ALUNO:______________________________________________Turma:______Data:______
SALA DE LEITURA - ATIVIDADE SOBRE O LIVRO O PEQUENO NICOLAU
01 – O que quer dizer a frase: “Uma lembrança para guardar com carinho.”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – Quem narra a história?
____________________________________________________________________________
03 – Onde se passa essa história?
_____________________________________________________________________________
04 – Quem disse para todo mundo vir bem limpo e penteado?
____________________________________________________________________________
05 – O que aconteceria de importante naquele dia?
_____________________________________________________________________________
06 – Como ficou a formação dos alunos para tirar a foto, organizada pelo fotógrafo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07 – “Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida". Nesse trecho, as palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente representam:
(A) os alunos da classe.
(B) as pessoas em geral e a professora.
(C) os alunos, a professora e o fotógrafo.
(D) todas as pessoas da cidade.
08 – O narrador comenta: "Essa roupa de marciano é um arranjo incrível"! Porque:
(A) com o capacete parece um aquário.
(B) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.
(C) o capacete não deixa que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.
(D) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se lavar.
09 – No trecho "e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele", a palavra grifada se refere ao:
(A) Rufino.
(B) Godofredo.
(C) velho.
(D) Agnaldo.
10 – Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com criança", ele quer:
(A) fazer uma brincadeira com a professora.
(B) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.
(C) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.
(D) que as crianças tenham medo dele.
Entendendo o texto:
01 – O que quer dizer a frase: “Uma lembrança para guardar com carinho.”?
Refere-se a foto que iriam tirar todos juntos com a professora.
02 – Quem narra a história?
O narrador-personagem.
03 – Onde se passa essa história?
Na escola.
04 – Quem disse para todo mundo vir bem limpo e penteado?
A professora.
05 – O que aconteceria de importante naquele dia?
Iriam tirar fotos todos juntos para guardar com lembrança.
06 – Como ficou a formação dos alunos para tirar a foto, organizada pelo fotógrafo?
O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas: a primeira fila sentada no chão, a segunda em pé em volta da professora, que ia ficar sentada numa cadeira, e a terceira, em pé em cima de uns caixotes.
07 – “Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida". Nesse trecho, as palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente representam:
(A) os alunos da classe.
(B) as pessoas em geral e a professora.
(C) os alunos, a professora e o fotógrafo.
(D) todas as pessoas da cidade.
08 – O narrador comenta: "Essa roupa de marciano é um arranjo incrível"! Porque:
(A) com o capacete parece um aquário.
(B) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.
(C) o capacete não deixa que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.
(D) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se lavar.
09 – No trecho "e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele", a palavra grifada quer dizer:
(A) do Rufino.
(B) do Godofredo.
(C) do velho.
(D) do Agnaldo.
10 – Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com criança", ele quer:
(A) fazer uma brincadeira com a professora.
(B) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.
(C) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.
(D) que as crianças tenham medo dele.
11 – Em "O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas:", os dois pontos servem para:
(A) pôr em dúvida a arrumação dos alunos.
(B) obrigar os alunos a ficar em filas.
(C) perguntar como seria cada fila.
(D) explicar como será cada fita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário