1.
A carroça 161
2.
Certa manhã, meu pai, muito sábio,
3.
convidou-me para dar um passeio
4.
no bosque e eu aceitei com prazer.
5.
Após algum tempo, ele se deteve
6.
numa clareira e, depois de um pequeno
7.
silêncio, me perguntou:
8.
- Além do canto dos pássaros, você
9.
está ouvindo mais alguma coisa?
10. Apurei os
ouvidos alguns segundos e respondi:
11. - Estou
ouvindo um barulho de carroça.
12. - Isso mesmo –
disse meu pai
13. – e é uma
carroça vazia!
14. Perguntei a
ele:
15. - Como pode
saber que a carroça está
16. vazia, se
ainda não a vimos?
17. - Ora –
respondeu meu pai – é muito fácil
18. saber que uma
carroça está vazia por
19. causa do
barulho. Quanto mais vazia
20. a carroça,
maior é o barulho que faz.
21. Tornei-me
adulto e até hoje, quando vejo
22. uma pessoa
falando demais, gritando
23. (no sentido de
intimidar), tratando o
24. próximo com
grosseria tenho a impressão
25. de ouvir a voz
do meu pai dizendo:
26. - Quanto mais
vazia a carroça, mais barulho ela faz!
Exercícios
1) retire do texto
as palavras acentuadas.
2) “Quanto mais
vazia a carroça, mais barulho ela faz!’’ a palavra grifada na frase tem
o significado de:
(a) +
(b) porém
(c) mas
3) a única
palavra que não substitui a palavra grosseiro é:
a) descortês
b) indelicado
c) mal-educado
d) ignorante
4) as palavras
que marcam no texto o tempo em que os fatos são narrados são:
a) certa manhã
/ no passado
b) certa manhã
/ hoje
c) ontem
/amanhã
d) hoje /agora
5) na frase ‘Perguntei a ele:’ a palavra grifada de acordo com o texto se
refere a:
a) o menino
b) o
carroceiro
c) o pai
d) o narrador