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quinta-feira, 27 de março de 2025

CONJUNÇÃO CONECTIVO OPERADOR IFF

 ALUNO;_______________________________________TURMA________DATA______

No trecho “Se baixarmos um pouco a idade, veremos que 7% das crianças entre 0 e 3 anos

já possuem seu próprio celular”, Texto I, a conjunção “SE” apresenta o valor semântico de

a) consequência.

b) proporção.

c) concessão.

d) condição.

e) causa.

 

2. 2024

No trecho “Contudo, o contingente com 15 anos de idade ou mais que os frequentava era de apenas 2,2% [...]”, Texto I, a palavra destacada pode ser substituída, sem perda de sentido, pela conjunção

a) “embora”.

b) “segundo”.

c) “portanto”.

d) “enquanto”.

e) “entretanto”

 

3. 2024

Em “Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios”, Texto II, a articulação entre as orações ocorre por meio da           ( obs. Há um erro, pois está articulando termos e não orações)

a) correlação dos verbos.

b) coordenação de ideias.

c) oposição de pensamentos.

d) quebra da ordem sintática.

e) subordinação de conjunções.

 

4. 2024

Considerando a função dos conectivos na construção da mensagem em um texto, assinale o

fragmento do Texto I cuja palavra ou expressão destacada introduz uma finalidade:

a) “Para falar sobre o tema, conversamos com especialistas em tecnologia e inovação [...]”.

b) “No entanto, para aproveitar todo o potencial da IA, os jovens precisam estar preparados

c) “Além disso, é importante saber coletar e analisar dados para tomar decisões informadas

e criar soluções eficientes [...]”.

d) “E as aplicações da IA no dia a dia dos jovens já são diversas.”

e) “Em resumo, a IA é uma tecnologia que promete transformar o futuro dos jovens [...]”

 

5. 2024

O termo assinalado no fragmento “Caso seja levado em conta que os pardos têm

ascendência negra, pode-se afirmar que mais da metade da população é negra ou

descendente de negros.” (Texto I, 1º parágrafo) tem a mesma função que o conectivo

a) embora.

b) também.

c) assim.

d) como.

e) se

 

6. 2023

No trecho “O Brasil produz todo o arroz que consome [...] Todavia, apenas 20% da casca é

utilizada [...]”, o termo em negrito introduz um novo período e exerce a função de operador

discursivo, podendo ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

a) já que.

b) por fim.

c) com isso.

d) no entanto.

e) ou melhor.

 

 

7. 2022

Releia o fragmento a seguir, o qual faz parte do quinto parágrafo do Texto I: “Pessoas que fugiram de seus países em guerra relatam que as forças de segurança gregas bateram  nelas quando tentaram atravessar a fronteira [...]”. Nele, a palavra destacada introduz uma  oração que traz ao período uma noção de

a) causa. 

b) condição.

c) explicação.

d) temporalidade. 

e) consequência.

 

 

 

 

8. 2022

Os conectores são utilizados para estabelecer conexão entre as informações apresentadas em um texto, propiciando coesão e progressão textual. Considerando esse propósito, assinale a opção em que a função do conector destacado está CORRETAMENTE classificada:

a) “[...] então foi ao parlamento sueco com sua mochila e alguns lanches e começou uma

“greve de escola pelo clima [...]”. (causa)

b) “[...] ela tem faltado às aulas na maioria das sextas-feiras para realizar seus protestos

regulares”. (finalidade)

c) “Eu tentei fazer com que as pessoas se juntassem a mim, mas ninguém estava

realmente interessado [...]”. (adição)

d) “[...] Greta demonstra pouco interesse em se conformar com os limites quando se trata

do aquecimento global”. (condição)

e) “Indicamos Greta Thunberg porque, se não fizermos nada para deter, a mudança

climática será a causa de guerras [...]”. (consequência)

 

9. 2020

As conjunções têm papel essencial na elaboração e transcrição do pensamento para a forma gráfica, contribuindo para a coesão e a progressão textual. Seguindo esse princípio, o texto Frio na barriga traz, entre outros, este enunciado: “Entretanto, pequenos que são calados demais evitam atividades em grupo, falam baixo e são temerosos podem estar sofrendo.” Nesse trecho, sem nenhum prejuízo sintático ou semântico, a conjunção destacada pode ser substituída por

a) portanto.

b) mas também.

c) contudo.

d) logo.

e) à medida que.

 

10. 2019

No fragmento — No entanto, o sucesso das ações de imunização – que teve como resultado a eliminação da poliomielite, do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita – têm causado em parte da população e – até mesmo em alguns profissionais de saúde – a falsa sensação de que não há mais necessidade de se vacinar. “, assinale a alternativa que DIFERE do efeito de sentido pretendido pelo uso da locução conjuntiva destacada:

 

a) As coberturas vacinais ainda são heterogêneas no Brasil, desse modo podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas.

b) Nem todos ouviram os boatos a respeito da imunização de doenças, não obstante eles crescem e tornam-se um risco à população.

c) Mensagens falsas compartilhadas nas redes sociais são denunciadas, em todo caso persiste a crença de que não há mais necessidade de se vacinar.

d) Campanhas para vacinação são intensificadas, mesmo assim esse assunto tem preocupado o Ministério da Saúde.

e) O alerta para o risco de reintrodução da poliomielite e do sarampo no Brasil tem sido dado pelas autoridades, ainda assim o número de imunizações tem caído em relação aos anos anteriores.

 

 

 

CONJUNÇÃO COORDENADA

ADITIVAS

1. ADIÇÃO

SOMA

ACRÉSCIMO

e, nem não só...mas também

não só...como também

 

ADVERSATIVAS

2. OPOSIÇÃO

CONTRASTE

mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto

não obstante , equivalem as concessivas.prof.

 

ALTERNATIVAS

3.ALTERNÃNCIA

ou...ou, ora...ora, já...já

quer...quer, seja...seja, talvez...talvez

CONCLUSIVAS

4.CONCLUSÃO

logo , então, pois, portanto, por isso, por conseguinte, assim, verbo,pois,Duas vírgulas, depois do verbo

EXPLICATIVAS

5. EXPLICAÇÃO

Que, porque, porquanto, pois verbo Uma vírgula, antes do verbo

 

CONJUNÇÃO SUBORDINADA

ADVERBIAL AL

 

CAUSAIS

1. CAUSA

Que

Porque

Porquanto

Pois,

Vistoque, dado, como,

CONDICIONAIS

2. CONDIÇÃO

Se, caso, salvo, mediante, sem

 

PROPORCIONAIS

3. PROPORÇÃO

A proporção que, a medida que

 

TEMPORAIS

4. TEMPO

Quando, enquanto, apenas, mal

FINAIS

FIM

5. FINALIDADE

Que

Para que

para

 

 









GABARITO:

1D

2E

3B

5E

6D

7D

8B

9C

10A

quarta-feira, 26 de março de 2025

ATIVIDADE DE REDAÇÃO: INTERVALO BÍBLICO

 ATIVIDADE PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO FUNDAMENTA II E CANDIDATOS A FAZER O EXAME DO ENCCEJA FII. 

ALUNO:__________________________________________TURMA; ________DATA:____________________

Intervalo bíblico: prática de oração se dissemina pelas escolas e gera debate porhttps://radiosampaio.com.br/intervalo-biblico-pratica-de-oracao-se-dissemina-pelas-escolas-e-gera-debate/

          Nos últimos meses, vídeos de alunos evangélicos reunidos para ler a Bíblia e cantar louvores nas escolas têm viralizado na internet. Conhecido como "intervalo bíblico" ou "devocional", o movimento tem se espalhado por colégios públicos e privados em diversos estados, impulsionado por estudantes que veem na prática uma forma de expressar sua fé no ambiente escolar.

          O que começou como uma iniciativa espontânea passou a ganhar nova dimensão com a presença de pastores e influenciadores religiosos nos colégios públicos. Nas redes sociais, esses influenciadores compartilham vídeos de alunos chorando, cantando e recebendo orações, o que, segundo especialistas, pode configurar a prática de um culto religioso dentro das instituições de ensino.

          O debate sobre a laicidade do Estado e os limites da liberdade religiosa nas escolas foi intensificado. Advogados explicam que alunos podem exercer sua fé, desde que não interfiram nas atividades pedagógicas, tenham autorização da gestão escolar e respeitem os demais estudantes. No entanto, a entrada de líderes religiosos nas escolas públicas pode ser inconstitucional, caso não esteja inserida na grade curricular do ensino religioso previsto por lei. A Constituição brasileira, em seu artigo 19, veda a promoção ou favorecimento de cultos religiosos por órgãos públicos.

          Casos como o de Felipe Arantes, de 15 anos, que participa de um devocional em uma escola de Recife, ilustram a dinâmica dos encontros. Ele relata que as reuniões são autorizadas pelos gestores e ocorrem duas vezes por semana nos intervalos. Para Nayane Ramos, de 18 anos, que frequentou um intervalo bíblico em Natal, a prática é importante para a conexão espiritual, mas deveria permitir a participação de estudantes de outras religiões, caso desejem.

A antropóloga Denise Pimenta, da Universidade de São Paulo, ressalta que esse fenômeno não é novo, mas ganhou força com o crescimento da população evangélica e a disseminação de conteúdo religioso na internet. Para ela, é necessário analisar se o movimento ocorre de forma orgânica ou se é impulsionado por grupos religiosos com interesses políticos.

          Diante do crescimento dos intervalos bíblicos, o debate sobre o tema  permanece: como garantir a liberdade religiosa dos alunos sem ferir o princípio da laicidade nas escolas públicas?

1. Escreva outro título para a notícia.

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2. INTRODUÇÃO: Escreva três linhas explicando a prática da oração nas escolas, uma linha  com seu posicionamento a favor ou contra e duas com dois argumentos  para defender seu posicionamento.

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Rascunho

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3. Desenvolva o primeiro argumento (escreva com mais palavras).

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Rascunho

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4. desenvolva o segundo argumento (escreva com mais palavras).

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Rascunho

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5.Conclusão: Resuma o que você disse nos três parágrafos anteriores em quatro linhas.

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Rascunho

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segunda-feira, 24 de março de 2025

REDAÇÃO ALUNO 9º ANO INTERFERÊNCIA DAS TELAS

 REDAÇÃO DE ALUNO, 30 LINHAS, 158 PALAVRAS , CAED 

TEMA: A interferência das telas no sono e no aprendizado de crianças e adolescentes.

TÍTULO: Quando as telas se tornam um problema

          É sabido que as telas interferem no sono e na aprendizagem das crianças e adolescentes. Cada vez mais se percebe o alto número de notas baixas e falta de foco, é preciso um trabalho conjunto de pais e educadores para melhorar essa situação.

           Antes de mais nada, os pais precisam criar regras para o uso do celular. Dizer aos filhos quanto tempo eles podem utilizar os aparelhos e incentivar atividades que não envolvam telas assim haverá diminuição no uso ocasionando um sono saudável.

           Além disso, os professores podem reforçar o trabalho dos pais explicando em sala como o uso excessivo de telas pode ocasionar problemas de saúde ligados à atenção, a visão e saúde mental dessa forma os alunos se conscientizarão.

          Portanto, só a união de família e escola poderá resolver os problemas causados pelo uso de telas em crianças e adolescentes. Somente o trabalho em conjunto trará bons resultados.