PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 15 de março de 2017

TESTE CLASSES DE PALAVRAS 7º ANO ARTIGO ADJETIVO PRONOME SUBSTANTIVO

NOME DO ALUNO: __________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES    SÉRIE: 7º    DE ESCOLARIDADE      TURMA: 105
INSTRUMENTO AVALIATIVO:__________     DATA: ___________   VALOR:               PONTOS           NOTA - ______

1. Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque por pronomes pessoais retos:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso. Bianca e Débora são muito bonitas.
___________________________________________________________________________________
b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
___________________________________________________________________________________
c) Beatriz foi à praia. Beatriz adora ir pra lá.
__________________________________________________________________________________
d) Eu e meu irmão saímos. Eu e meu irmão saímos.
__________________________________________________________________________________
e) Meu pai e meu irmão saíram. Meu pai e meu irmão saíram.
__________________________________________________________________________________

2. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente.
a) Escrevi as cartas hoje.
 __________________________________________________________________________________
b) Preciso deixar as roupas na costureira.
__________________________________________________________________________________
c) Leandro irá fazer o trabalho.
__________________________________________________________________________________
d) Levem as meninas ao colégio.
__________________________________________________________________________________
e) Iremos conhecer os atores brevemente.
__________________________________________________________________________________

3. Classifique O, A, Os, As em pronome oblíquo ou artigo definido. Justifique sua resposta.
a) Os homens do mar são gratos aos peixes que OS alimentam.
_________________________________________________________________________________
b) Maria disse que estava doente, mas eu  A encontrei no shopping.
_________________________________________________________________________________
c) As pedras da estrada foram removidas.
_________________________________________________________________________________
d) A história do homem sempre muda.
_________________________________________________________________________________

4. Escreva dois substantivos derivados de cada uma das seguintes palavras:


a) dente: _______________________________________________________________________
b) flor: _________________________________________________________________________ 
c) café: ________________________________________________________________________
d) sapato: ______________________________________________________________________
e) terra: ________________________________________________________________________
f) pedra: ________________________________________________________________________



5. Escreva ao lado dos substantivos derivados os primitivos correspondentes:

a) familiaridade: ____________________________________________________________
b) livreiro: _________________________________________________________________
c) feiticeiro: _______________________________________________________________
d) esportista: ______________________________________________________________
e) camaradagem: __________________________________________________________
f) moralidade: _____________________________________________________________
g) mangueira: _____________________________________________________________
h) saleta: _________________________________________________________________
i) sonhador: _______________________________________________________________
j) passageiro: _____________________________________________________________

6. Coloque ( C ) para os substantivos concretos e ( A ) para os substantivos abstratos:

a) mensageiro (    )
b) delicadeza (    )
c) vitória (    )
d) criança (    )
e) sensatez (    )
f) remorso (    )
g) alegria (    )
h) mentira (    )
i) colégio (    )
j) professor (    )
k) emoção (    )
l) caneta (    )

7. Classifique as palavras grifadas em adjetivo ou substantivo e justifique sua resposta.
a) O animal doente gemia.
__________________________________________________________________________________
b) O doente teve alta.
__________________________________________________________________________________
c) O cantor sertanejo chegou atrasado.
__________________________________________________________________________________
d) O sertanejo é antes de tudo um forte.
_________________________________________________________________________________

8. Explique o que é substantivo.
___________________________________________________________________________________
9. Defina o que é adjetivo.
____________________________________________________________________________________
10. Dê exemplos para pronomes:
a) pessoais do caso reto:
___________________________________________________________________________________
b) possessivos:
___________________________________________________________________________________
c) demonstrativos:

___________________________________________________________________________________

TESTE 7º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL POEMA E CARTA

NOME DO ALUNO: _____________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES     SÉRIE: 7º   DE ESCOLARIDADE      TURMA:  F7 103
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  TESTE    DATA: _______   VALOR:            PONTOS           NOTA - _________



BASTA!

Agora chega!

Chega de obedecer
e de ficar calado.
Chega de ter que fazer
Tudo o que eu não quero
e acho errado!

Agora chega!

Chega de comer pepino
e de engolir ovo quente,
chega de dormir cedo
e acordar mais cedo ainda,
chega de visitar a avó,
a tia, a prima, o padrinho...
Chega de prestar contas
do banho tomado,




da roupa escolhida,
do uniforme da escola,
da nota da prova,
de cada segundo,
de cada respiro!

Chega, chega... e chega!

Liberdade ainda que tarde!
Independência ou morte!

Manhêêêê!
Onde está a minha roupa de goleiro?

Paiêêêê!
Quero o dinheiro da minha mesada!


(Carlos Queiroz Telles)



1.Há um protesto que atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se repete muitas vezes. Que palavra é essa?
____________________________________________________________________________________          
2.A repetição, num texto, reforça ideias. Que ideia aparece reforçada durante todo o texto?            
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Retire , do texto, algumas ações que a pessoa que fala não quer mais fazer.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quem é o eu lírico no texto? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________  
5. A mudança no comportamento do eu lírico ao final do texto deixa as ideias engraçadas. Explique por quê.              
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Explique o que são versos e estrofes?
Versos são:___________________________________________________________________________
Estrofes são:__________________________________________________________________________
7. Retire do início do poema palavras que rimam.
______________________/_____________________________
_______________________/__________________________

Carbonita,  5 de setembro de 2016.

Amiga Dani,
Tudo bem com você? Aqui está tudo bem, graças a Deus!
Como andam as coisas aí no Rio de Janeiro? Gostaria muito que você viesse me visitar, assim poderíamos passear, conversar e eu ainda te apresentaria todas as pessoas incríveis que existem por aqui.
Eu estou trabalhando em uma escola muito boa, com alunos maravilhosos! Precisamos conversar também a respeito do nosso projeto de escrita envolvendo os meus alunos e os seus. Vamos colocar essa galerinha pra escrever!
Estou morrendo de saudades das nossas conversas de madrugada na casa da Lú. Aguardo retorno.
Beijos, te amo pra sempre!
Evelyn



Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2016.

Querida Evelyn
Estou morrendo de saudades de você e espero que esteja tudo bem por aí! Não vejo a hora de você vir me visitar também! Quero que saiba que você é uma pessoa maravilhosa e que os momentos que passamos juntas são insubstituíveis. Você faz muita falta!
 Se cuida amiga querida! Que Deus te abençoe em todas em todas as áreas da sua vida! Um grande beijo em seu coração!!!
Te amo...                                                                                                                                                         
Danielle.



8. A cidade onde encontra-se o remetente da primeira carta é:
_____________________________________________________________________________________

9.  Os assuntos principais das cartas acima são:
____________________________________________________________________________________

10. Retire da primeira carta as seguintes partes:
a) Cabeçalho:_________________________________________________________________________

b) Saudação e vocativo:_________________________________________________________________

c) Despedida: _________________________________________________________________________

d) Assinatura:_________________________________________________________________________


DIÁRIO GENTE É BICHO E BICHO É GENTE

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE

   Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você não faz ideia do que eu vi. Uma coisa horrível, horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada.
   Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida!
   Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme um montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar   horrível!
   Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
   É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha?
   Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
(OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO
1. Qual é o título do texto?

2.  Qual é o gênero textual desse texto?

3. Que características diferenciam esse gênero dos outros gêneros?

4. Qual o objetivo do texto?

5. Qual é o papel desse gênero na sociedade?

6. Onde esse gênero circula?

7. A quem se dirige o texto?

8. Qual é o tema do texto?

9. O texto lido é do gênero “Relato Pessoal”, do tipo “Diário”. Que marcas textuais comprovam essa afirmativa?

10. A narradora inicia seu relato afirmando não ter mais dúvida de que o mundo está “virado ao avesso”? Por que ela afirma isso?

11. O texto aborda uma problemática social muito específica. Indique tal problemática e justifique sua resposta.

12. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?

13. A narradora compara a vida de seu cachorro à vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa comparação, pode-se afirmar que o autor do texto quer mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal? Justifique seus comentários.

14. No final do relato, a narrador deposita sua confiança em um ser divino. Por que ela não deposita essa confiança em outro ser humano? Explique.

15. Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no relato? Justifique.


# Respostas:

1. "Gente é bicho e bicho é gente"

2.  Diário

3. O gênero diário íntimo e destina-se apenas a ser lido pelo seu autor. Ao contrário de outros que são escritos para determinado público alvo.

4. Relatar os acontecimentos diários de uma pessoa, bem como seus anseios pessoais.

5. Sua importância é devido à necessidade do ser humano se expressar por meio da linguagem e o diário é uma boa alternativa para isso.

6. Em cadernos pessoais e blogs pessoais

7. Para o próprio autor.

8. A preocupação e a indignação com as ações desumanas na nossa sociedade.

9. O texto possui um narrador em primeira pessoa, que relata fatos de seu dia a dia que, de algum modo, o afetaram. Por ser um diário, o tempo passado não é muito distante do tempo atual.

10. A narradora considera o mundo virado ao avesso por ter presenciado uma situação degradante: um ser humano buscando comida no lixo

11. O texto aborda o problema de fome, já que apresenta um personagem que busca, no lixo, a sua sobrevivência física

12. A narradora sente-se envergonhada por diversas vezes recusar a comida oferecida pela mãe, sendo que háum grande número de pessoas que vão ao lixo para buscar o que comer

13. O autor demonstra que a vida humana, por diversas vezes, é menos valorizada que a vida de animais, já que há bichos que são muito melhor cuidados que uma criança, por exemplo

14. A narradora não deposita sua confiança no homem, por que o ser humano, na maioria das vezes, não se abre ao sofrimento do outro para ajudá-lo. Na perspectiva da narradora, somente um ser divino poderia dar uma solução a situação tão degradante.


15. Resposta pessoal – Fique atento à coesão e coerência no momento de responder aoenunciado

PLANEJAMENTO 6º ANO



PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CIEP 371 MUNICIPALIZADO LEONEL DE MOURA BRIZOLA
 






FICHA DE PLANEJAMENTO BIMESTRAL – 6º AO 9º ANO
PROFESSOR: DIORGES FERRANTI GONÇALVES       DISCIPLINA: PORTUGUÊS
SÉRIE: 8º ANO                 TURMAS: F8 101, F8102, F8 104          BIMESTRE:1º

HABILIDADES (MÍNIMO 5 HABILIDADES)
D1- Localizar informações explícitas.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir informação implícita.

D13 – identificar os interlocutores.

D14 – Distinguir fato de opinião.


CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS NO BIMESTRE


Características estruturais dos gêneros poema, notícia e manual.

Produção de poema e notícia.

Conotação e denotação.




CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
PONTUAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Trabalho
1
Paráfrase: poema João Amava Teresa
Trabalho
1
Elaboração de noticia.
Teste
2
Interpretação de texto. Distinção de características estruturais do texto.
Prova
4
Interpretação de texto. Distinção de características estruturais do texto.
Participação
2
Visto no caderno e participação nas atividades.

RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE SERÃO UTILIZADOS
CONTEÚDO
RECURSO
Gênero poema estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Gênero notícia estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Gênero manual estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Conotação e denotação.
Lista de ditados populares, quadro branco.
Produção de poema e notícia.
Computador, cartolina, tesoura, imagens, etc.

OBSERVAÇÕES: __________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entregue em: _________________________________       Visto em: ______________________________________

______________________________________________       _____________________________________________

                                          Professor                                                                                           POP / PO

TEATRO DENGUE OU AEDES AEGYPTI

Apresentação da peça teatral:

1ª pessoa:  Vestes A DENGUE.
  Olha só! Esse bairro é um paraíso!
  Que legal!
  Vejo quintais, com pneus, garrafas vazias, vasos com plantas...
  Ei!!! Olha só! Todos cheios da água...
  Ufa!!!!
  Ainda bem que ninguém, ninguém mesmo teve a idéia de fazer uma limpeza.
  Olha só!
  Aqui é o lugar perfeito prá "EU" morar... Espera aí!
  Vou buscar toda a minha família!
  Pois aqui é o lugar perfeito para EU crescer e morar...
  Até pensei em por uma Plaquinha:
  Nesse belo quintal.
  Aqui mora A FAMÍLIA DENGUE.

2ª Pessoa: Vestes  Fiscal da Prefeitura.
   Eu sou um agente da prefeitura;
   E vou visitar Esse Bairro.
   Pois...Parece que lá existe muito MOSQUITO DA DENGUE.
   EEpa!...Pois parece que há muito mesmo...
  Olha  só!
  Nesse....Bairro; houve vários casos de pessoas que ficaram "doentes".
  Eu sou:"UM AGENTE" da DENGUE.
  Vamos lá!... Vamos tentar adiantar... Ola! Pessoal!
  Batendo Palmas!!!!!!!!!!!...............
  Oi! Bom Dia! Senhora.
  Sou Um Agente da Dengue; e sou enviado pela Prefeitura.
  Podemos conversar!
  Ela!
  Que legal!
  Que o senhor veio...
  Pois... O Bairro esta inteiro apavorado com essa doença e ninguém sabe o que fazer!
  Posso dar uma olhada no seu quintal!
  Sim...Entre por favor!

3ª Pessoa: Vestes O MOsquito da Dengue
  Estou escutando vozes...
  Quem será que veio pra perturbar o meu sossego....
  Faz muito tempo que ninguém aparece por aqui!
  Vou me esconder...  Ou melhor!
  Vou mesmo nadar um pouco nesse PNEU ou talvez nessa GARRAFA.

4ª Pessoa: O Agente  ( vestes agente da Prefeitura ).
  Mas... O que estou vendo aqui!...
 Por aqui!
 Garrafas vazias...Pneus velhos!... Vasos de plantas com pratinhos com água... E todos cheios de água e INSETOS... Olha só... São LARVAS...

5ª Pessoa ( Vestes Dr PNEU )
  Faz um tempão que estou jogado aqui!
  E quando chove! Fico Cheio de água e também de mosquitos da dengue pois "ELES" adoram morar na água e é também aonde se reproduzem.

6ª Pessoa  ( Vestes Dr GARRAFA ).
  Comigo acontece o mesmo!
  Fiquei escondidinho nesse canto,
  E veja....
  Estou cheio d"água e de mosquito.
  Eu já não aguento mais...

7ª PESSOA   Dr PLANTINHA
  Que bom! Todos gostam de mim!
  Me cuidam bem.
  Dão água pra mim todos os dias.
  Para que as plantas fiquem mais bonitas.
     EU NÃO SABIA!
     Que no pratinho
     Aonde fica água...
    Era tão perigoso!

  Agora sim!
  Estou vendo que ELE é um verdadeiro criadouro de:
  MOSQUITO DA DENGUE.
  O que podemos fazer para isso não acontecer?
        SIM!
  O que podemos fazer?
 A gente não quer prejudicar ninguem!

8ª PESSOA ( Vestes A Professora )
  Eu sou a Professora dessa Escola!
  Vou passar todas as medidas de PREVENÇÃO contra a DENGUE:
  Eu passarei essas orientações para  as crianças que por sua vez passarão aos seus...

9ª PESSOA  ( Vestida de Mosquito da Dengue )

  Eu estou bem escondido;
  Mas... escutei tudo! tudinho!!!
  Parece que querem acabar COMIGO!  UAU!!!!
  Mas! ... Eu vou resistir...
  Vou me esconder em...
  Qualquer GARRAFA VAZIA!
      PNEU!!!
      VASO ou Recipiente
       Que tenha água limpa! Parada!
       Ali, estarei...
      Risos:  Ah!...Ah!...Ra! Ra!Ra!...
      Pessoal!....

AGORA O GRUPO DE PESSOAS    ( TODOS ):
Nós temos que formar:
Uma rede de informação ao combate da DENGUE...
Para isso precisamos do apoio da COMUNIDADE EM GERAL:
*Igrejas,
*Escolas,
*Clubes, Lions Clube,
*Prefeitura,
*Bombeiros,
*Militares,
*Empresas,
*Todos os seguimentos sociais...

VEJAM SÓ!
  A Professora que tem contato com as crianças e os pais;
  O Trabalhador de Empresa, enfim, todos colaborando...
  Repassando as informações para todos... somente assim...
  A Professora falou como combater O MOSQUITO DA DENGUE!
  Vou fazer uma limpeza no meu quintal lá em casa...

O MOSQUITO  ( vestes de dengue )
  Ai que raiva!
  Esse bairro vai estar limpo!
  Sem pneus...garrafas...plantinhas...
  Tudo vai desaparecer!!!!!!!
   Ei!...     Espera ai!...
     Preciso encontra outro lar! Outro bairro...
          Socorro! Socorro!  Socorro!
              Vou morrer!   Estou morrendo...
                        Ai que raiva!....

TODOS OS MEMBROS PARA FINALIZAR:
  Quem tem estudo, é estudioso!
  Quem tem amor, é amoroso!
  Quem tem Gota é Gotoso!
  E...Quem tem DENGUE é DENGOSO!
                        Salve-se quem puder...

REGRA DO JOGO ADEDANHA OU STOP

“STOP!” ou “ADEDANHA”

Stop! ou "adedanha" é um jogo muito comum entre as pessoas, no qual desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc.


A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores e, depois, os participantes têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.


O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.


As colunas mais comuns são: Nome*; Lugar; Objeto; Fruta, Legume e Verdura (FLV); Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); e ainda algumas como “Gosto de...” (um verbo); “Eu sou...” (um adjetivo); 


# Exercícios:
1. A que tipo de teto pode ser classificado a regra do jogo “Adedanha”? Narrativo, descritivo, disserativo ou instrucional?

2. Quais as características de uma regra de jogo?

3. Qual a finalidade de uma regra de jogo?

4. O texto acima esclarece bem a regra do jogo “Adedanha”? Justifique sua resposta.

5. Reúna-se com seus colegas e elabore um texto enumerando a regras de um outro jogo popular – “Jogo da forca”. 

PROVA TESTE GRAMATICA 9º ANO 1ºB 2017 FONOLOGIA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

ALUNO:.............................................................................................TURMA.........14/03/2017

TESTE DE GRAMÁTICA VALOR: 3 PONTOS

1. A palavra que possui menos fonemas que letras é:
a) oxigênio
b) paralelepípedo
c) carro
d) táxi

2. A palavra que possui mais fonemas do que letra é:
a) exército
b) exercícios
c) fixo
d) faixa

3. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?

a) exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo

4. Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
a) folha - ficha – cacho
b) queijo - quatro - quero
c) descer - cresço - exceto
d) serra - vosso - arrepio

5. Qual a alternativa em que todas as palavras apresentam ditongo?
a) ameixa, couro, inteiro
b) carro, Emília, mãe
c) saguão, ninho, João
d) estudo, tábua, queima

6. Aponte a sequência que registra, na ordem, ditongo, tritongo e hiato:
a) cantava – quanto - parecia
b) tão - quão – proíbe
c) natural – quase – saída
d) vivência – arguição – sair 

7. Marque a alternativa em que a palavra destacada apresenta um dígrafo.
a) Inspirados na destruição marítima...
b) ...os bebedores exagerados...
c) O que causa a ressaca do mar?
d) ...tragados pelo mar...




8. Assinale a alternativa em que “qu” não tem a função de dígrafo.
a) quilo           b) aqui           c) quatro          d) quibe

9. A palavra "planalto" formou-se por:
a) derivação sufixal     b) aglutinação     c) justaposição     d) parassíntese      e) derivação regressiva

10.Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas

11. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:


1.Justaposição
2.Aglutinação
3.Parassíntese
4.Derivação sufixal
5.Derivação prefixal  
6.Derivação imprópria  

(   ) aguardente               
(   ) casamento  
(   ) impróprio
(   ) pontapé
(   ) os quereres
(   ) entardecer


a) 1,4,5,2,6,3
b) 2,4,5,1,3,6
c) 1,5,4,2,6,3
d) 2,4,5,1,6,3

12. Assinale a opção em que UMA palavra possui RADICAL diferente:
a) noite, anoitecer, noitada
b) festa, festeiro, festejar
c) luz, luzeiro, alumiar
d) incrédulo, crente, crer

13.Marque a opção em que todas as palavras possuem um mesmo radical:
a) acrobata, acrofobia, acrópole
b) bicicleta, automóvel, carro
c) democracia, teocracia, cartomancia,
d) cronometrar, cronômetro, medida

14. Assinale a opção em que todas as palavras possuem prefixo;
a)  binóculo, desamor
b)  arquibancada, lealdade
c)  autógrafo, civilizar
d)  anônimo, riacho

15. A alternativa em que todas as palavras possuem sufixo é:
a) hipopótamo, autógrafo
b) ditongo, dissílabo
c) amável, estável
d) extraordinário, expectorar.