PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

INTERPRETAÇÃO A CARROÇA 161 PAL. 6º ANO

1.      A carroça 161
2.      Certa manhã, meu pai, muito sábio,
3.      convidou-me para dar um passeio
4.      no bosque e eu aceitei com prazer.
5.      Após algum tempo, ele se deteve
6.      numa clareira e, depois de um pequeno
7.      silêncio, me perguntou:
8.      - Além do canto dos pássaros, você
9.      está ouvindo mais alguma coisa?
10.  Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
11.  - Estou ouvindo um barulho de carroça.
12.  - Isso mesmo – disse meu pai
13.  – e é uma carroça vazia!
14.  Perguntei a ele:
15.  - Como pode saber que a carroça está
16.  vazia, se ainda não a vimos?
17.  - Ora – respondeu meu pai – é muito fácil
18.  saber que uma carroça está vazia por
19.  causa do barulho. Quanto mais vazia
20.  a carroça, maior é o barulho que faz.
21.  Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo
22.  uma pessoa falando demais, gritando
23.  (no sentido de intimidar), tratando o
24.  próximo com grosseria   tenho a impressão
25.  de ouvir a voz do meu pai dizendo:
26.  - Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!

Exercícios
1) retire do texto as palavras acentuadas.

2) “Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!’’ a palavra grifada na frase tem o significado de:
(a) +   
(b) porém
(c) mas

3) a única palavra que não substitui a palavra grosseiro é:
a) descortês
b) indelicado
c) mal-educado
d) ignorante

4) as palavras que marcam no texto o tempo em que os fatos são narrados são:
a) certa manhã / no passado
b) certa manhã / hoje
c) ontem /amanhã
d) hoje /agora

5) na  frase ‘Perguntei a ele:’  a palavra grifada de acordo com o texto se refere a:
a) o menino
b) o carroceiro
c) o pai

d) o narrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário