PáginasDESCRITOR

terça-feira, 9 de setembro de 2025

SIMULADO 9 ANO CICLO 3 CAED 2025 3 PARTE I

 

ALUNO: _____________________________________________TURMA 901 DATA 10/09/2025

 

REVISÃO PARA A PROVA DE PORTUGUÊS PARTE I

 

 

CRÔNICA – PAI É PAI, MÃE É MÃE

 

            Domingo de manhã, o patriarca da família estava tranquilamente na sala lendo o jornal. Era um domingo muito bonito e ensolarado e a casa estava feliz e muito agitada.

            Entre uma notícia aqui, uma reportagem ali, as folhas do periódico frequentemente se agitavam porque sempre passava alguém correndo... O pessoal realmente estava muito animado.

            - Mãe, você viu a minha blusa branca? Já secou as minhas meias? Perguntou a menina do meio.

            - Manhê! Olha aqui o Daniel. Ele não me deixa jogar o vídeo game. Reclamou um dos garotos menores.

            - Ô mãe! Deu pra senhora pegar aquele meu documento? A senhora vai fazer batata frita hoje? Perguntou o garoto mais velho.

            Ele começou a pensar:

            Puxa vida! Ser pai é algo meio ingrato. A gente faz de tudo para agradar os filhos, mas parece que a gente é invisível. Parece até que, para os filhos, a gente nem existe. Eles só têm olhos para a mãe. Isso de certa forma é uma coisa muito chata. Enquanto o pai ainda pensava sobre esses complexos assuntos familiares a menina mais velha o chamou:

             - Pai?

            Imediatamente ele pensou:

            Seu exagerado! Onde já se viu! Depois de velho deu pra ficar aí todo cheio de sensibilidades e achando que ninguém gosta de você... Que ninguém precisa mais de você... Era só o que faltava! Desse jeito vou acabar virando um velho rabugento e que só sabe reclamar...

            - Pai!...Paiêêêê!...Acorda pai!...Tô falando com você. Disse novamente a menina.

            - Oi, filha? Você me chamou? Perguntou todo feliz o genitor, que, agora, por causa do inesperado chamado da moça, já não estava assim tão triste.

            - Pai!...Você sabe onde está a mãe? Perguntou a simpática garota.

 

 

 

 

01) No penúltimo parágrafo dessa crônica, no trecho “...que, agora, por causa do inesperado chamado da moça...” a palavra destacada refere-se

A) à moça

B) ao genitor

C) ao chamado

D) à filha

 

 

02) Nesse texto, o narrador

A) conhece os pensamentos dos personagens sem participar da história.

B) participa da história como personagem protagonista, ou seja, principal.

C) participa da história como personagem antagonista, ou seja, opositor.

D) relata os acontecimentos sem conhecer os sentimentos dos personagens.

 

 

 

 

 

 

REDAÇÃO - Os trabalhos de casa praticados por crianças.

 

        Atualmente existem muitos pais que exigem que seus filhos façam pequenos trabalhos domésticos. Eles defendem que é importante para o aprendizado e formação do caráter. Mas essas atividades deveriam ser proibidas, pois as crianças ficam sem tempo para o desenvolvimento escolar e físico.

        Em primeiro lugar porque os trabalhos de casa roubam o tempo que as crianças poderiam gastar no estudo. Isso faz com que as crianças tirem notas baixas e até reprovem.

        Em segundo lugar, as atividades domésticas retiram o tempo que as crianças poderiam usar para atividades físicas como futebol e natação.

        Por todas estas razões, os pais não deveriam exigir que seus filhos ajudassem em casa. A infância é um momento de desenvolvimento de habilidades físicas e mentais. Gastar tempo com trabalhos irá impedir que a criança progrida nessas áreas que são mais importantes.

 REDAÇÃO DE ALUNO.

 

03) Entende-se desse texto que

A) os pais devem atribuir tarefas domésticas para as crianças

B) a progressão nas áreas social e emotiva ocorrem após a adolescência

C) as capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem na infância

D) para evitar o trabalho infantil as crianças deveriam passar o dia todo na escola.

 

 









4) A finalidade desse texto é

A) informar um fato ou acontecimento atual _________________________________

B) refletir sobre situações do cotidiano ____________________________________

C) narrar um acontecimento ficcional ______________________________________

D) defender um ponto de vista com argumentos ______________________________

 

 

Leia o texto abaixo

 

5) Esse texto é

A) rótulo

B) anúncio

C) propaganda

D) bula

 

 

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO - VIVER MAIS E MELHOR

 

Viver mais e melhor

        A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas. Celulares, computadores de mão, notebooks, aviões e mais uma infinidade de avanços que surgem a cada dia tornam a nossa existência muito mais prática e confortável.

        O problema é que não se pode ter tudo. Temos o celular, e perdemos por causa dele boa parte da nossa privacidade; colocamos nossa vida inteira nos nossos computadores de mão, e enlouquecemos quando eles quebram ou são roubados; andamos para lá e para cá com nossos moderníssimos notebooks, e com isso, trabalhamos mais do que nunca e abreviamos nossos momentos de lazer [...].

       Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas, assim como nos deu muito mais tempo. Hoje resolvemos todos os problemas de trabalho dentro das nossas casas, sem precisarmos ir ao escritório. Basta ligar o celular, abrir o notebook e pronto, tudo resolvido. Mas será que vale a pena transformarmos nossas casas em escritórios? Será que é esse o objetivo de toda essa tecnologia? Para que ganhamos mais tempo? Para gastá-lo com mais trabalho?

       A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor. Se soubermos usá-la a nosso favor, ela só contribuirá para a nossa qualidade de vida. O que não podemos é tornarmo-nos escravos dela. Vamos nos dar ao luxo de desligar os celulares nos finais de semana, de engavetarmos notebooks e computadores de mão fora do expediente de trabalho [...].

       A tecnologia é nossa amiga e parceira. Sabendo usá-la, viveremos muitos anos, o suficiente para ver outros avanços tecnológicos que nem sequer imaginamos e que tornarão a nossa vida cada vez mais longa.

PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2008

 

 

6) Nesse texto, um trecho que apresenta um contra-argumento (argumento contrário à ideia defendida) a respeito da ideia de que “A tecnologia está aí, cada vez mais presente e mais influente em nossas vidas.”

A) “A tecnologia nos dá a oportunidade de vivermos mais e melhor.”

B) “A tecnologia é nossa amiga e parceira.”

C) “O problema é que não se pode ter tudo.”

D) “Não há a menor dúvida de que a tecnologia tornou as distâncias mais curtas...”

 

7. No primeiro parágrafo desse texto, a palavra “presente” significa

A) relegado

B) frequente

C) lembrado

D) ausente

ARTIGO DE OPINIÃO FRAGMENTO - MÍDIA E O CULTO À BELEZA DO CORPO

 

     Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética.

    Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.

    Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.

   

 

 

 

8) No terceiro parágrafo desse texto, para desenvolver seus argumentos, o autor utiliza como estratégia um

A) dado estatístico __________________________________________________

B) exemplo do cotidiano _______________________________________________

C) fato histórico ______________________________________________________

D) argumento de autoridade _____________________________________________

 

CARTA DE RECLAMAÇÃO

 

Campinas, 24 de setembro de 2024

Prezada Joana,

          Como sabe, sempre tivemos uma boa relação de convivência, afinal, gostamos dos mesmos jogos de videogames, das mesmas séries e dos mesmos filmes. Além desses interesses em comum, sempre fomos cordiais um com o outro e nos ajudamos em diversos momentos. Por essa razão, espero que nossa excelente relação não seja afetada pelo assunto que gostaria de discutir por meio dessa carta.

          Nos últimos meses, notei que você adotou um novo gatinho. Agora, o felino se juntou aos outro oito gatos que você mantém em seu apartamento. Creio que o novo integrante de sua família não esteja acostumado com a vida em apartamento e se sinta em um espaço limitado. Por esse motivo, todos os dias, após às 23 horas, o bichano vai até a sacada, exatamente no ponto que abaixo da janela do meu quarto, e começa a lamentar. A tristeza do gatinho não costuma durar muito. São apenas três ou quatro minutos de “miaus” chorosos. Cerca de duas horas depois, seu filho de quatro patas costuma voltar ao mesmo lugar de antes e, novamente, choraminga seus lamentos. E isso se repete até o sol dar caras. Aos primeiros raios de sol, o gatinho percebe que é hora de tirar a soneca da manhã e preparar-se para choradeira da noite seguinte.

         O grande problema nisso tudo é que, como tenho o sono leve, faz um mês que não consigo dormir uma noite completa de sono. Situação chata essa, não é mesmo? Antes de escrever-lhe essa carta de reclamação, eu já havia pedido ao nosso síndico que conversasse com você. Sabe aquelas quatro multas de condomínio que você pagou e as ameaças de despejarem seus filhos peludos? Sim, foram por isso. Como nada surtiu efeito até o momento, esse é meu último recurso.     Assim, peço a você diretamente que resolva a situação. Você poderia mantê-lo dentro de casa durante o período da noite.

          O que acha? Creio que assim, o som dos miados do gatinho cessará. Caso o chororô continue, creio que na próxima noite, vou me juntar ao seu gatinho e chorar minhas angústias por não conseguir ter nem uma noite de sono na minha própria casa. Já disse a você que tenho uma voz bem potente?

Desde já peço sua compreensão e agradeço a atenção.

Abraços,

Seu querido vizinho

 

9) Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A) Nos últimos meses, notei que você adotou um novo gatinho.

B) Agora, o felino se juntou aos outro oito gatos que você mantém em seu apartamento.

C) Situação chata essa, não é mesmo?

D) Assim, peço a você diretamente que resolva a situação.

 

 

10) Nesse texto, no trecho “Como nada surtiu efeito até o momento, esse é meu último recurso.” A palavra destacada indica

A) causa

B) conclusão

C) oposição

D)  tempo

 

 

 

GERAÇÃO DO CELULAR Inaê Soares da Silva

 

            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.

       As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

 

 

11) Qual a ideia defendida pelo autor do texto?

A) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros”

B) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador”

C) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos”

D) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”

 

 

12) Entende-se desse texto que:

A) o uso do celular tem prejudicado as relações sociais.

B) o uso do celular tem melhorado as relações sociais.

C) as pessoas utilizam o celular para pagar contas.

D) aumentou o número de roubo de celulares.

 

 

13. Qual o assunto desse texto?

A) mundo real.

B) uso do celular por crianças.

C) vício no celular.

D) uso do celular por adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário