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domingo, 14 de setembro de 2025

SIMULADO CAED 9 ANO 2025 CICLO 3 PARTE II

 

ALINO: _______________________________________________TURMA:901 DATA: 15/09/2025

REVISÃO PARA PROVA DE PORTUGUÊS PARTE II

 

REPORTAGEM – FINALIDADE / INFORMAR

O livro brasileiro mencionado no dorama ‘Hometown Cha Cha Cha’

          Descubra qual é o livro brasileiro mencionado no dorama "Hometown Cha Cha Cha" que faz sucesso entre os sul-coreanos

          Sabia que há uma referência ao Brasil em “Hometown Cha Cha Cha? Acontece que, mais que um bom romance para ver no tempo livre, o dorama de 2021 ganhou um novo significado para os fãs brasileiros ao inserir logo no começo da trama um aceno para o país representado pela bandeira verde e amarela por meio de uma menção literária.

          Para entender, é válido lembrar que a relação entre Brasil e Coreia já ultrapassa as barreiras geográficas há anos devido ao fenômeno conhecido como Hallyu, a Onda Coreana, a qual foi capaz de fazer a cultura do país do leste asiático cruzar oceanos e conquistar cada vez mais fãs brasileiros, os quais hoje são consumidores assíduos dos doramas e do k-pop, por exemplo.

          Mas, calma! De certa forma, o apreço é mútuo, afinal, não é difícil ver idols de k-pop ouvindo e fazendo covers de canções brasileiras — sendo esse um dos elos mais fortes entre os países, já que tornou possível até que as duas línguas se fundissem em parcerias musicais como o recente “Mexe”, single de Pabllo Vittar e NMIXX.

          Dessa forma, em “Hometown Cha Cha Cha” há também uma evidência fictícia de mais uma conexão entre as nações, já que, além das músicas, os nascidos na Coreia do Sul são apreciadores da literatura nacional, tendo uma obra brasileira de mais de cinco décadas conquistado o coração das crianças sul-coreanas há anos.

Como assim?

          Acontece que, no drama, disponível para streaming na Netflix, a história se desenvolve quando a dentista Yoon Hye Jin (Shin Min Ah) decide abandonar a vida na cidade e se mudar para um vilarejo litorâneo para abrir sua própria clínica, sendo essa uma tentativa desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados trabalhando para terceiros.

          Com a ajuda de moradores locais, como a do faz tudo Hong Du Sik (Kim Seon-ho), ela começa a receber seus primeiros pacientes — dentre eles uma criança que, enquanto responde perguntas para quebrar o gelo e tornar o atendimento leve, admite que seu livro favorito é “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.

Como ‘Meu Pé de Laranja Lima’ ganhou leitores na Coreia?

          Romance juvenil da literatura brasileira, o livro caiu no gosto dos pequenos sul-coreanos, já que, publicado em 1968 e traduzido para 52 línguas, o livro faz parte da grade de leitura obrigatória das escolas coreanas para as crianças da 5ª série do Ensino Fundamental.

          Mais que isso, o título foi transformado em manhwa, como são chamadas as histórias em

quadrinhos sul-coreanas, e publicado pelas editoras CheongNyeonSa  e Dongnyok Publishers), em 2003 e 2011, respectivamente, como explica o Centro Cultural Coreano, popularizando ainda mais a história no país.

 

14) No fragmento “sendo essa uma tentativa desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados trabalhando para terceiros.” A palavra em destaque significa

A) retificar _____________________________________________________

B) ratificar ______________________________________________________

C) impulsionar __________________________________________________

D) apensionar _________________________________________________

 

15) de acordo com esse texto, na Coreia do Sul o livro brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima” foi transformado em:

A) tirinha __________________________________________________

B) charge _________________________________________________

C) cartum ________________________________________________

D) HQ __________________________________________________

 

Nem tudo está perdido: 5 dicas para ajudar seu filho no segundo semestre

          Para os pais e estudantes que acham que o ano está perdido, a mensagem é clara: nunca é tarde para recomeçar - André Nicolau, colaboração para a CNN

          Com o início do segundo semestre letivo, muitos pais se perguntam se ainda dá tempo de recuperar o desempenho escolar dos filhos. Para Gabrielle Batemarqui, professora e trainee pedagógica do Grupo Salta Educação, a resposta é sim, e o segredo está em planejamento, acompanhamento e parceria entre escola, aluno e família. Segundo a especialista, os motivos que levam ao baixo desempenho são variados, envolvendo questões pedagógicas, emocionais e familiares.

          Entre os desafios, destacam-se a falta de interesse, dificuldades de foco — muitas vezes associadas ao uso excessivo de celulares — e problemas emocionais, como ansiedade e baixa autoestima. Mas e agora, no segundo semestre, como virar esse jogo?

Confira cinco dicas para ajudar seu filho a se recuperar e terminar o ano com bons resultados:

  • Busque apoio na escola

          Conversar com os professores e coordenadores é o primeiro passo para  traçar um plano individualizado de recuperação. As escolas do Grupo Salta, por exemplo, oferecem monitorias e reforço escolar como apoio personalizado a partir da necessidade captada nesses encontros. “As monitorias ajudam o aluno a tirar dúvidas no seu ritmo e promovem uma aprendizagem mais ativa e colaborativa”.

  • Estabeleça uma nova rotina de estudos

          Criar uma rotina estruturada, com horários definidos e ambiente sem distrações, é fundamental. “A matéria precisa ser revisada no mesmo dia em que foi ensinada, enquanto ainda está fresca na memória do aluno”, orienta Gabrielle. Também é importante equilibrar estudo e lazer, para manter a motivação e o bem-estar.

  • Fortaleça o diálogo entre escola e família

          Manter um canal de comunicação constante com a escola permite identificar e corrigir dificuldades rapidamente. “Esse diálogo cria um ambiente de apoio e engajamento que beneficia todo o processo de aprendizagem”.

  • Trabalhe a motivação e a resiliência

          Lidar com a frustração de notas baixas é um desafio, mas também uma oportunidade de aprendizado. “É nos erros que o cérebro aprende melhor. Ao entender que o fracasso faz parte do processo, o aluno desenvolve resiliência e cresce com a experiência”.

  • Celebre as pequenas conquistas

          Cada avanço deve ser valorizado. Melhorou a nota? Entendeu um conteúdo que antes era difícil? Comemore. “Essas pequenas vitórias aumentam a autoconfiança e incentivam o aluno a seguir em frente”.

 

16) Entende-se desse texto que

A) o ano está perdido para os alunos que estão com notas baixas

B) são vários os motivos do baixo desempenho escolar

C) a desigualdade social é uma causa do baixo rendimento escolar

D) o preconceito é um causador do baixo aproveitamento escolar.

 

17) Qual é o assunto do texto?

A)  a rotina de estudos dos alunos das escolas públicas

B) o diálogo entre escola e família e pais e filhos

C) o desempenho escolar no segundo semestre

D) o desempenho emocional de alguns alunos

 

18) Esse texto é

A) uma entrevista ____________________________________________

B) uma reportagem ___________________________________________

C) um editorial ______________________________________________

D) uma crônica ____________________________________________

 

O MAGO DA "VERDADE".

          Luís era um sujeito gordo, mas muito gordo mesmo. A sua obesidade era quase doentia. Ele vivia triste pois quanto mais fazia regime menos resultado era visto. Num belo dia, um mago apareceu e disse para ele:

          - Nossa Luís como você está bem cara! Emagreceu demais, está com o shape impecável.

          Desde então, apesar de não ter reduzido um mísero miligrama no seu peso corpóreo, Luís

passou a se sentir em plena forma. E, até de vez em quando, fazia uma piadinha maldosa com outras pessoas que estavam acima do peso.

 

19) Nesse texto a história começa quando

A) Luís era gordo

B) Luís vivia triste

C) um mago apareceu

D) Luís passo a sentir-se em plena forma

 

Leia o texto abaixo

 

 

 

20) Esse texto foi escrito para

A) dar informação sobre um produto

B) ensinar a fazer um produto em casa

C) reclamar de um produto com defeito

D) orientar a como usar um produto

 

Celular: a maquininha de Deus e do Diabo

          A partir do ano letivo de 2025, os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão proibidos de usar aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio e os intervalos entre as aulas. A medida é válida para instituições de ensino públicas e privadas, conforme determina a Lei nº 15.100, recém-aprovada em 13/01/25, definindo que tal uso só será permitido mediante orientação do professor ou outro profissional da educação, com escopo didático e pedagógico. A direção de cada escola tem autonomia para definir se o aparelho eletrônico permanece na mochila do estudante ou fica guardado em um local específico.  (...)

          O banimento nacional e padronizado é uma medida acertada, pois, acima de tudo, promove o tão necessário empoderamento do professor, que passa a ter autoridade para decidir em quais momentos de uma aula o celular pode ser usado. Ademais, o uso de smartphones se tornou abusivo, seja pelas espiadelas dos alunos durante as aulas (o que provoca distrações), seja pela troca de mensagens com críticas a certas atitudes do professor, zoação ou paqueras com colegas, seja pelas chamadas (sonoras) em plena aula, o que causa um frisson em todo o ambiente. Além disso, tem-se agora no celular amplo acesso às ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que, se mal utilizadas, podem comprometer o processo de aprendizagem ao disponibilizar, em segundos e sem esforço, respostas a qualquer pergunta ou atividade proposta em sala de aula.  Evidentemente esta proibição não exclui a necessidade de apropriação de uma boa educação digital durante as aulas.

          A maioria dos professores manifesta que, atualmente, o maior problema em ministrar aulas não é a indisciplina, mas o desinteresse e a desmotivação dos alunos, em geral distraídos pelo uso do celular (é a denominada ausência presencial). Porém, também é verdade que o professor não mais deve ser um expositor de conteúdos, mas se transfigurar em mediador, mentor, motivador, ainda mais num contexto em que as perspectivas da IA são avassaladoras, tanto para o bem quanto potencialmente para o mal, impactando significativamente a Educação e todo o nosso modus vivendi et operandi. E justificadamente nós, educadores, estamos perplexos, como que diante do despertar de um gigante desconhecido. (...)

 

21. Qual é a ideia defendida pelo autor desse texto ___________________

A)  o uso do celular está proibido em escolas pública e privadas

B)  o uso só será permitido com a orientação do professor

C)  as escolas definirão o local onde o celular ficará guardado

D)  o banimento do celular é uma medida acertada

 

22) Nesse texto a palavra mediador significa _______________________

A) influenciador _________________________________________

B) intermediário _________________________________________

C) monetário __________________________________________

D) negociador _________________________________________

 

23. No segundo parágrafo o autor do texto utiliza como argumento

A)  acontecimento histórico _______________________________________

B) argumento de autoridade _______________________________________

C) dados estatísticos ___________________________________________

D) relato pessoal _______________________________________________

 

 

Na Barbearia do Cansaço (Marco Antônio Dutra)

O Sr. Bernardino chegou à barbearia, deu um “boa noite” e ficou quietinho no seu lugar preferido.

Todos estranharam.

O Sr. Dolores logo quis saber o motivo:

— Por que tanto silêncio, Sr. Bernardino?

— Hoje deu pra cansar, amigo Dolores. Acabei de mochar 36 touros e depois ainda castrei 68 leitoas.

Arrumei o telhado do galinheiro e tive que tirar o leite sozinho...

O bom Dico falou baixinho no ouvido do Oswaldo Borracheiro:

— Vê se consegue uma foto do Sr. Bernardino pra mim.

Oswaldo, meio espantado, quis saber o motivo:

— Foto? Pra quê?

— Vou colocar dentro da talha de água e servir pro pessoal lá da fazenda. Vou ter super funcionários!

— E vai mesmo! — respondeu o Oswaldo, rindo.

 

24) nesse texto o narrador

A) conta situações cotidianas que ouviu de outra pessoa ___________________

B) narra acontecimentos sem se envolver com a história _________________

C) participa dos fatos como personagem secundário _____________________

D) relembra fatos que aconteceram em sua infância ____________________


 

 

 

Setembro Caramelo; jogadores entram com cães em campo para incentivar adoção

          Não é só futebol é Setembro Caramelo. Jogadores do Coritiba entraram em campo com 11 cachorros caramelo para incentivar a adoção de bichinhos no Brasil

          Antes do jogo, os atletas desfilaram ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas A ação é uma iniciativa do clube em parceria com a ONG, que promove a adoção responsável de animais.

          “Aqueles que adotarem um dos cachorrinhos que estiveram em campo vão receber um kit exclusivo Coritiba da empresa Lucky Pet, com guia, coleira e bandana, além de um voucher de banho oferecido pela Doc G Barigui”, explicou o time nas redes sociais.

           A boa ação foi nesta sexta, 11, antes da partida contra o Goiás, os jogadores desfilaram ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas.

          Além dos cachorrinhos, o time titular usava camisas com um patch exclusivo da campanha, fixado na parte frontal da barra.

          Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause, com lances a partir de R$ 600. Toda a renda arrecadada será destinada à causa animal.

Todos estão para adoção

          Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas, também em homenagem à campanha.

“Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje. Pra celebrar o Setembro Caramelo, 11 caramelinhos entraram em campo hoje. E todos eles estão pra adoção, tá? É só falar com a @sos4patas.pr pra saber mais”, diz o Coritiba nas redes.

A SOS 4 Patas também celebrou o momento: “Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto e dos nossos resgatados. Durante o Setembro Caramelo, no jogo do Coritiba, 11 cães entraram em campo ao lado dos jogadores — todos aguardando a chance de encontrar um lar cheio de amor.”

 

 

25) Nesse texto, no trecho “A ação é uma iniciativa do clube” o termo destacado refere-se

A) ao Setembro  caramelo

B) aos atletas desfilarem ao lado dos cães

C) à adoção responsável

D) aos que adotarem um cachorrinho

 

26)  Em qual trecho há uma marca de opinião ____________________________

A) Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje.

B) Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto...

C) Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas...

D) Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause...

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