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quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

REDAÇÃO BULLYING INTERPRETAÇÃO

 

REDAÇÃO 

BULLYING NAS ESCOLAS

 

           No filme "Carrie" a protagonista é uma jovem estudante que sofre diversos ataques físicos e psicológicos de seus colegas. Eles zombam de sua aparência e de sua personalidade, e mesmo depois de denunciar essas agressões, esse fato não desperta a preocupação da maioria das pessoas à sua volta. Similarmente, é possível observar por dados estatísticos que essa é a realidade de diversos estudantes brasileiros, visto o número persistente de casos de bullying nas escolas. Dessa forma, é possível concluir que a falta de preparo dos profissionais da educação e a impunidade dos que praticam esse tipo de violência são as principais causas do problema. 

          Em primeiro plano, é correto afirmar que a falta de preparo dos profissionais da educação impede a solução Do problema. Como ocorre na série "Todo Mundo Odeia o Chris" o protagonista encontra funcionários despreparados para lidar com as situações de violência entre os alunos de sua nova escola ao denunciar o bullying que sofre diariamente. Assim como na ficção, muitos alunos brasileiros se deparam com profissionais que não receberam o treinamento necessário e que são incapazes de mediar os conflitos entre os estudantes, fazendo com que o bullying persista no ambiente escolar.

          Além disso, outro empecilho para o combate do bullying nas escolas brasileiras é a impunidade dos agressores. Analogamente no filme "Dias Melhores" mesmo após denunciar as violências sofridas na escola à policia, a personagem principal continua sofrendo agressões devido à legislação branda em relação ao bullying que permite que suas agressoras não sejam punidas adequadamente. De forma similar, o mesmo ocorre na realidade brasileira, onde apesar do bullying configurar uma infração penal, ele persiste pois não prevê punições severas, permitindo a impunidade dos perpetradores desses crimes.

           Em síntese, é clara a urgência do combate da prática persistente do bullying nas escolas do Brasil. Logo, é indispensável que o Ministério da Educação através de cursos de formação realize a capacitação dos profissionais da educação em relação à mediação de conflitos e prevenção da violência entre os jovens com a finalidade de interromper a persistência do bullying nos espaços educacionais. Ademais, faz-se necessário que o Poder Legislativo por meio de projetos de lei proponha uma legislação com punições mais severas para quem pratica o bullying com o objetivo de frear a prática desse crime. Assim, a persistência do bullying nas escolas no Brasil poderá ser completamente erradicada. 

Adaptado de: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/tema-a-pratica-persiste-do-bullying-nas-escolas-do-brasil.htm#google_vignette

 

 

Respondas as questões 1,2 e 3 a partir da leitura do primeiro parágrafo.

1. Qual o assunto?

_____________________________________________

 

2. Qual o tema?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual a tese?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Para introduzir o tema o autor a redação utilizou qual recurso:

a) comparação com um fato histórico

b) citação de uma noticia que causou grande impacto

c) explicação do assunto abordado

d) citação de filme e dados estatísticos.

 

 

 

5. Qual argumento foi utilizado no segundo parágrafo para justificar a existência do bullying?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Qual argumento foi utilizado no terceiro parágrafo para justificar a existência do bullying?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. No último parágrafo quais foram as duas sugestões apresentadas pelo autor da redação para solução do bullying?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Escolha um sinônimo para uma das expressões nas alternativas a, b e c.:

Sugestões:

Desse modo, Dessa forma, Então, Assim, Portanto, Diante disso, Logo

Em primeiro lugar, Primeiramente, A princípio, De início

Além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo

 

a) Em primeiro plano 

__________________________________________________

b) Além disso

 ______________________________________

c) Em síntese 

____________________________________________________

 

 

9. Por que foram utilizadas aspas em “Carrie” , “Dias Melhores” e “Todo Mundo odeia o Cris”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Correlacione as palavras aos seus sinônimos.

(A) Severas                                   (   ) continue

(B) Perpetradores                         (   ) semelhante

(C) Analogamente                         (   ) rígidas

(D) Persista                                   (   ) praticantes

 

 

 

GABARITO:

1. Bullying

2. Bullying nas escolas.

3. “a falta de preparo dos profissionais da educação e a impunidade dos que praticam esse tipo de violência são as principais causas do problema.”

4. D

5. “profissionais que não receberam o treinamento necessário e que são incapazes de mediar os conflitos entre os estudantes”

6. “outro empecilho para o combate do bullying nas escolas brasileiras é a impunidade dos agressores.”

7. “capacitação dos profissionais da educação” e “punições mais severas para quem pratica o bullying”

8.

Em primeiro lugar, Primeiramente, A princípio, De início

Além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo

Desse modo, Dessa forma, Então, Assim, Portanto, Diante disso, Logo

 

9. Para indicar o título de filmes e série.

10. DCAB

 

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