PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

A FÁBULA DA FORMIGA DESMOTIVADA EJA

 

A fábula da formiga desmotivada

           Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro notrabalho.

          A formiga era produtiva e feliz.

          O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

          A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também, uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

          O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também, gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

          O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente, a pulga (sua assistente na empresa anterior), para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

          A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório que concluía: Há muita gente nesta empresa!

          E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

          A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

 

 

 

 

1. O que o marimbondo deduziu ao perceber que a formiga trabalhava sem supervisão?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. O marimbondo ficou muito satisfeito com o trabalho de quem?

__________________________________________________________________

 

3. A formiga começou a ficar desmotivada por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. “movimentação de papéis e reuniões” são sinônimos de:

a) agilidade

b) eficiência

c) burocracia

d) eficácia

 

5. Qual critério a cigarra utilizou para contratou a pulga?

________________________________________________________________

 

6. Levante hipóteses do motivo de a empresa contratar pessoas para os cargos de supervisão ao invés de promover a formiga?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Em que momento a formiga deveria ter percebido que seu esforço não era valorizado?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GABARITO

1. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.

2. O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata

3. movimentação de papéis e reuniões

4. C

5. Ter trabalhado com ela na empresa anterior.

6. Falta de escolaridade, não ter  amizade com gerente, não ser puxa-saco, não ser parente do gerente,...

7. Quando colocou uma supervisora em vez de promovê-la.

 

 

A FÁBULA DA GALINHA NA TERRA DA TRIBUTAÇÃO - ASSUNTO: IMPOSTOS

   A FÁBULA DA GALINHA NA TERRA DA TRIBUTAÇÃO E DA SOLIDARIEDADE

 compilado e adaptado por Júlio César Zanluca

 

        Era uma vez uma galinha que encontrou alguns grãos de trigo no quintal. Chamou a vaca, o porco, o pato e o cão, para ajudar a plantá-lo.

        “Eu não”, a vaca mugiu.

        “Nem eu”, grunhiu o porco.

        “Deixa para lá”, grasnou o pato.

        “Tô fora!”, latiu o cão.

        A galinha, então, plantou o trigo, sozinha. Assim que estava próxima a colheita, voltou a convocar os amimais para colhê-lo. Teve as seguintes respostas:

        “Não recebi treino para fazer estas coisas!” (vaca)

        “Quem, eu? Trabalho me cansa!” (porco)

        “Estou de férias” (pato)

        “Serviço pesado não é comigo!” (cão)

        Não houve jeito de convencer a bicharada a colaborar, de forma que a galinha teve que colher o trigo sozinha.

        Chegou a hora de assar o pão com o trigo colhido. “Quem vai me ajudar?”, foi a pergunta da galinha, diante da qual obteve as seguintes evasivas:

        “Estou no seguro desemprego, e por isso não preciso trabalhar” (vaca)

        “Está muito quente, deixa isto para um dia mais frio!” (porco)

        “Ei, você tem que me pagar hora extra, senão não faço!” (pato)

         “Se eu trabalhar e aumentar minha renda, perco a bolsa-ração, eu preciso dela!” (cão)

        Então a galinha assou o trigo e obteve 5 pães como resultado. Satisfeita, mostrou-as à bicharada.

        Todos exigiram uma parte, mas a galinha prontamente cacarejou: “Não! Fiz todo o trabalho sozinha! Eu é que devo consumir estes pães, e não vocês!”. Como resultado, recebeu vários impropérios, entre os quais:

        “Sua verme burguesa!” (vaca)

        “Exijo direitos iguais!” (porco)

        “Que falta de solidariedade, sua ...!” (pato)

        “Gananciosa, capitalista, exploradora!” (cão)

        Houve alvoroço, protestos, discursos contra a atitude da galinha. Logo chega um funcionário do governo e exige da galinha os vários impostos sobre a produção do pão.

        Diante de tamanha pressão, a galinha alegou que trabalhara sozinha, e que ninguém a ajudara, nem o governo, nem a bicharada, portanto, tinha direito a dispor do pão como bem entendesse.

        O funcionário do governo chamou então a polícia e falou: “você se arriscou a produzir, pelas nossas leis, você deve pagar os impostos e os trabalhadores produtivos devem dividir os lucros com todos, para a paz e a justiça social”.

        Desta forma, 2 pães foram entregues ao governo, como pagamento de impostos, e os 3 pães que restaram foram divididos em fatias e distribuídos em partes entre a bicharada.

        Todos comeram e se fartaram, achando muito justas as leis do país da tributação e da solidariedade. Porém, a bicharada não entendeu porque, nunca mais, a galinha voltou a fazer pão...

 

1. Essa fábula apresenta um pensamento de direita ou de esquerda? Justifique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. De acordo com o texto os animais não ajudaram a galinha por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. No texto há uma crítica a qual auxilio do governo?

_____________________________________________________________________________

4. Podemos inferir que o autor ao criticar os auxílios do governo e acredita que esses auxílios não funcionam por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. No penúltimo parágrafo o autor critica principalmente o quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Que argumentos você poderia usar para defender o pensamento de esquerda no que diz respeito a:

a) Auxílios do governo

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Impostos altos

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

REDAÇÃO BULLYING INTERPRETAÇÃO

 

REDAÇÃO 

BULLYING NAS ESCOLAS

 

           No filme "Carrie" a protagonista é uma jovem estudante que sofre diversos ataques físicos e psicológicos de seus colegas. Eles zombam de sua aparência e de sua personalidade, e mesmo depois de denunciar essas agressões, esse fato não desperta a preocupação da maioria das pessoas à sua volta. Similarmente, é possível observar por dados estatísticos que essa é a realidade de diversos estudantes brasileiros, visto o número persistente de casos de bullying nas escolas. Dessa forma, é possível concluir que a falta de preparo dos profissionais da educação e a impunidade dos que praticam esse tipo de violência são as principais causas do problema. 

          Em primeiro plano, é correto afirmar que a falta de preparo dos profissionais da educação impede a solução Do problema. Como ocorre na série "Todo Mundo Odeia o Chris" o protagonista encontra funcionários despreparados para lidar com as situações de violência entre os alunos de sua nova escola ao denunciar o bullying que sofre diariamente. Assim como na ficção, muitos alunos brasileiros se deparam com profissionais que não receberam o treinamento necessário e que são incapazes de mediar os conflitos entre os estudantes, fazendo com que o bullying persista no ambiente escolar.

          Além disso, outro empecilho para o combate do bullying nas escolas brasileiras é a impunidade dos agressores. Analogamente no filme "Dias Melhores" mesmo após denunciar as violências sofridas na escola à policia, a personagem principal continua sofrendo agressões devido à legislação branda em relação ao bullying que permite que suas agressoras não sejam punidas adequadamente. De forma similar, o mesmo ocorre na realidade brasileira, onde apesar do bullying configurar uma infração penal, ele persiste pois não prevê punições severas, permitindo a impunidade dos perpetradores desses crimes.

           Em síntese, é clara a urgência do combate da prática persistente do bullying nas escolas do Brasil. Logo, é indispensável que o Ministério da Educação através de cursos de formação realize a capacitação dos profissionais da educação em relação à mediação de conflitos e prevenção da violência entre os jovens com a finalidade de interromper a persistência do bullying nos espaços educacionais. Ademais, faz-se necessário que o Poder Legislativo por meio de projetos de lei proponha uma legislação com punições mais severas para quem pratica o bullying com o objetivo de frear a prática desse crime. Assim, a persistência do bullying nas escolas no Brasil poderá ser completamente erradicada. 

Adaptado de: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/tema-a-pratica-persiste-do-bullying-nas-escolas-do-brasil.htm#google_vignette

 

 

Respondas as questões 1,2 e 3 a partir da leitura do primeiro parágrafo.

1. Qual o assunto?

_____________________________________________

 

2. Qual o tema?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual a tese?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Para introduzir o tema o autor a redação utilizou qual recurso:

a) comparação com um fato histórico

b) citação de uma noticia que causou grande impacto

c) explicação do assunto abordado

d) citação de filme e dados estatísticos.

 

 

 

5. Qual argumento foi utilizado no segundo parágrafo para justificar a existência do bullying?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Qual argumento foi utilizado no terceiro parágrafo para justificar a existência do bullying?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. No último parágrafo quais foram as duas sugestões apresentadas pelo autor da redação para solução do bullying?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Escolha um sinônimo para uma das expressões nas alternativas a, b e c.:

Sugestões:

Desse modo, Dessa forma, Então, Assim, Portanto, Diante disso, Logo

Em primeiro lugar, Primeiramente, A princípio, De início

Além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo

 

a) Em primeiro plano 

__________________________________________________

b) Além disso

 ______________________________________

c) Em síntese 

____________________________________________________

 

 

9. Por que foram utilizadas aspas em “Carrie” , “Dias Melhores” e “Todo Mundo odeia o Cris”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Correlacione as palavras aos seus sinônimos.

(A) Severas                                   (   ) continue

(B) Perpetradores                         (   ) semelhante

(C) Analogamente                         (   ) rígidas

(D) Persista                                   (   ) praticantes

 

 

 

GABARITO:

1. Bullying

2. Bullying nas escolas.

3. “a falta de preparo dos profissionais da educação e a impunidade dos que praticam esse tipo de violência são as principais causas do problema.”

4. D

5. “profissionais que não receberam o treinamento necessário e que são incapazes de mediar os conflitos entre os estudantes”

6. “outro empecilho para o combate do bullying nas escolas brasileiras é a impunidade dos agressores.”

7. “capacitação dos profissionais da educação” e “punições mais severas para quem pratica o bullying”

8.

Em primeiro lugar, Primeiramente, A princípio, De início

Além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo

Desse modo, Dessa forma, Então, Assim, Portanto, Diante disso, Logo

 

9. Para indicar o título de filmes e série.

10. DCAB

 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

GÊNERO TEXTUAL VÍDEOS DO TIKTOK

TIKTOK GÊNERO TEXTUAL – PERGUNTAS SOBRE OS POST

          Dependendo da quantidade de aulas disponíveis pode se fazer uma introdução explicando os recursos do aplicativo como explorar, seguindo, para você...

           Utilizei alguns celulares dos alunos e projetei no quadro com uso do datashow.

           De cada celular avaliamos três postagens. Os alunos que forneceram os celulares foram os primeiros convidados a compartilhar com os colegas suas respostas.

           A atividade foi utilizada após as provas finais de forma lúdica sem caráter avaliativo.

           A maioria das perguntas é objetiva com espaço para outras respostas ou comentários.

          SUGESTÕES OU ERROS postem nós comentários!

1. A publicação é um:

(   )  fato       (   ) opinião  (   ) vídeo fake    (   ) recorte    (  )  manipulação

________________________________________________________________

 

2. Qual o assunto?

(   ) politica    (   ) religião    (  ) humor   (   ) acidentes  (  ) danças   (   ) violência contra animais

__________________________________________________________________

 

3. Quem é o autor?

 (   ) canal      (   ) influencer   (   ) outro

___________________________________________________________________

 

4. Seguidores?

(   ) 1k(   ) 5k      (   ) 10k    (   ) 20k    (   ) 50k    (    ) 100k   (   ) 200k    (   ) 500k  (   ) + de 1000k

__________________________________________________________________

 

5. Seguindo?

(   ) 1k (   ) 5k      (   ) 10k    (   ) 20k    (   ) 50k    (    ) 100k   (   ) 200k    (   ) 500k  (   ) + de 1000k

__________________________________________________________________

 

 

6. Qual a ideologia? (Se não estiver claro, pode observar outras postagens do canal)

(    ) P. Direita  (   ) P. Esquerda   (   ) Sem viés ideológico

_________________________________________________________________

 

7. Qual o público?

(   ) crianças   (   ) idosos  (   ) mulheres    (   ) homens    (   ) todos

_________________________________________________________________

 

8. Os comentários são:

(   ) a favor    (   ) contrário    (   ) políticos irrelevante    (   ) desativado

_________________________________________________________________

 

9. O post apresenta

(    ) preconceito  (   ) violência

__________________________________________________________________

 

10. Qual a finalidade do texto, a intenção de quem produziu ou postou o texto

(   ) likes    (   ) comentários  (   ) ridicularizar    (  ) promover  (   ) reflexão    (   ) humor

________________________________________________________________

 

11. Faça um comentário sobre o post.

_________________________________________________________________

 

domingo, 27 de outubro de 2024

PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO REDAÇÃO planejamento

 

PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO.

 

       Para produzir uma redação o aluno deveria ter estudado os tópicos abaixo, aproximadamente 20 aulas de 50 minutos. Porém o aluno chega para você e diz que fará uma prova dentro de 20 dias. Então vamos pular algumas etapas e partir para a questão 19 e 20 exemplos e prática. E a partir dos exemplos e da pratica falar sobre os outros tópicos.

 

 

FATO E OPINIÃO – linguagem objetiva e subjetiva – recursos; quadro branco - 2 aulas

1. E fato e opinião?

 

2. Foi usada linguagem objetiva ou subjetiva? Justifique.

 

3. Você concorda ou discorda da opinião. Justifique com um argumento.

 

ASSUNTO, TESE, ARGUMENTOS- identificar, produzir, recursos: quadro branco - 3 aulas

 

4. Qual o título?

 

5. Escreva outro título para o texto.

 

6.  Qual o assunto?

 

7. Qual a tese?

 

8. Quais argumentos foram utilizados em cada parágrafo?

 

9. Qual foi o tipo de argumento?

a) argumento de exemplificação

b) argumentos de autoridade

c) argumento de comparação

d) argumento histórico

e) argumento de causa e consequência

 

10. Escreva um parágrafo com sua tese sobre o assunto.

 

CONJUNÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS – Valores semânticos. Recursos: cópias com os quadro das conjunções - 4 aulas.

11. Circule os conectivos abaixo que foram usado para inserir os argumentos em cada parágrafo?

Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse hiato, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas às vezes que, cada vez que, apenas, já, mal, nem bem. Outro_________________________________________________________

 

 

12. Substitua os conectivos usados nos parágrafos por outros mantendo o mesmo sentido.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. Qual o valor semântico dos conectivos?

a) explicação

b) conclusão

c) oposição

d) adição

e) finalidade

_________________________________________________

 

TÓPICO FRASAL – identificação e produção. Recursos: quadro branco -2 aulas

 

14. Identifique o tópico frasal?

 

15. Faça um parágrafo e destaque o tópico frasal?

 

 

TIPOLOGIA TEXTUAL – Revisão dos conceitos e exercícios. Recursos: cópias de fragmentos de textos de tipologias diferentes. 2 aulas

16. Qual a tipologia utilizada?

a) Dissertativa: Expõe uma opinião

b) Descritiva: Apresenta uma descrição

c) Narrativa: Conta fatos ou acontecimentos

d) Exposição: Explica ideias

e) Argumentação: Defende opiniões

f) Injunção: Instrui ações

 

MODALIZADOR – Conceito básico, exemplos e exercícios. Recursos: cópias da parte teórica - 2 aulas.

17. Identifique modalizadores presentes no texto.

 

18. O modalizador ________________indica.

 

Leia a frase: Provavelmente, com o avanço das comunicações, as pessoas passem a utilizar mais intensamente os diversos recursos disponíveis para interações a distância em seu dia a dia.

A palavra destacada dá a entender que o autor da frase expressa:

a) certeza.

b) possibilidade.

c) necessidade.

d) incerteza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS identificar, cópias de textos dividido de acordo com o quadro abaixo - 2 aulas

 

19. Identifique no texto: assunto, tese, argumentos, conclusão.

 

Apresentação

Contextualização

 

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Argumentação

1 argumento

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2 argumento

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3 argumento

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Síntese do texto

Conclusão

 

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

PRODUÇÃO – recursos: cópia folha a4 com linhas - 1 aula

20. Faça um texto dissertativo argumentativo......

 

CORREÇÃO – recursos: projetor, lousa interativa, cópias.  1 aula,