PáginasDESCRITOR

domingo, 31 de agosto de 2025

PRONOME RELATIVO AULA 1 PRONO QUE

 

ALUNO:_________________________________________TURMA 901 DATA 01/09/2025

 

PRONOMES RELATIVOS – PROFESSOR DIORGES

 INVARIÁVEIS

VARIÁVEIS

1. QUE

4. O QUAL, a qual, os quais, as quais,

2. QUEM

5. CUJO, cuja, cujos, cujas,

3. ONDE

6. QUANTO, quanta, quantos, quantas

 

PRONOME RELATIVO = PALAVRA QUE SUBSTITUI uma palavra escrita anteriormente.

 

1. Paulo consertou o ventilador. O ventilador estava quebrado. 

2. Paulo consertou o ventilador QUE estava quebrado.

(Em 1 temos dois períodos simples, ou duas orações.

 

(Em 2 temos um período composto, um período com mais de uma oração.  

 

Atividades:

1) Transforme os períodos simples em períodos compostos usando o pronome relativo QUE para substituir o termo sublinhado.

a) Gostei dessa revista. Essa revista fala sobre saúde.

______________________________________________________________________________

b) Vimos um filme. O filme mostra a corrupção.

______________________________________________________________________________

c) Recorte essa notícia. A notícia apresenta as regras.

______________________________________________________________________________

d) Não gostei do filme. Meus colegas elogiaram o filme.

______________________________________________________________________________

e) Fotografei a flor. Mariana me mostrou a flor.

______________________________________________________________________________

 

2) Sublinhe o termo a qual o pronome QUE se refere nos períodos abaixo.

a) Valéria gostou do presente que ganhou dos padrinhos.

b) Não mexa no bolo de chocolate que está na geladeira.

c) Chame as pessoas que estão no pátio.

d) Pegue os livros e os cadernos que estão no armário.

f) Eu conheço esse professor que entrou na sala.

h) Esse é o aluno que ganhou a bolsa escolar.

3) O QUE só será pronome relativo quando substituir um termo anterior (geralmente é possível trocá-lo por O QUAL / A QUAL / OS QUAIS / AS QUAIS. Se for possível trocar por ISSO, DISSO, NISSO... Será uma conjunção e não um pronome relativo. Assinale os períodos nos quais o QUE é pronome relativo.

a) Eu espero que você acerte a questão.

b) Encontrei a resposta que procurava.

c) Quero muito que este dia chegue logo!

d) Falei com as crianças que faltaram as provas.

e) Lembre-se de que você é meu irmão.

f) O tênis que comprei é falso!

h) Só quero que você me deixe em paz.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

CRÔNICA SESSÃO DE HIPNOTISMO 7 8 ANO

 

ALUNO:_________________________________________TURMA:_________________DATA:__________

PROF. DIORGES/PORTUGUÊS

COPIE NO SEU CADERNO A TEORIA SOBRE O GÊNERO CRÔNICA.

TEORIA

GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA:

1. O ASSUNTO: Trata de problemas do cotidiano; assuntos comuns, do dia a dia;

2. O TEMPO: Retrata um momento, ou seja, um período curto: horas...

3. AS PERSONAGENS: pessoas comuns, geralmente sem nome ou com nomes genéricos.

4. A LINGUAGEM: é comum fragmentos com linguagem informal/coloquial - gírias, palavras inventadas, gestos, palavras abreviadas, ...

5. A FINALIDADE: provocar uma reflexão sobre o tema abordado...

 

Leia o texto para responder às questões.

SESSÃO DE HIPNOTISMO  (Fernando Sabino)

 

  1.      A dona da casa nos abriu a porta de mansinho, pediu silêncio com um dedo sobre os lábios e fez sinal para que entrássemos. Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados. Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala, o hipnotizador tentava adormecer uma jovem. Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez, uns muito sérios, outros contendo risos. Na poltrona a jovem nunca mais que dormia e, já meio chateada, olhava o relógio de pulso que o hipnotizador segurava no ar.
  2.      “Você vai dormir… Suas pálpebras estão pesadas… Tudo vai desaparecendo” – insistia ele, com voz macia, mas acabou ordenando: “Feche os olhos.” A jovem fechou. Com a mão ele fez sinal que nos aproximássemos. “Levante o braço”. A moça levantou. “Agora você não pode abaixar o braço”. Voltou-se para nós: “Viram? Ela está dormindo. Não consegue abaixar o braço. Se tentar, encontra resistência.” Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.
  3.      “Bem”, prosseguiu o homem, “às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece direitinho, mas ao contrário.” Aproximou-se de novo da poltrona: “Agora”, sussurrou para ela, “preste bem atenção: você queria parar de roer unha, não é? Pois bem: quando acordar, nunca mais vai roer unha. Vai ter consciência de que é um hábito muito feio, desagradável. E pronto: quando eu contar até três, pode acordar.”
  4.      No que ele disse “um” a moça se ergueu da poltrona, lépida e satisfeita. “Você dormiu mesmo?” perguntamos, impressionados. “Como é que vocês queriam que eu dormisse, com ele falando o tempo todo no meu ouvido?” Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer o homem dessa maneira.” Ela ergueu os ombros: “Tanta coisa só para me dizer que roer unha é muito desagradável. Essa não!” E afastou-se, roendo as unhas.

 

1. Qual o assunto abordado na crônica?

______________________________________________________________________________

2. Qual a duração aproximada da narrativa?

______________________________________________________________________________

3. Quem são as personagens da crônica?

______________________________________________________________________________

3a. Quais as características físicas e psicológicas das personagens?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

4. Retire da crônica um exemplo de linguagem coloquial/informal.

______________________________________________________________________________

5. O objetivo da crônica Sessão de Hipnotismo é provocar uma reflexão sobre quais temas?

______________________________________________________________________________

6. A crônica acima foi narrada em 1ª pessoa, o narrador é um personagem. Retire do texto um trecho que comprove essa afirmação.

____________________________________________________________________________

7. Qual o espaço da crônica " Sessão de hipnotismo", ou seja, onde acontece a história?

____________________________________________________________________________

 

8. No texto foram usadas aspas (“”) para indicar a fala das personagens. Escreva um fala do narrador e seus amigos

____________________________________________________________________________

 

9. “Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados.” Por que os amigos já entraram meio hipnotizados?

____________________________________________________________________________

 

10. “Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez” Por que o narrador utilizou a palavra vítimas nesse contexto?

____________________________________________________________________________

 

11. Todas as pessoas do local acreditavam no hipnotizador? Justifique com um fragmento do texto.

____________________________________________________________________________

12. Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira.”  Os amigos da menina acharam que ela deveria fingir que estava hipnotizada. Por quê?

____________________________________________________________________________

 

13. Relei o texto e destaque as palavras que possuem acento. Depois acentue as palavras que foram retiradas do texto:

LABIOS, SERIO, SILENCIO, RELOGIO, CONTRARIO, RESISTENCIA, CONCIENCIA DESAGRADAVEL, ENTRASSEMOS, APROXIMASSEMOS, VITIMAS, PALPEBRAS, LEPIDA, HABITO,  TRES, VOCE, ATE, PE, JÁ.

 

15. Nesse texto, no trecho “fez sinal para que entrássemos.” (1º parágrafo), a expressão em destaque indica:  (Faça anotações após responder à questão.)

A) comparação.   ______________________________________________________             

B) conclusão.      ______________________________________________________          

C) condição.    ________________________________________________________           

D) finalidade __________________________________________________________

 

16. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A) A dona da casa nos abriu a porta de mansinho

B) Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira

C) o hipnotizador tentava adormecer uma jovem

D) Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala

 

17. Na frase: “Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.” (parág. 2), a expressão sublinhada refere-se:

A) à moça que está sendo hipnotizada

B) a uma personagem de um conto infantil

C) à moça que abriu a porta

D) a uma moça que adormeceu esperando a vez de ser hipnotizada

 

18. Ao dizer: “… às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece tudo direitinho, mas ao contrário.” (parág. 3), o hipnotizador quer:

A) criticar a rebeldia da moça

B) brincar com as pessoas presentes

C) justificar a sua incompetência

D) desculpar a atitude da moça

CONTO O HOMEM FELIZ 6 7 ANO CONSUMISMO

 

ALUNO:____________________________________________________TURMA:_______DATA:____

 

GÊNERO TEXTUAL CONTO:

É uma narrativa curta, possui os seguintes elementos:

Personagens – quem pratica ou sofre a ação.

Espaço - lugar onde acontece a história.

Tempo – duração da história ou quando acontece.

Narrador – quem conta a história.

Enredo - a própria história

 

Possui na sua estrutura:

Situação inicial – começo da história, apresentação das personagens, tempo e do espaço.

Conflito – problema que muda a situação inicial das personagens.

Clímax- momento de maior tensão, mais emocionante.

Desfecho – solução do conflito.

 

LEIA O CONTO ABAIXO

O HOMEM FELIZ

    Num certo reino vivia um rei que não conseguia rir de nada. O secretário da Saúde e do Juízo perguntou ao Senhor Duque…

    – O que foi que aconteceu com a Sua Majestade? Ontem mesmo, e bem alegre, ele ria com vontade!

    Ora o Duque das Risadas, muito sério, respondeu:

    – Desde hoje de manhã nosso rei entristeceu.

    Reuniram um Conselho, todo mundo preocupado. Cada um fez o que pôde para ver o rei curado.

    O ministro das Doenças mandou dar uma injeção. Bolos, tortas e sorvetes receitou o da Ração.

    Um artista trouxe tintas e pincéis para pintar. Logo o Chefe dos Esportes fez o rei correr e pular.

    Uma orquestra inteirinha veio dar uma sessão musical. Mas o rei só suspirava… de partir o coração!

    Um ministro bem velhinho, que já estava aposentado, garantiu que tinha um jeito de deixar o rei curado:

    – Se quiser rir outra vez, Sua Alteza só precisa encontrar alguém feliz e vestir sua camisa.

    Os ministros protestaram:

    – Isso é pura caduquice!

    Mas o rei levou a sério tudo o que o velhinho disse e deu ordens bem severas para soldados e marinheiros:

    – Vão olhar por toda parte, revirar o mundo inteiro!

    Logo os homens se espalharam pela estrada do rio. Uns seguiram a cavalo, outros foram de navio.

    Visitaram vários duques, reis, barões, imperatrizes. Muitos condes e princesas – todos eles infelizes!

    Já cansados de andar tanto e dormir em cama dura, marinheiros e soldados desistiram da procura.

    Foi aí que um velho duque escutou pelo caminho sons alegres de assobio e avistou um pastorzinho.

    O seu Duque então chamou:

    – Venha cá, meu bom rapaz! Para ser assim tão feliz o que é que você faz?

    O pastor só respondeu:

    – A alegria está no ar! Se você sorrir pra vida, não precisa se esforçar!

    E o duque então propôs:

    – Ouça bem, homem feliz, quer trocar sua camisa por um monte de rubis?

    – Se tivesse uma camisa, eu daria a sua alteza. Tenho tudo quanto quero, não preciso de riqueza!

    O pastor foi ao castelo pra ver sua majestade e contar que ainda havia gente alegre de verdade!

    Quando o rei ouviu aquilo riu três dias em seguida. Viu que a tal felicidade não se compra nesta vida.

Laís C. Ribeiro

 

 

 

 

RESPONDA:

Elementos da narrativa. (PENTE –Personagens, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço.)

PERSONAGENS

 

1. Quais são os personagens?

___________________________________________________________________________

2. Qual o personagem principal, ou seja, o protagonista?

__________________________________________________________________________

3. Qual o antagonista, ou seja, o que se opõe ao principal?

__________________________________________________________________________

4. Quais características (adjetivos) físicas do personagem principal?

__________________________________________________________________________

5. Quais características (adjetivos) comportamentais ou psicológicas do personagem principal?

__________________________________________________________________________

 

ENREDO

1. Faça um resumo com pelo menos quatro linhas das ações que ocorrem na história.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

NARRADOR

1. O narrador narra em 1ª pessoa ou 3ª pessoa, justifique.

______________________________________________________________________________

2. Qual a pontuação utilizada pelo narrador para introduzir a fala das personagens?

______________________________________________________________________________

3. Ao introduzir as falas das personagens o narrador utiliza o discurso direto ou indireto – justifique.

______________________________________________________________________________

 

TEMPO – QUANDO (pode ser cronológico, psicológico ou histórico.

1. Quando ocorre a história? Qual o tempo da narrativa? (contexto histórico)

_____________________________________________________________________________

2. Quais características da época? (contexto histórico)

_____________________________________________________________________________

3.Quanto tempo duraram os eventos narrados? (tempo cronológico). Importante para compreensão do gênero.

_____________________________________________________________________________

4. Quais palavras nos permitem identificar esse tempo?

_____________________________________________________________________________

 

ESPAÇO- LUGAR

1. Onde acontece a história.

_____________________________________________________________________________

2. Características do meio que podem influenciar no comportamento das personagens.

_____________________________________________________________________________

 

ESTRUTURA DA NARRATIVA - quatro tópicos abaixo que na maioria das vezes estarão ligados ao personagem principal.

1. Qual a Situação inicial da narrativa? – Como começa a história - tudo normal.

____________________________________________________________________________

2. Qual o conflito da narrativa?  – Problema que vai mudar normalidade.

____________________________________________________________________________

 

3. Qual o clímax da narrativa?  – O ponto de maior tensão nesse problema surgido.

______________________________________________________________________________

4. Qual o desfecho da narrativa? – Solução do problema que havia mudado a situação inicial.

______________________________________________________________________________

 

TIPOLOGIA TEXTUAL

1. Localize um fragmento que seja apenas descritivo.

_____________________________________________________________________________

2. Localize um fragmento que seja apenas narrativo.

_____________________________________________________________________________

 

3. Qual a TIPOLOGIA TEXTUAL do texto lido:

a) narrativo, pois conta uma história.

b) descritivo, pois descreve uma paisagem.

c) argumentativo, pois defende uma ideia com argumentos.

d) injuntivo, pois orienta a como realizar um procedimento.

e) expositivo, pois transmite uma informação.

 

FATO E OPINIÃO

1. Identifique uma opinião.

_____________________________________________________________________________

2. Localize um fato.

_____________________________________________________________________________

terça-feira, 19 de agosto de 2025

FORMAÇÃO DE PALAVRAS TEORIA EXERCÍCIOS

 

ALUNO:_________________________________________TURMA:______DATA:______

FORMAÇÃO DE PALAVRAS/DERIVAÇÃO/COMPOSIÇÃO/NEOLOGISMOS

1. Forme novas palavras adicionando um prefixo antes das palavras abaixo.

a) ...........LEAL

b) ...........ÚTIL

c) ...........REGULAR

d) ...........GOSTO

Esse processo de formar palavras adicionando prefixos é chamado de DERIVAÇÃO PREFIXAL

 

2. Forme novas palavras adicionando um sufixo depois das palavras abaixo.

a) LEAL................

b) ÚTIL...............

c) REGULAR ................

d) GOSTO..............

Esse processo de formar palavras adicionando prefixos é chamado de DERIVAÇÃO SUFIXAL

 

3. As palavras abaixo possuem prefixo e sufixo.  Retire um prefixo e forme uma nova palavra. Depois retire um sufixo e forme outra palavra.

a) DESLEALDADE   ...............................................................................................................

b) INUTILIDADE   ...................................................................................................................

c) IRREGULARMENTE ............................................................................................................

d) DESGOSTOSO ..................................................................................................................

  Se uma palavra possui prefixo e sufixo e se tirar o prefixo ou o sufixo e ela CONTINUAR COM   sentido ela foi formada por DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAÇÃO.

 

4. As palavras abaixo possuem prefixo e sufixo.  Retire um prefixo e forme uma nova palavra. Depois retire um sufixo e forme outra palavra.

a) EMPOBRECER   .................................................................................................................

b) ENTRISTECER   ...................................................................................................................

c) ENGAVETAR ........................................................................................................................

d) ENGAIOLAR ........................................................................................................................

Se uma palavra possui prefixo e sufixo e se tirar o prefixo ou o sufixo e ela PERDER O sentido ela foi formada por DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA.

 

5. Abaixo há quatro verbos forme novas palavras com retirando apenas o R.  Se precisar troque a ultima vogal.

a) AJUDAR...................................................

b) COMBATER ..............................................

c) ESTUDAR ................................................

d) VENDER ....................................................

 Esse processo de formar palavras RETIRANDO o R de um verbo para forma um substantivo é chamado de DERIVAÇÃO REGRESSIVA

 

6. Explique a qual classe gramatical pertence cada palavra destacada: verbo, substantivo, adjetivo, advérbio.

a) João é ALTO e fala ALTO.

_________________________________________________________________________

b) Vou JANTAR, pois o JANTAR está esfriando

________________________________________________________________________

c) O VELHO chegou em um carro VELHO

________________________________________________________________________

 

Quando uma palavra muda de classe gramatical chamamos esse processo de DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA. (geralmente nesse processo apalavra que derivou mudando de classe estará com um determinante antes: O, A, UM, UMA, ...)

REVISÃO:

Quais os 6 processos de formação de palavras por derivação? Dê um exemplo de cada.

1_____________________________________________________________________________2_____________________________________________________________________________3_____________________________________________________________________________4_____________________________________________________________________________5_____________________________________________________________________________6_____________________________________________________________________________

 

 

COMPOSIÇÃO.

1. Além dos 6 processos de derivação em que uma palavra é formada a partir de outra, podemos formar palavras juntando DUAS OU MAIS.  Exemplos:

Couve + flor = couve-flor

Passa + tempo = passatempo

Perna + longa = pernilongo

 

          Quando a palavra for formada por mais de uma sem mudar letras chamamos o processo de COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO. Essas palavras na sua grande maioria são formadas usando o hífen. Exemplos: segunda-feira, bem-vindo, bate-papo.

 

           Quando a palavra for formada por mais de uma mudando letras chamamos o processo de COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO. Exemplos: aguardente, vinagre, petróleo, embora.

 

 

Exercícios

 

1. Copie o radical das palavras abaixo;

a) igualdade, igualmente, igualitário, igualzinho: _______________

b) valorizar, desvalorizar, valores, valorosos: ______________

c) infeliz, felizardo, infelizmente, felizes: ____________

 

2. Um prefixo traz um significado: negação, repetição... Assinale a alternativa em que TODAS palavras tenham PREFIXOS. Depois circule os prefixos existentes.

a) incapaz, incolor, imortal, impróprio, ímã

b) desagradar, desarmar, desinformar, desfazer, dente

c) bimestre, bisavô, bisneto, bicampeão, bicho

d) reabrir, recontar, repor, reativo, refazer

 

3. Marque a alternativa em que há apenas SUFIXOS destacados.

a) maldade, lealdade, raridade, agilidade

b) bondoso, famoso, vaidoso, mentiroso

c) adotada, afogada, ativada, cantada

d) casamento, ferimento, alojamento, avivamento

 

4. Leia as palavras abaixo e depois copie cinco exemplos de palavras formadas por COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO:

lobisomem, vinagre, passatempo, vaivém, planalto, malcriado, aguardente, pontapé, couve-flor, sexta-feira, cachorro-quente, pernalta, planalto, Pernalonga, petróleo, mandachuva, vale-brinde, fidalgo, copo d'água,

1_________________________________

2_________________________________

3_________________________________

4_________________________________

5_________________________________

 

5. Leia as palavras abaixo e depois copie cinco exemplos de palavras formadas por COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO:

lobisomem, vinagre, passatempo, vaivém, planalto, malcriado, aguardente, pontapé, couve-flor, sexta-feira, cachorro-quente,  pernalta, planalto, Pernalonga, petróleo, mandachuva, vale-brinde, fidalgo, copo d'água,

1_________________________________

2_________________________________

3_________________________________

4_________________________________

5_________________________________

 

 

6. As palavras abaixo foram formadas pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL. Dê um exemplo de outras palavras formadas pelo mesmo processo.

a) infeliz __________________________________

b) impossível _______________________________

c) desagradar ______________________________

 

 

7. As palavras abaixo foram formadas pelo processo de DERIVAÇÃO SUFIXAL. Dê um exemplo de outras palavras formadas pelo mesmo processo.

a) amável__________________________________

b) pescador _______________________________

c) passarinho ______________________________

 

8.  Assinale a alternativa que apresenta palavra formada pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL e SUFIXAL.

a) amadurecer

b) apodrecer

c) descampado

d) desigualdade

e) envergonhar

 

9.  Assinale a alternativa que apresenta palavra formada pelo processo de DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA.

a) desigualdade

b) infelizmente

c) desvalorização

d) anoitecer

e) deslealdade

 

10. Abaixo há palavras formadas por DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA E DERIVÇÃO REGRESSIVA.

a) O jantar está na mesa, podem jantar

___________________________________________________________________

b) Já fiz a compra do mês, não falta comprar mais nada.

___________________________________________________________________

c) O céu azul não é lindo como o azul dos seus olhos.

___________________________________________________________________

d) Ele venceu o debate, pois costuma debater desde criança.

___________________________________________________________________

e) Gosto de olhar o seu olhar.

___________________________________________________________________

f) Não entro em briga, pois não gosto de brigar.

___________________________________________________________________