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terça-feira, 30 de janeiro de 2024

CRÔNICA – PAI É PAI, MÃE É MÃE - HUMOR - PAPÉIS SOCIAIS

 

CRÔNICA – PAI É PAI, MÃE É MÃE -

 

            Domingo de manhã, o patriarca da família estava tranquilamente na sala lendo o jornal. Era um domingo muito bonito e ensolarado e a casa estava feliz e muito agitada.

            Entre uma notícia aqui, uma reportagem ali, as folhas do periódico frequentemente se agitavam porque sempre passava alguém correndo... O pessoal realmente estava muito animado.

            - Mãe, você viu a minha blusa branca? Já secou as minhas meias? Perguntou a menina do meio.

            - Manhê! Olha aqui o Daniel. Ele não me deixa jogar o vídeo game. Reclamou um dos garotos menores.

            - Ô mãe! Deu pra senhora pegar aquele meu documento? A senhora vai fazer batata frita hoje? Perguntou o garoto mais velho.

            Ele começou a pensar:

            Puxa vida! Ser pai é algo meio ingrato. A gente faz de tudo para agradar os filhos, mas parece que a gente é invisível. Parece até que, para os filhos, a gente nem existe. Eles só têm olhos para a mãe. Isso de certa forma é uma coisa muito chata. Enquanto o pai ainda pensava sobre esses complexos assuntos familiares a menina mais velha o chamou:

             - Pai?

            Imediatamente ele pensou:

            Seu exagerado! Onde já se viu! Depois de velho deu pra ficar ai todo cheio de sensibilidades e achando que ninguém gosta de você... Que ninguém precisa mais de você... Era só o que faltava! Desse jeito vou acabar virando um velho rabugento e que só sabe reclamar...

            - Pai!...Paiêêêê!...Acorda pai!...Tô falando com você. Disse novamente a menina.

            - Oi, filha? Você me chamou? Perguntou todo feliz o genitor, que, agora, por causa do inesperado chamado da moça, já não estava assim tão triste.

            - Pai!...Você sabe onde está a mãe? Perguntou a simpática garota.

 

Edilson Rodrigues Silva: https://recantodacronica.blogspot.com/2012/05/o-pai-e-pai-paca-e-paca-historias.html

 

 

 

1. Quando aconteceu o evento narrado?

__________________________________________

 

2. Quanto tempo aproximadamente durou esse evento narrado?

__________________________________________

 

3. O que havia deixado o pai triste?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. O humor presente no texto ocorre de que forma?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. De acordo com o texto, qual o significado das palavras patriarca e genitor?

_______________________

 

6. Observe a linguagem do narrador e a linguagem da menina:

Narrador: Domingo de manhã, o patriarca da família estava...

Menina: - Pai!...Paiêêêê!...Acorda pai!...Tô falando com você.

Qual das duas linguagens apresenta características da linguagem informal?

_______________________________________________

 

7. No texto há referência sobre qual assunto?

a) A violência doméstica.

b) Os papéis sociais de mãe e pai

c) a desigualdade social

d) a velhice

 

GABARITO;

1. Domingo de manhã.

2. Aproximadamente uma hora.

3. Ele estava se achando sem importância.

4. O pai fica feliz quando a filha o chama, mas ela pergunta se ele sabe onde está a mãe.

5. Pai

6. A linguagem da menina.

7. B

 

 

 

Dramatização

https://www.youtube.com/watch?v=n1-NEDTTqtg

 

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segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

MINICONTO - DEUS SABE O QUE FAZ - VILELA

 

Deus sabe o que faz – Luiz Vilela

 

          Deus sabe o que faz e por isso a criança nasceu cega, mas Deus sabe o que faz e ela cresceu forte e sadia, não teve coqueluche nem bronquite como os outros filhos.

          O mais velho, aos vinte e poucos anos já vivia na pinga, cometeu um crime e foi parar na cadeia.

          A menina cresceu, virou moça, casou, traiu o marido, separou, virou prostituta.

          O cego tinha o ouvido bom e aprendeu a tocar violão e aos quinze anos já tocava violão como ninguém, um verdadeiro artista, porque Deus sabe o que faz.

         E para tudo nesse mundo há uma compensação, e assim enquanto o irmão estava na cadeia e a irmã no bordel, o cego foi ganhando nome e dinheiro com seu violão e seu ouvido, que era melhor do que o ouvido de qualquer pessoa normal.

         E os pais, que eram pobres e às vezes não tinham nem o que comer, tinham agora dinheiro bastante para se darem ao luxo de comprar um rádio, onde escutaram transmitido da cidade vizinha o programa do Mozart do violão, como o batizara o chefe da banda de música local que, tão logo conheceu o rapaz, tornou-se seu empresário, deixando a banda para revelar aos quatro cantos do mundo o maior gênio do violão de todos os tempos.

         Até que um dia sumiu para os quatro cantos do mundo com o dinheiro das apresentações, mas Deus sabe o que faz, e se o empresário fugiu, uma linda moça se apaixonou pelo rapaz e prometeu fazer a felicidade dele para o resto da vida.

         E assim, enquanto os dois, casados e morando numa modesta casinha, viviam felizes, a irmã, que era perfeita e bonita, envelhecia prematuramente no bordel e o irmão, que era perfeito e bonitão, saíra da cadeia, não achara emprego e vivia ao léu.

         Até que conheceu a mulher do cego e se apaixonou loucamente por ela.

         O cego tocava na maior altura para não ouvir os beijos dos dois na sala – até que as cordas rebentaram, até que ele rebentou o ouvido com um tiro.                                                    

 

Adaptado de: VILELA, Luiz. Tremor de terra. Rio de Janeiro: Publifolha, 2003.

 

 

 

1. O fragmento que revela ironia no texto é:

a) O cego tinha o ouvido bom.

b) Deus sabe o que faz.

c) Um verdadeiro artista.

d) Ela cresceu forte e sadia.

 

2. Assinale a alternativa ERRADA.

a) O cego era chamado de Mozart do violão.

b) O empresário fugiu com o dinheiro do cego.

c) O cego tocava na banda de música local.

d) O cego vivia feliz com a sua esposa.

 

 

3. Quais as características físicas dos personagens abaixo:

a) a irmã

__________________________________________

b) o irmão

__________________________________________

c) o cego

__________________________________________

 

4. Quais as características comportamentais podemos atribuir aos personagens abaixo:

a) a irmã

__________________________________________

b) o irmão

__________________________________________

c) o cego

__________________________________________

 

 

5. De acordo com o texto quais doenças os outros filhos tiveram?

_______________________________________________________________

 

6. Que objeto foi usado para mostrar de maneira figurada que o cego não suportava mais a traição?

______________________________________________________________

 

GABARITO

1. B

2. C

3.

a) Perfeita e bonita.

b) Perfeito e bonito.

c) Forte e sadio

 

4.

a) Infiel, preguiçosa...

b) Assassino, bêbado, falso...

c) Bom, paciente...

 

5. Coqueluche e bronquite

6. As cordas do violam rebentaram.

 

 

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MINICONTO – GATO PRETO – ASSUNTO: SUPERSTIÇÃO

 

MINICONTO – GATO PRETO – ASSUNTO SUPERSTIÇÃO

 

           Era um gato mais preto que carvão. Esse era seu problema, ter nascido preto. Gatinho carinhoso gostava quando o dono acariciava sua cabeça.

          Nesse Natal decidiu visitar a vizinhança. Um ignorante o seguiu jogando-lhe pedras. O gato corria, o ignorante agachou-se e pegou uma pedra grande, o gato saltou. Ruído de vidros quebrados, acertou um carro de polícia. Da janela, o gato e o dono olhavam o homem enquanto era algemado. O ignorante gritou:

          _ Já dizia minha mãe “gato preto dá azar.”

         O dono do gato escutou e gritou:

          _ Então mantenha-se longe desta casa!

         E o gato apoiando o dono:

         _ Miau, miau, miau.

https://www.bonde.com.br/blogs/bondinho-dos-livros/gato-preto-miniconto-de-isabel-furini--235328.html

 

 

 

1. O melhor significado para a palavra IGNORANTE NO TEXTO é:

a) aquele que é rude ou mal-educado; estúpido, grosseiro.

b) aquele que é ingênuo ou que não tem malícia; crédulo, tolo.

c) aquele que não tem conhecimento, instrução ou cultura; bronco.

d) aquele que não tem conhecimentos ou prática de determinada matéria

 

2. Confirme sua resposta com um fragmento do texto.

____________________________________________________________________

 

3. O assunto PRINCIPAL do texto é:

a) A violência.

b) A superstição.

c) O natal.

d) O gato.

 

4. Confirme sua resposta com um fragmento do texto.

_____________________________________________________________________

 

5. Que pontuação foi usada pelo narrador para marcar a fala:  

a) do homem ignorante

__________________________________

b) da mãe do homem ignorante.

__________________________________

 

6. Que verbo foi usado pelo narrador para anunciar a fala do:

a) do homem ignorante

__________________________________

b) da mãe do homem ignorante.

__________________________________

 

7. Além do assunto principal, assinale outros assuntos secundários abordados no texto.

(A) violência contra os animais

(B) violência policial

(C) ignorância

 

8. Qual dos fragmentos apresenta HUMOR no texto?

a) Era um gato mais preto que carvão.

b) Já dizia minha mãe “gato preto dá azar.”

c) Nesse Natal decidiu visitar a vizinhança.

d) o gato saltou.

 

GABARITO;

1. B

 

2. _ Já dizia minha mãe “gato preto dá azar.”

 

3. B

 

4. Esse era seu problema, ter nascido preto.

 

5.

a) Dois pontos e travessão.

b) Aspas.

 

6.

a) Gritou.

b) Dizia.

 

7. A, C.

 

8. B

 

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domingo, 28 de janeiro de 2024

CONTO - O ASSALTO – DRUMMOND - HUMOR

 

CONTO - O ASSALTO – DRUMMOND - HUMOR

          A casa luxuosa no Leblon é guardada por um molosso de feia catadura, de que dorme olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante. Por isso, a família vive tranquila, e nunca se teve notícia de assalto à residência tão bem protegida. Até a semana passada.

          Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado portão de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito de astúcia o deixara chegar até lá, para acender-lhe o clarão de esperança e depois arrancar-lhe toda ilusão, avançou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para não despertar os moradores, temendo que se agravasse a situação.

          O animal pareceu compreender a súplica do ladrão, e deixou-o sair em estado deplorável. No jardim ficou um pedaço de calça.

          No dia seguinte, a empregada não entendeu bem por que uma voz, pelo telefone, disse que era da Saúde Pública e indagou se o cão era vacinado. Nesse momento o cão estava junto da doméstica, e abanou o rabo, afirmativamente.

Carlos Drummond de Andrade

 

1. Quais são os personagens do conto?

__________________________________________________________________________

2. Qual o espaço da narrativa (Lugar onde acontece a história)?

__________________________________________________________________

3. Qual o tempo da narrativa (quando aconteceu a história)?

__________________________________________________________________

4. Qual trecho do texto confirma a atenção vigilante do cão-guarda da casa luxuosa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Correlacione as colunas referentes à da estrutura da narrativa ao seus significados.

( 1 ) Situação inicial         (    ) O cão deixa o ladrão partir em estado deplorável

( 2 ) Conflito                     (    ) O molosso de feia catadura  guarda a casa

( 3 ) Clímax                      (    ) Um homem abre o portão de ferro da casa

( 4 ) Desfecho                  (    ) O cachorro avança contra o homem

 

6. Correlacione a coluna das palavras ao seu significado

( 1 ) Catadura           (    ) esperteza

( 2 ) Súplica              (    ) perguntou

( 3 ) Indagou             (    ) pedido

( 4 ) Astúcia               (    ) aparência

7. Assinale a alternativa em que o verbo destacado NÃO se encontra no tempo passado.

a) que dorme de olhos abertos

b) avançou contra ele

c) Falou em voz baixa

d) o cão estava junto da doméstica

 

8. De acordo com o texto podemos inferir que:

a) A empregada percebeu a tentativa de invasão.

b) A empregada NÃO percebeu a tentativa de invasão.

c) A Saúde Pública ligou para saber se o cão era vacinado.

d) A Saúde Pública ligou para saber da tentativa de assalto.

 

 

9. “o cão abanou o rabo, afirmativamente” A intenção do cão nesse fragmento foi

a) demonstrar alegria.

b) pedir comida.

c) confirmar que era vacinado.

d) pedir para passear.

 

10. No trecho “O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver,” o termo ‘lhe’, em destaque, foi usado para referir-se

a) ao ladrão.

b) ao cão.

c) aos donos da casa.

d) ao jardim.

 

GABARITO

1. O Cão, o ladrão e a empregada.

2. Uma casa luxuosa no Leblon.

3. Na noite de quinta-feira.

4. dorme olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante.

5. 4123

6. 4321

7. A

8. B

9. C

10. B

 

 

 

QUESTÕES DE CONCURSO SOBRE O CONTO O ASSALTO

 

 

https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/fiscal-de-posturas-edificacoes-prefeitura-caldas-novas-go-ufg-2016

 

▬ QUESTÃO 01 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O Texto 1 aborda um tema do cotidiano para

(A) alertar as pessoas quanto aos perigos noturnos.

(B) valorizar a relação dos humanos com os cães.

(C) destacar a lealdade dos cães com seus donos.

(D) enfatizar a ferocidade dos animais domésticos.

 

▬ QUESTÃO 02 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O título do texto “O assalto” faz referência, ao mesmo tempo, à atuação do “homem” e à surpresa que o cão lhe prega. O recurso linguístico empregado ao longo do texto para construir essa dupla referenciação é:

(A) metáfora.

(B) metonímia.

(C) paradoxo.

(D) ambiguidade.

 

▬ QUESTÃO 03 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O segundo parágrafo do texto mostra que o significado de “molosso de feia catadura” é

(A) cão ameaçador.

(B) cão rosnador.

(C) cão de cara amarrada.

(D) cão de focinho enrugado.

 

▬ QUESTÃO 04 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A expressão do texto que confirma a atenção vigilante do cão-guarda da casa é:

(A) “nunca se teve notícia de assalto”.

(B) “residência tão bem protegida”.

(C) “a família vive tranquila”.

(D) “dorme de olhos abertos”.

 

▬ QUESTÃO 05 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Do trecho “Ia fazer o mesmo com a porta da casa”, nas linhas 2 e 3, no segundo parágrafo do texto, infere-se que o

homem

(A) foi audacioso ao passar na frente do cão.

(B) foi imprudente ao tentar abrir a porta da casa.

(C) arriscou sua segurança para defender a mansão.

(D) correu para dentro da propriedade para se esconder.

 

▬ QUESTÃO 06 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O segundo parágrafo do texto mostra que

(A) a segurança da casa era insuficiente para inibir a

ação dos ladrões.

(B) o invasor penetrou na casa para testar sua própria coragem.

(C) o homem entrou na propriedade porque o cão permitiu.

(D) a entrada da casa era aberta a qualquer pessoa.

 

▬ QUESTÃO 07 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os marcadores temporais “Até a semana passada”, no 1º parágrafo, e “Na noite de quinta-feira”, no 2º parágrafo, mostram uma característica do gênero do texto, que é a sua

(A) atualidade.

(B) efemeridade.

(C) atemporalidade.

(D) transitoriedade.

 

▬ QUESTÃO 08 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O penúltimo parágrafo do texto indica que o cachorro

(A) esperava a chegada do ladrão na casa.

(B) farejou sinais de perigo pelo quintal.

(C) brincou com as calças do invasor.

(D) permitiu também a fuga do ladrão.

 

▬ QUESTÃO 09 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O texto é todo construído com base no humor e na ironia. O efeito de humor que marca o desfecho da narrativa é produzido

(A) pela súplica do ladrão diante do cão feroz.

(B) pelo telefonema recebido da Saúde Pública.

(C) pelo comportamento da empregada ao telefone.

(D) pela preocupação dos Agentes de Saúde.

 

▬ QUESTÃO 10 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O que torna o último parágrafo do texto irônico é:

(A) a surpresa da doméstica no jardim.

(B) o fato de o cão responder à pergunta.

(C) a preocupação com a saúde do cachorro.

(D) o medo do cachorro diante da raiva da doméstica.

 

GABARITO

 

01 B

02 D

03 A

04 C

05 A

06 B

07 D

08 C

09 A

10 B

 

 

 

 

 

FÁBULA – O CAVALO E SEU TRATADOR – ASSUNTO - HIPOCRISIA

 

FÁBULA – O CAVALO E SEU TRATADOR – HIPOCRISIA

 

O fingimento é a natureza original do Hipócrita...

        Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

        Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

        Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados à alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

        Então o cavalo se volta para ele e diz:

        "Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

        Moral da História: Devemos desconfiar sempre dos exibicionistas que fazem questão de promover publicamente suas próprias virtudes. Os Bajuladores não são confiáveis.

 

Responda:

 

 

1. De acordo com o texto, qual o significado da palavra hipocrisia?

_____________________________________________________________________________________

 

2.  O cavalo discorda da bondade de seu tratador. Que argumento ele utiliza para comprovar a sua opinião.

____________________________________________________________________________________

3. Qual pontuação foi utilizada no texto para indicar a fala do cavalo?

______________________________________

 

4. “Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar”. Nesse segmento, o pronome “todos” se refere:

a) aos leitores do texto;

b) aos que viam a ação do tratador

c) aos demais cavalos da cocheira;

d) aos outros tratadores de cavalos;

 

5. A fábula O Cavalo e o Seu Tratador faz uma crítica à:

a) hipocrisia;

b) crueldade;

c) maldade;

d) ganância;

 

6.  Qual a TIPOLOGIA  do texto acima?

a) argumentativo – defende uma ideia utilizando argumentos...

b) descritivo – descreve um cenário, pessoa, acontecimento...

c) narrativo – conta uma história, possui personagens, narrador...

d) injuntivo – explica como fazer algo, orienta como realizar uma ação...

 

7. A finalidade da fábula é:

a) relatar um fato ocorrido

b) transmitir um ensinamento moral

c) informar um acontecimento natural

d) explicar um acontecimento sobrenatural

8. O que você deve observar para saber se uma pessoa é hipócrita?

_______________________________________________________________________

8. Você já presenciou alguma atitude de hipocrisia? Comente.

_______________________________________________________________________

 

 

Gabarito:

1. Fingimento, falsidade.

2. "Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

3. Aspas.

4. B

5. A

6. C

7. B

8. Resposta pessoal

9. Resposta pessoal

CONTO - AS TRÊS GRAÇAS – ASSUNTO: PADRÕES DE BELEZA

 

CONTO - AS TRÊS GRAÇAS – ASSUNTO PADRÕES DE BELEZA

          Um doutor em estética do corpo, ao visitar o Museu do Prado, em Madri, achou que as Três Graças, na tela de Rubens, sofriam de celulite, mais acentuada na Graça do centro.

          Procurou o diretor do museu e sugeriu-lhe que o quadro fosse submetido a tratamento especial, de modo a ajustar os nus femininos aos cânones de beleza e rigidez que hoje cultuamos.

          O diretor ouviu-o polidamente e respondeu que nada havia a fazer, pois as obras-primas do passado são intocáveis, salvo quando acidente ou atentado tornam imperativa a restauração. Além do mais, pode ser que no século xvii o que hoje chamamos de celulite fosse uma graça suplementar.

          À noite, o esteta inconformado tentou penetrar no museu, foi impedido e preso. Interrogado, explicou que queria raptar o quadro e confiá-lo a famoso especialista em cirurgia plástica, pois o caso não era de restauração nem de regime alimentar. Seria a primeira vez em que uma obra de arte receberia tratamento médico especializado, feito o qual tornaria ao museu.

          O homem foi mandado embora, com a advertência de que sua presença não seria mais tolerada em museus espanhóis. E aconselhado a frequentar assiduamente as praias, para se habituar às imperfeições do corpo humano, que formam a perfeição relativa.

Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012

 

1. Qual o título do texto?

____________________________________________________

2. Qual o autor do texto?

____________________________________________________

 

3. O assunto do texto é:

a) uma crítica aos padrões de beleza atuais.

b) uma crítica á invasão de museus na atualidade.

c) uma visita ao Museu do Prado, em Madri.

d) A tentativa de roubo feita pelo doutor em estética.

 

 4. O texto pertence ao gênero textual:

a) fábula, pois nele os animais conversam como seres humanos.

b) lenda, pois explica um acontecimento sobrenatural sem origem divina.

c) conto, pois narra uma história e apresenta um conflito.

d) mito, pois explica um acontecimento sobrenatural ligado a deuses.

 

5. A finalidade do conto é:

a) explicar como realizar um procedimento

b) informar sobre um fato ocorrido

c) defender um ponto de vista com argumentos

d) narrar, contar uma história

 

 

As questões de 6 a 10 são sobre os elementos da narrativa (PENTE) personagem, enredo, narrador, tempo, espaço.

 

6. Quais são os Personagens?

____________________________________________________________________________________

7. Qual o Enredo: (resumo das ações que aconteceram na história) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. O Narrador participa da história ou apenas conta a história?

______________________________________________

9. Sobre o Tempo da narrativa podemos dizer que a história aconteceu há muito tempo ou nos tempos atuais ou a muito tempo?

___________________________________________

10. Qual o Espaço da narrativa, ou seja, onde aconteceu a história?

___________________________________________________

 

11. O quadro As Três Graças foi pintado por:

a) Prado

b) Rubens

c) Carlos Drummond

d) Esteta

 

12. Correlacione as colunas abaixo referentes à estrutura da narrativa:

( 1 ) Situação inicial                              (   ) O homem foi aconselhado a frequentar praias...

( 2 ) Conflito, problema surgido            (   ) O esteta tentou penetrar no museu para raptar o quadro

( 3 ) Clímax, ponto de maior tensão     (   ) O doutor em estética visita o museu do Prado, em Madri.

( 4 ) Desfecho, solução do conflito       (   ) O homem acha que uma das Três Graças tem celulite.

 

13. Correlacione às colunas indicando o significado das palavras:

( 1 ) polidamente   (   ) beleza

( 2 ) cânones         (   ) gordura

( 3 ) estética          (   ) educadamente

( 4 ) celulite           (   ) padrões

 

14. Qual a sua opinião sobre a celulite?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

GABARITO:

1. As Três Graças.

2. Carlos Drummond de Andrade.

3. A

4. C

5. D

6. Um doutor em estética e o diretor do museu.

7. O doutor de estética visita o museu. Ele sugere que o quadro fosse submetido a um tratamento. Á noite ele tenta penetrar no museu. Ele é aconselhado a frequentar as parias.

8. O narrador apenas conta a história.

9. A história aconteceu nos tempos atuais.

10. Museu do Prado, em Madri.

11. B

12.4312

13. 3412

14. Resposta pessoal.