PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PREPOSIÇÃO TEORIA CONTRAÇÃO COMBINAÇÃO EXERCÍCIOS

PREPOSIÇÃO                                                                                                                                                                   

1. Observe a palavra destacada:
         Tem gente morrendo nos campos de paz.
DE está ligando o substantivo campos ao seu dependente paz. DE é uma preposição.
         Sempre lutamos por justiça.
POR está ligando o verbo lutamos ao seu dependente justiça. POR é uma preposição.

PREPOSIÇÃO: é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.

2. Quadro das preposições essenciais:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.

3. A preposição pode estabelecer os mais variados tipos de relações:
a) de posse: Vi o carro de João.
b) de companhia: Viajará com o namorado.
c) de lugar: Estive em São Paulo.
d) de meio: Viajaremos de trem.
e) de fim: Parou para olhar a natureza.
f) de causa: O mendigo morreu de frio.
g) de assunto: Falamos sobre política e economia.
h) de oposição: Remava contra as ondas.
i) de recurso: Estamos sem dinheiro.
j) de matéria: O portão é de madeira.
k) de instrumento: Feriu-se com a espada.
l) de tempo: Viajarei de noite.

4. Contração e Combinação
Às vezes, as preposições aparecem unidas a outras palavras. Essa união pode ser por:
COMBINAÇÃO – quando a preposição não sofre nenhuma alteração.
Ex: Fui ao parque com Carlos. (prep. a + artigo definido o)

CONTRAÇÃO – quando a preposição sofre alteração. Por exemplo:
DE      EM      POR (PER)   A
de + o = do    em + o = no   por + o = pelo           a + a = à
de + ele = dele         em + ele = nele        por + a = pela           a + as = às
de + este = deste     em + este = neste    por + os = pelos      
de + isto = disto        em + isto = nisto      por + as = pelas      
de + esse = desse   em + esse = nesse             
de + isso = disso      em + isso = nisso               
de + aquele = daquele       em + aquele = naquele                
de + aqui = daqui    em + um = num                  
de + ali = dali                                  
EXERCÍCIOS:                                                                                             

1) Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre nossos estudos.
b) Sempre lutamos contra a má vontade de alguns.
c) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
d) A criançada partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é de meus tios.
f) A excursão chegará a Manaus hoje.
g) Você já viajou de avião?
h) Contamos com poucos recursos para concluir a obra.

2) Complete com a preposição adequada:
a) Saí __________ meus pais.
b) Estamos __________ luz há alguns minutos.
c) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte.
e) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
f) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.

3) Aponte a preposição e diga a relação que ela estabelece:
a) A cantora esteve em nossa cidade, recentemente. ______________________________________
b) É importante que você leia um bom livro sobre educação. _______________________________
c) Jogamos até o entardecer. _________________________________________________________
d) Dancei com Joana a noite toda. ____________________________________________________

e) Estamos preparados para enfrentar a subida. __________________________________________

PREPOSIÇÃO EXERCÍCIOS

Preposições são palavras que ligam dois termos de uma oração e podem exprimir diversos sentidos, conforme a relação que estabelecem entre as palavras. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

1. Circule as preposições utilizadas e identifique, dentre os valores semânticos apresentados abaixo, o que corresponde à preposição utilizada em cada frase.
meio – causa – tempo – matéria – assunto – modo – companhia – oposição – instrumento - lugar
a) Protestou contra o veredicto. ___________________________________________
b) Moro em Belo Horizonte. ______________________________________________
c) Saiu durante a noite. __________________________________________________
d) Riu com cinismo. _____________________________________________________
e) Venceremos pela inteligência. __________________________________________
f) Tremia de frio. _______________________________________________________
g) Recolheu do chão as caixas de papelão. ___________________________________
h) Cortou-se com a navalha. ______________________________________________
i) Saiu com os amigos ontem à noite. _______________________________________
j) Falavam de futebol todos os dias. ________________________________________

2. Circule as preposições e sublinhe as locuções prepositivas.

a) Venho de terras distantes.
b) Fui à escola nos fim de semana.
c) Em cima da estante há uma pilha de livros.
d) Em vez de brincar, faça o trabalho.
e) A respeito das férias, conversaremos mais tarde.

3. Sublinhe, nas frases abaixo, as preposições que se uniram a outras palavras, indicando se ocorre combinação oucontração.
a) Aonde você for, irei com você. ______________________________________________________
b) Fomos àquela festa fantasiados de super-heróis. _______________________________________
c) Na casa de Paula, há muitos livros antigos. ____________________________________________
d) Naquele dia, fomos à escola do João para buscá-lo. _____________________________________
e) Passeávamos pelo parque todos os dias pela manhã. ____________________________________

4. Relacione as colunas indicando a relação expressa pela preposição em destaque:
a) A professora deu aula sobre preposições.                                                    (      ) ausência
b) A criança estava trêmula de frio.                                                                    (      ) tempo
c) As tulipas vêm da Holanda.                                                                               (     ) posse                                                                 
d) Esta é a casa de meu pai.                                                                                  (     ) companhia
e) Os livros estão sobre a mesa da sala.                                                            (     ) modo                                                                                  f) Vou estudar até a hora do jantar.                                                                    (     ) lugar
g) O técnico agiu com calma.                                                                                (     ) origem
h) Viajei com meus irmãos.                                                                                   (     ) assunto
i) Fez toda a arrumação da casa sem mim.                                                       (     ) causa  

5. Complete com preposições que estabeleçam as relações indicadas nos parênteses:
a)       Não chore _____________________ mim. (causa)
b)       Você saiu _____________________ a sua irmã? (companhia)
c)       Não entendo nada _______________ política. (assunto)
d)       Provavelmente morreram ___________________ fome. (causa)
e)       Você não estuda ____________________ casa? (lugar)
f)        ___________________ amanhã amigos! (tempo)
g)       Todos saíram da igreja __________________ silêncio. (modo)
h)       O novo aluno veio ___________________ São Paulo. (origem)
i)         Conversamos _____________________ música. (assunto)
j)         Emprestei o livro ___________________ meu irmão. (posse)

As preposições podem se ligar a outros termos, formando uma única palavra. Quando uma preposição se une a outro termo, sem perda sonora, ocorre a combinação (ao = a + o). Na contração, a preposição une-se a outra palavra, com alguma perda (do = de + o).

6. Identifique a preposição e o termo ao qual ela se uniu em cada um dos casos. Siga o exemplo:
a) O ar da roça é mais saudável. da = de + a
b) A criança era levada pelo braço ao médico. ____________________________________________________________
c) Eu jogava bola de meia na minha infância. _____________________________________________________________
d) Lembra daquela música que tocou no rádio numa manhã de domingo? ______________________________________
e) A vitória é deles, dos meus irmãos. ___________________________________________________________________

f) Fui à cidade e fiz compra naquele shopping que você me indicou. ___________________________________________

PREPOSIÇÃO TEORIA

I) Preposição.
a
contra
entre
perante
sub
ante
com
em
per
trás
até
desde
para
sob

após
de
por
sem


II) Contração e combinação:
CONTRAÇÃO

Quando a preposição sofre alteração.

DE + ARTIGOS

De + o(s) – do(s)
De + a(s) – da(s)
De + um – dum
De + uns – duns
De + uma – duma
De + umas – dumas

DE + PRONOME PESSOAL

De + ele(s) – dele(s)
De + ela(s) – dela(s)

DE + PRONOMES DEMONSTRATIVOS

De + este(s) – deste(s)
De + esta(s) – desta(s)
De + esse(s) – desse(s)
De + essa(s) – dessa(s)
De + aquele(s) – daquele(s)
De + aquela(s) – daquela(s)
De + isto – disto
De + isso – disso
De + aquilo – daquilo

DE + ADVÉRBIO

De + aqui – daqui
De + aí – daí
De + ali – dali

EM + ARTIGOS

Em + o(s) – no(s)
Em + a(s) – na(s)
Em + um – num
Em + uma – numa
Em + uns – nuns
Em + umas – numas

A + ARTIGO FEMININO

A + à(s) – à(s)

PER + ARTIGOS

Per + o – pelo(s)
Per + a – pela(s)

DE + PRONOME INDEFINIDO

De + outro – doutro(s)
De + outra – doutra(s)

EM + PRONOME DEMONSTRATIVO

Em + este(s) – neste(s)
Em + esta(s) – nesta(s)
Em + esse(s) – nesse(s)
Em + aquele(s) – naquele(s)
Em + aquela(s) – naquela(s)
Em + isto – nisto
Em + isso – nisso
Em + aquilo – naquilo

A + PRONOME DEMONSTRATIVO

A + aquele(s) – àquele(s)
A + aquela(s) – àquela(s)
A + aquilo – àquilo


III)   locuções prepositivas


Abaixo de        acima de              acerca de
A fim de           além de                apesar de
Antes de          depois de              ao invés de
Diante de         em fase de           em vez de
Graças a          junto a                  junto com
Junto de          defronte de           através de
De encontro    a em frente de      em frente a
Sob pena de    a respeito de        ao encontro de


Objetivo: memorização pra facilitar a compreensão no estudo de regência, transitividade verbal, agente da passiva, crase, locuções adjetiva, adverbial etc.

 III)Relações estabelecidas pelas Preposições
·         Autoria - Esta música é de Roberto Carlos.
·         Lugar - Estou em casa.
·         Tempo -Eu viajei durante as férias.
·         Modo ou conformidade - Vamos escolher por sorteio.
·         Causa - Estou tremendo de frio
·         Assunto - Não gosto de falar sobre política.
·         Fim ou finalidade - Eu vim para ficar
·         Instrumento - Paulo feriu- se com a faca.
·         Companhia - Hoje vou sair com meus amigos.
·         Meio - Voltarei a andar a cavalo.
·         Matéria - Devolva-me meu anel de prata.
·         Posse - Este é o carro de João.
·         Oposição - O Flamengo jogou contra Fluminense.
·         Conteúdo - Tomei um copo de (com) vinho.
·         Preço - Vendemos o filhote de nosso cachorro a (por) R$ 300, 00.
·         Origem - Você descende de família humilde.
·         Especialidade - João formou-se em Medicina.
·         Destino ou direção - Olhe para frente!
Objetivos: familiarizar-se  com as principais relações de sentido dando ênfase as de causa, fim, tempo, oposição lugar para facilitar o estudo das conjunções.
Relações com a Prova Brasil: descritor 15 estabelecer relação de causa e consequência entre as partes e elementos do texto.


ARTIGO DE OPINIÃO EXERCÍCIOS RENATO ROSENO

ARTIGO DE OPINIÃO

Renato Roseno

   A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade.
       Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
       Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
        Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
        Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação desses adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
        Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas.
        Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

Renato Roseno é advogado, coordenador do CentroDe Defesa da Criança e do Adolescente
O Povo-CE - Jornal da Rede -
 




Atividade:
 1) Quem é o autor do texto?
..........................................................................
2)Em que ele é especialista?
..........................................................................

3) Onde o texto foi publicado?
..........................................................................

4) Qual é a questão polêmica?
..........................................................................
..........................................................................

5) O autor refere-se a um acontecimento que o levou a escrever esse artigo. Que acontecimento foi esse?
..........................................................................
..........................................................................

6) Qual a posição do autor a respeito da polêmica?
..........................................................................

7) Que argumentos ele usa para justificar sua posição?
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................

8) No texto, o autor apresenta argumentos de pessoas que discordam dele. Que argumentos são esses?
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................
..........................................................................

9) O autor propõe alguma alternativa de tratamento para os jovens infratores, ou seja, reflete a respeito de uma solução para a polêmica?
..........................................................................
..........................................................................

10) Qual o objetivo do autor?
..........................................................................
..........................................................................


ARTIGO DE OPINIÃO TEORIA

1. O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.

Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.



Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.

Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.

Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.