ALINO:
_______________________________________________TURMA:901 DATA: 15/09/2025
REVISÃO
PARA PROVA DE PORTUGUÊS PARTE II
REPORTAGEM – FINALIDADE / INFORMAR
O livro brasileiro mencionado no dorama
‘Hometown Cha Cha Cha’
Descubra qual é o livro brasileiro mencionado no dorama "Hometown
Cha Cha Cha" que faz sucesso entre os sul-coreanos
Sabia que há uma referência ao
Brasil em “Hometown Cha
Cha Cha”? Acontece que, mais que um bom
romance para ver no tempo livre, o dorama de 2021 ganhou um novo significado
para os fãs brasileiros ao inserir logo no começo da trama um aceno para o país
representado pela bandeira verde e amarela por meio de uma menção literária.
Para entender, é válido lembrar
que a relação entre Brasil e Coreia já ultrapassa as barreiras geográficas há
anos devido ao fenômeno conhecido como Hallyu, a Onda Coreana, a qual foi capaz
de fazer a cultura do país do leste asiático cruzar oceanos e conquistar cada
vez mais fãs brasileiros, os quais hoje são consumidores assíduos dos doramas e
do k-pop, por exemplo.
Mas, calma! De certa forma, o
apreço é mútuo, afinal, não é difícil ver idols de k-pop ouvindo e fazendo
covers de canções brasileiras — sendo esse um dos elos mais fortes entre os
países, já que tornou possível até que as duas línguas se fundissem em parcerias
musicais como o recente “Mexe”, single de Pabllo Vittar e
NMIXX.
Dessa forma, em “Hometown Cha
Cha Cha” há também uma evidência fictícia de mais uma conexão entre as nações,
já que, além das músicas, os nascidos na Coreia do Sul são apreciadores da
literatura nacional, tendo uma obra brasileira de mais de cinco décadas
conquistado o coração das crianças sul-coreanas há anos.
Como assim?
Acontece que, no drama,
disponível para streaming na Netflix, a história se desenvolve quando a dentista Yoon Hye Jin
(Shin Min Ah) decide abandonar a vida na cidade e se mudar para um
vilarejo litorâneo para abrir sua própria clínica, sendo essa uma tentativa
desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados
trabalhando para terceiros.
Com a ajuda de moradores locais,
como a do faz tudo Hong Du Sik (Kim Seon-ho), ela começa a receber seus
primeiros pacientes — dentre eles uma criança que, enquanto responde perguntas
para quebrar o gelo e tornar o atendimento leve, admite que seu livro favorito
é “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.
Como ‘Meu Pé de Laranja Lima’ ganhou leitores na
Coreia?
Romance juvenil da literatura
brasileira, o livro caiu no gosto dos pequenos sul-coreanos, já que, publicado
em 1968 e traduzido para 52 línguas, o livro faz parte da grade de leitura
obrigatória das escolas coreanas para as crianças da 5ª série do Ensino
Fundamental.
Mais que isso, o título foi
transformado em manhwa, como são chamadas as histórias em
quadrinhos sul-coreanas, e publicado pelas editoras CheongNyeonSa e Dongnyok Publishers), em 2003 e 2011,
respectivamente, como explica o Centro Cultural Coreano, popularizando ainda
mais a história no país.
14) No fragmento “sendo essa uma tentativa
desesperada de fazer sua carreira alavancar após anos frustrados
trabalhando para terceiros.” A palavra em destaque significa
A) retificar
_____________________________________________________
B) ratificar
______________________________________________________
C) impulsionar
__________________________________________________
D) apensionar
_________________________________________________
15) de acordo com esse texto, na Coreia do Sul
o livro brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima” foi transformado em:
A) tirinha
__________________________________________________
B) charge
_________________________________________________
C) cartum
________________________________________________
D) HQ
__________________________________________________
Nem tudo está perdido: 5 dicas para ajudar seu
filho no segundo semestre
Para os pais e estudantes que acham que o ano está perdido, a mensagem é
clara: nunca é tarde para recomeçar - André Nicolau, colaboração para a CNN
Com o início do segundo semestre letivo, muitos pais se
perguntam se ainda dá tempo de recuperar o desempenho escolar dos filhos.
Para Gabrielle Batemarqui, professora e trainee pedagógica do Grupo Salta
Educação, a resposta é sim, e o segredo está em planejamento, acompanhamento e
parceria entre escola, aluno e família. Segundo a especialista, os
motivos que levam ao baixo desempenho são variados, envolvendo questões pedagógicas,
emocionais e familiares.
Entre os desafios, destacam-se a falta
de interesse, dificuldades de foco — muitas vezes associadas ao uso excessivo
de celulares — e problemas emocionais, como ansiedade e
baixa autoestima. Mas e agora, no segundo semestre, como virar
esse jogo?
Confira cinco dicas para ajudar seu filho a
se recuperar e terminar o ano com bons resultados:
- Busque
apoio na escola
Conversar com os professores e coordenadores é o primeiro passo para traçar um plano individualizado de recuperação.
As escolas do Grupo Salta, por exemplo, oferecem monitorias e reforço escolar como
apoio personalizado a partir da necessidade captada nesses encontros. “As
monitorias ajudam o aluno a tirar dúvidas no seu ritmo e
promovem uma aprendizagem mais ativa e colaborativa”.
- Estabeleça
uma nova rotina de estudos
Criar uma rotina estruturada, com horários definidos
e ambiente sem distrações, é fundamental. “A matéria precisa ser revisada no mesmo
dia em que foi ensinada, enquanto ainda está fresca na memória do aluno”,
orienta Gabrielle. Também é importante equilibrar estudo e lazer, para manter
a motivação e o bem-estar.
- Fortaleça
o diálogo entre escola e família
Manter um canal de comunicação constante com a escola permite
identificar e corrigir dificuldades rapidamente. “Esse diálogo cria um ambiente
de apoio e engajamento que beneficia todo o processo de aprendizagem”.
- Trabalhe
a motivação e a resiliência
Lidar com a frustração de notas baixas é um desafio, mas também uma
oportunidade de aprendizado. “É nos erros que o cérebro aprende melhor. Ao
entender que o fracasso faz parte do processo, o aluno desenvolve resiliência e
cresce com a experiência”.
- Celebre
as pequenas conquistas
Cada avanço deve ser valorizado. Melhorou a nota? Entendeu um
conteúdo que antes era difícil? Comemore. “Essas pequenas vitórias aumentam a
autoconfiança e incentivam o aluno a seguir em frente”.
16) Entende-se desse texto que
A) o ano está perdido para os alunos que estão
com notas baixas
B) são vários os motivos do baixo desempenho
escolar
C) a desigualdade social é uma causa do baixo
rendimento escolar
D) o preconceito é um causador do baixo
aproveitamento escolar.
17) Qual é o assunto do texto?
A) a rotina
de estudos dos alunos das escolas públicas
B) o diálogo entre escola e família e pais e
filhos
C) o desempenho escolar no segundo semestre
D) o desempenho emocional de alguns alunos
18) Esse texto é
A) uma entrevista
____________________________________________
B) uma reportagem ___________________________________________
C) um editorial ______________________________________________
D) uma crônica ____________________________________________
O MAGO DA "VERDADE".
Luís era um sujeito gordo, mas muito gordo mesmo. A sua obesidade era
quase doentia. Ele vivia triste pois quanto mais fazia regime menos resultado
era visto. Num belo dia, um mago apareceu e disse para ele:
- Nossa Luís como você está bem cara! Emagreceu demais, está com o shape
impecável.
Desde então, apesar de não ter reduzido um mísero miligrama no seu peso
corpóreo, Luís
passou a se sentir em plena forma. E, até de
vez em quando, fazia uma piadinha maldosa com outras pessoas que estavam acima
do peso.
19) Nesse texto a história começa quando
A) Luís era gordo
B) Luís vivia triste
C) um mago apareceu
D) Luís passo a sentir-se em plena forma
Leia o texto abaixo
20) Esse texto foi escrito para
A) dar informação sobre um produto
B) ensinar a fazer um produto em casa
C) reclamar de um produto com defeito
D) orientar a como usar um produto
Celular: a maquininha de Deus e do Diabo
A partir do ano letivo de 2025, os
estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão proibidos de usar
aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio e os
intervalos entre as aulas. A medida é válida para instituições de ensino públicas
e privadas, conforme determina a Lei nº 15.100, recém-aprovada em 13/01/25,
definindo que tal uso só será permitido mediante orientação do professor ou
outro profissional da educação, com escopo didático e pedagógico. A direção de
cada escola tem autonomia para definir se o aparelho eletrônico permanece na
mochila do estudante ou fica guardado em um local específico. (...)
O banimento nacional e padronizado é
uma medida acertada, pois, acima de tudo, promove o tão necessário
empoderamento do professor, que passa a ter autoridade para decidir em quais
momentos de uma aula o celular pode ser usado. Ademais, o uso de smartphones se
tornou abusivo, seja pelas espiadelas dos alunos durante as aulas (o que
provoca distrações), seja pela troca de mensagens com críticas a certas
atitudes do professor, zoação ou paqueras com colegas, seja pelas chamadas
(sonoras) em plena aula, o que causa um frisson em todo o ambiente. Além disso,
tem-se agora no celular amplo acesso às ferramentas de Inteligência Artificial
(IA) que, se mal utilizadas, podem comprometer o processo de aprendizagem ao
disponibilizar, em segundos e sem esforço, respostas a qualquer pergunta ou
atividade proposta em sala de aula. Evidentemente esta proibição não exclui a
necessidade de apropriação de uma boa educação digital durante as aulas.
A maioria dos professores manifesta
que, atualmente, o maior problema em ministrar aulas não é a indisciplina, mas
o desinteresse e a desmotivação dos alunos, em geral distraídos pelo uso do
celular (é a denominada ausência presencial). Porém, também é verdade que o
professor não mais deve ser um expositor de conteúdos, mas se transfigurar em mediador,
mentor, motivador, ainda mais num contexto em que as perspectivas da IA são
avassaladoras, tanto para o bem quanto potencialmente para o mal, impactando
significativamente a Educação e todo o nosso modus vivendi et operandi. E
justificadamente nós, educadores, estamos perplexos, como que diante do
despertar de um gigante desconhecido. (...)
21. Qual é a ideia
defendida pelo autor desse texto ___________________
A) o uso do celular está proibido em escolas
pública e privadas
B) o uso só será permitido com a orientação do
professor
C) as escolas definirão o local onde o celular
ficará guardado
D) o banimento do celular é uma medida acertada
22) Nesse texto a
palavra mediador significa _______________________
A) influenciador
_________________________________________
B) intermediário
_________________________________________
C) monetário
__________________________________________
D) negociador
_________________________________________
23. No segundo
parágrafo o autor do texto utiliza como argumento
A) acontecimento histórico
_______________________________________
B) argumento de
autoridade _______________________________________
C) dados
estatísticos ___________________________________________
D) relato pessoal
_______________________________________________
Na Barbearia do Cansaço
(Marco
Antônio Dutra)
O Sr. Bernardino chegou
à barbearia, deu um “boa noite” e ficou quietinho no seu lugar preferido.
Todos estranharam.
O Sr. Dolores logo quis
saber o motivo:
— Por que tanto
silêncio, Sr. Bernardino?
— Hoje deu pra cansar,
amigo Dolores. Acabei de mochar 36 touros e depois ainda castrei 68 leitoas.
Arrumei o telhado do
galinheiro e tive que tirar o leite sozinho...
O bom Dico falou
baixinho no ouvido do Oswaldo Borracheiro:
— Vê se consegue uma
foto do Sr. Bernardino pra mim.
Oswaldo, meio
espantado, quis saber o motivo:
— Foto? Pra quê?
— Vou colocar dentro da
talha de água e servir pro pessoal lá da fazenda. Vou ter super funcionários!
— E vai mesmo! —
respondeu o Oswaldo, rindo.
24) nesse texto o
narrador
A) conta situações
cotidianas que ouviu de outra pessoa ___________________
B) narra
acontecimentos sem se envolver com a história _________________
C) participa dos
fatos como personagem secundário _____________________
D) relembra
fatos que aconteceram em sua infância ____________________
Setembro Caramelo;
jogadores entram com cães em campo para incentivar adoção
Não é só futebol é Setembro Caramelo.
Jogadores do Coritiba entraram em campo com 11 cachorros caramelo para
incentivar a adoção de bichinhos no Brasil
Antes do jogo, os atletas desfilaram
ao lado de cães resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas A ação é uma iniciativa
do clube em parceria com a ONG, que promove a adoção responsável de animais.
“Aqueles que adotarem um dos
cachorrinhos que estiveram em campo vão receber um kit exclusivo Coritiba da
empresa Lucky Pet, com guia, coleira e bandana, além de um voucher de banho
oferecido pela Doc G Barigui”, explicou o time nas redes sociais.
A boa ação foi nesta sexta, 11,
antes da partida contra o Goiás, os jogadores desfilaram ao lado de cães
resgatados pelo Instituto SOS 4 Patas.
Além dos cachorrinhos, o time titular
usava camisas com um patch exclusivo da campanha, fixado na parte frontal da
barra.
Essas camisas serão leiloadas pela
plataforma Play For a Cause, com lances a partir de R$ 600. Toda a renda
arrecadada será destinada à causa animal.
Todos estão para adoção
Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas, também em
homenagem à campanha.
“Nosso elenco entrou
com Mascotinhos diferentes hoje. Pra celebrar o Setembro Caramelo, 11
caramelinhos entraram em campo hoje. E todos eles estão pra adoção, tá? É só
falar com a @sos4patas.pr pra saber mais”, diz o Coritiba nas redes.
A SOS 4 Patas também
celebrou o momento: “Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do
Instituto e dos nossos resgatados. Durante o Setembro Caramelo, no jogo do
Coritiba, 11 cães entraram em campo ao lado dos jogadores — todos aguardando a
chance de encontrar um lar cheio de amor.”
25)
Nesse texto, no trecho “A ação é uma iniciativa do clube” o termo
destacado refere-se
A)
ao Setembro caramelo
B)
aos atletas desfilarem ao lado dos cães
C)
à adoção responsável
D)
aos que adotarem um cachorrinho
26)
Em qual trecho há uma marca de opinião
____________________________
A)
Nosso elenco entrou com Mascotinhos diferentes hoje.
B)
Hoje vivemos algo que ficará para sempre na memória do Instituto...
C)
Durante o jogo, as bandeirinhas de escanteio foram temáticas...
D)
Essas camisas serão leiloadas pela plataforma Play For a Cause...
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