A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa
dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo
fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele
veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de
queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar
futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as
borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um
tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao
médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é
mesmo um caso de poesia.
andrade, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser
verdadeiro. In ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Deixa que eu conto. São
Paulo: Ática, 2003. Literatura em minha casa, v. 2, p.44.
01. Quando Paulo chegou em casa dizendo que vira no
campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas, a mãe
(A) colocou-o de castigo.
(B) deixou-o sem sobremesa.
(C) levou-o ao médico.
(D) proibiu-o de jogar futebol.
02. A mãe de Paulo ficou preocupada com o filho
porque ele
(A) machucou-se no pátio da escola.
(B) contava histórias criativas.
(C) desistiu de jogar futebol.
(D) queixou-se do médico.
03. A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao
médico deveu-se à
(A) história dos dragões-da-independência cuspindo
fogo e lendo fotonovelas.
(B) história do pedaço de lua, cheio de queijo no
pátio da escola.
(C) passagem das borboletas pela chácara de Siá
Elpídia formando um tapete voador.
(D) imaginação do menino ao criar suas histórias
fantasiosas.
04. O parecer do médico "Este menino é mesmo um
caso de poesia", sugere que Paulo
(A) agia dessa forma pelo excesso de castigo. (B) brincava com coisas verdadeiras.
(C) era um menino imaginativo e criativo. (D) estava precisando do carinho
familiar.
05. Dona Coló castigava o filho porque acreditava
que ele estivesse
(A) brincando.
(B) sonhando.
(C) mentindo.
(D) teimando.
06. O texto sugere que
(A) mentira e teimosia andam juntos.
(B) mentira e fantasia são sinônimos.
(C) mentira e sonho parecem brincadeiras.
(D) mentira e imaginação são diferentes.
TAL COMO FUTEBOL
Não somos onze em campo, mas tal como futebol, jogo
individual não rende. Pergunte ao Pelé se ele sozinho teria feito mais de mil
gols. É preciso harmonia e compreensão entre todos que trabalham juntos, desde
o técnico que é a professora, até os donos das várias posições que são os
alunos. Se um está mais fraco, os outros devem ajudar. Com isso, o time se
fortalece. Hoje há tanta coisa para ensinar e aprender que uma pessoa sozinha
não dá conta. Quantos se ocupam de nós na escola? A diretora, as professoras, a
supervisora e as serviçais. Cada qual com o seu papel, e todos importantes.
Isso dentro da escola, porque fora dela há um verdadeiro exército, o exército
da educação que luta para que as crianças aprendam cada vez melhor. É como se o
Brasil fosse um grande estádio do Maracanã e todas as crianças estivessem
jogando. Não vamos decepcionar tanta gente! Espere para ver quantos gols iremos
marcar.
Karlene Machado, Carbonita, MG.
ATIVIDADES
7. Para que as pessoas trabalhem juntas, o que é
preciso haver?
........................................................................................................................................................................
8. Em que posição a professora se encontra, conforme
o texto? E os alunos?
Professora.............................................................
Alunos...................................................................
9. Copie do texto a passagem que mostra o que
devemos fazer se um colega tiver com dificuldades.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10. "Jogo individual não rende" significa
que:
(
) sozinhos não conseguimos resultados.
(
) é melhor trabalhar sozinho.
(
) trabalhar em grupo dá confusão.
11- Qual é a comparação que está sendo feita neste
texto?
.........................................................................................................................................................
12- Retire do texto cinco substantivos
.........................................................................................................................................................
13- Retire do texto cinco verbos que indiquem ação.
..........................................................................................................................................................
.........................................................................................................................................................
14- Localize no texto os numerais e os escreva
abaixo.
..........................................................................................................................................................
15- O adjetivo atribui características ao
substantivo, retire cinco adjetivos do texto.
.........................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................
16,17) Faça um
desenho representando o texto 2.
18,19, 20 - Faça um texto dizendo qual deve ser a
sua nota e os motivos da sua afirmação.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................