PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

FIGURAS DE LINGUAGEM IFF


QUESTÀO 5 IFIN19
As figuras de linguagem consistem no emprego de palavras ou expressões com sentido figurado. Embora adotadas com bastante frequência em textos literários, não são exclusivas deles, pois, comumente, as figuras de linguagem são empregadas em textos jornalísticos com finalidade expressiva. Assinale a alternativa que apresenta a mesma figura de linguagem que no trecho — "O Ministério da Saúde garante que faz sua parte“:
a) As falsas notícias espalham-se como incêndios e circulam pelo mundo.
b) As fake news contribuem bastante para erradicação de doenças como a poliomielite.
c) As teorias pseudocientíficas sobre vacinação confundem a verdade com a mentira.
d) As teorias antivacinas faltam com a verdade.
e) A Organização Mundial da Saúde contribui com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Texto II
Texto III
A RÃ E O TOURO
      Um grande touro passeava pela margem de um riacho. A rã ficou com muita inveja de seu tamanho e de sua força.
      Então, começou a inchar, fazendo enorme esforço, para tentar ficar tão grande quanto o  touro. Perguntou às companheiras do riacho se estava do tamanho do touro. Elas responderam que não. A rã tornou a inchar e inchar, mas, ainda assim, não alcançou o tamanho do touro. Pela terceira vez, a rã tentou inchar. Mas fez isso com tanta força que acabou explodindo, por culpa de tanta inveja.

MORAL DA HISITÓRIA:Procurar viver a sua vida da melhor maneira possível, construindo o seu espaço  e sem se preocupar com a vida alheia.



QUESTÃO 7 IFSU18
Apesar de apresentarem objetivos comunicativos diferentes, os textos II e III apresentam um mesmo recurso linguístico:
a) A metáfora.
b) A aliteração.
c) A personificação.
d) A antítese.
e) A metonímia.

QUESTÃO 5 IFSU18
O texto II pertence ao gênero textual Tirinha; e o texto III, ao gênero textual Fábula. Os
objetivos desses textos são respectivamente:
a) Divertir e transmitir um ensinamento moralizante.
b) Provocar uma discussão e entreter.
c) Satirizar algum acontecimento do momento e educar.
d) Entreter e divulgar um conhecimento científico.
e) Relatar fatos ou acontecimentos e convencer o leitor.





TEXTO III





QUESTÃO 6 IFCON182
As figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. A figura de linguagem que se destaca no texto imagético presente no anúncio (texto III), pertencente, portanto, à linguagem não verbal, também se destaca, em linguagem verbal, na opção:
a) Falamos mil vezes sobre degradação ambiental.
b) Devemos cuidar da nossa casa: o planeta Terra.
c) Quer continuar a respirar? Continue desmatando...
d) O nosso Planeta pede socorro.
e) Algumas pessoas preferem desmatar a preservar.

QUESTÃO 8 IF17CON2



As figuras de linguagem são recursos utilizados para tornar as mensagens mais expressivas e significativas. Tais recursos podem ampliar o significado de uma oração, assim como suprir lacunas, de uma frase ou texto imagético, com novos significados. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois facilita a interpretação de diferentes tipos de textos. Analise as afirmativas a seguir:
I. A ausência de vírgula antes do vocativo “meu velho” não interfere na identificação e na interpretação das figuras de linguagem presentes no texto.
II. Onomatopeia e prosopopeia são duas figuras de linguagem presentes na charge.
III. A sinestesia é também uma figura presente nesse contexto.
IV. Os idosos sentados em cadeiras de rodas representam uma metáfora da espera satisfeita e prazerosa da aposentadoria.
V. A morte é uma metáfora da aposentadoria.
Estão corretas:
a) I, II e V
b) I e II
c) II e IV
d) III, IV e V
e) II e V

QUESTÃO 9 IF17CON2
Tendo em vista a charge apresentada na questão anterior, infere-se que
a) a aposentadoria foi alcançada antes da morte.
b) a morte chegou mesmo depois da aposentadoria.
c) os idosos aposentados esperam pela morte.
d) a charge remete à proposta de reforma da Previdência sugerida pelo governo Temer.
e) a fala do idoso revela que a proposta de reforma da Previdência sugerida pelo governo
Temer foi aceita.

        
TEXTO I
Deficiência no ciclo da vida

        A sociedade é composta por indivíduos e grupos com costumes e comportamentos diversos. A deficiência é parte do ciclo de vida de todos e ela pode aparecer em diferentes momentos da vida. Aqui estão alguns exemplos:  
·         Um bebê que precisa ser segurado ou carregado em um carrinho, para mobilidade;  
·         Um menino pequeno que não consegue alcançar o botão do seu andar no elevador;
·         Alguém com uma perna quebrada e engessada tentando subir as escadas;
·         Uma mulher em gravidez avançada tentando subir as escadas de um ônibus;  
·         Um cidadão analfabeto procurando informações na Internet;  
·         Um grupo de turistas que não fala a língua local;  
·         Alguém que não consegue ler as letras pequenas nas instruções de uma prescrição médica;  
·         Uma pessoa mais velha com artrite que não consegue segurar a maçaneta para abrir a porta.   
         Em geral, as pessoas enfrentam situações de impedimentos em uma sociedade que não está preparada ou que não aceita a diversidade. É preciso lembrar que o aspecto mais importante para uma vida independente é a capacitação dos indivíduos para que tomem suas próprias decisões e assumam suas responsabilidades. O uso de apoio para desempenhar tarefas diárias é considerado uma adaptação razoável para viabilizar o acesso: isso não deve ser visto como dependência. As chaves para uma sociedade inclusiva são a aceitação e o apoio que garantem que os direitos humanos sejam acessíveis a todos.

QUESTÃO 2 1F2017 SUB 1
Metáfora é uma figura de linguagem (sentido figurado) em que “um termo substitui outro a partir de uma relação de semelhança entre eles”. (BECHARA, Evanildo. Minidicionário da língua portuguesa)  

A palavra do último parágrafo do texto que foi usada metaforicamente é
a) sociedade
b) vida
c) tarefas
d) dependência
e) chaves






A batida vem pesada misturando tinta e rima
Nossos sonhos presos nas paredes, 
Nossas ideias livres na rima
Nos muro da cidade, prega arte e liberdade
Sempre na atividade, pega a vibe, reparte

Questão 14 CAPE 18 - No verso,“Nossos sonhos presos nas paredes, nossas ideias livres na rima” (8ª estrofe). A figura de linguagem que predomina é        

(A) o pleonasmo.
(B) a metáfora.
(C) a antítese.
(D) a catacrese.
(E) a hipérbole.

QUESTÃO 5

O uso adequado da pontuação é uma ferramenta para a coesão e a coerência na escrita, como ocorre no Texto I, com o emprego das aspas. Tendo em vista esse aspecto, indique, entre as alternativas a seguir, aquela cujo trecho faz uso expressivo das aspas, de modo a personificar e construir um sentido figurativo para a(s) palavra(s) que isola:

a) “Os robôs Optimus [...] devem ser usados para realizar trabalhos ‘chatos ou perigosos’

nas fábricas da Tesla, adiantou o empresário em artigo [...]”.

b) “Musk afirmou que busca uma ‘produção em massa’ do robô, após o lançamento, no

intuito de eventualmente torná-lo mais barato que um carro”

c) “No futuro, quer que o Optimus seja ‘o pilar da vida doméstica’”.

d) “‘As pessoas poderão comprar um robô para seus pais como presente de aniversário’, escreveu”.

e) “Até agora, a notícia é que o robô humanoide terá um conjunto de sensores para ‘ver’ o que há ao redor”.

 

QUESTÃO 8 Neste fragmento do Texto II “[...] recompensou-o pelo sacrifício: zombou cruelmente de sua incapacidade para correr”, é possível identificar efeitos de

a) ironia.

b) humor.

c) gradação.

d) formalidade.

e) comparação

 

https://selecoes.iff.edu.br/processo-seletivo-de-cursos-tecnicos/2023/processo_seletivo-1/provas-do-processo-seletivo-para-ingresso-aos-cursos-tecnicos-concomitantes-inmetro-2013-xerem-duque-de-caxias-2023-2013-1o-semestre/prova-objetiva-do-processo-seletivo-para-ingresso-aos-cursos-tecnicos-concomitantes-inmetro-2013-xerem-duque-de-caxias-2023-2013-1o-semestre

 

QUESTÃO 6

Releia a última estrofe do Texto III:

“Tenho saudade das cartas

Escritas com a própria mão

Mandava no mês de Junho

Só chegava no Verão

Mas matava a saudade

Era texto de verdade

Nas linhas do coração.

[...]”

No discurso literário, a linguagem é permeada pelo teor estético, de maneira que as palavras são articuladas para criar efeitos de sentido figurados. Na última estrofe do Texto III, é CORRETO considerar que

a) o fato de o autor ter saudade das cartas escritas a mão denota uma hipérbole com relação ao seus sentimentos sobre a tecnologia.

b) a relação dessa estrofe com as demais da poesia corrobora para a construção de uma prosopopeia sobre a linguagem e a interação escrita.

c) a nostalgia pelo texto escrito, representada na estrofe por Milton Duarte, é um exemplo de catacrese poética acerca do uso da tecnologia na sociedade.

d) o pleonasmo pretendido pelo poeta acerca dos usos tecnológicos é sintetizado no 28º verso do poema de Milton Duarte: “Era texto de verdade”.

e) a menção ao termo “verão” representa uma metonímia todo pela parte, utilizada para contrastar com o envio da correspondência em junho.

 

https://selecoes.iff.edu.br/processo-seletivo-de-cursos-tecnicos/2020/processo_seletivo/prova-e-gabarito-dos-cursos-tecnicos-integrados-ao-ensino-medio-e-concomitantes/prova-e-gabarito-dos-cursos-tecnicos-subsequentes

 

QUESTÃO 8

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados nas linguagens oral e escrita, que aumentam a expressividade da mensagem. No texto IV, há a presença de uma figura de linguagem a partir da qual se atribuem características humanas a animais ou a seres inanimados. A essa figura dá-se o nome de

a) metáfora.

b) antítese.

c) onomatopeia.

d) pleonasmo.

e) prosopopeia.

 

https://selecoes.iff.edu.br/processo-seletivo-de-cursos-tecnicos/2019/processo_seletivo-7/provas-processo-seletivo-para-ingresso-aos-cursos-tecnicos-de-nivel-medio-para-o-2-degsemestre-letivo-de-2019/prova-e-gabarito-dos-cursos-tecnicos-concomitantes

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário