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quarta-feira, 15 de março de 2017

TEATRO DENGUE OU AEDES AEGYPTI

Apresentação da peça teatral:

1ª pessoa:  Vestes A DENGUE.
  Olha só! Esse bairro é um paraíso!
  Que legal!
  Vejo quintais, com pneus, garrafas vazias, vasos com plantas...
  Ei!!! Olha só! Todos cheios da água...
  Ufa!!!!
  Ainda bem que ninguém, ninguém mesmo teve a idéia de fazer uma limpeza.
  Olha só!
  Aqui é o lugar perfeito prá "EU" morar... Espera aí!
  Vou buscar toda a minha família!
  Pois aqui é o lugar perfeito para EU crescer e morar...
  Até pensei em por uma Plaquinha:
  Nesse belo quintal.
  Aqui mora A FAMÍLIA DENGUE.

2ª Pessoa: Vestes  Fiscal da Prefeitura.
   Eu sou um agente da prefeitura;
   E vou visitar Esse Bairro.
   Pois...Parece que lá existe muito MOSQUITO DA DENGUE.
   EEpa!...Pois parece que há muito mesmo...
  Olha  só!
  Nesse....Bairro; houve vários casos de pessoas que ficaram "doentes".
  Eu sou:"UM AGENTE" da DENGUE.
  Vamos lá!... Vamos tentar adiantar... Ola! Pessoal!
  Batendo Palmas!!!!!!!!!!!...............
  Oi! Bom Dia! Senhora.
  Sou Um Agente da Dengue; e sou enviado pela Prefeitura.
  Podemos conversar!
  Ela!
  Que legal!
  Que o senhor veio...
  Pois... O Bairro esta inteiro apavorado com essa doença e ninguém sabe o que fazer!
  Posso dar uma olhada no seu quintal!
  Sim...Entre por favor!

3ª Pessoa: Vestes O MOsquito da Dengue
  Estou escutando vozes...
  Quem será que veio pra perturbar o meu sossego....
  Faz muito tempo que ninguém aparece por aqui!
  Vou me esconder...  Ou melhor!
  Vou mesmo nadar um pouco nesse PNEU ou talvez nessa GARRAFA.

4ª Pessoa: O Agente  ( vestes agente da Prefeitura ).
  Mas... O que estou vendo aqui!...
 Por aqui!
 Garrafas vazias...Pneus velhos!... Vasos de plantas com pratinhos com água... E todos cheios de água e INSETOS... Olha só... São LARVAS...

5ª Pessoa ( Vestes Dr PNEU )
  Faz um tempão que estou jogado aqui!
  E quando chove! Fico Cheio de água e também de mosquitos da dengue pois "ELES" adoram morar na água e é também aonde se reproduzem.

6ª Pessoa  ( Vestes Dr GARRAFA ).
  Comigo acontece o mesmo!
  Fiquei escondidinho nesse canto,
  E veja....
  Estou cheio d"água e de mosquito.
  Eu já não aguento mais...

7ª PESSOA   Dr PLANTINHA
  Que bom! Todos gostam de mim!
  Me cuidam bem.
  Dão água pra mim todos os dias.
  Para que as plantas fiquem mais bonitas.
     EU NÃO SABIA!
     Que no pratinho
     Aonde fica água...
    Era tão perigoso!

  Agora sim!
  Estou vendo que ELE é um verdadeiro criadouro de:
  MOSQUITO DA DENGUE.
  O que podemos fazer para isso não acontecer?
        SIM!
  O que podemos fazer?
 A gente não quer prejudicar ninguem!

8ª PESSOA ( Vestes A Professora )
  Eu sou a Professora dessa Escola!
  Vou passar todas as medidas de PREVENÇÃO contra a DENGUE:
  Eu passarei essas orientações para  as crianças que por sua vez passarão aos seus...

9ª PESSOA  ( Vestida de Mosquito da Dengue )

  Eu estou bem escondido;
  Mas... escutei tudo! tudinho!!!
  Parece que querem acabar COMIGO!  UAU!!!!
  Mas! ... Eu vou resistir...
  Vou me esconder em...
  Qualquer GARRAFA VAZIA!
      PNEU!!!
      VASO ou Recipiente
       Que tenha água limpa! Parada!
       Ali, estarei...
      Risos:  Ah!...Ah!...Ra! Ra!Ra!...
      Pessoal!....

AGORA O GRUPO DE PESSOAS    ( TODOS ):
Nós temos que formar:
Uma rede de informação ao combate da DENGUE...
Para isso precisamos do apoio da COMUNIDADE EM GERAL:
*Igrejas,
*Escolas,
*Clubes, Lions Clube,
*Prefeitura,
*Bombeiros,
*Militares,
*Empresas,
*Todos os seguimentos sociais...

VEJAM SÓ!
  A Professora que tem contato com as crianças e os pais;
  O Trabalhador de Empresa, enfim, todos colaborando...
  Repassando as informações para todos... somente assim...
  A Professora falou como combater O MOSQUITO DA DENGUE!
  Vou fazer uma limpeza no meu quintal lá em casa...

O MOSQUITO  ( vestes de dengue )
  Ai que raiva!
  Esse bairro vai estar limpo!
  Sem pneus...garrafas...plantinhas...
  Tudo vai desaparecer!!!!!!!
   Ei!...     Espera ai!...
     Preciso encontra outro lar! Outro bairro...
          Socorro! Socorro!  Socorro!
              Vou morrer!   Estou morrendo...
                        Ai que raiva!....

TODOS OS MEMBROS PARA FINALIZAR:
  Quem tem estudo, é estudioso!
  Quem tem amor, é amoroso!
  Quem tem Gota é Gotoso!
  E...Quem tem DENGUE é DENGOSO!
                        Salve-se quem puder...

REGRA DO JOGO ADEDANHA OU STOP

“STOP!” ou “ADEDANHA”

Stop! ou "adedanha" é um jogo muito comum entre as pessoas, no qual desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc.


A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores e, depois, os participantes têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.


O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.


As colunas mais comuns são: Nome*; Lugar; Objeto; Fruta, Legume e Verdura (FLV); Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); e ainda algumas como “Gosto de...” (um verbo); “Eu sou...” (um adjetivo); 


# Exercícios:
1. A que tipo de teto pode ser classificado a regra do jogo “Adedanha”? Narrativo, descritivo, disserativo ou instrucional?

2. Quais as características de uma regra de jogo?

3. Qual a finalidade de uma regra de jogo?

4. O texto acima esclarece bem a regra do jogo “Adedanha”? Justifique sua resposta.

5. Reúna-se com seus colegas e elabore um texto enumerando a regras de um outro jogo popular – “Jogo da forca”. 

PROVA TESTE GRAMATICA 9º ANO 1ºB 2017 FONOLOGIA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

ALUNO:.............................................................................................TURMA.........14/03/2017

TESTE DE GRAMÁTICA VALOR: 3 PONTOS

1. A palavra que possui menos fonemas que letras é:
a) oxigênio
b) paralelepípedo
c) carro
d) táxi

2. A palavra que possui mais fonemas do que letra é:
a) exército
b) exercícios
c) fixo
d) faixa

3. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?

a) exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo

4. Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
a) folha - ficha – cacho
b) queijo - quatro - quero
c) descer - cresço - exceto
d) serra - vosso - arrepio

5. Qual a alternativa em que todas as palavras apresentam ditongo?
a) ameixa, couro, inteiro
b) carro, Emília, mãe
c) saguão, ninho, João
d) estudo, tábua, queima

6. Aponte a sequência que registra, na ordem, ditongo, tritongo e hiato:
a) cantava – quanto - parecia
b) tão - quão – proíbe
c) natural – quase – saída
d) vivência – arguição – sair 

7. Marque a alternativa em que a palavra destacada apresenta um dígrafo.
a) Inspirados na destruição marítima...
b) ...os bebedores exagerados...
c) O que causa a ressaca do mar?
d) ...tragados pelo mar...




8. Assinale a alternativa em que “qu” não tem a função de dígrafo.
a) quilo           b) aqui           c) quatro          d) quibe

9. A palavra "planalto" formou-se por:
a) derivação sufixal     b) aglutinação     c) justaposição     d) parassíntese      e) derivação regressiva

10.Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas

11. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:


1.Justaposição
2.Aglutinação
3.Parassíntese
4.Derivação sufixal
5.Derivação prefixal  
6.Derivação imprópria  

(   ) aguardente               
(   ) casamento  
(   ) impróprio
(   ) pontapé
(   ) os quereres
(   ) entardecer


a) 1,4,5,2,6,3
b) 2,4,5,1,3,6
c) 1,5,4,2,6,3
d) 2,4,5,1,6,3

12. Assinale a opção em que UMA palavra possui RADICAL diferente:
a) noite, anoitecer, noitada
b) festa, festeiro, festejar
c) luz, luzeiro, alumiar
d) incrédulo, crente, crer

13.Marque a opção em que todas as palavras possuem um mesmo radical:
a) acrobata, acrofobia, acrópole
b) bicicleta, automóvel, carro
c) democracia, teocracia, cartomancia,
d) cronometrar, cronômetro, medida

14. Assinale a opção em que todas as palavras possuem prefixo;
a)  binóculo, desamor
b)  arquibancada, lealdade
c)  autógrafo, civilizar
d)  anônimo, riacho

15. A alternativa em que todas as palavras possuem sufixo é:
a) hipopótamo, autógrafo
b) ditongo, dissílabo
c) amável, estável
d) extraordinário, expectorar.


PROVA TESTE GRAMÁTICA FONOLOGIA 6º ANO 2017 1º B.

ALUNO: .................................................................................TURMA:............14/03/2017
TESTE DE GRAMÁTICA VALOR: 3 PONTOS

1) Defina:       
a) Monossílaba: _______________________________________________________________________
b) Dissílaba: _______________________________________________________________________
c) Trissílaba: ______________________________________________________________________
d) Polissílaba: ______________________________________________________________________

2) Separe as palavras seguintes em sílabas e classifique-as em: dissílaba, trissílaba ou polissílaba.         
a) escola: _________________________________________________________________________
b) paralelepípedo: _________________________________________________________________________
c) hoje: _______________________________________________________________________
d) muito: _______________________________________________________________________
e) saída: _________________________________________________________________________

3) Transcreva cada palavra na coluna adequada.         

UVA               MAR          PAI          UMA          COR          ELA          CÉU                 

MONOSSÍLABAS
DISSÍLABAS











4) Separe as palavras abaixo de acordo com a posição da sílaba tônica.    




MATEMÁTICA
PRÉDIO
NINGUÉM


SÉTIMO
BICICLETA
ÓCULOS


CAFEZAL
LOJA
LEGAL


.
PROPAROXITONA
PAROXÍTONA
OXÍTONA














5) Observe as palavras abaixo e responda:         
lâmpada          astrônomo          último          médico          quilômetro

a) Quanto à posição da sílaba tônica : oxítona, paroxítona, proparoxítona?  Todas essas palavras têm a mesma classificação; qual é?
_________________________________________________________________________________________
b) Quais são as palavras que têm acento na sílaba tônica?
_________________________________________________________________________________________
c) Com base nas respostas a e b, conclua: qual é a regra de acentuação das palavras proparoxítonas?
_________________________________________________________________________________________________

6) Circule as palavras que apresentem hiato:

preencher – botão – judeu – doído – doido – conteúdo – ruído – beijo – poema –
saída – coração –  saudade – descobriu – saúva – calendário – Saara – painel – falou

7. Observe estas palavras divididas em sílabas. Há encontros vocálicos que podem ser ditongos ou hiatos:

lei-tu-ra          fu-gi-a          fei-jão          to-a-lha          lou-ça          fram-bo-e-sa

a) Quais dessas palavras possuem hiato? _____________________________________________________________________
b) Como você chegou a essa conclusão? ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

8) Numere as palavras de acordo com o encontro vocálico correspondente:

( 1 ) DITONGO          ( 2 ) TRITONGO          ( 3 ) HIATO



(        ) preencher
(        ) caule
(        ) Uruguai
(        ) joelho
(        ) ouvido

(        ) Paraguai
(        ) boi
(        ) coração
(        ) teatro
(        ) iguais

(        ) manteiga
(        ) saída
(        ) noiva
(        ) saguões
(        ) saúde


.
DÍGRAFO: é uma sequência de duas letras que indicam um só fonema.


ch –  cha-ve
lh –  te-lha
nh –  ni-nho
gu –  guer-ra
qu –  que-rer
rr –  ter-ra
ss –  is-so
sc –  nas-cer
–  cres-ça
xc –  ex-ce-len-te



9) Marque as palavras que possuem dígrafos:


(    ) ferreiro
(    ) flauta
(    ) assobio
(    ) pedreira
(    ) exceto
(    ) pamonha
(    ) nascer
(    ) globo
(    ) clínica
(    ) descer
(    ) fronteira
(    ) piscina
(    ) helicóptero
(    ) palhaço
(    ) ignorante
(    ) chocolate





10. Quantas letra e quantos fonemas há nas palavras abaixo:



a) carro:   .......letras     .........fonemas

b) rolo: .......letras     .........fonemas

c) isso: .......letras     .........fonemas

d) sopa: .......letras     .........fonemas





domingo, 12 de março de 2017

CARTA DRUMOD INTERPRETAÇÃO

Leia o texto abaixo.

Amado Pai
5ª feira recebi vossa carta-bilhete do dia 29, que me alegrou, pois por ela fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.
Por aqui, a cousa  é a mesma. Eu já estou restabelecido de todo e não é sem tempo, pois fiquei quatro dias tomando apenas canja, em virtude de prescrição médica. Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira... [...]
Estou muito e muito saudoso, mas o que me consola muito é a certeza de que falta pouco tempo. Estamos quase no fim do ano ginasial. [...] Por hoje basta. Envio-vos saudosíssimos e respeitosos abraços. Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.
O filho muito amoroso.
Carlos.
ANDRADE, C. D. Língua, ano 3, nº 42, abr. 2009

Questões:

1. Esse texto apresenta uma linguagem
A) científica.
B) culta.
C) informal.
D) regional.

2. No segundo parágrafo desse texto, entende-se que Carlos estava
A) ansioso.
B) com preguiça.
C) com raiva.
D) doente.

3. Nesse texto, no trecho “Estamos quase no fim do ano ginasial.”, a expressão destacada indica
uma ideia de
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.

4. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:
A) “... fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.”. (ℓ. 2-3)
B) “Por aqui, a cousa é a mesma.”. (ℓ. 4)
C) “Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira...”. (ℓ. 5-6)
D) “Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.”. (ℓ. 9)

5. De acordo com esse texto, Carlos tomou canja por 4 dias porque
A) estava quase no final do ano.
B) estava restabelecido.
C) estava saudoso.
D) estava seguindo ordens médicas. 
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CARA A CARTA LUIS F. VERISSIMO INTERPRETAÇÃO

A CARTA

        Esta outra história é de dois namorados, ele chamado Haroldo e ela, por coincidência, Marta. Os dois brigaram feio, e Marta escreveu uma carta para Haroldo, rompendo definitivamente o namoro e ainda dizendo uma verdade que ele precisava ouvir. Ou, no caso, ler. Mas Marta se arrependeu do que tinha escrito e no dia seguinte fez plantão na calçada em frente do edifício de Haroldo, esperando o carteiro. Precisava interceptar a carta de qualquer jeito. Quando o carteiro apareceu, Marta fingiu que estava chegando ao edifício e perguntou:
         − Alguma coisa para o 702? Eu levo.
      
  Mas não tinha nada para o 702. No dia seguinte tinha, mas não a carta de Marta. No terceiro dia, o carteiro desconfiou, hesitou em entregar a correspondência a Marta, que foi obrigada a fazer uma encenação dramática. Não era do 702. Era a autora de uma carta para o 702. E queria a carta de volta. Precisava daquela carta. Era importantíssimo ter aquela carta. Não podia dizer por quê. Afinal, a carta era dela mesma, devia ter o direito de recuperá-la quando quisesse! O carteiro disse que o que ela estava querendo fazer era crime federal, mas mesmo assim olhou os envelopes do 702 para ver se entre eles estava a carta. Não estava. No dia seguinte – quando Marta ficou sabendo que o carteiro se chamava Jessé e, apesar de tão jovem, já era viúvo, além de colorado – também não. No outro dia também não, e o carteiro convidou Marta para, quem sabe, um chope. Na manhã depois do chope, a carta ainda não tinha chegado a Marta e Jessé combinaram ir ver Titanic juntos. No dia seguinte – nem sinal da carta – Jessé perguntou se Marta não queria conhecer sua casa. Era uma casa pobre, morava com a mãe, mas, se ela não se importasse... Marta disse que ia pensar.
        No dia seguinte, chegou à carta. Jessé deu a carta a Marta. Ela ficou olhando o envelope por um longo minuto. Depois a devolveu ao carteiro e disse:
       −  Entrega.
        E, diante do espanto de Jessé, explicou que só queria ver se tinha posto o endereço certo.

             Luis Fernando Verissimo
        
Vocabulário:
Colorado: torcedor do Internacional, time de futebol de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Atividades: 

1.Complete com os elementos da narrativa:
Personagens

Cenário

Tempo

Foco narrativo

Situação Inicial


Conflito


Desenvolvimento


Clímax


Desfecho


2. O carteiro desconfia do comportamento de Marta. 
a)Qual é a reação dela diante desse fato? 


b) Como o carteiro se comporta diante da reação da moça?


3. Como, provavelmente, Marta obteve as informações sobre Jessé?


4.O que fica subentendido sobre o sentimento entre as personagens nesse momento?


5.Qual alternativa poderia substituir as reticências do seguinte frase: "se ela não se importasse...".
(    ) eu vou  gostar muito de recebê-la.
(    )em visitar uma casa simples e humilde, ele ficaria feliz.
(    ) ele não a convidaria mais.
     (    ) sua mãe queria conhecê-la.

6.No final, o leitor é surpreendido pela decisão de Marta de mandar Jessé entregar a carta.
a) Por que, na sua opinião, ela toma essa decisão?

b)  Por que Jessé se espanta com a atitude dela?


CARTA A CARTA DE AMOR INTERPRETAÇÃO

A CARTA DE AMOR
          No momento em que Malvina ia por a frigideira no fogo, entrou a cozinheira com um envelope na mão. Isso bastou para que ela se tornasse nervosa. Seu coração pôs-se a bater precipitadamente e seu rosto se afogueou. Abriu-o com gesto decisivo e extraiu um papel verde-mar, sobre o qual se liam, em caracteres enérgicos, masculinos, estas palavras: “Você será amada…”.
        Malvina empalideceu, apesar de já conhecer o conteúdo dessa carta verde-mar, que recebia todos os dias, havia já uma semana. Malvina estava apaixonada por um ente invisível, por um papel verde-mar, por três palavras e três pontos de reticências. “Você será amada…”. Há uma semana que vivia como ébria.
          Olhava para a rua, e qualquer olhar de homem que se cruzasse com o seu, lhe fazia palpitar tumultuosamente o coração. Se o telefone tilintava, seu pensamento corria célere: talvez fosse “ele”. Se não conhecesse a causa desse transtorno, por certo Malvina já teria ido consultar um médico de doenças nervosas. Mandara examinar por um grafólogo a letra dessa carta. Fora em todas as papelarias à procura desse papel verde-mar e, inconscientemente, fora até ao correio ver se descobria o remetente no ato de atirar o envelope na caixa.
         Tudo em vão. Quem escrevia, conseguia manter-se incógnito. Malvina teria feito tudo quanto ele quisesse. Nenhum empecilho para com o desconhecido. Mas para que ela pudesse realizar o seu sonho, era preciso que ele se tornasse homem de carne e osso. Malvina imaginava-o alto, moreno, com grandes olhos negros, forte e espadaúdo!
        O seu cérebro trabalhava: seria ele casado? Não, não o era. Seria pobre? Não podia ser. Seria um grande industrial? Quem sabe?
          As cartas de amor, verde-mar, haviam surgido na vida de Malvina como o dilúvio, transtornando-lhe o cérebro.
        Afinal, no décimo dia, chegou a explicação do enigma. Foi uma coisa tão dramática, tão original, tão crível, que Malvina não teve nem um ataque de histerismo, nem uma crise de cólera. Ficou apenas petrificada.
          “Você será amada… se usar, pela manhã, o creme de beleza Lua Cheia. O creme Lua Cheia é vendido em todas as farmácias e drogarias. Ninguém resistirá a você, se usar o creme Lua Cheia.
          Era o que continha o papel verde-mar, escrito em enérgicos caracteres masculinos.
          Ao voltar a si, Malvina arrastou-se até ao telefone:
           – Alô! É Jorge quem está falando? Já pensei e resolvi casar-me com você. Sim, Jorge, amo-o! Ora, que pergunta! Pode vir.
           A voz de Jorge estava rouca de felicidade!
           E nunca soube a que devia tanta sorte!
( André Sinoldi )



1. Substitua as palavras destacadas por sinônimos:
a) Seu rosto se afogueou.
b) Seu pensamento corria célere.
c) Quem escrevia, conseguia manter-se incógnito.
d) Afinal, chegou a explicação do enigma.
    e) Malvina arrastou-se até ao telefone.
f) Seu coração pôs-se a bater precipitadamente.
g) Ficou apenas petrificada.
2. Quem é o protagonista do texto lido?
3. Identifique a frase do texto que revela, com clareza, que Malvina reagia alucinadamente.
4. Que frase do texto revela que Malvina, se encontrasse o autor das cartas, lhe seria submissa?
5. Qual é o elemento gerador do conflito nesta história?
_________________________________________________________________
Gabarito
1. a) corou       b) veloz, ligeiro     c) escondido      d) mistério      e) dirigiu      f) aceleradamente       g) paralisada
2. Malvina
3. “Há uma semana que vivia como ébria.”
4. “Malvina teria feito tudo quanto ele quisesse. Nenhum empecilho para o desconhecido.”

5. A carta anônima.