BNCC: Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).
(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
Obs: A abordagem atual da BNCC está bem diferente da prática tradicional. O foco passa a ser a abordagem do numeral como determinante do substantivo e suas relações de concordância.
NUMERAL – é a palavra que encerra ideia de número.
Exemplo:
Só são permitidos seis em pé.
Tem um sobrando aí atrás.
… aumentando para oito o número de
passageiros.
Em Português, são quatro as classificações das palavras que
dão ideia de números:
Numeral cardinal – é a palavra que indica a
quantidade exata de seres.
Ex: Os garotos pediram quatro copos de
refresco.
O chofer do ônibus contou os passageiros:, um, dois,
três, quatro, cinco, seis, sete…
Numeral ordinal – é a palavra que indica a
localização numa determinada ordem dos seres.
Ex: José conseguiu o primeiro lugar no
concurso vestibular.
A Língua Portuguesa é a quinta língua mais
falada no mundo.
Numeral multiplicativo – é a palavra que indica multiplicidade
dos seres.
Ex: Tenho o dobro da sua idade.
O preço dos alimentos aumentou o triplo por
causa do inverno rigoroso.
Numeral fracionário – é a palavra que dá ideia
de fração, parte de um todo.
Ex: Já pagamos dois terços da dívida.
O numeral ainda pode expressar a ideia de coleção, fato esse
que alguns gramáticos (Celso Ferreira Cunha) apresentam uma quinta
classificação: o numeral coletivo.
Ex: grosa – 144
unidades
Novena – 9 dias
Dezena – 10
unidades
Dúzia – 12 unidades
Lustro – 5 anos
Centena – cem unidades
Década – dez anos
A seguir damos um quadro com os numerais correspondentes à
representação gráfica dos números (algarismos).
Algarismos
|
Cardinais
|
Ordinais
|
Múltipla-
cativos
|
Fracionários
|
|
Romanos
|
Arábicos
|
||||
I
|
1
|
Um
|
primeiro
|
-
|
-
|
II
|
2
|
Dois
|
Segundo
|
dobro/duplo
|
Meio, metade
|
III
|
3
|
Três
|
Terceiro
|
Triplo
|
Terço
|
IV
|
4
|
Quatro
|
Quarto
|
Quádruplo
|
quarto
|
I
|
5
|
Cinco
|
Quinto
|
Quíntuplo
|
Quinto
|
VI
|
6
|
Seis
|
Sexto
|
Sêxtuplo
|
Sexto
|
VII
|
7
|
Sete
|
Sétimo
|
Séptuplo
|
sétimo
|
VIII
|
8
|
Oito
|
Oitavo
|
Óctuplo
|
Oitavo
|
IX
|
9
|
Nove
|
Nono
|
Nônuplo
|
Nono
|
X
|
10
|
Dez
|
Décimo
|
Décuplo
|
décimo
|
XI
|
11
|
Onze
|
Décimo primeiro
|
Undécuplo
|
Onze avos
|
XII
|
12
|
Doze
|
Décimo segundo
|
Duodécuplo
|
Doze avos
|
XIII
|
13
|
Treze
|
Décimo terceiro
|
||
XIV
|
14
|
Quatorze
|
Décimo quarto
|
||
XV
|
15
|
Quinze
|
Décimo quinto
|
||
XVI
|
16
|
Dezesseis
|
Décimo sexto
|
||
XVII
|
17
|
Dezessete
|
Décimo sétimo
|
||
XVIII
|
18
|
Dezoito
|
Décimo oitavo
|
||
XIX
|
19
|
Dezenove
|
Décimo nono
|
||
XX
|
20
|
Vinte
|
Vigésimo
|
||
XXX
|
30
|
trinta
|
Trigésimo
|
||
XL
|
40
|
Quarenta
|
Quadragésimo
|
||
L
|
50
|
Cinquenta
|
Quinquagésimo
|
||
LX
|
60
|
Sessenta
|
Sexagésimo
|
||
LXX
|
70
|
Setenta
|
Septuagésimo
|
||
LXXX
|
80
|
Oitenta
|
Octogésimo
|
||
XC
|
90
|
Noventa
|
Nonagésimo
|
||
C
|
100
|
Cem
|
centésimo
|
Cêntuplo
|
Centésimo
|
CC
|
200
|
Duzentos
|
Ducentésimo
|
||
CCC
|
300
|
trezentos
|
trecentésimo
|
||
CD
|
400
|
Quatrocentos
|
Quadringentésimo
|
||
D
|
500
|
Quinhentos
|
Quingentésimo
|
||
DC
|
600
|
Seiscentos
|
Sexcentésimo
|
||
DCC
|
700
|
Setecentos
|
Septingentésimo
|
||
DCCC
|
800
|
Oitocentos
|
Octingentésimo
|
||
CM
|
900
|
Novecentos
|
Noningentésimo
|
||
M
|
1000
|
mil
|
Milésimo
|
Milésimo
|