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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS TEORIA E EXERCÍCIOS

ENCONTROS VOCÁLICOS e CONSONANTAIS


Encontro vocálico é uma sequência de vogais e semivogais.
VOGAIS - São a base da sílaba. Não existe sílaba sem vogal e nunca há mais de uma vogal por sílaba.

Ex.: me – ni – no               pa – pai                 sa -í- da                sa- ú- de

SEMIVOGAIS - O i e o u são considerados semivogais quando aparecem ligados a uma vogal, formando sílaba com ela. As semivogais são pronunciadas com menos intensidade que as vogais.
Ex.: pa – pai                 ou – ro      cai - xa

CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS

DITONGO: é o encontro, numa mesma sílaba, de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa. O ditongo pode ser:
a) ditongo crescente: semivogal e vogal (do som mais fraco para o mais forte).
Exemplos: gê – nio               gló – ria          quar – to

b) ditongo decrescente: vogal e semivogal (do som mais forte para o mais fraco).
Exemplos: lei – te          cha – péu          Lau – ra

TRITONGO: é o encontro de uma vogal entre duas semivogais, na mesma sílaba.
Exemplos: Pa – ra – guai          en – xa – guou

HIATO: é o encontro de duas vogais. Como só pode haver uma vogal em cada sílaba, cada uma delas fica em uma sílaba diferente.
Exemplos: raiz          saú – de          Lua – na

ATIVIDADES:
1) Sublinhe os encontros vocálicos e separe as sílabas.


Leite ________________________________
Uruguai ______________________________
Saúva _______________________________
Saudade _____________________________
Dia _________________________________
Juiz _________________________________
Herói ________________________________
Paraguai _____________________________
Rainha _______________________________
Delícia ______________________________



2) Sublinhe os encontros vocálicos e classifique as palavras em ditongo (D) ou tritongo (T).


(    ) rei                          
(    ) coração
(    ) Uruguai
(    ) padeiro
(    ) desiguais

(    ) macarrão
(    ) Paraguai
(    ) mãe
(    ) ouro
(    ) enxaguei

(    ) melão
(    ) flauta
(    ) saguão
(    ) irmão
(    ) averigüei

(    ) quando
(    ) iguais
(    ) manteiga
(    ) averiguou
(    ) beijo


3) Separe os hiatos:


moeda _________________
país ___________________
tainha _________________
tia ____________________
viagem ________________
raiz ___________________


ENCONTRO CONSONANTAL: é o agrupamento de duas ou mais consoantes numa mesma palavra. Os encontros consonantais podem ser:


a) Inseparáveis – as duas consoantes ficam na mesma sílaba, sendo a segunda consoante, R ou L.


Bl –  blu-sas
Br –  brin-co
Cl –  cli-ma
Cr –  cri-na
Dr –  dra-ma
Fl –  flo-cos

Fr –  fra-co
Gl –  gló-ria
Pl –  pla-ca
Pr –  prín-ci-pe
Tr –  tri-go
Vr –  li-vro



b) Separáveis – Cada uma das consoantes fica em uma sílaba.


Bn –  sub-nu-tri-ção
Bs –  ab-sol-ver
–  con-vic-ção
Ct –  as-pec-to
Dv –  ad-vo-ga-do
Ft –  af-to-sa

Gn –  dig-no (no início da palavra as consoantes GN não se separam: gnomo: gno-mo.)
Ls –  con-vul-são
Pt –  ap-ti-dão
Rs –  per-so-na-gem
Tm –  rit-mo


DÍGRAFO: é uma sequência de duas letras que indicam um só fonema.


ch –  cha-ve
lh –  te-lha
nh –  ni-nho
gu –  guer-ra
qu –  que-rer
rr –  ter-ra
ss –  is-so
sc –  nas-cer
–  cres-ça
xc –  ex-ce-len-te



São chamados de dígrafos vocálicos os grupos que representam as vogais nasais. Exemplos: am – campo (cãpo); an – anta (ãta); em – tempo (tẽpo); en – adolescente (adolescẽte); im – sim (sĩ); in – inteligente (ĩteligẽte); om – bomba (bõba); on – onda (õda); um – atum (atũ); un – assunto (assũto).

Atenção: Não confunda dígrafo com encontro consonantal, que é o encontro de consoantes, cada uma representando um fonema. Por exemplo, na palavra asco, o encontro sc não forma dígrafo, já que ambas as letras são pronunciadas. Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

ATIVIDADES:
1) Indique, nos parênteses, se há dígrafo (D) ou encontro consonantal (EC) nas palavras abaixo. Lembre-se de que dígrafo são duas letras que representam um único som.


(    ) ferreiro
(    ) flauta
(    ) assobio
(    ) pedreira
(    ) exceto
(    ) pamonha
(    ) nascer
(    ) globo
(    ) clínica
(    ) descer
(    ) fronteira
(    ) piscina
(    ) helicóptero
(    ) palhaço
(    ) ignorante
(    ) chocolate



2) Separe as sílabas e classifique as palavras em: dissílaba (D), trissílaba (T) ou polissílaba (P):


submarino____________________________
observação ___________________________
significado ___________________________
digno _______________________________
infecção _____________________________
helicóptero ___________________________

advogado ____________________________
adjetivo ______________________________
atmosfera ____________________________
ritmo ________________________________
cacto ________________________________
óbvio________________________________

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