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domingo, 8 de março de 2020

CONTO 6º ANO A SENHORA HOLLE INTERPRETAÇÃO


                                     A Senhora Holle FONTE: colegiioplinioleiteprofessorareginamelo

Era uma vez uma viúva que tinha duas filhas, sendo uma bonita e aplicada, e outra feia e preguiçosa, que era sua filha legítima e por isso, a outra era obrigada a realizar todo o trabalho da casa. Certo dia, a menina foi tirar água no poço, debruçou-se demais para puxar o balde e acabou caindo no fundo. Quando acordou e recuperou os sentidos, estava num lindo gramado com milhares de flores e o sol brilhava. Caminhou pelo gramado até se deparar com um forno repleto de pães.
 O pão gritou:
- Tire-nos daqui, tire-nos daqui, senão vamos queimar,  já estamos assando faz tempo!
A menina prontamente tirou o pão do forno e continuou caminhando até encontrar uma árvore carregada de maças, que pediu a ela:
- Ei!  Sacuda-me! Sacuda-me! Minhas maçãs estão todas maduras!
Ela sacudiu a árvore e as maçãs caíram como chuva,  e ela não parou de sacudir até não restar mais nenhuma na árvore. Depois seguiu adiante e acabou chegando numa casa onde morava uma velhinha dentuça que estava à porta. Temendo os dentes grandes da velhinha, ela quis fugir dali, mas a velha chamou:
- Não tenha medo, boa menina!  Fique aqui comigo!  Se fizer o serviço direitinho, tudo correrá muito bem. Só tem de cuidar muito bem da minha cama e sacudir muito bem o cobertor para que as penas voem, porque aí neva na terra. Eu sou a senhora Holle.
 Como a velha falou com carinho, a menina concordou e começou a trabalhar. Cuidava de tudo do jeito que a velha gostava e também sacudia o cobertor com força e em troca levava uma vida tranquila. Nunca ouvia palavras duras e comia carne assada ou cozida diariamente. Ficou assim durante um tempo com a senhora Holle, quando começou a sentir tristeza em seu coração e, ainda que ali fosse mil vezes melhor do que sua casa, ela sentia saudades. Então disse à velha:
- Sinto saudades de casa e, apesar de passar muito bem aqui, não posso ficar por mais tempo.
A senhora Holle disse:
- Você está certa e, como serviu com tanta lealdade, vou levá-la para cima pessoalmente.
 Ela conduziu a menina pela mão até um enorme portão, que se abriu. Assim que a menina passou por ele, uma pesada chuva de ouro caiu sobre ela e todo o ouro se prendeu em sua roupa e ela ficou dourada dos pés à cabeça.
- Isso é para você,  por ter sido tão aplicada e dedicada. - disse a senhora Holle.
Depois o portão fechou-se e a menina se achou do lado de cima do mundo, aliás não muito longe da casa de sua mãe.
E, ao chegar ao quintal, o galo sentado sobre o poço cantou:
- Cocorocó, chegou a donzela dourada, olhem só!
Assim que entrou em casa, por estar coberta de ouro foi muito bem recebida pela mãe e pela irmã.
Quando a mãe ficou sabendo como ela havia chegado à tamanha riqueza, logo desejou a mesma sorte para outra filha e tratou de fazer com que ela também caísse no poço. A menina acordou no belo gramado e seguiu o mesmo caminho da irmã. Caminhou até deparar com o forno repleto de pães. O pão gritou de novo:
 -Tire-nos daqui, tire-nos daqui, senão vamos queimar, já estamos assando faz tempo!


Mas a preguiçosa respondeu:
 - Não estou com a mínima vontade de me sujar! - e foi embora.
Logo chegou à macieira, que pediu:
- Ei!  Sacuda-me! Sacuda-me! Minhas maçãs estão todas maduras!
E a menina respondeu:
- Nem pensar. E se cair uma na minha cabeça?- e foi embora.
Quando chegou à casa da senhora Holle, ela não sentiu medo, porque já tinha ouvido falar de seus dentes grandes e logo se ofereceu para trabalhar. No primeiro dia, ela esforçou-se e fez tudo que a senhora Holle pediu e quando a senhora Holle dizia alguma coisa, ela pensava no ouro que iria ganhar. Mas no segundo dia ela já começou a preguiçar, no terceiro, mais ainda e nem quis levantar cedo da cama e arrumou muito mal a cama da senhora Holle, nem chegou a sacudir o cobertor para que as penas voassem. Passou um tempo e a senhora Holle se cansou e acabou dispensando a menina preguiçosa do serviço. A feiosa ficou bem satisfeita, pensando que agora viria a tal chuva de ouro. Então a senhora Holle também a levou até o portão, mas quando ela o atravessou não foi uma chuva de ouro que caiu sobre a cabeça dela e sim um enorme caldeirão de piche.
- Esse é o pagamento pelos seus serviços! -disse a senhora Holle e bateu a porta. A menina voltou para casa toda coberta de piche e não conseguiu removê-lo enquanto viveu.

                                                                                                            
   Contos Maravilhosos (1812)  Jacob Grimm e Wilhelm Grimm

1-    No início do texto, o narrador faz a apresentação e a caracterização das personagens.

a)    Como é caracterizada a filha legítima?
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b)    E a filha adotiva?
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c)    As duas recebem o mesmo tratamento da mãe? Justifique.
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2-    Ao cair no poço, a protagonista (personagem principal) adentra um mundo mágico, especial.

a)    Que reação ela tem quando os pães e as maçãs lhe fazem um pedido?
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b)    O que esses gestos revelam sobre o caráter e os sentimentos da menina?
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      3 - A protagonista passa a trabalhar com a Senhora Holle.

a)    Na casa da Senhora Holle, ela fazia serviços diferentes dos que fazia na casa da madrasta?
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b)    Por que, então, ela gostava de trabalhar na casa da Senhora Holle? 
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4 - Observe estas duas frases do texto:

“- Sinto saudades de casa e, apesar de passar muito bem aqui, não posso ficar por mais tempo. “
        “Assim que entrou em casa, por estar coberta de ouro foi muito bem recebida pela mãe e pela irmã.”

a)    A primeira frase é dita pela protagonista à Senhora Holle. O que essa frase mostra sobre os sentimentos da menina?
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b)    O que a segunda frase mostra sobre os sentimentos da mãe e da irmã?
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5- Compare o comportamento das duas irmãs na casa da Senhora Holle. O que as atitudes da filha legítima revelam sobre seu caráter?
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6 - Os  contos maravilhosos, geralmente, transmitem ensinamentos as crianças e adultos. Que tipo ensinamento o conto lido transmite? .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7- O conto “Senhora Holle” mostra unidade de sentido, ou seja, é um texto que tem começo, meio e fim. Ele está dividido em partes menores, os parágrafos. Parágrafos são partes do texto que agrupam ideias. A indicação de início de parágrafos é feita pelo afastamento em relação à margem esquerda do texto.

a)    Quantos parágrafos há no texto lido?
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b)    Em que parágrafos os pães falam com a protagonista?
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8 - Observe o 1º parágrafo do texto. Como os outros parágrafos, ele apresenta partes menores, as frases, que são delimitadas pelo ponto.

a)    Observe o número de pontos desse parágrafo. Quantas frases há nele?
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b)    O parágrafo se inicia com letra maiúscula. E as frases, são iniciadas com letra maiúscula ou com letra minúscula?
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9 - Identifique e retire do texto um exemplo de frase:

a)    Exclamativa: _____________________________________________________________

b)    Interrogativa: __________________________________________________________

c)    Imperativa: _____________________________________________________________

d)    Declarativa: ____________________________________________________________


10- Identifique o tipo de frase abaixo: exclamativa, declarativa, interrogativa ou imperativa.

a) Não jogue lixo no poço, por favor!                                             
___________________________________
b) Quem está falando?                                                                  
___________________________________

c) As maçãs não estão verdes.                                         
_______________________________

d) Devolva esse ouro, é da sua irmã!                                            
___________________________________

e) Vou brincar com a neve.                                                             ___________________________________

f) Socorro, uma senhora me prendeu!                                            ____________________________________

g) Os floquinhos de neve caíram.                                                  ____________________________________


11 – Se você tivesse que criar um painel sobre a história lida, como seria? Capriche.




segunda-feira, 2 de março de 2020

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES teoria e exercícios



PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES teoria e exercícios


Terminação (regra geral)
Plural
Exemplos
Vogal e ditongo
Acrescenta s
Mesas, pais
Consoante (r, n, s e z)
Acrescenta es
Flores, líquenes, países, raízes
Terminação (particularidades)
Plural
Exemplos
-ão
Muda para -ãos, -ães ou -ões
Mãos, cães, leões
-m
Muda para -ns
Homens, tons
-al, -oi, -ul
Muda para -ais, -ois, -uis
Casais, bois, pauis
-el, -ol
Muda para -éis, -óis
Anéis, faróis
-il tônico
Muda o l em s
Funis, barris
-il átono
Muda para -eis
Répteis, fósseis
-ás, -ês
Acrescenta es
Gases, franceses
-s, -x
Não mudam
Lápis, pires, pírex, inox


Os diminutivos com o sufixo “-zinho” (e mais raramente “-zito”) fazem o plural da seguinte forma: o plural da palavra original sem o “s” + o plural do sufixo (-zinhos ou -zitos).
Exemplos:
botão + zinho (botõe + zinhos = botõezinhos)
balão + zinho (balõe + zinhos = balõezinhos)
pão + zinho (pãe + zinhos = pãezinhos)
papel + zinho (papei + zinhos = papeizinhos)
anzol + zinho (anzoi + zinhos = anzoizinhos)
colar + zinho (colare + zinhos = colarezinhos)
flor + zinha (flore + zinhas = florezinhas)

METAFONIA
Existem muitos substantivos cuja formação do plural não se manifesta apenas por meio de modificações morfológicas, mas também implica alteração fonológica.
Nesses casos, ocorre um fenômeno chamado “metafonia”, ou seja, a mudança de som entre uma forma e outra. Trata-se da alternância do timbre da vogal, que é fechado na forma do singular e aberto na forma do plural.
Observe os pares abaixo:
singular (ô) – plural (ó)
aposto apostos
caroço caroços
corno cornos
corpo corpos
corvo corvos
esforço esforços
fogo fogos
imposto impostos
miolo miolos
osso ossos
poço poços
porto portos
povo povos
socorro socorros
forno fornos
jogo jogos
olho olhos
ovo ovos
porco porcos
posto postos
reforço reforços
tijolo tijolos

Exercícios
1.       Passe as palavras abaixo para o plural:
1.       Qual..........................................................
2.       Real.........................................................
3.       Local.........................................................
4.       Final..........................................................
5.       Móvel........................................................
6.       Hotel........................................................
7.       Papel......................................................
8.       Amável...................................................
9.       Aluguel.....................................................
10.   Azul........................................................
11.   Fiel.......................................................
12.   Anel......................................................
13.   Farol....................................................
14.   Anzol...................................................
15.   Útil..........................................................
16.   Ágil........................................................
17.   Hostil.....................................................
18.   Gentil.....................................................
19.   Cópia...................................................
20.   Cheia...................................................
21.   Tio.......................................................
22.   Seio.......................................................
23.   Meio.....................................................
24.   Ébrio...................................................
25.   Sócio...................................................
26.   Leoa..................................................
27.   Mágoa................................................
28.   Ar.........................................................
29.   Dor........................................................
30.   Bar.........................................................
31.   Nêutron..................................................
32.   Luz........................................................
33.   Noz...................................................
34.   Vez.........................................................
35.   Raiz....................................................
36.   Álbum................................................
37.   Algum...................................................
38.   Ônix......................................................
39.   Xerox..........................................................
40.   Lápis.....................................................
41.   Óculos..................................................
42.   Ônibus...................................................
43.   Avião....................................................
44.   Leão.....................................................
45.   Pão......................................................
46.   Mãe...................................................
47.   Benção................................................
48.   Cidadão...............................................

2.       Acrescente zinho, sinho ou inho
1.       Gato............................................
2.       Pai..............................................
3.       Liso.............................................
4.       Pão..............................................
5.       Bom................................................
6.       Bar...............................................
7.       Casa............................................
8.       Luz............................................
9.       Pobre.........................................
10.   Lápis...........................................




sábado, 8 de fevereiro de 2020

CONECTORES CONJUNÇÃO

TIPO DE CONEXÃO / FUNÇÃO DA CONEXÃO
CONECTORES
Adição
e, alem disso, além do mais, e ainda, e até, também, igualmente, do mesmo modo, não só ...como também, não só ... como ainda, bem como, assim como, por um lado ... por outro, nem...nem, de novo, incluindo...
Certeza
com certeza, decerto, naturalmente, é evidente que, certamente, sem dúvida que,...
Oposição / contraste
mas, porém, todavia, contudo, no entanto, doutro modo, ao contrário, pelo contrário, contrariamente, não obstante, por outro lado...
Concessão
apesar de, ainda que, embora, mesmo que, por mais que, se bem que, ainda assim, mesmo assim..., a despeito de,  independentemente de, nada obstante, sem embargo de.
Conclusão / síntese / resumo
pois, portanto, por conseguinte, assim, logo, enfim, concluindo, em conclusão, em síntese, consequentemente, em consequência, por outras palavras, ou seja, em resumo, em suma, ou melhor...
Confirmação
com efeito, efetivamente, na verdade, de fato, sem dúvida, de certo, deste modo, na verdade, ora, aliás, sendo assim, veja-se, assim...
Explicitação / particularização
quer isto dizer, isto (não) significa que, por outras palavras, isto é, por exemplo, ou seja, é o caso de, nomeadamente, em particular, a saber, entre outros, especificamente, ou melhor, assim, ressalte-se, saliente-se, importa salientar, é importante frisar ...
Opinião
Na minha opinião, a meu ver, em meu entender, no meu ponto de vista, parece-me que, creio que, penso que, para mim,  ...
Dúvida
talvez, provavelmente, é provável que, possivelmente, é possível, porventura...
Alternativa
fosse...fosse, ou, ou então, ou ...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja, alternativamente, em alternativa, senão ...
Comparação
como, conforme, também, tanto...quanto, tal como, assim como, tão como, pela mesma razão, do mesmo modo, de forma idêntica, igualmente, ...
Consequência
por tudo isto, de modo que, de tal forma que, de sorte que, daí que, tanto...que, é por isso que...
Causa
pois, pois que, visto que, já que, porque, dado que, uma vez que, por causa de, posto que, em virtude de, devido a, graças a ...
Fim / intenção
com o intuito de, para (que), a fim de, com o fim de, com o objetivo de, de forma a ...
Hipótese / Condição
se, caso, a menos que, salvo se, exceto se, a não ser que, desde que, supondo que, admitindo que ...
Sequência temporal / espacial.
em primeiro lugar, num primeiro momento, antes de, em segundo lugar, em seguida, seguidamente, então, durante, ao mesmo tempo, quando, simultaneamente, depois de, após, até que, enquanto, entretanto,  logo que, no fim de, por fim, finalmente, 
acima, abaixo, atrás, ao lado, à direita, à esquerda, ao centro, adiante, diante, em cima, em baixo, no meio, naquele lugar, detrás, por trás (de), próximo de sob, sobre...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

PONTUAÇÃO NA BNCC

1.    PONTUAÇÃO
• Identificar implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem, da pontuação e de outras notações, da escolha de determinadas palavras ou expressões e identificar efeitos de ironia ou humor.

• Utilizar, ao produzir textos, os conhecimentos dos aspectos notacionais – ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc., sempre que o contexto exigir o uso da norma-padrão.

• Conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos) e de pontuação e sinalização dos diálogos (dois-pontos, travessão, verbos de dizer).

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –,  o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.


(EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.

(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).




FIGURAS DE LINGUAGEM NA BNCC

1.    FIGURAS DE LINGUAGEM
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF69LP04) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO TEORIACOM POEMA


DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO TEORIA

Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente.
Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente. Este recurso é muito explorado na Literatura.
A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia, etc.

Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.

O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão
...
Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção

Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola