PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

ATIVIDADE SOBRE O LIVRO O PEQUENO NICOLAU

 

ALUNO:______________________________________________Turma:______Data:______

SALA DE LEITURA - ATIVIDADE SOBRE O LIVRO O PEQUENO NICOLAU

 

01 – O que quer dizer a frase: “Uma lembrança para guardar com carinho.”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02 – Quem narra a história?

____________________________________________________________________________

 

03 – Onde se passa essa história?

_____________________________________________________________________________

 

04 – Quem disse para todo mundo vir bem limpo e penteado?

____________________________________________________________________________

 

05 – O que aconteceria de importante naquele dia?

_____________________________________________________________________________

 

06 – Como ficou a formação dos alunos para tirar a foto, organizada pelo fotógrafo?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

07 – “Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida". Nesse trecho, as palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente representam:

(A) os alunos da classe.

(B) as pessoas em geral e a professora.

(C) os alunos, a professora e o fotógrafo.

(D) todas as pessoas da cidade.

 

08 – O narrador comenta: "Essa roupa de marciano é um arranjo incrível"! Porque:

(A) com o capacete parece um aquário.

(B) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.

(C) o capacete não deixa que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.

(D) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se lavar.

 

09 – No trecho "e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele", a palavra grifada se refere ao:

(A) Rufino.          

(B) Godofredo.             

(C) velho.    

(D) Agnaldo.

 

10 – Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com criança", ele quer:

(A) fazer uma brincadeira com a professora.

(B) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.

(C) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.

(D) que as crianças tenham medo dele.

 

 

 

 

 

Entendendo o texto:

 

01 – O que quer dizer a frase: “Uma lembrança para guardar com carinho.”?

      Refere-se a foto que iriam tirar todos juntos com a professora.

 

02 – Quem narra a história?

      O narrador-personagem.

 

03 – Onde se passa essa história?

      Na escola.

 

04 – Quem disse para todo mundo vir bem limpo e penteado?

      A professora.  

 

05 – O que aconteceria de importante naquele dia?

      Iriam tirar fotos todos juntos para guardar com lembrança.

 

06 – Como ficou a formação dos alunos para tirar a foto, organizada pelo fotógrafo?

 

 

      O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas: a primeira fila sentada no chão, a segunda em pé em volta da professora, que ia ficar sentada numa cadeira, e a terceira, em pé em cima de uns caixotes.

 

07 – “Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida". Nesse trecho, as palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente representam:

(A) os alunos da classe.

(B) as pessoas em geral e a professora.

(C) os alunos, a professora e o fotógrafo.

(D) todas as pessoas da cidade.

 

08 – O narrador comenta: "Essa roupa de marciano é um arranjo incrível"! Porque:

(A) com o capacete parece um aquário.

(B) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.

(C) o capacete não deixa que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.

 

 

(D) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se lavar.

 

09 – No trecho "e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele", a palavra grifada quer dizer:

(A) do Rufino.          

(B) do Godofredo.             

(C) do velho.    

(D) do Agnaldo.

 

10 – Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com criança", ele quer:

(A) fazer uma brincadeira com a professora.

(B) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.

(C) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.

(D) que as crianças tenham medo dele.

 

11 – Em "O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas:", os dois pontos servem para:

(A) pôr em dúvida a arrumação dos alunos.  

(B) obrigar os alunos a ficar em filas.

(C) perguntar como seria cada fila.                

(D) explicar como será cada fita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário