PáginasDESCRITOR

domingo, 4 de setembro de 2022

FATO E OPINIAO EXERCÍCIOS

 

Leia a tirinha com atenção.









https://mentirinhas.com.br/mentirinhas-872/

1. Qual o assunto principal da tirinha.

a) Redução da maioridade penal;

b) Comentários ofensivos na internet;

c) internet;

d) ponto de vista.

 

2. Além do assunto principal, que outro assunto é abordado na tirinha?

a) Redução da maioridade penal;

b) Comentários ofensivos na internet;

c) internet;

d) ponto de vista.

 

3. Só NÃO HÁ opinião em:

a) Acho que a redução da maioridade penal não resolve o problema;

b) Aqui é a internet, não há lugar para opiniões;

c) O respeito está morto;

d) Minha mãe já morreu...

 

4. As opiniões das personagens sobre o assunto são:

a) iguais;

b) complementares;

c) contraditórias;

d) semelhantes.

 

5. A interjeição “Tá maluco!” indica:

a) uma pergunta

b) preocupação

c) alegria

d) alívio

 

6. A reescrita da interjeição “Tá maluco!” obedecendo às regras gramaticais e mantendo o mesmo significado ficaria:

a) Está maluco!

b) Esta maluco!

c) Você tá maluco!

d) Tá maluco?

 

7. “Tá maluco!” é exemplo de linguagem:

a) formal

b) informal

c) culta

d) padrão

 

8. A única alternativa em que a apalavra destacada NÃO está no sentido figurado (conotativo) é:

a) O respeito está morto.

b) quem vai ligar pra isso?

c) Minha mãe já morreu...

d) Acorda, rapaz!

 

9. De acordo com a leitura da tirinha, podemos dizer que o autor:

a) Acha a internet um local inadequado para defendermos nossas ideias

b) acha a internet um lugar adequado para expor nosso ponto de vista

c) acredita que devemos partilhar nossas concepções de mundo na internet.

d) Acredita que a internet é um espaço de diálogo.

 

10. “Você nem me conhece...” As reticências nesse fragmento foram empregadas para indicar:

a) Que o amigo tapou a boca do outro com a mão

b) A suspensão da fala da personagem.

c) Que a personagem foi insultada.

d) Que a personagem caluniada.

 

GABARITO:

1.B

2.A

3.D

4.C

5.B

6.A

7. B

8. C

9. A

10. B

 


domingo, 28 de agosto de 2022

SUJEITO E PREDICADO NÚCLEO BNCC

 Obs: A finalidade dessa atividade é fazer uma revisão rápida para mostrar aos alunos que o sujeito e o predicado possuem um núcleo. Depois na classificação do sujeito simples ficará mais fácil explicar que o sujeito simples possui um único núcleo... Dúvidas  e comentários é postar, pois muito nos ajudará nesses tempos de pós pandemia.

(EF07LP07) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).

(EF07LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.

(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

(EF08LP25) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

ALUNO:_______________________________________________ TURMA:_________DATA:___________

1. Artigo – antes do substantivo - o, a_________________________________________________________

2. Substantivo - tudo que existe: amigo, loja__________________________________________________

2. Locução substantiva/subs. Comp. - duas ou mais palavras - fim de semana, cesta básica __________

3. Adjetivo - qualidade ou característica: bom, azul, velho, escolar_______________________________

3. Locução adjetiva – duas ou mais palavras com valor de adjetivo : da escola,___________________

4. Numeral: quantidade: um, dois___________________________________________________________

5. Pronomes: substituí acompanha palavras: eu, seu, este, esse, aquele, poucos, _________________

6. Verbo: presente-passado-futuro: recebe-recebeu-receberá,__________________________________

6. Locução verbal: vai receber, tem recebido,_________________________________________________

7. Advérbio: tempo-lugar-muito, hoje, aqui, __________________________________________________

7. Locução adverbial: em breve, na escola ___________________________________________________

8. Preposição, a, de, com, para, em_________________________________________________________

8. Locução prepositiva: em frente de, a fim de ________________________________________________

 

SUJEITO

PREDICADO

 

Substantivo

 

Núcleo: verbo

 

 

 

 

 

 

Intransitivos

 

 

 

 

ÁRVORES

 

CRECEM

 

 

 

 

CRIANÇAS

 

DORMIRAM

 

 

 

 

BEBÊ

 

ACORDOU

 

 

 

 

OLHOS

 

BRILHAVAM

 

 

 

 

ÔNIBUS

 

PASSOU

 

 

 

 

 

 

Trans. direto

 

 

 

 

AMIGO

 

COMPROU

 

 

 

 

LOJA

 

VENDE

 

 

 

 

ALUNOS

 

FIZERAM

 

 

 

 

AMIZADES

 

ATRAPALHAM

 

 

 

 

 

 

Trans. indireto

 

 

 

 

VIZINHO

 

PRECISA

 

 

 

 

PAI

 

CONFIA

 

 

 

 

GENTE

 

CONCORDA

 

 

 

 

 

 

Trans.diret/ind.

 

 

 

 

PROFESSOR

 

ENSINA

 

 

 

 

MÉDICO

 

INFORMARÁ

 

 

 

 

PREFEITO

 

DEU

 

 

 

 

MOTOTÁXI

 

ENTREGOU

 

 

 

 

 

 

De ligação

 

 

 

 

MENINO

 

ESTAVA

 

 

 

 

AMOR

 

É

 

 

 

 

AULAS

 

SÃO

 

 

 

 

O núcleo do sujeito pode ser um substantivo ou pronome.

O núcleo do predicado é um verbo.

Quando o verbo for de ligação o núcleo do predicado não será o verbo.

Com verbo intransitivo o predicado pode apresentar dois núcleos: um será o verbo.

 


quarta-feira, 3 de agosto de 2022

EXERCÍCIO ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

Obs.: Nas turmas com mais dificuldade eu destaquei a sílaba tônica para facilitar.  

REGRA DE ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS

      

      1. São acentuadas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, seguidas ou não de -s.

EX: cajá, café, cipó, armazém.

       cajás, cafés, cipós, armazéns.

     

     2.   Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

EX: gráfico, lâmpada.

 

 EXERCÍCIO

1. Observe as regras de acentuação 1 e 2 para acentuar as palavras abaixo de necessário.

A) ABOBORA

B) MARACUJA

C) ESCOLA

D) JACARE

E) ARVORA

F) DEBOCHE

G) PENALTI

H) ABACAXI

I) MEDICO

J) DOMINO

K) TALARICO

L) URUBU

M) CAJU

N) ARMAZEM

O) CORAGEM

P) PARABENS

Q) PALETO

R) PALITO


terça-feira, 2 de agosto de 2022

CONTO PEQUENO TERROR PRODUÇÃO

 Obs.: Para prof. Ao utilizar o texto eu retirei os três últimos parágrafos e pedi para os alunos criarem um final. Pedi para três alunos lerem um de cada vez. Depois que responderam o exercício 1 alguns leram para turma o seu final. Também pedi a eles que lessem a resposta do exercício 2 após respondermos o 1.


Voltando para casa

https://fanfiction.com.br/historia/510931/Pequenos_contos_de_Terror/capitulo/2/

       Posso dizer que minha relação com minha mãe nunca foi das melhores.

       Você, já foi, ou ainda é adolescente, deve entender, eu tinha minhas vontades.

       Acabei me metendo em coisas erradas.

        Que eu me lembre, tudo começou com as drogas, aí virei traficante, e quando vi, estava sendo perseguido por tudo quanto é tipo de gente perigosa.

        Aí as discussões foram ficando cada vez mais constantes, e chegou a um ponto que eu não aguentava mais ficar em casa.

       Um dia eu resolvi sair, não avisei ninguém, apenas sai.

       Algo na minha cabeça me dizia que eu não deveria voltar, eu deveria apenas ficar na rua. Eu nunca mais voltei. Nunca mais vi minha mãe, um pouco por achar que ela não está preparada para conviver comigo.

      Eu tinha vontade de voltar, mas não conseguia algo, algo me impedia.

       Mas hoje eu resolvi voltar, e voltei.

       Entro em casa e encontro minha mãe sentada no sofá da sala.

       Quando me vê, ela entra em choque, começa a gritar, a jogar coisas, como eu suspeitei.

       Está na hora de voltar para a minha cova.

 

https://pt.plusfiction.com/book/510931/chapter/2

Responda:

 1. A personagem resolve voltar para casa. Crie um final para esse conto com pelo menos quatro linhas. Seja criativo.  ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Levante hipóteses sobre quais os possíveis motivos da relação do narrador e sua mãe não serem das melhores.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Que palavra o narrador utiliza no texto para se dirigir ao leitor?

_______________________________________

Coesão: Além de utilizar sinônimos também podemos utilizar pronomes para realizar a coesão textual.

1- Escreva as frase substituindo as palavras em destaques por pronomes pessoais do caso reto:

( Eu, Tu, Ele ou Ela, Nós Vós, Eles ou Elas)

a) Marco saiu apressado.___________________________________________________________

b) Adriely e Alice foram à praia. ______________________________________________________

c) Davi e Kauan e eu fomos ao cinema. ___________________________________________________

d) João Gabriel e seu irmão estão na escola._______________________________________________

e) As crianças se divertiram muito. _____________________________________________________


terça-feira, 26 de julho de 2022

COESÃO 6º E 7º ANO SINÔNIMOS

 Obs.: Passei a parte teórica no quadro branco junto com os sinônimos e entreguei o texto para os alunos completarem. Utilizei duas aulas. Em uma turma demorou os dois tempos, na outra eles acabaram antes aí aproveitei para ler o texto e conversar sobre o tema.

COESÃO 6º e7 ANO

      A coesão é a relação entre as partes de um texto. Entre os recursos coesivos temos a substituição de substantivos por sinônimos.

     Complete os espaços em branco no texto com um sinônimo da palavra destacada anteriormente.

Você pode utilizar os sinônimos do quadro abaixo:

Cônjuge, companheira, mulher, descendente, fruto, rebento, funcionária, doméstica, filhote, cão, vira-lata, animal, mamífero, genitora, gerente, líder, mulher, idosa, dona, boticário, madre, chefe, administrador, dirigente.

O Círculo da Tolerância

       Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, porque estava com ódio naquele momento.

        O ________________________, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.

     Sua _______________________ gritou com a empregada que quebrou um prato.

     A __________________________ chutou um cachorrinho no qual tropeçara.

    O__________________________ saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.

     Essa____________________________ foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser aplicada.

     O ________________________, chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado.

     Sua __________________________, tolerante, um manancial de amor e perdão, acariciou lhe seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo:

     Filho querido,  prometo que amanhã farei o seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse bem. Amanhã você se sentirá melhor.”

     E retirou-se deixando seu ___________________ sozinho com os seus pensamentos…

      Naquele momento, rompeu o círculo do ódio, porque esbarrou com a tolerância, a doçura, o perdão e o amor…