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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS TEORIA E EXERCÍCIOS

ENCONTROS VOCÁLICOS e CONSONANTAIS


Encontro vocálico é uma sequência de vogais e semivogais.
VOGAIS - São a base da sílaba. Não existe sílaba sem vogal e nunca há mais de uma vogal por sílaba.

Ex.: me – ni – no               pa – pai                 sa -í- da                sa- ú- de

SEMIVOGAIS - O i e o u são considerados semivogais quando aparecem ligados a uma vogal, formando sílaba com ela. As semivogais são pronunciadas com menos intensidade que as vogais.
Ex.: pa – pai                 ou – ro      cai - xa

CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS

DITONGO: é o encontro, numa mesma sílaba, de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa. O ditongo pode ser:
a) ditongo crescente: semivogal e vogal (do som mais fraco para o mais forte).
Exemplos: gê – nio               gló – ria          quar – to

b) ditongo decrescente: vogal e semivogal (do som mais forte para o mais fraco).
Exemplos: lei – te          cha – péu          Lau – ra

TRITONGO: é o encontro de uma vogal entre duas semivogais, na mesma sílaba.
Exemplos: Pa – ra – guai          en – xa – guou

HIATO: é o encontro de duas vogais. Como só pode haver uma vogal em cada sílaba, cada uma delas fica em uma sílaba diferente.
Exemplos: raiz          saú – de          Lua – na

ATIVIDADES:
1) Sublinhe os encontros vocálicos e separe as sílabas.


Leite ________________________________
Uruguai ______________________________
Saúva _______________________________
Saudade _____________________________
Dia _________________________________
Juiz _________________________________
Herói ________________________________
Paraguai _____________________________
Rainha _______________________________
Delícia ______________________________



2) Sublinhe os encontros vocálicos e classifique as palavras em ditongo (D) ou tritongo (T).


(    ) rei                          
(    ) coração
(    ) Uruguai
(    ) padeiro
(    ) desiguais

(    ) macarrão
(    ) Paraguai
(    ) mãe
(    ) ouro
(    ) enxaguei

(    ) melão
(    ) flauta
(    ) saguão
(    ) irmão
(    ) averigüei

(    ) quando
(    ) iguais
(    ) manteiga
(    ) averiguou
(    ) beijo


3) Separe os hiatos:


moeda _________________
país ___________________
tainha _________________
tia ____________________
viagem ________________
raiz ___________________


ENCONTRO CONSONANTAL: é o agrupamento de duas ou mais consoantes numa mesma palavra. Os encontros consonantais podem ser:


a) Inseparáveis – as duas consoantes ficam na mesma sílaba, sendo a segunda consoante, R ou L.


Bl –  blu-sas
Br –  brin-co
Cl –  cli-ma
Cr –  cri-na
Dr –  dra-ma
Fl –  flo-cos

Fr –  fra-co
Gl –  gló-ria
Pl –  pla-ca
Pr –  prín-ci-pe
Tr –  tri-go
Vr –  li-vro



b) Separáveis – Cada uma das consoantes fica em uma sílaba.


Bn –  sub-nu-tri-ção
Bs –  ab-sol-ver
–  con-vic-ção
Ct –  as-pec-to
Dv –  ad-vo-ga-do
Ft –  af-to-sa

Gn –  dig-no (no início da palavra as consoantes GN não se separam: gnomo: gno-mo.)
Ls –  con-vul-são
Pt –  ap-ti-dão
Rs –  per-so-na-gem
Tm –  rit-mo


DÍGRAFO: é uma sequência de duas letras que indicam um só fonema.


ch –  cha-ve
lh –  te-lha
nh –  ni-nho
gu –  guer-ra
qu –  que-rer
rr –  ter-ra
ss –  is-so
sc –  nas-cer
–  cres-ça
xc –  ex-ce-len-te



São chamados de dígrafos vocálicos os grupos que representam as vogais nasais. Exemplos: am – campo (cãpo); an – anta (ãta); em – tempo (tẽpo); en – adolescente (adolescẽte); im – sim (sĩ); in – inteligente (ĩteligẽte); om – bomba (bõba); on – onda (õda); um – atum (atũ); un – assunto (assũto).

Atenção: Não confunda dígrafo com encontro consonantal, que é o encontro de consoantes, cada uma representando um fonema. Por exemplo, na palavra asco, o encontro sc não forma dígrafo, já que ambas as letras são pronunciadas. Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

ATIVIDADES:
1) Indique, nos parênteses, se há dígrafo (D) ou encontro consonantal (EC) nas palavras abaixo. Lembre-se de que dígrafo são duas letras que representam um único som.


(    ) ferreiro
(    ) flauta
(    ) assobio
(    ) pedreira
(    ) exceto
(    ) pamonha
(    ) nascer
(    ) globo
(    ) clínica
(    ) descer
(    ) fronteira
(    ) piscina
(    ) helicóptero
(    ) palhaço
(    ) ignorante
(    ) chocolate



2) Separe as sílabas e classifique as palavras em: dissílaba (D), trissílaba (T) ou polissílaba (P):


submarino____________________________
observação ___________________________
significado ___________________________
digno _______________________________
infecção _____________________________
helicóptero ___________________________

advogado ____________________________
adjetivo ______________________________
atmosfera ____________________________
ritmo ________________________________
cacto ________________________________
óbvio________________________________

HQ PRODUÇÃO DE TEXTO PRECONCEITO



HQ MOTIVAÇÃO O MENINO SEM PERNA PRODUCAO


Professor, uma ideia com esta produção e ocultar os três ultimos quadrimos e pedir aos aluno que escrevam o final da história.





HQ TIPOS DE BALÕES


HQ COMPLETE OS BALÕES


FUNÇÕES DA LINGUAGEM TEORIA EX.

: FUNÇÕES DA LINGUAGEM

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, convencer alguém a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma função, que são as seguintes:

  • Função REFERENCIAL
  • Função EMOTIVA
  • Função CONATIVA
  • Função FÁTICA
  • Função POÉTICA
  • Função METALINGUÍSTICA

Obs.: Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra sobre o que ele sente ao escrever poesias tem as linguagens poética, emotiva e metalinguística ao mesmo tempo.

Ø  FUNÇÃO REFERENCIAL – quando o objetivo do emissor é informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa. São exemplos de função denotativa a linguagem jornalística e a científica. Por exemplo:

Numa cesta de vime há um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde, uma maçã vermelha e um melão.

O texto acima tem por objetivo informar o que contém a cesta, portanto sua função é referencial.

Ø  FUNÇÃO EMOTIVA – quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa, acontece a função emotiva, também chamada de expressiva. Por exemplo:

Nós o amamos muito!

Ø  FUNÇÃO CONATIVA – ocorre a função conativa, ou apelativa, quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação. É comum o uso do verbo no imperativo. Por exemplo:

Compre aqui e concorra a este lindo carro.

É uma tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.

Ø  FUNÇÃO FÁTICA – ocorre quando o emissor quebra a linearidade de sua comunicação, a fim de observar se o receptor o entendeu. São perguntas como não é mesmo?, você está entendendo?, cê ta ligado?, ouviram?, ou frases como alô!, oi.

Ø  FUNÇÃO POÉTICA – é a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias, em que as palavras são escolhidas e dispostas de maneira que se tornem singulares. Por exemplo:

Soneto de Fidelidade (Vinicius de Moraes)



De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.



Ø  FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – é a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. Por exemplo:

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)





ATIVIDADE:
Identifique as funções de linguagem que se destacam nos textos. Faça a relação.          
(A) FUNÇÃO REFERENCIAL
(B) FUNÇÃO EMOTIVA
(C) FUNÇÃO CONATIVA
(D) FUNÇÃO FÁTICA
(E) FUNÇÃO POÉTICA
(F) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA


(         )   1. A ascensorista e o viúvo trataram-se como sempre:
- Tudo bem com você?
- Tudo. E você?
- Tudo bem!
- Ah... Até mais tarde.
- Até mais tarde.


(          ) 2. “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. (O Popular, 16 out. 2008.)


(          ) 3. “Lá em cima daquela serra,
passa boi, passa boiada,
passa gente ruim e boa,
passa a minha namorada.” (Guimarães Rosa)


(          ) 4. “Compre aqui e concorra a este lindo carro”.


(        ) 5. Coleção: “1. Conjunto de objetos, reunidos por terem alguma qualidade em comum 2. Coletânea, compilação 3. Conjunto de modelos de alta-costura 4. Grande número, quantidade considerável.” (Dicionário Houaiss)


(        ) 6. “Sempre sofri com as despedidas, e justamente por isso tive que adestrar meus sentimentos para que eles não me impedissem de partir, quando fosse preciso.” (FDannemann)



FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO TEORIA

FRASE

Frase é um enunciado de sentido completo, a unidade mínima de comunicação. Afrase pode ser oracional ou não-oracional; à frase oracional damos o nome apenas de “oração”.

• Frase não oracional:

Pode ser constituída por apenas uma palavra ou por mais de uma. Mas o que a caracteriza é a ausência de verbo. Exemplos:
Fogo!
Socorro!
Silêncio!
Que belo jardim!
Ora bolas!

ORAÇÃO (ou frase oracional)

Caracteriza-se por conter um enunciado construído em torno de um verbo ou de uma locução verbal. A frase oracional pode conter uma ou mais orações.

• Frase com apenas uma oração:

Identificamos as diferentes orações em uma frase pelos verbos que a constituem. Uma frase com uma única oração é uma frase constituída por apenas um verbo (explícito ou oculto) ou por uma locução verbal. Exemplos:
A festa estava agradável e divertida.
Vendemos muito hoje.
Ia andando distraído naquela manhã.
Já tinha saído pro trabalho.

• Frase com mais de uma oração:

É quando a frase apresenta mais de um verbo (simples ou em locução verbal) explicitado ou oculto. Exemplos:
Eu já tinha saído quando você chegou.
Cristina comemorava anos e festejava suas bodas.
Gritei, pedi socorro, mas ninguém me ouviu.

As frases ainda podem ser classificadas em:

a) Declarativas (expressam uma declaração): Vai chover hoje.
b) Interrogativas (expressam uma pergunta): Vai chover hoje?
c) Exclamativas (expressam surpresa, sentimento): Vai chover!
d) Imperativas (expressam uma ordem): Feche a janela!
e) Optativas (expressam um desejo): Tomara que chova hoje!

PERÍODO

O período nada mais é do que a frase organizada em oração ou orações, terminando sempre com uma pausa bem definida, marcada na escrita pelo ponto final, ponto de exclamação ou interrogação, reticências.
Dependendo do número de orações que o constitui, o período pode ser classificado em:

• Simples:
Apresenta apenas uma oração, e esta é chamada de “oração absoluta”. Exemplos:
Fátima chorava muito.
A rosa, apesar de bonita, tinha muitos espinhos.

• Composto:

Apresenta duas ou mais orações. Exemplos:
“Daí nasceu certa ponta de discórdia entre os dois amantes; as suas entrevistas tornavam-se agora mais raras e mais difíceis.” (O Cortiço, Aloísio Azevedo)
“Quem soubesse o que uma tal folha de papel representava de esforço, de trabalho, de sonho generoso e desinteressado, havia de sentir uma penosa tristeza, ouvindo aquele rir inofensivo diante dela.” (Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto)

O período composto pode, de acordo com a relação sintática entre as orações que o constitui, classificar-se em: composto por coordenação ou composto por subordinação. Mas este é assunto para os próximos tópicos. Não perca!