segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
sábado, 28 de janeiro de 2023
O JUMENTO - CONTO - 6ºe7º anos.
O JUMENTO - De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. Adaptação: Maurício Araújo
Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.
Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.
Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.
O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de bater no animal, falava muitos palavrões com o desprovido bicho. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:
__Você quer comprar este jumento?
__Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.
__Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.
Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.
Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.
__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.
__ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.
O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.
E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.
De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João
Moreira Barroso. Adaptação: Maurício Araújo
1. Há uma opinião em:
a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.
b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.
c) “Esse animal era muito sabido...”.
d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.
2. Segundo o texto, o jumento
a) era bem tratado na fazenda.
b) dormia dentro de casa.
c) se revoltou com seu dono.
d) era bem alimentado pelo camponês
3. O jumento foi vendido porque
a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.
b) caçoou do dono ao cair no buraco.
c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.
d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor
4. Volte ao texto e grife o trecho “... e eu fico com suas dez moedas...”. A palavra destaca se refere:
a) ao fazendeiro.
b) ao camponês.
c) ao jumento.
d) ao amigo do fazendeiro.
5. GRIFE um adjetivo EM CADA fragmento abaixo.
a) “Esse animal era muito sabido”
b) “dormia no relento da noite fria.”
c) “foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:”
d) “Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado”
e) “o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas”
6. Troque os adjetivos abaixo por locuções. Conforme o exemplo.
Exemplo: Flor campestre - Flor do campo__________________
a) Aves noturnas ______________________________________
b) Mês junino _________________________________________
c) Peixes maritimos ___________________________________
d) Carne bovina _______________________________________
e) Amor maternal ______________________________________
PARTE II https://www.tudosaladeaula.com/2018/04/provaatividade-de-interpretacao-de.html
1ª) O gênero do texto é
a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.
b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela
imaginação da autora.
c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo
fantasioso.
d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos
por ele.
2ª) O acontecimento central do texto é
a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.
b) a fazenda distante da cidade.
c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.
d) a venda do jumento por dez míseras moedas.
3ª) Segundo o texto, o jumento
a) era bem tratado na fazenda.
b) dormia dentro de casa.
c) se revoltou com seu dono.
d) era bem alimentado pelo camponês.
4ª) O jumento foi vendido porque
a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.
b) caçoou do dono ao cair no buraco.
c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.
d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho
ensurdecedor.
5ª) Há uma opinião em
a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o
pobre...”.
b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento
foi parar no jornal.”.
c) “Esse animal era muito sabido...”.
d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza,
todo o resto da sua vida.”.
6ª) A finalidade do texto é
a) informar algo ocorrido no passado.
b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.
c) entreter o leitor com uma história ficcional.
d) criticar as pessoas que maltratam os animais.
7ª) O trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é
a) “__Tá bom, você leva o jumento...”.
b) “... o fazendeiro precisava ir à cidade...”.
c) “Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”.
d) “...o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.
8ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a
palavra destaca se refere
a) ao fazendeiro.
b) ao camponês.
c) ao jumento.
d) ao amigo do fazendeiro.
9ª) No fragmento: “Esse animal era muito sabido...”, a
palavra destacada estabelece ideia de
a) tempo.
b) modo.
c) intensidade.
d) lugar.
10ª) “__ Minha nossa senhora, olha onde está meu
jumento!!!”, a repetição do ponto de exclamação foi usado com intuito de
a) provocar humor.
b) tornar a admiração da personagem mais expressiva.
c) advertir o leitor durante a leitura do texto.
d) mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que
aconteceu com seu jumento.
11ª) No trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso
tremendo na cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de
a) importante.
b) assustador.
c) atemorizante.
d) grandioso.
12ª) No final do texto, percebe-se que
a) o jumento continuava se alimentando da mesma comida que
ganhava do fazendeiro.
b) o fazendeiro ficou feliz quando descobriu o que o seu
antigo animal ficou famoso.
c) o jumento se alimentava melhor na casa do camponês.
d) o fazendeiro ficou rico, bebendo do melhor vinho e comendo da melhor comida.
O CABOCLO O PADRE E O ESTUDANTE - CONTO. 6ºe 7º anos
O
CABOCLO O PADRE E O ESTUDANTE – Luís Câmara cascudo
Um estudante e um padre vêm de muito longe
pelas estradas do sertão, discutindo sobre os mais variados assuntos tendo um caboclo
como bagageiro. Ao cair da tarde e depois
de muito andar,veem ao longe, uma casinha onde poderiam descansar e recarregar as
energias para continuar a caminhada do dia seguinte.
Ao chegar à casa, uma mulher muito simples
lhes oferece uma rede para cada um repousar, uma jarra com água e um pequeno e único
queijo de cabra. Não sabendo como dividir o queijo, mesmo porque daria um minúsculo
pedaço para cada um, o padre sugere que todos durmam e o queijo será daquele que
tiver o sonho mais bonito durante a noite, pensando enganar a todos com seus discursos
oratórios.
Como eles não têm outra opção, aceitam a
proposta e dormem. O caboclo, ao ouviros roncos dos companheiros, levanta-se durante
a noite, vai até o queijo e come-o por inteiro.
No dia seguinte, todos se sentam à mesa
para contar os sonhos que tiveram.
O padre diz ter sonhado com a escada de
Jacó e descreveu-se nela brilhantemente. Por ela subia triunfantemente para o céu.
O estudante então, narra que sonhara já dentro do céu à espera do padre que subia.
O caboclo então sorri e diz:
—Eu sonhei que via Seu padre subindo a escada
e Seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava:
“Seu doutor, Seu padre, o queijo! Vosmincês esqueceram o queijo”. Então vosmincês
respondiam de longe, do céu:“Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós
estamos no céu, não queremos oqueijo”. O sonho foi tão forte que eu pensei que era
verdade, me levantei, enquanto vosmincês dormiam, e comio queijo...
1. Atribua adjetivos para as personagens de acordo
comsuas ações:
Caboclo:_______________________________________________________________________
Padre:
_________________________________________________________________________
Estudante:
_____________________________________________________________________
Dona
da casa: __________________________________________________________________
2.
De acordo com o texto, é possível afirmar que as três personagens principais eram
amigas? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Havia entre as personagens diferença social e cultural? Justifique sua resposta
com elementos do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
De acordo com a estrutura do texto identifique: a) a situação inicial:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
o conflito:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
o clímax:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
o desfecho:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Retire do texto um exemplo de discurso direto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.Transcreva
do texto um trecho onde há predominância do discurso indireto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Compare a atitude das três personagens principais. Em sua opinião, o caboclo foi
o mais desonesto de todos? Justifique sua resposta com argumentos convincentes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.Observe
que nas falas docaboclo há erros de concordância, no uso de pronomes detratamento
e de ortografia. Identifique cada erro no trecho transcrito e reescreva-o corrigindo
de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
“Pois
eu sonhei que via o seu padre subindo a escada e o seu doutor lá na porta do céu,
esperando. E eu cá embaixo... Então comeceia gritar: seu doutor, seu padre, o queijo!
Ocêis esqueceu do queijo... Então ocêis dizia para mim: “Come o queijo, caboclo,
come o queijo! Nóis já tá no céu, não precisamo mais de queijo nenhum! Pode ficar
come le!” E o sonho foi tão forte, tão real que eu pensei que era verdade! Me alevantei
de noite e, enquanto ocêis dormia, comio queijo..."
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
ROTEIRO PARA ANÁLISE DE CONTOS
ROTEIRO PARA ANÁLISE DE CONTOS
·
Dados da obra.
1.
Título
2.
Ano de publicação.
3.
Autor
4. Dados do autor
·
Elementos da
narrativa. (PENTE –Personagens, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço.)
1. Personagens
a)
Protagonista/antagonista/secundários, identifique características físicas e psicológicas.
b) Outras características: jeito de falar (variação linguística, linguagem formal...), idade, profissão,
2. Enredo
a) Faça um resumo com pelo menos quatro linhas sobre a história.
b)
Estrutura da narrativa – quatro tópicos abaixo que na maioria das vezes estarão
ligados ao personagem principal.
Ø Situação inicial –
Como começa a história - tudo normal.
Ø Conflito – Problema
que vai mudar normalidade.
Ø Clímax – O ponto de
maior tensão nesse problema surgido.
Ø Desfecho – Solução do problema que havia mudado a situação inicial.
3. Narrador
a)
Quem é o narrador?
b)
Ele narra em 1ª pessoa ou 3ª pessoa, justifique.
c)
Ao introduzir as falas das personagens o narrador utiliza o discurso direto ou
indireto – justifique.
d)
O narrador conversa com o leitor?
e) Há presença de ironia.
4. Tempo (pode ser
cronológico, psicológico ou histórico.
a)
Quando ocorre a história? (contexto histórico)
b)
Quais características da época? (contexto histórico)
c) Quanto tempo duraram os eventos narrados? (tempo cronológico).
5. Espaço
a)
Onde acontece a história.
b) Características do meio que podem influenciar no comportamento das personagens.
·
Outras
perguntas importantes.
1.
Localize um fragmento que seja apenas descritivo.
2.
Localize um fragmento que seja apenas narrativo.
3.
Identifique uma opinião.
5.
Localize um fato.
6.
Quem é o publico alvo.
7.
Qual o assunto?
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
CRÔNICA - O COME E NÃO ENGORDA - ATIVIDADE
O come e não engorda
Ninguém é mais admirado ou
invejado do que o come e não engorda. Você o conhece. É o que come o dobro do
que nós comemos e tem metade da circunferência e ainda se queixa:
– Não adianta. Não consigo engordar.
O come e não engorda é meu ídolo. Só não lhe peço autógrafo por inibição. Meu sonho é emagrecer e depois nunca mais engordar, por mais que tente. Quando eu diminuir, quero ser um come e não engorda.
Não se deve confundir o come e não engorda com o enfastiado. Este pertence a outra espécie. Não é humano. Pode até ser melhor do que nós, um aperfeiçoamento, mas não é humano. Afinal, o que une a humanidade é o seu apetite comum. Não é por nada que partilhar da comida com o próximo tem sido um símbolo de concórdia desde as primeiras cavernas. Até hoje as conferências de paz se fazem em volta de uma mesa onde a comida, se não está presente, está implícita. Desconfie do enfastiado. Ele será um agente de outra galáxia ou um poço de perversões, ou as duas coisas. De qualquer maneira, mantenha-o longe das crianças. Quando encontrar alguém na frente de um prato cheio só emparelhando as ervilhas com a ponta da faca, notifique os órgãos de segurança. É um enfastiado e pode ser perigoso. Sempre achei que as pessoas que comem como um passarinho deviam ser caçadas a bodoque. O seu fastio, inclusive, é um escárnio aos que querem comer e não podem.
Já o come e não engorda compartilha do nosso apetite, só não compartilha das conseguências. Ele repete a massa e não tem remorso. Pede mais chantily e sua voz não treme. Molha o pão no café com leite! E ainda se queixa:
– Há 15 anos tenho o mesmo peso.
O come e não engorda só parou de mamar no peito porque proibiram sua mãe de ficar junto no quartel. Quando o come e não engorda nasceu, uma estrela misteriosa apareceu no Guide Michelin de restaurantes para aquele ano. O come e não engorda caminha sobre a saucebernaise e não afunda. Multiplica os filés de paixe à meunière e os pães de queijo. Por onde o come e não engorda passa, as ovelhas se atiram para trás e pedem “me assa!”. O come e não engorda tem o segredo da Vida e da Morte e, suspeita-se, o telefone da Bruna Lombardi. E ainda se queixa:
– Tenho que tomar quatro milk-shakes entre as refeições. Dieta.
Dieta! E você ali, de olho arregalado.
VERISSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro:Objetiva, 2001. P. 21-22.
1. Retire do texto uma frase dita pelo “Come e não engorda”.
______________________________________________________________________________
2. A palavra AUTÓGRAFO é formada por
AUTO (por si mesmo) e GRAFO (escrita) = ESCRITO POR SI MESMO. Assinale a
alternativa em que a palavra destacada não será escrita com L pois não traz a
ideia de “por si mesmo”.
A) a....tar B) a....ternativa C) a....tura D) a....tomóvel.
3. Escreva uma opinião do cronista (autor
o texto) sobre o ENFASTIADO, 4ºpar.
_____________________________________________________________________________
4. De acordo com o texto com que idade o COME E NÃO
ENGORDA deixou de mamar?
_____________________________________________________________________________
5. “apareceu no Guide
Michelin de restaurantes para aquele ano. O come e não engorda caminha
sobre a saucebernaise e não afunda. Multiplica os filés de
paixe à meunière” Observe as palavras grifadas. Esse texto foi
escrito para alunos de 6º ano? Justifique.
______________________________________________________________________________
6.
Qual palavra foi utilizada pelo cronista para de dirigir ao leitor?
_________________________________
PARTE II
1) Explique o
significado da palavra ENFASTIADO de acordo com o texto:
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................
2) Qual o significado da expressão COME E NÃO ENGORDA
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) O autor afirma que partilhar comida tem sido
símbolo de concórdia desde o tempo das cavernas. O que ele quis dizer com isso?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4. Retire do texto uma frase em que mostre que o autor
utilizou HUMOR.
........................................................................................................................................................
PARTE III
1. Qual é a sua opinião sobre ao texto? Você
gostou dele? Achou-o bem-humorado? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________
2– Você é um come e não engorda? Sua visão sobre essas pessoas é
parecida com a de Luís Fernando Veríssimo? Explique.
_________________________________________________________________________
3 – Escreva a seguir TRÊS palavras do texto que você não conhece
procure-as no dicionário e anote seus significados.
____________________________________________________________________________
4. O texto diz: “Não se deve confundir o come e não engorda com o
enfastiado. Este pertence a outra espécie. Não é humano”. Explique, com suas
palavras, as diferenças entre esses dois tipos descritos pelo autor.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5– O autor afirma que partilhar a comida
tem sido símbolo de concórdia desde o tempo das cavernas. O que ele quis dizer
com isso?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Relate uma situação que você tenha
vivido em que partilhar a comida tenha sido símbolo de concórdia ou comunhão.
___________________________________________________________________________
_____________________________________________
quarta-feira, 16 de novembro de 2022
VOZES VERBAIS
VOZES VERBAIS PARTE 1
Lembremos:
Verbos são palavras que indicam: ação, estado ou fenômeno da natureza.
Exemplos:
Clara é estudante. Clara cortou o bolo. Choveu vários dias.
1. Retire de apenas uma das frases acima:
a) o sujeito ___________________________________
b) a ação __________________________________
c) o objeto que sofre a ação. __________________________
O sujeito pode praticar uma ação. O sujeito pode sofrer uma ação. A voz verbal indica se o sujeito pratica ou sofre a ação.
Quando o sujeito pratica uma ação temos VOZ ATIVA.
Quando o sujeito sofre uma ação temos VOZ PASSIVA.
Observe as orações:
a) Clara cortou o bolo.
b) O bolo foi cortado.
c) O bolo foi cortado por Clara.
2. Qual o sujeito das orações a,b e c?
a) __________________________________
b) __________________________________
c) __________________________________
3. Releia as orações a, b e c. Elas transmitem informações iguais ou diferentes sobre uma ação acontecida com o bolo?
_______________________________
Observe abaixo os exemplos a e b:
a) O prefeito Welbert visitou a escola.
b) A escola foi visitada pelo prefeito Welbert
4. As duas informações são iguais ou são diferentes?
________________________________
5. Em qual dos dois exemplos a expressão prefeito Welbert chamou mais a atenção, ficou mais destacada?
_______________________________
Observações:
1. A VOZ ATIVA e VOZ PASSIVA são estruturas diferentes para transmitir a mesma informação.
2. O autor de um texto escolhe a estrutura que irá usar de acordo com o que ele quer destacar.
3. Na VOZ passiva podemos não escrever uma parte da informação:
O bolo foi cortado.
O bolo foi cortado por Clara.
CONCLUSÃO:
VOZ ATIVA: O sujeito pratica a ação. Clara derrubou Yanne.
Sujeito
VOZ PASSIVA: O sujeito sofre a ação. Yanne foi derrubada por Clara.
Sujeito
VOZ PASSIVA ANALÍTICA
A voz ativa analítica pode ser transformada em voz passiva. E a voz passiva pode ser transformada em voz ativa analítica. Para issoprecisamos de uma oração com sujeito,verbo transitivo direto e um complemento (objeto direto).
X
|
Transformação da voz ativa em voz passiva
analitica:
1. O complemento vira sujeito.
2. Acrescenta o verbo SER sem no mesmo tempo verbal:
É, FOI, ERA, SERÁ...
3. O verbo principal passa para a forma PARTICÍPIO
(regular ADO/ADA ou irregular...)
4. Acrescenta a preposição PELO (etimologia-PER> POR> POR+O>PELO) ou POR.
FAÇA A TRANSFORMAÇÃO DA VOZ ATIVA EM VOZ PASSIVA
ANALÍTICA.
1. Carlos quebrou a janela.
_______________________________________________________________________________________
2. Alyce comprou o bolo.
_______________________________________________________________________________________
3. O ladrão assaltou o William
_______________________________________________________________________________________
4. A sociedade corrompe o homem.
_______________________________________________________________________________________
5. Os pais educam os filhos
_______________________________________________________________________________________
6. Os caminhoneiros bloqueiam a estrada.
_______________________________________________________________________________________
7. A escola elegerá o diretor.
_______________________________________________________________________________________
8. O professor corrigrá as provas.
_______________________________________________________________________________________
9. Giovana fará o trabalho.
_______________________________________________________________________________________
10. João reformará a escola.
_______________________________________________________________________________________
FAÇA A TRANSFORMAÇÃO DA VOZ PASSIVA PARA
VOZ ATIVA.
1.
A casa foi invadida por ladrões.
______________________________________________________________________________________
2. A casa foi invadida
______________________________________________________________________________________
3. O incêndio já foi apagado pelos
bombeiros.
______________________________________________________________________________________
4. O bolo já foi comprado.
______________________________________________________________________________________