BIOGRAFIA (FRAGMENTO):
MIGUEL DE CERVANTES
Miguel de Cervantes
Escritor e dramaturgo espanhol
★ 29/09/1547,
Alcalá de Henares
♱ 22/04/1616, Madrid
Miguel de Cervantes Saavedra
passou a infância na cidade de Valladolid (Espanha) e estudou em Madrid e
Sevilha, mas não chegou a concluir nenhum curso.
Ingressou no Exército e lutou na
batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o braço
esquerdo — há divergências entre os historiadores e biógrafos em relação a essa
passagem. Alguns especialistas na vida de Cervantes dizem que o escritor sofreu
apenas um ferimento grave no braço e perdeu os movimentos da mão.
Também combateu na África, onde
foi capturado e levado pelos turcos para Argel. Depois de ficar cinco anos
detido, Cervantes retornou para Madrid e começou a trabalhar como comissário de
víveres do rei Felipe 2o. Paralelamente ao trabalho, ingressou na literatura
publicando alguns poemas e a novela “La Galatea” em 1585, quando se casou com
Catalina de Salazar, 22 anos mais nova e com a qual manteve uma convivência
matrimonial de apenas um ano. [...]
Outro fato que marcou a sua
formação aconteceu na Itália, quando trabalhou como serviçal para um cardeal.
Na época, o país estava em ebulição com a chegada do Renascimento, um movimento
artístico que revelou celebridades como Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Somente aos 58 anos, com a
publicação da primeira parte do livro “Dom Quixote”, Cervantes conseguiu a
consagração como escritor e passou a se dedicar exclusivamente à literatura. A
obra narra as aventuras de um fidalgo (Dom Quixote) e seu fiel escudeiro
(Sancho Pança). [...]
A história de “Dom Quixote”
atravessou os séculos e continua atraindo leitores de todo o mundo. No mesmo
ano em que foi lançada, a obra ganhou seis edições, fato muito raro para a
época. Além disso, o livro se transformou em fonte de inspiração para outras
criações literárias, como filmes, novelas, peças teatrais, óperas, balés e
desenhos animados. [...]
MIGUEL de Cervantes. UOL. Disponível em:
<https://educacao.uol.com.br/
biografias/miguel-de-cervantes.htm>. Acesso em: 8 ago.
2019.
Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 9º
Ano - Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo
Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p. 34/35.
Questão 1
D11 – Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Há divergências sobre
o fato de Cervantes ter perdido o braço esquerdo porque
( A ) ele nunca esteve em uma
batalha de verdade, apenas lutava contra moinhos de vento.
( B ) ele nunca participou de uma
batalha naval, apesar de ter servido o Exército na cidade de Lepanto.
( C ) alguns especialistas
acreditam que, na verdade, ele sofreu apenas um ferimento grave no braço.
( D ) historiadores afirmam que
ele apenas perdeu os movimentos da mão, enquanto biógrafos negam esse fato.
Questão 2
D12 – Identificar a finalidade
de textos de diferentes gêneros.
O texto tem a finalidade de
( A ) fazer uma crítica à
violência praticada em batalhas espanholas.
( B ) relatar os principais
acontecimentos da vida do autor Miguel de
Cervantes.
( C ) noticiar como o livro Dom
Quixote se tornou um sucesso de
vendas.
( D ) narrar a história de Dom
Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Questão 3
D5 – Interpretar texto com
auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Nesse texto há dois
sinais gráficos (★ e ♱) comumente utilizados em produções desse gênero.
Eles representam, respectivamente, as datas de
( A ) estrelato e morte do autor.
( B ) morte e nascimento do
autor.
( C ) auge e declínio do autor.
( D ) nascimento e morte do
autor.