Leia a música abaixo sobre o advérbio ou se preferir assista ao vídeo clicando no link:
https://www.youtube.com/watch?v=oWifZlz79tA
ADVÉRBIO
Advérbio
é a palavra invariável
Que
modifica o verbo, um adjetivo ou um outro advérbio
Modificando
o verbo fica assim:
O garoto vai cantar
O garoto vai cantar bem
Modificando
o adjetivo fica assim:
A garota está feliz
A garota está bastante feliz
Modificando
o advérbio fica assim:
Todos eles estão indo bem
Todos eles estão indo muito bem
O
advérbio
Pode
ser de lugar: aqui, alí, longe, perto
Pode
ser de tempo: cedo, tarde, amanhã,
depois
Pode
ser de modo: assim, depressa, á toa, ao
léu
Pode
ser de negação: não, tão pouco, nunca,
jamais
Pode
ser de dúvida: talvez, provavelmente,
porventura
Pode
ser de afirmação: sim, certamente, com
certeza
Pode
ser de intensidade: muito, pouco, menos,
mais, quanto, quase, tanto
1. “O
garoto vai cantar bem” O
advérbio destacado indica:
a)
lugar
b)
tempo
c)
modo
d)
dúvida
2. “A
garota está bastante feliz” A
palavra destacada é um adverbio de intensidade
(indica aumento ou diminuição de algo). E está modificando um:
a)
verbo
b)
adjetivo
c)
advérbio
d)
substantivo
3. “Todos
eles estão indo muito bem” As
palavras em destaque são:
a)
advérbios
b)
verbos
c)
adjetivos
d)
substantivos
4. Pesquise na música os sete
tipos de advérbios mais comuns. Escreva dois exemplos para cada um.
1_________________________________________________________________
2_________________________________________________________________
3_________________________________________________________________
4_________________________________________________________________
5_________________________________________________________________
6________________________________________________________________
7_________________________________________________________________
5. De acordo com a música, o
que é um advérbio?
_____________________________________________________________________
6. Os advérbios podem ser
formados por uma palavra apenas ou por mais de uma. Escreva os advérbios de modo com apenas uma
palavra e com o final MENTE.
a) Fale com calma. Fale _____________________________
b) Ele saiu às pressas. Ele saiu__________________________
c) O homem viajava em silêncio. O homem viajava
___________________________
d) O aluno se portava de modo educado. O aluno se
portava ______________________
Leia a fábula abaixo.
O sapo e o escorpião
https://i0.wp.com/www.pacocacomcebola.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Untitled-1-15.jpg?ssl=1
Era
uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.
- Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? - perguntou o
escorpião ao sapo.
- De
jeito nenhum. Você é a mais
traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, depois
você me mata em vez de me agradecer.
-
Mas, se eu te picar com meu veneno - respondeu docemente o escorpião, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser
bom, meu amigo sapo.
O sapo
concordou.
Durante a travessia do rio,
porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
- Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! - disse o sapo.
E o escorpião simplesmente respondeu:
- Por que esta é minha natureza, meu amigo
sapo. E eu não posso mudá-la.
(Heloisa Prieto. O livro dos medos.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. p. 25)
7. “Era uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.” As expressões
destacadas indicam:
a) tempo e dúvida
b) tempo e lugar
c) modo e lugar
d) modo e intensidade
8. “Você é a mais traiçoeira das criaturas.” A palavra destacada é um advérbio de intensidade. Marque a
alternativa que NÃO apresenta
advérbio de intensidade.
a) muito
b) pouco
c) menos
d) talvez
9. “respondeu docemente o escorpião” a expressão em destaque pode ser
substituída por:
a) com tristeza
b) de maneira doce
c) com mentira
d) de modo rápido
10. Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada
mortal do escorpião. O advérbio em destaque é um advérbio de tempo. Marque a alternativa em que todos
advérbios são de tempo.
a) cedo, tarde, de repente
b) hoje, talvez, em breve,
c) amanhã, cedo, à direita
d) à tarde, à noite, de cor
11. A finalidade do texto O Sapo e
o Escorpião.
a) provocar reflexão
b) dar uma informação
c) provocar humor
d) fazer uma crítica
12. A fábula O Sapo e o Escorpião
aborda características e comportamentos humanos. Com quais palavras (adjetivos)
você descreveria:
a) o escorpião.
________________________________________________________________________
b)
o sapo
________________________________________________________________________
13. Escreva duas palavras que
indiquem ações realizadas pelo sapo.
_______________________________________________________________________
14 Os substantivos são palavras
usadas para dar nome a seres e objetos. Escreva dois substantivos presentes no
texto.
________________________________________________________________________
GABARITO:
ATIVIDADE 11- ADVÉRBIO PARTE II
1. C
2. B
3. A
4.
1. Lugar:
aqui, ali.
2. Tempo:
cedo, tarde.
3. Modo:
assim, depressa.
4. Negação:
não, tão pouco.
5. Dúvida:
talvez, provavelmente.
6. Afirmação:
sim, certamente.
7.
Intensidade: muito, pouco.
5. Advérbio
é a palavra invariável que modifica o verbo.
6.
a)
calmamente
b)
apressadamente
c)
silenciosamente
d)
educadamente
7. B
8. D
9. B
10. A
11. A
12.
a) traiçoeiro, perigoso.
b) Bobo, confiante
13.
Atravessar, afogar.