PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 15 de março de 2017

TESTE 7º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL POEMA E CARTA

NOME DO ALUNO: _____________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES     SÉRIE: 7º   DE ESCOLARIDADE      TURMA:  F7 103
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  TESTE    DATA: _______   VALOR:            PONTOS           NOTA - _________



BASTA!

Agora chega!

Chega de obedecer
e de ficar calado.
Chega de ter que fazer
Tudo o que eu não quero
e acho errado!

Agora chega!

Chega de comer pepino
e de engolir ovo quente,
chega de dormir cedo
e acordar mais cedo ainda,
chega de visitar a avó,
a tia, a prima, o padrinho...
Chega de prestar contas
do banho tomado,




da roupa escolhida,
do uniforme da escola,
da nota da prova,
de cada segundo,
de cada respiro!

Chega, chega... e chega!

Liberdade ainda que tarde!
Independência ou morte!

Manhêêêê!
Onde está a minha roupa de goleiro?

Paiêêêê!
Quero o dinheiro da minha mesada!


(Carlos Queiroz Telles)



1.Há um protesto que atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se repete muitas vezes. Que palavra é essa?
____________________________________________________________________________________          
2.A repetição, num texto, reforça ideias. Que ideia aparece reforçada durante todo o texto?            
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Retire , do texto, algumas ações que a pessoa que fala não quer mais fazer.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quem é o eu lírico no texto? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________  
5. A mudança no comportamento do eu lírico ao final do texto deixa as ideias engraçadas. Explique por quê.              
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Explique o que são versos e estrofes?
Versos são:___________________________________________________________________________
Estrofes são:__________________________________________________________________________
7. Retire do início do poema palavras que rimam.
______________________/_____________________________
_______________________/__________________________

Carbonita,  5 de setembro de 2016.

Amiga Dani,
Tudo bem com você? Aqui está tudo bem, graças a Deus!
Como andam as coisas aí no Rio de Janeiro? Gostaria muito que você viesse me visitar, assim poderíamos passear, conversar e eu ainda te apresentaria todas as pessoas incríveis que existem por aqui.
Eu estou trabalhando em uma escola muito boa, com alunos maravilhosos! Precisamos conversar também a respeito do nosso projeto de escrita envolvendo os meus alunos e os seus. Vamos colocar essa galerinha pra escrever!
Estou morrendo de saudades das nossas conversas de madrugada na casa da Lú. Aguardo retorno.
Beijos, te amo pra sempre!
Evelyn



Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2016.

Querida Evelyn
Estou morrendo de saudades de você e espero que esteja tudo bem por aí! Não vejo a hora de você vir me visitar também! Quero que saiba que você é uma pessoa maravilhosa e que os momentos que passamos juntas são insubstituíveis. Você faz muita falta!
 Se cuida amiga querida! Que Deus te abençoe em todas em todas as áreas da sua vida! Um grande beijo em seu coração!!!
Te amo...                                                                                                                                                         
Danielle.



8. A cidade onde encontra-se o remetente da primeira carta é:
_____________________________________________________________________________________

9.  Os assuntos principais das cartas acima são:
____________________________________________________________________________________

10. Retire da primeira carta as seguintes partes:
a) Cabeçalho:_________________________________________________________________________

b) Saudação e vocativo:_________________________________________________________________

c) Despedida: _________________________________________________________________________

d) Assinatura:_________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário