Sugestão de vídeo: https:https://www.youtube.com/watch?v=kUgeTXUfqQs
Sugesão de atividade: https://professordiorges.blogspot.com/2021/05/silaba-tonica-acentuacao-das-oxitonas-e.html
1. Marque a sílaba pronunciada com mais intensidade nas palavras abaixo (sílaba tônica) e diga se é a última, penúltima ou antepenúltima sílaba.
Exemplo.
DO |
MI |
NÓ |
ANTEPENÚLTIMA |
PENÚLTIMA |
ÚLTIMA |
a) |
A |
BÓ |
BO |
RA |
|
............................ |
.................................... |
.................................. |
........................... |
b) |
A |
MI |
ZA |
DE |
|
............................ |
............................ |
............................ |
........................... |
c) |
|
SU |
CU |
RI |
|
............................ |
............................ |
............................ |
........................... |
d) |
|
BÊ |
BA |
DO |
|
............................ |
............................ |
............................ |
........................... |
e) |
MA |
RA |
CA |
TU |
|
............................ |
............................ |
............................ |
........................... |
2. Grife a
sílaba tônica (sílaba pronunciada com mais intensidade) das palavras abaixo.
a) có - di - go.
b) an - zol
c) cô - mi - co
d) ja - po - nês
e) es - plên - di
- do
f) ji – ló
3. De acordo com
a sílaba pronunciada mais forte, as palavras (com mais de uma sílaba) são
classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Exemplo:
DO |
MI |
NÓ |
ANTEPENÚLTIMA |
PENÚLTIMA |
ÚLTIMA |
PROPAROXÍTONA |
PAROXÍTONA |
OXÍTONA |
Classifique as
palavras abaixo em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
a) café:............................................
b) guri:.............................................
c) árvore:.........................................
d) javali:...........................................
e) gato:.............................................
f) grave:............................................
4. As palavras
abaixo possuem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade. Grife essa
sílaba e coloque acento se for necessário..
a) MA-RA-CU-JA
b) JA-CA-RE
c) A-BA-CA-XI
d) DO-MI-NO
e) U-RU-BU
f) AR-MA-ZEM
5. Escreva as
palavras do exercício acima no plural. Não se esqueça de colocar o acento se
necessário.
a).............................................................
b).............................................................
c).............................................................
d).............................................................
e).............................................................
f).............................................................
6. De acordo com
o exercício 3, explique o que é palavra:
a) oxítona:
..........................................................................................................................................................
b) paroxítona:
..........................................................................................................................................................
c) proparoxítona:
..........................................................................................................................................................
REGRA DE ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E
PROPAROXÍTONAS
1. São acentuadas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em,
seguidas ou não de -s. EX: cajá, café, cipó, armazém. cajás, cafés, cipós, armazéns.
2. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. EX: gráfico, lâmpada. |
7. Acentue as
palavras destacadas se for necessário;
a) Eu gosto de
sorvete de coco.
b) A baba cuida do bebe.
c) Esta semana esta quente.
d) Eu não sei
dançar forro.
e) Nós
trabalhamos com forro.
f) Minha mãe
comprou um carne do baú.
g) Ela gastou o
dinheiro de comprar carne.
h) Ele viajou para o Para.
8. De acordo com
as regras de acentuação acentuamos as palavras
oxítonas terminadas em:
.....................................................................................................
9. A regra de
acentuação das palavras
proparoxítonas diz que acentuamos:
.......................................................................................................
10. Acentue as
palavras abaixo se necessário e as classifique em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
a) AR-VO-RE:............................................................................................................
b) AN-CO-RA:............................................................................................................
c) A-VEN-TAL:............................................................................................................
d) NIN-GUEM:............................................................................................................
e) RE-FEM:............................................................................................................
f) A-MI-GO:............................................................................................................
g) MA-TE-MA-TI-CA:............................................................................................................
h) CO-RA-JO-SO:............................................................................................................
i) HIS-TO-RIA:............................................................................................................
j) PA-LE-TO:............................................................................................................
k) PA-LI-TO:............................................................................................................