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sexta-feira, 20 de agosto de 2021

ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS 6º ANO

 Sugestão de vídeo: https:https://www.youtube.com/watch?v=kUgeTXUfqQs

Sugesão de atividade: https://professordiorges.blogspot.com/2021/05/silaba-tonica-acentuacao-das-oxitonas-e.html

1. Marque a sílaba pronunciada com mais intensidade nas palavras abaixo (sílaba tônica) e diga se é a última, penúltima ou antepenúltima sílaba.

Exemplo.

DO

MI

ANTEPENÚLTIMA

PENÚLTIMA

ÚLTIMA

      

a)

A

BO

RA

 

............................

....................................

..................................

...........................

b)

A

MI

ZA

DE

 

............................

............................

............................

...........................

c)

 

SU

CU

RI

 

............................

............................

............................

...........................

d)

 

BA

DO

 

............................

............................

............................

...........................

e)

MA

RA

CA

TU

 

............................

............................

............................

...........................

 

2. Grife a sílaba tônica (sílaba pronunciada com mais intensidade) das palavras abaixo.

a) có - di - go.

b) an - zol

c) cô - mi - co

d) ja - po - nês

e) es - plên - di - do

f)  ji – ló

3. De acordo com a sílaba pronunciada mais forte, as palavras (com mais de uma sílaba) são classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Exemplo:

DO

MI

ANTEPENÚLTIMA

PENÚLTIMA

ÚLTIMA

PROPAROXÍTONA

PAROXÍTONA

OXÍTONA

Classifique as palavras abaixo em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

a) café:............................................

b) guri:.............................................

c) árvore:.........................................

d) javali:...........................................

e) gato:.............................................

f) grave:............................................

 

4. As palavras abaixo possuem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade. Grife essa sílaba e coloque acento se for necessário..

a) MA-RA-CU-JA

b) JA-CA-RE

c) A-BA-CA-XI

d) DO-MI-NO

e) U-RU-BU

f) AR-MA-ZEM

 

5. Escreva as palavras do exercício acima no plural. Não se esqueça de colocar o acento se necessário.

a).............................................................

b).............................................................

c).............................................................

d).............................................................

e).............................................................

f).............................................................

 

6. De acordo com o exercício 3, explique o que é palavra:

a) oxítona:

..........................................................................................................................................................

b) paroxítona:

..........................................................................................................................................................

c) proparoxítona:

..........................................................................................................................................................

REGRA DE ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

      

      1. São acentuadas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, seguidas ou não de -s.

EX: cajá, café, cipó, armazém.

       cajás, cafés, cipós, armazéns.

     

     2.   Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

EX: gráfico, lâmpada.

 

7. Acentue as palavras destacadas se for necessário;

a) Eu gosto de sorvete de coco.

b) A baba cuida do bebe.

c) Esta semana esta quente.

d) Eu não sei dançar forro.

e) Nós trabalhamos com forro.

f) Minha mãe comprou um carne do baú.

g) Ela gastou o dinheiro de comprar carne.

h) Ele viajou para o Para.

 

8. De acordo com as regras de acentuação acentuamos as palavras oxítonas terminadas em:

.....................................................................................................

 

9. A regra de acentuação das palavras proparoxítonas diz que acentuamos:

.......................................................................................................

 

10. Acentue as palavras abaixo se necessário e as classifique em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

a) AR-VO-RE:............................................................................................................

b) AN-CO-RA:............................................................................................................

c) A-VEN-TAL:............................................................................................................

d) NIN-GUEM:............................................................................................................

e) RE-FEM:............................................................................................................

f) A-MI-GO:............................................................................................................

g) MA-TE-MA-TI-CA:............................................................................................................

h) CO-RA-JO-SO:............................................................................................................

i) HIS-TO-RIA:............................................................................................................

j) PA-LE-TO:............................................................................................................

k) PA-LI-TO:............................................................................................................

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

FRASE REVISÃO 6º ANO

 

ATIVIDADE 15 – REVISÃO - FRASE

TIPOS DE FRASE

 1. Classifique as frases em: interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa.

a) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor.

 ___________________________

b) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor?

___________________________

c) Jovens, ajudem a construir um mundo melhor.

 ___________________________

d) Os jovens ajudam a construir um mundo melhor!

___________________________

TEORIA

       As frases imperativas (verbo no modo imperativo) indicam ordem, pedido ou conselho. Para entender se é uma ordem, pedido ou conselho é preciso observar o contexto.

      Se um policial disser para um motorista:

       _ Baixe o vidro.

      Ele está fazendo um pedido, ou seja, você NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem?

      Se um vendedor de balas disser para um motorista:

      _ Baixe o vidro.

      Ele está fazendo um pedido, ou seja, você NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem?

 

 

 2. Os tipos de frase variam de acordo com a intenção comunicativa do emissor em: interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa.   Indique o tipo de frase que se utiliza para.

a) dar informações

 _________________________________      

b) pedir esclarecimentos, orientação...

_________________________________

c) dar uma ordem, conselho...

_________________________________

d) mostrar um grande espanto, susto...

 _________________________________

e) fazer apelos, pedidos...

_________________________________ 

 f) demostrar emoções, sentimentos...

_________________________________

 

3. Os tipos de frases: interrogativa, exclamativa, declarativa e imperativa podem ser escritas na forma negativa ou na forma afirmativa. Complete o quadro seguinte, pondo um X na coluna correspondente.    

      

TIPO

FORMA

Int.

Excl.

Decl.

Imp.

Neg.

Afirm.

a) Escrevam um texto sobre a guerra e a paz.      

 

 

 

 

 

 

b) É muito difícil!      

 

 

 

 

 

 

c) Eu não sou capaz, professora!      

 

 

 

 

 

 

d) Toda a gente é capaz.      

 

 

 

 

 

 

e) Querer é poder!      

 

 

 

 

 

 

f) Evitem os erros ortográficos.      

 

 

 

 

 

 

g) Não se esqueçam dos sinais de pontuação!

 

 

 

 

 

 

h) A professora já fez a chamada.      

 

 

 

 

 

 

 

4. Escreva a frase abaixo no tipo e na forma entre parênteses.

 Você sabe o que é a felicidade.                                                      

a) __________________________________________________ (interrogativa / afirmativa).

b) __________________________________________________ (interrogativa / negativa).

c) __________________________________________________ (exclamativa / afirmativa).

d) __________________________________________________ (exclamativa / negativa).

 

 5)  Escolha vocábulos e sinais de pontuação do retângulo abaixo e construa três frases:

EU  TU    ELE   ELA   VOCÊ   NÓS   VÓS   ELES   ELAS   O   A   UM   UMA NOS AMIGO   DIFÍCEIS ABANDONA    ABANDONE   ABANDONO   MOMENTOS    TEM    AJUDA    SOLIDÃO    NÃO      ?     !     .

a) Interrogativa / negativa:

_____________________________________________________________________________

b) Imperativa / negativa:

_____________________________________________________________________________

c) Exclamativa / afirmativa:

_____________________________________________________________________________      

6. Relacione as colunas.

( a ) Saia agora mesmo.                                        (......... ) declarativa

( b ) Você quer ir ao teatro?                                   (.... . ...) exclamativa

( c ) Não poderei acompanhá-lo.                            ( ........ ) interrogativa

( d ) Quanta demora!                                              (  .........) imperativa

 

7. Analise o contexto das placas abaixo e diga se o imperativo está indicando ordem, pedido ou conselho.







a) _______________________________________

 







b) ________________________________

 

 





c) ________________________________

 

    

 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

PRONOMES PESSOAIS 6º ANO COM GABARITO

 

ATIVIDADE 16 REVISÃO PRONOMES PESSOAIS  PARTE II

 

Leia o quadro dos pronomes pessoais

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

Singular

1ª pessoa – quem fala

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa – com quem se fala

tu

te, ti, contigo

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

Plural

1ª pessoa – quem fala

nós

nos, conosco

2ª pessoa – com quem se fala

vós

vos, convosco

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

1.  Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

 

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:

— Me dá mais um pastel.

E a cozinheira:

— Se você comer mais um pastel, vai explodir.

E ele:

— Então me dá o pastel e sai de perto!

 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 102.)

______________________________________________________________________________

2. Reescreva apenas as frases sublinhadas, substituindo as palavras em negrito por pronomes pessoais:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

______________________________________________________________________________

 

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.

______________________________________________________________________________

 

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

______________________________________________________________________________

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

______________________________________________________________________________

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

______________________________________________________________________________

 

3. Complete as lacunas abaixo com um dos pronomes pessoais do caso RETO presentes no retângulo:

ela        ele       eu      nos      ti      vocês

  

a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.

b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.

c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

 

4. Complete as lacunas abaixo com um dos pronomes pessoais  do caso OBLÍQUOo presentes no retângulo:

comigo      contigo      consigo.

 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)

c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.

 

5.  Complete os espaços substituindo as palavras destacadas pelos  pronomes pessoais oblíquos: o,a,os,as,lhe,lhes.

a) Escrevi as cartas com capricho.

Eu...........escrevi com capricho.

b) Eu guardei os ingressos.

Eu.......guardei.

c) O menino entregou o presente ao pai.

O menino entregou.......o presente.

d) O menino entregou o presente ao pai.

O menino......entregou ao pai.

e) Nós entregamos ao professor o exercício.

Nós entregamos.......o exercício.

 

6. Quais são os pronomes pessoais do caso reto?

________/________/_______/________/_______/________

 

Leia o texto abaixo

Maneiras de amar (Osho)

O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água… e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.

A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.

O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente. E a árvore empresta o seu perfume ao vento…

Se a humanidade crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira de amar.

 

7. “O rio passa ao lado de uma árvore, cumprimenta-a, alimenta-a, dá-lhe água… e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.” Os pronomes em destaque estão substituindo a palavra:

a) ela

b) lado

c) rio

a) árvore

 

8. “A árvore deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.” A palavra destacada pode ser substituída pelo pronome pessoal:

a) eu

b) ele

c) ela

d) lhe

9. O vento chega, dança ao redor da árvore e segue em frente. A palavra destacada se refere a:

a) vento

b) dança

c) redor

d) árvore

 

10. Se a humanidade crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira de amar. O termo em destaque se refere a qual pessoa do discurso?

a) 1ª pessoa – quem fala

b) 2ª pessoa – com quem se fala

c) 3ª pessoa – de quem ou do que se fala

 

GABARITO: 

1. Ele, me.

2.

a) Elas são muito bonitas.

b) Ele está muito teimoso.

c) Ela adora ir pra lá.

d) Nós adoramos sorvete.

e) Eles adoram praticar esporte.

3.

a) Eu

b) Ela

c) Vocês

d) Ti

4.

a) Comigo

b) Contigo

c) consigo

5.

a) As

b) Os

c) Lhe

d) O

e) Lhe

 

6. Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

7. D

8. B

9. A

10. C