PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

SAEB 2025 ATIVIDADES LEITURA

 SAEB 2025 ATIVIDADES

LEITURA Reconhecer

H1. Identificar o uso de recursos persuasivos em textos verbais e não verbais.

H2. Identificar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio jornalístico/midiático.

H3. Identificar formas de organização de textos normativos, legais e/ou reivindicatórios.

H4. Identificar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos.

H5. Identificar elementos constitutivos de gêneros de divulgação científica.

Leia o texto

 

1. No texto publicitário acima só não foi usado como recurso persuasivo verbal para convencer o leitor:

a) o uso do modo imperativo RECUSE, REDUZA, REUTILIZE.

b) o uso de pronomes VOCÊ, SEUS.

c) o uso de jogo de palavras SACO = OBJETO / SACO = INCÔMODO.

d) o uso de argumento de autoridade ENQUANTO VOCÊ LÊ.


Leia o texto

 

2. O recurso verbal persuasivo utilizado na tirinha foi

a) preconceito

b) ignorância

c) ironia

d) covardia

EDITORIAL - Queimadas pelo Brasil: os cúmplices da tragédia

A falta de eficiência do governo federal para combater os incêndios florestais em todo o País tem cúmplices, e eles estão no Congresso Nacional. Foram os parlamentares da Câmara e do Senado que votaram, em sua maioria, pelo desmonte do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em 2023, ao aprovarem, a toque de caixa, a Medida Provisória (MP) 1.154, esvaziando a pasta que fiscaliza crimes ambientais, cuja estrutura já era precária.

Decisões do Congresso, no ano passado, fizeram o MMA sofrer um corte de 16% em seu orçamento, o equivalente a mais de R$ 700 milhões, deixando-o com R$ 3,6 bilhões ao ano. Os parlamentares também conseguiram aprovar a retirada do controle do MMA sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo

a interesses da bancada do agro, além de outras medidas que contribuíram para que o ministério enfrentasse greves de servidores em meio a uma das maiores crises ambientais.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018 apontou que o maior número de focos de incêndio no Brasil ocorre em cidades com mais cabeças de gado ou com potencial de crescimento pecuário. O levantamento foi realizado a partir de dados sobre o rebanho bovino divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a quantidade de focos de incêndio registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

          Nos últimos dias, o Inpe apontou que é no Mato Grosso (um dos Estados brasileiros com maior rebanho bovino) que se registra o maior número de focos de incêndio no País, 21 mil; seguido por Pará, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Já São Paulo acumula 5.300 focos de incêndio. Em todo o Brasil, o aumento no índice de queimadas foi de 80% neste ano em relação a 2023, e os mentores da destruição não vivem nas florestas.

O crime ambiental no Brasil tem autores e coautores que agem com desfaçatez. Com as florestas em chamas, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) questionou se os responsáveis pela fiscalização ambiental no Brasil não tinham solução. Valadares foi um dos que seguiu a orientação da bancada ruralista e, como a maioria dos deputados, votou por um dos maiores desmontes que uma pasta ambiental já sofreu nas últimas décadas.

3. No editorial em estudo, indique a alternativa que NÃO  apresenta as estratégias argumentativas usadas no texto para defender a tese..

a) citação de dados estatísticos.

b) citação de estudos científicos.

c) argumentos de autoridades.

d) pensamentos filosóficos. 

4. Qual das alternativas NÃO apresenta argumento para comprovar a tese de que “A falta de eficiência do governo federal para combater os incêndios florestais em todo o País tem cúmplices, e eles estão no Congresso Nacional

a) Foram os parlamentares da Câmara e do Senado que votaram, em sua maioria, pelo desmonte do Ministério do Meio Ambiente

b) Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018 apontou que o maior número de focos de incêndio no Brasil

c) a interesses da bancada do agro, além de outras medidas que contribuíram para que o ministério enfrentasse greves

d) Decisões do Congresso, no ano passado, fizeram o MMA sofrer um corte de 16% em seu orçamento, o equivalente a mais de R$ 700 milhões

 

          Macaé realiza Semana da Consciência Negra 2025 com programação voltada à memória, resistência e futuro

 

27/10/2025 07:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

 

Tudo pronto para a Semana da Consciência Negra 2025. A programação gratuita será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro e terá como tema central “Macaé pela Igualdade Racial: Memória, Resistência e Futuro”.

 

          O público terá a oportunidade de participar de atividades culturais, educativas, esportivas e de valorização da identidade negra.A Semana é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social, além de movimentos sociais e entidades locais. A proposta é fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e a sociedade civil, reafirmando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial.

          Segundo a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio esta programação será de suma importância para população.

          “A Semana da Consciência Negra é um marco no nosso calendário. É tempo de refletir sobre a história, valorizar a ancestralidade e projetar um futuro mais justo. Cada atividade representa um passo coletivo rumo a uma Macaé mais antirracista, onde a equidade racial seja prática e não apenas discurso”, destacou...

 5. São características do gênero notícia, EXCETO:

a) Linguagem formal, clara e objetiva.

b) Exposição de fatos reais e atuais.

c) Textos narrados em terceira pessoa.

d) Textos relativamente extensos e subjetivos

6. Qual dos itens abaixo NÃO fazem parte da estrutura do gênero notícia?

a) moral da estória

b) manchete título principal

c) subtítulo – título secundário

d) LIDE – o que? Quem? Quando? Onde?

 LEIA O TEXTO

Capítulo II

Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

 Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

 Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

II - opinião e expressão;

III - crença e culto religioso;

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

VI - participar da vida política, na forma da lei;

VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

Parágrafo único (§). Para os fins desta Lei, considera-se: 

I - castigo físico: ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em: 

a) sofrimento físico; ou 

b) lesão; 

7. O texto acima é

a) um artigo de opinião, pois defende uma tese com argumentos

b) uma notícia, pois informa fatos relevantes do dia a dia.

c) uma lei, pois está estruturado em artigos, capítulos, parágrafos e alíneas.

d) um editorial, pois defende a opinião de um veículo de comunicação.

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - ESTUDO MOSTRA COMO SERÃO OS HUMANOS NO ANO 3000 EM RAZÃO DA DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA

     Um estudo um tanto quanto curioso revelou com que os humanos serão daqui a quase mil anos em função do excesso de uso de tecnologia. Quando se trata de quase mil anos de evolução, é possível observar que a humanidade corre o risco de passar por uma grande mudança estrutural do próprio corpo. Os resultados e previsões dos estudos mostram algo não muito animador quando se trata principalmente de postura corporal.

     A Toll Free Forwarding e um grupo de cientistas simularam a possível aparência dos seres humanos no ano 3000. O resultado foi divulgado em 3D para dar ainda mais a impressão de realismo e uma noção mais detalhada de como os seres humanos podem ficar daqui a quase 1.000 anos. A falta de postura provocada pelo uso de celulares e outros aparelhos tecnológicos podem provocar uma série de resultados negativos.

     Dentre tantos efeitos negativos simulados está uma mudança significativa na postura, tendo em vista a posição em que as pessoas costumam ficar para manusear os aparelhos celulares. Dessa forma, as costas podem ficar extremamente curvadas. Problemas nos quadris também podem aparecer tendo em vista o excesso de tempo em que as pessoas costumam ficar sentadas em frente ao computador. Os braços e mãos também podem passar por mudanças significativas. Isso porque os dedos podem ficar curvados como uma espécie de garra, enquanto o cotovelo pode ficar permanentemente em um formato de 90 graus. Isso é em função da posição semelhante no qual as pessoas costumam ficar enquanto estão utilizando os celulares. Apesar de ser apenas uma simulação, o prognóstico é um tanto quanto pessimista.

8. Cada gênero textual pertence a um determinado campo de atuação. Essa classificação é definida a partir da sua estrutura, sua finalidade e o seu ambiente de circulação. Desse modo, qual o campo de atuação do texto em estudo?

a) Campo do estudo e da pesquisa.

b) Campo jornalístico e midiático.

c) Campo da vida pública e da política

d) Campo artístico e literário.

9. A linguagem utilizada no artigo de divulgação científica é

a) informal com algumas gírias.

b) regional com palavras usadas naquela região.

c) formal, obedecendo a norma padrão da língua.

d) informal, com informações que todos conhecem.

10. A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise. Depois marque a alternativa correta.

(  ) Esse texto apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais como EU, NÓS).

(  ) Na leitura, é notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.

(  ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

(  ) O texto em análise é um artigo de divulgação científica. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.

(  ) O gênero Artigo de divulgação científica a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico.

a) V V F V V

b) V F F V V

c) F F V V F

d) V V V V V

 

 

 

 

Gabarito

1D

2C

3D

4B

5D

6A

7C

8A

9C

10A

Nenhum comentário:

Postar um comentário