe - ser
c) haja - existem - serem
d) haja - existe - ser
e) hajam - existem - serem

8- Indique a alternativa correta:
a) Tratavam-se de questões fundamentais.
b) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c) Precisam-se de coreógrafos.
d) Reformam-se ternos.
e) Aqui, se obedecem aos severos regulamentos.

CONJUNÇÕES SUBORDINADAS E COORDENADAS EXERCICIOS .


1. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:
CAUSA OU MOTIVO/    CONDIÇÃO/      PROPORÇÃO/    TEMPO/         FIM OU FINALIDADE

1.Se o jogo for bom, animará a torcida..............................................................................
2.A menina chorou porque apanhou da mãe.........................................................................
3.Largaria meu emprego a fim de que houvesse mais tempo livre...................................................
4.Quanto mais se vive mais se aprende..............................................................................
5.Isto me ocorre sempre quando estou com raiva........................................................
6.Como estava chovendo, não saímos de casa...................................................................
7.À proporção que o tempo passava, ela ia ficando mais bela...........................................................
8.Caso tivesse concluído o dever de casa, teria saído para brincar..................................................
9.Desde que ele faleceu ela vive tristemente...................................................................................
10.Desde que se esforce, será aprovado.......................................................................................

2. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:
COMPARAÇÃO/  CONCESSÃO (algo contrário a)/    CONSEQUÊNCIA/       CONFORMIDADE.

1. Ainda que você tente de tudo, nada vai me fazer mudar de ideia.................................................
2. Os olhos dela eram tão lindos quanto era o céu........................................................................
3. Ele fala tão alto que não precisa do microfone.............................................................................
4. Conforme o que o médico dizia, o câncer é uma modificação celular............................................
5. Embora o teste tenha sido fácil, demorei bastante para terminar.................................................
6. Ela era muito arrogante de modo que não tinha amigos.............................................................
7. Ele dorme como um urso...................................................................
8. Segundo o que estava escrito na revista, o cantor casou-se com a atriz.........................................
9. Como combinamos ontem, eis os documentos....................................................................
10. Todos foram embora, apesar da festa não ter terminado.....................................................

3. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:
CAUSA OU MOTIVO/     CONDIÇÃO/     PROPORÇÃO/        TEMPO/      FIM OU FINALIDADE

1. A fruta caiu do pé porque estava madura.....................................................................
2. Quanto mais você fuma, mais perto fica da morte...............................................................
3. Uma vez que passe no teste, será admitido na instituição.....................................................
4. Fico triste, sempre que vou à casa de Juvenildo..................................................................
5. A admiração diminui ao passo que a grosseria aumenta......................................................
6. A menos que sejas educado, não far-te-ei o favor.................................................................
7. Como estivesse chovendo, não saímos de casa.................................................................
8. O barulho aumenta à medida que as pessoas chegam..........................................................
9. Queria ir para casa para que pudesse acabar meus deveres...................................................
10.Desaprovou o comportamento do filho assim que soube do ocorrido.........................................

4. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:
COMPARAÇÃO/    CONCESSÃO (algo contrário a) /  CONSEQUÊNCIA/    CONFORMIDADE.

1. Você paga como puder................................................................
2. Chorou tanto que a família se surpreendeu...........................................................
3. Mesmo que ele tenha razão, posicionar-me-ei contrário às suas ideias.........................................
4. A multidão gritava mais alto que o som feito pelas caixas de som..............................................
5. André é tão esforçado como o irmão...........................................................
6. Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados...................................................
7. Ele é de tamanha capacidade, que a todos encanta......................................................
8. Construímos nossa escola, segundo as especificações da prefeitura...........................................
9. Comecei o dia tão bem que fui trabalhar contente....................................................................
10. Ele não se mexia por mais que eu tentasse mexê-lo..............................................................





5. Indique as relações de sentido das conjunções abaixo em:

ADIÇÃO, SOMA OU ACRÉSCIMO  /   OPOSIÇÃO OU CONTRASTE/      ALTERNÂNCIA/

CONCLUSÃO/    EXPLICAÇÃO.

1. Eu queria ir à festa, mas minha mãe não deixou............................................................
2. Viajarei de avião ou pegarei um ônibus.............................................................
3. Ela estava comemorando, porque foi aprovada.......................................................
4. Não consegui ir trabalhar hoje, pois estava tudo alagado.....................................................
5. Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco................................................
6. São crianças, portanto precisam brincar................................................................
7.Nós presenciamos o acidente; seremos, pois, chamados para depor.......................................
8.  Eu não vou comer salada, nem tomar suco.....................................................
9. A menina não só chorava mas também mostrava-se arrependida.............................................
10. Renata gostava de cantar, todavia não agradava..........................................................
11. O time jogou muito bem, entretanto não conseguiu a vitória...............................................
12. Ora quer ir à praia, ora quer ir ao shopping!.......................................................
13. Era muito rico, logo tinha muitos amigos.....................................................
14.Gostaria de ter sido aeromoça, no entanto não tive essa oportunidade................................
15. Reprovei, portanto não seremos mais da mesma turma.............................................
16. Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula...........................................................
17. Vou almoçar e jantar na casa do Renato.............................................................
18. Não só foi descortês, como também culpou quem estava inocente.............................................
19. Você não quer participar, então não atrapalha................................................................
20. Quer faça sol, quer faça chuva não faltarei à festa....................................................

6. Em "Eu queria ir à praia, mas estava chovendo." o conectivo em destaque, sem que haja mudança de sentido, só NÃO pode ser substituído por:
a) porém             b) todavia               c) contudo          d) entretanto         e) porque

7. “Caso a energia eólica e a solar fotovoltaica não tiverem mais de um alto investimento público, sua atratividade dependerá fortemente dos aspectos regulamentares e do funcionamento do mercado...” A conjunção caso pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase por:
a) Como                     b) Se                      c) Embora                d) Já que


8. “Tão satisfeito ficou com o mensageiro, que o nomeou seu porta-voz oficial.” No enunciado acima, o conectivo destacado estabelece uma relação de:
a) Finalidade    b) Condição      c) Consequência      d) Comparação

9. A oração sublinhada no trecho “Desde que perambula pelo planeta, o bicho-homem coleta ou caça alimentos e procura ou constrói autoproteção, isto é, trabalha.” ( expressa, com relação à oração principal, uma circunstância de
(A) comparação.  (B) condição.   (C) tempo.   (D) proporção.   (E) causa.

10.  No período “Prover a existência humana daquilo de que ela mais carece: pão e beleza, abrigo e sentido.” ,a relação estabelecida pelos conectivos sublinhados é de
(A) oposição.    (B) alteração.   (C) subtração.    (D) adição.   (E) suposição.