PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

DITADO BALANCEADO

 

BNCC (EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.


 

COLÉGIO MUNICIPAL

 

 

Prof.:

DITADO BALANCEADO

 

Aluno:

 

Idade:.......

 

Turma:...........

 

Data:........

 

1

 

26

 

2

 

27

 

3

 

28

 

4

 

29

 

5

 

30

 

6

 

31

 

7

 

32

 

8

 

33

 

9

 

34

 

10

 

35

 

11

 

36

 

12

 

37

 

13

 

38

 

14

 

39

 

15

 

40

 

16

 

41

 

17

 

42

 

18

 

43

 

19

 

44

 

20

 

45

 

21

 

46

 

22

 

47

 

23

 

48

 

24

 

49

 

25

 

50

 


























........................
























..................

domingo, 17 de outubro de 2021

APOSTO 8º ANO adaptado de ARARIBA GARARITO

 APOSTO ADAPTADO DO LIVRO DO 9º ANO ARARIBA GARARITO

 Leia esta tirinha da personagem Minduim.



 1. Quem é Sally?

________________________________________________________________________

2. Como é possível descobrir isso?

________________________________________________________________________

3. Por que Linus diz, no último quadrinho, que, se retirarem a palavra fofinha da língua, estaremos acabados?

__________________________________________________________________________

       Na tirinha da página anterior, você identificou quem é Sally por meio de uma explicação presente no primeiro quadrinho. O trecho dessa explicação é chamado aposto.

 

       Aposto é o termo da oração que explica, esclarece, especifica, enumera ou resume o termo que o antecede. Vem sempre associado a um substantivo ou a uma palavra de valor substantivo, não importando a função que o substantivo ou a palavra exerça na oração: sujeito, predicativo, adjunto adnominal ou complemento nominal.

 

O aposto geralmente é isolado por vírgulas, mas pode ser separado do termo que esclarece por meio de travessões, dois-pontos ou parênteses.

Exemplos:

·         Charlie Brown — o irmão da Sally — é personagem da turma do Minduim.

·         Minha dúvida é esta: se você não gosta das tiras do cartunista Charles Schulz.

·         Um jovem cientista brasileiro (Luiz Fernando da Silva Borges, de 19 anos, de Aquidauana, região do pantanal sul-mato--grossense) foi premiado no Exterior [...].

 

 

      Nos exemplos acima, a oração que está isolada por travessão, dois pontos e parênteses , explica um termo da oração anterior, funcionando, portanto, como aposto.

 

Veja a seguir três tipos de aposto.

Explicativo — explica ou esclarece o termo que o antecede. Pode vir antecedido por locução explicativa, como isto é, por exemplo, ou seja.

Fernando de Noronha, arquipélago de grande riqueza geológica, é deslumbrante.

 

Resumidor — resume a enumeração que o antecede.

Ele visitou museus, assistiu a diferentes espetáculos e experimentou muitas iguarias, tudo na mesma semana.

 

Enumerativo — enumera o termo que o antecede. Em geral, os dois-pontos isolam esse aposto do termo a que se relaciona.

Para imitar um piloto de avião da Primeira Guerra Mundial, Snoopy só precisava disto: os óculos de aviador, o capacete, o cachecol e sua casinha.

 

Leia a tirinha:



 

4. No segundo quadrinho, há um aposto. Qual é ele? Que características de Hagar esse aposto representa?

______________________________________________________________________________

 

5. Esse aposto é do tipo:

a) explicativo

b) resumidor

c) enumerativo

 

 

Leia a tirinha do Hagar, o horrível.



 

6. No segundo quadrinho, há um aposto. Qual é ele? Que palavra anterior ele está explicando?

______________________________________________________________________________

 

7. Esse aposto é do tipo:

a) explicativo

b) resumidor

c) enumerativo

 

8. Há algum sinal de pontuação entre o aposto e o termo anterior? Qual?

______________________________________________________________________________

 

Leia a tirinha do Calvin.


 

9. Que característica Calvin acrescentou ao nome dele? Por que ele fez isso?

___________________________________________________________________________

 

10. A mãe de Calvin refere-se a ele destacando outra característica. Qual? Por que ela faz isso?

__________________________________________________________________________

11. Quais são os apostos usados na tira? Qual é a finalidade dos apostos nesse texto?

__________________________________________________________________________

 

 

Leia a tirinha:



 

12. No segundo quadrinho que palavra exerce a função de aposto?

_____________________________________________________________________________

13. Esse aposto é do tipo:

a) explicativo

b) resumidor

c) enumerativo

14. Classifique os apostos destacados em explicativo, resumidor e enumerativo.

a) Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebe comitiva do consulado japonês.

_______________________________

b) Mario possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna

_______________________________

 

c) Comprei bolsas, sapatos e roupas, tudo em promoção.

_______________________________

 

d) A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

_______________________________

 

e) Comprei bolsas, sapatos e roupas, tudo em promoção.

_______________________________

 

f) Pedro, meu irmão, foi eleito deputado. 

_______________________________

 

15. Identifique e classifique os apostos destacados em explicativo, resumidor e enumerativo.

a) História, Matemática, Português, todas essas matérias caíram na prova.

_______________________________ _______________________________

b) Ontem, domingo, choveu muito.

_______________________________ _______________________________

c) Para atingir o sucesso, são necessárias três qualidades: foco, resiliência e coragem.

_______________________________ _______________________________

d) O Nacional, campo de futebol da Aroeira, está em ótimo estado.

_______________________________ _______________________________

e) Conheço muitos bairros de Macaé: Aroeira, Barra, Botafogo, Parque Aeroporto...

_______________________________ _______________________________

 

f) Desânimo, cansaço, nada  me impedirá de conseguir meus objetivos.

_______________________________ ______________________________

 

GABARITO

1. É a irmãzinha de Charlie Brown.

 

2. Pela própria fala da garota, no primeiro quadrinho, que explica: “Sally, irmãzinha de Charlie Brown...”.

 

3. Porque essa é a única palavra que a turma usa para se referir a Sally e ao seu retrato.

 

4. O aposto é “o horrível”. Representa especialmente características físicas (Hagar é um guerreiro viking caracterizado pela pouca dedicação à higiene pessoal etc.).

5. A

6. O dono do bar. Meu marido.

7. A

8. Sim, vírgula.

9.  Corajoso Porque ele quer que as pessoas o reconheçam por ser bravo, destemido e valente

 

10. Ela destaca que Calvin é desor­denado. Possivelmente, porque o filho faz muita bagunça e não ar­ruma as coisas dele

 

11. "O corajoso" e "o desordenado" Destacar as características da personagem

 

12. Tudo

13. B

14.

a) explicativo

b) enumerativo

c) resumidor

d) enumerativo

e) resumidor

f) explicativo

 

15

a) todas essas matérias - resumidor.

b) domingo - explicativo

c) foco, resiliência e coragem – enumerativo.

d) campo de futebol da Aroeira - explicativo

e) Aroeira, Barra, Botafogo, Parque Aeroporto... – enumerativo.

f) nada – resumidor


sábado, 16 de outubro de 2021

APOSTO 8º ANO CONEXÃO GABARITO

 

APOSTO 8º ANO CONEXÃO GABARITO

 

Aposto: sentidos e contexto

      Vimos que o substantivo em função de sujeito ou de complemento, em uma oração, pode ter seu sentido modificado por adjuntos adnominais. Vamos conhecer agora o aposto, substantivo ou expressão que modifica outros termos, explicando-os ou acrescentando-lhes informações, explicações ou revelando avaliações e opiniões.

 

1 Releia este parágrafo do artigo de divulgação científica "A mensagem na garrafa".

        Os discos contêm 15 imagens - dentre as quais o Cristo Redentor-, 35 sons da natureza - vento, pássaros, água etc. - e saudações em 55 línguas, inclusive em português, além de trechos de músicas étnicas, obras de Beethoven e Mozart, entre outras, além de uma indicação da localização da Terra no Sistema Solar - terceiro planeta a partir do Sol.

 

a) Relembre as informações do artigo: A que discos o autor se refere?

___________________________________________________________________________

b) A que palavras as expressões destacadas se referem?

__________________________________________________________________________

c) Considerando sua resposta anterior, o que é possível concluir sobre a função dessas expressões em relação aos termos a que se referem?    

_____________________________________________________________________________

Teoria

Aposto é o termo da oração que contém uma informação a respeito de outro mencionado anteriormente, explicando-o, exemplificando-o, especificando-o, qualificando-o. A escolha de determi­nado aposto pode também revelar avaliação, Julgamento, opinião.

 

2 Releia e observe os apostos destacados nos fragmentos a seguir.

Fragmento 1

No dia 13 de dezembro, a Nasa divulgou que a Voyager 1, em junho de 2010, alcançou a zona de heliopausa, considerada a fronteira mais externa do Sistema Solar.

Fragmento 2

Os discos contêm 15 imagens - dentre as quais o Cristo Redentor-, 35 sons da natureza - vento, pássaros, água etc.

Fragmento 3

O astrônomo americano Carl Sagan (1934-1996), idealizador dos discos colocados nas Voyager 1

e 2, afirmou em seu livro Contato[ ... ].

a) Qual é a função dos apostos empregados nessas orações?

_______________________________________________________________________

b) Esses apostos expressam fatos ou revelam opinião?

_______________________________________________________________________

 

3. Leia este trecho de uma reportagem sobre um gênero literário que vem ganhando espaço. 12 autoras de YA que você precisa conhecer

        A literatura YA (sigla de 'young adult') é um alvo constante de críticas. Acusada de ser menos séria, de deturpar a literatura de verdade, de afastar as pessoas dos livros adultos, de dar a adoles­centes muito crédito e outras coisas mais. Em grande parte, essas críticas nascem do total desco­nhecimento da cultura que existe dentro desse gênero. Existe muito diálogo nos livros YA. Não é por acaso que essa é uma área onde autoras mulheres encontram mais espaço (embora nem sempre elas recebam os mesmos créditos) e onde as desigualdades de gênero estão em pauta.

      A literatura adolescente tem muito a nos ensinar. Alguns desses livros falam de problemas familiares, outros citam homofobia, os personagens lidam com doenças, dificuldade financeira e problemas psicológicos. Isso sem contar a diversidade de histórias que podemos encontrar: distopias, fantasia, ficção científica, romance, aventura, policiais, etc.

[ ... )

 

12 AUTORAS de YA que você precisa conhecer Revista Pólen Disponível em <ht tp: ·rev1stapolen.com/mulheres-do-ya>. Acesso em 6 ago. 2018

 

 

a) Segundo a reportagem, por que obras da literatura YA são alvo de críticas?

 

b) Qual é o argumento que a autora apresenta para sustentar a opinião que tem a respeito dessa tendência?

 

c) Na primeira frase, aparece o aposto sigla de 'young adult' entre pa­rênteses. Qual é a função desse aposto?

 

d) A expressão a diversidade de histórias é desenvolvida em aposto. Qual é ele e qual a sua função no contexto da frase?

______________________________________________________________________________

 

e) Qual é o sinal de pontuação usado para separá-lo dos outros termos da oração?

_____________________________________________________________________________

 

Leia este texto de divulgação científica.

O diabo-da-tasmânia existe de verdade?

 

Sim, existe. Taz, o atabalhoado personagem dos cartoons, é inspirado num exótico marsupial que vive na Tasmãnia, uma ilha na Oceania pertencente à Austrália. Para quem não se lembra, os mamíferos marsupiais são aquele grupo de animais do qual também fazem parte os cangurus, os coalas e os gambás. O diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harnsii ou laniarius) é o mais feroz dessa turma toda. Dono de um temperamento instável, ele tem uma mordida poderosa, graças à sua forte mandíbula, aos molares avantajados e porque consegue abrir a boca num ãngulo de 120 graus. Por isso, ao abo­canhar uma presa, pode facilmente esmagar seus ossos. Além de coelhos e cobras, ele se alimenta de animais mortos, larvas de insetos, ovos de pás­saros e até de terra. Com pelos curtos e negros, o Taz da vida real atinge 80 centímetros e 12 quilos, o porte de um cachorro de tamanho médio.

VASCONCELOS, Yun O diabo-da-tasmânia existe de verdade' Supennteressante. 18 abr 2011 Dtsporuvel em: <https://super.abnl.com br. mundo-estranho/o-d1.abo-da-tasmam.a-ex1ste-de­verdade> Acesso em 2 ago. 2018

 

a) Por que podemos Identificar esse texto como um texto de divulgação científica ?

______________________________________________________________________________

b) A que tipo de público se dirige o texto? Justifique.

______________________________________________________________________________

c) Releia este trecho e observe o aposto destacado.

Taz, o atabalhoado personagem dos cartoons, é inspirado num exótico marsupial que vive na Tasmânia, uma ilha na Oceania pertencente à Austrália.

O que expressa esse aposto, do ponto de vista de quem escreveu o texto?

_____________________________________________________________________________

d) Há, nessa frase, outro aposto que se refere à Tasmãnia. Ele tem a mesma função do anterior?

Explique.

_____________________________________________________________________________

 

Leia, a seguir, o trecho de um texto sobre um projeto social.

Apresentação

O Anima Escola leva a linguagem da animação para as escolas.

 

      Criado pela equipe do Anima Mundi, o projeto oferece cursos e oficinas a alunos, professores e multiplicadores, para que possam produzir em sala de aula os seus próprios filmes de animação.

       Em 16 anos de história, mais de 2.800 professores e multiplicadores e mais de 15.000 alunos já foram atendidos no Rio de Janeiro e em diversas regiões do Brasil, como Volta Redonda (RJ), Ma­caé (RJ), Niterói (RJ), Angra dos Reis (RJ), Campinas (SP), Suzana (SP) e outras. [ ... ]

HISTÓRICO

     O Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi -, criado por quatro animadores brasileiros, se realiza todo mês de julho desde o ano de 1993. [ ... ]

ANIMA Escola Apresentação. Anima Mund, Disponível em <www.animaescolacom.br, br/apresentacao> Acesso em: 6 ago. 2018

 

a) O projeto Anima Escola visa oferecer cursos de produção de filmes de animação a alunos de

escolas públicas e particulares. Você acha importante essa iniciativa? Explique sua resposta.

__________________________________________________________________________

b) A que expressões os apostos destacados acrescentam informações?

___________________________________________________________________________

c) Quais sinais de pontuação separam esses apostos dos outros termos da oração 1?

___________________________________________________________________________

 

 

Leia o texto e, depois, responda às questões.

Conheça o peixe-leão, a nova praga dos mares [ ... ]

      Seu nome é peixe-leão vermelho, é nativo dos oceanos Pacífico e Índico e não tem predadores no Caribe. É capaz de cercar peixes e crustáceos de até metade do seu tamanho e engolir de uma vez só.

[.]

       Ele nada muito fundo para ser pego por redes (a forma mais comum de lidar com espécies in­vasoras animais na água), os cientistas estão procurando descobrir o que pode servir como seu predador: tubarões, enguias e até humanos. Embora algumas pessoas garantam que o gosto do peixe não é ruim, os tubarões, em geral, se recusam a comer a espécie.

Dtspomvel em: <www.petrede com br/aquat?Cos/conheca-o-pe1xe-leao-a-nova-praga-dos-mares>. Acesso em: 11 set. 2018

a) Por que esse peixe é caracterizado como uma praga?

_____________________________________________________________________________

b) Qual é o principal problema que ele causa no equilíbrio do ecossistema do mar do Caribe?

Explique por quê.

_____________________________________________________________________________

c) No título, que aposto caracteriza o peixe-boi e que pontuação o isola?

_____________________________________________________________________________

 

GABARITO :

1.

A) Aos dois discos de cobre revestidos de ouro enviados com as duas espaçonaves Voyager, lançadas pela Nasa em 1977.

B) Imagens, sons, terra.

C) As duas primeiras especificam e enumeram os termos imagens e sons, a terceira acrescenta uma informação a palavra Terra.

 

2.

a) No fragmento 1 explicar o sentido do termo anterior: zona de hiliopausa; no fragmento 2, exemplificam alguns dos sons gravados  do disco; e no fragmento 3 informar algo a respeito de Carl Sagan.

b) Expressam fatos.

 

3.

a) Porque aqueles que criticam desconhecem o real conteúdo que existe em obras desse gênero.

b) Além de tratar de problemas sérios, a literatura YA  apresenta uma grande diversidade de temas relacionados as inquietudes e dificuldades de jovens adultos.

c) Esclarecer o significado da sigla para o leitor.

d) O aposto é : distopias, fantasia, ficção cientifica, romance, aventura, policiais, etc. exemplifica o termo diversidade , elencando itens para provar que ela está presente na literatura YA.

e) Os dois pontos.

 

4.

a) Porque fornece dados e informações sobre uma espécie animal ( características, nome cientifico em latim) alem disso apresenta um gancho com algo que faz parte do conhecimento de mundo do leitor ( a série de desenhos animados Taz-mania).

b) Especialmente ao público jovem, pois sua referencia é um personagem de desenho animado e a linguagem é despojada, descontraída ( embora obediente a norma culta).

c) revela opinião ou avaliação que o autor do texto tem sobre o personagem de desenho animado.

d) Não, esse aposto tem a função de acrescentar uma informação ao termo anterior (Tasmânia).

 

1.

a) resposta pessoal

b) Respectivamente: Diversas regiões do Brasil,  e festival internacional de animação do brasil.

c) no primeiro, a vírgula; no segundo, o travessão duplo.

 

2.

a) Porque ele se alimenta rapidamente de outros peixes; nem o ser humano nem outros peixes conseguem exterminá-lo.

b) Ele não tem predadores, pois não é uma espécie nativa desse ecossistema.

c) O aposto “ A nova praga dos mares” isolado pela vírgula.