1. FIGURAS DE LINGUAGEM
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(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
(EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.
(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
FIGURAS DE LINGUAGEM NA BNCC
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
domingo, 2 de fevereiro de 2020
DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO TEORIACOM POEMA
DENOTAÇÃO
CONOTAÇÃO TEORIA
Nos
textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele
apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos
sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando
a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário)
dizemos que foi empregada denotativamente.
Quando
é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi
empregada conotativamente. Este
recurso é muito explorado na Literatura.
A
linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras
de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia, etc.
Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.
O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.
O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
Por
Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DITADOS POPULARES
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
DITADOS POPULARES
01 – Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
02 – Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.
03 – Nada como um dia após o outro.
04 – Cada cabeça, uma sentença.
05 – É melhor não cutucar a onça com vara curta.
06 – À noite todos os gatos são pardos.
07 – Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.
08 – Gato escaldado tem medo de água fria.
09 – Cada macaco no seu galho.
10 – Quem não tem cão caça com gato.
11 – Antes tarde do que nunca.
12 – Quem espera sempre alcança.
13 – De grão em grão, a galinha enche o papo.
14 – Não adianta chorar sobre o leite derramado.
15 – É melhor prevenir do que remediar.
16 – A união faz a força.
17 – Uma andorinha só não faz verão.
18 – Papagaio come milho, periquito leva fama.
19 – Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
20 – Depois da tormenta, sempre vem a bonança.
21 – Aqui se faz, aqui se paga.
22 – Quem ri por último ri melhor.
23 – Não conte com o ovo na barriga da galinha.
24 – Em boca fechada não entra mosca.
25 – Devagar se vai longe.
26 – Em casa de ferreiro, espeto de pau.
27 – As aparências enganam.
28 – Quem tem boca vai a Roma.
29 – Nem tudo que reluz é ouro.
30 – Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
31 – Dia de muito, véspera de pouco.
32 – Santo de casa não faz milagre.
33 – Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
34 – Os últimos serão os primeiros.
35 – Um homem prevenido vale por dois.
36 – Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.
37 – A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o
coração?
38 – Um homem está não onde mora, mas onde ama.
39 – Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de
conselhos.
40 – Quando o dinheiro fala, a verdade se cala.
41 – Nunca foi um bom amigo quem por pouco quebrou a
amizade.
42 – Não importa o quanto você foi longe no caminho errado.
Volte para trás.
43 – Muitas vezes se diz melhor calando do que falando em
demasia.
44 – Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua
vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.
45 – Mente vazia, oficina do diabo.
46 – Censura teus amigos na intimidade e elogia-os em
público.
47 – Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez
as mães.
48 – Se quiser conhecer verdadeiramente um homem, dê-lhe
autoridade.
49 – Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso
uma mulher para se fazer um lar.
50 – A palavra é prata, o silêncio é ouro.
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