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quinta-feira, 13 de abril de 2017

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA CEREJA P41 TIRA FORMAL INFORMAL ROUPA



1. Zezo e seus pais vão a um casamento, e o pai de Zezo reclama da roupa do filho.
a) Como Zezo está vestido no 1º quadrinho? Essa roupa é formal ou informal?
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b) E os pais, como estão vestidos? Essa roupa é formal ou informal?
2. O humor da tira concentra-se no ultimo quadrinho. Zezo atendeu a expectativa dos pais? Por quê?
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AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS CEREJA 6º ANO P 39 TIRA HUMOR BICICRETA



1. O humor da tira é construído a partir das diferenças de uso da língua portuguesa. No 1º quadrinho o papagaio fala algumas palavras que causam estranhamento a mulher.
a) Que palavras causam estranhamento à mulher?
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b) Como provavelmente ela diria essas palavras?
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2. Para que o leitor compreenda bem a tira, é necessário que ele tenha conhecimento sobre como os papagaios aprendem a falar. De que forma isso acontece?
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3. No 2º quadrinho, a mulher procura o comerciante para devolver o papagaio.
a) Qual é a provável relação entre o homem e o papagaio?
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b) A surpresa e a graça da tira estão na fala do comerciante. O que a fala dele revela?
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4. Os modos de uso da língua frequentemente geram preconceitos, isto é, podem levar as pessoas a ser julgadas positiva ou negativamente. Considerando a situação em que o papagaio aprendeu a falar, responda: que outra razão pode ter levado a mulher a querer devolver o papagaio?
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POEMA A ROSA DE HIROXIMA PAG. 176 VIVER JUNTOS

A ROSA DE HIROXIMA

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

1. Releia os quatro primeiros versos do poema.

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas

a) Nesse trecho o eu lírico sugere ao leitor que pense em crianças( de uma forma geral)  e em meninas ( em particular). Quais são as ideias mais comuns associadas a esses seres?
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b) De que modo o segundo e o quarto versos modificam essas ideias?
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c) O adjetivo telepáticas não apenas se soma ao adjetivo mudas, ele o intensifica. Isso também acontece com inexatas em relação a cegas.  Explique essa afirmação, explorando a relação de sentido existente entre as palavras citadas.
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2. Releia.

Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
a) Entre o primeiro e o segundo versos, não há nenhum elemento de conexão aparente: um verbo de ligação, uma conjunção, uma preposição. O leitor, no entanto, é capaz de imaginar a relação que existe entre mulheres e rotas alteradas. Reescreva esses versos, tornando clara essa relação.
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b) No poema, qual é o sentido que se pode atribuir a esses versos?
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3. Em três dos seis primeiros versos, o eu lírico repete parte de um verso.
a) Quais são os efeitos obtidos com essa repetição
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b) Ao usar o verbo pensem e depois a expressão “ oh não se esqueçam”, a quem o eu lírico se dirige?
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c) Qual é o modo verbal empregado em pense e esqueçam?
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d) Qual é a relação entre a escolha do modo verbal  e as ideias expressas no poema?
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4. O eu lírico apela para que os leitores não se esqueçam da “rosa de Hiroxima”.
a) No contexto do poema, o que é a rosa de Hiroxima?
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b) Como que o leitor sabe que a rosa de Hiroxima não é uma flor em sentido literal?
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5. Em que verso, por meio de dois adjetivos, o eu lírico expressa sua total rejeição á rosa de Hiroxima? Identifique esses adjetivos?

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POEMA RÁPIDO e RASTEIRO PAG. 50 CEREJA 8º ANO

Rápido e Rasteiro (pag. 50)

Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.

aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.

1. A simplicidade do poema não está só na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o sapato pedir pra parar”.
a) No contexto do poema, a expressão empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco?
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b) No verso “aí eu paro”, qual expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
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c) certas características do eu lírico ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(    ) animado                         (   ) triste                          (    ) cabisbaixo       (    ) feliz
(    ) bem-resolvido               (    ) influenciável            (    )radiante          

2. Observe agora o título do poema. A quem podem ser atribuídas as qualidades correspondentes aos adjetivos RÁPIDO  e RASTEIRO? Justifique sua resposta.
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POEMA SATURAÇÃO CEREJA PAG.100 8º ANO

SATURAÇÃO (pag. 100)

Qualquer dia viro fera,
faço a trouxa
e ganho asas, ganho o mundo.
Não aguento mais discurso de mãe,
caretice de pai
e tortura de irmãos.

Não aguento ver cadernos, livros, provas.
Hora certa de dormir e de dormir e de acordar.
Deveres todos, direitos poucos,
asas cortadas, meias nos pés
e asas na cabeça.

Se não fosse o medo
- não do medo, mas da saudade,
- pegaria o primeiro avião,
ônibus ou trem, mas ...
Qualquer  dia viro a mesa.
Viro fera e me dissolvo no ar ...

Quero ver só quem vai chorar
de saudades.


1. O nome do poema é “Saturação”.
a) Quem é o eu lírico do poema?
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b) Que idade você imagina que o eu lírico tenha? Justifique sua resposta.
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c) De que ele se sente saturado?
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2. Na terceira estrofe o eu lírico revela uma momento de fraqueza em sua revolta, mas novamente volta a ameaçar.
a) Do que o eu lírico tem medo?
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b) O que ele quer dizer com as expressões “ viro a mesa, viro fera e me dissolvo no ar...”?
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c) Você acha que o eu lírico está avaliando adequadamente suas condições para se “dissolver no ar” de forma responsável? Por quê?
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3. Na última estrofe, o eu lírico faz uma ultima ameaça com a frase” quero ver só quem vai chorar / de saudades.
a) Em quem você acha que ele pensa, ao fazer essa ameaça?
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b) Ele é coerente com o que revelou na terceira estrofe? Por quê?
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domingo, 9 de abril de 2017

FORMAÇÃO DE PALAVRAS EXERCÍCIOS MARCAR X 9º ANO

Nome _________________________________________nº _____ 9º ano Data ___________________
Ficha de trabalho nº 5
Fonte: file: ///C:/Users/Cliente/Downloads/Ficha_de_trabalho_n%C2%BA_5-gabarito_(2)041120130959.pdf

1.Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo processo:
a) ajoelhar / antebraço / assinatura b) atraso / embarque / pesca
c) o jota / o sim / o tropeço d) entrega / estupidez / sobreviver
e) antepor / exportação / sanguessuga

2. A palavra "aguardente" formou-se por:
a) hibridismo b) aglutinação c) justaposição d) parassíntese e) derivação regressiva

3.Que item contém somente palavras formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu d) supersticiosa - valiosas
e) desatarraxou – estremeceu

4. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita.
Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) aguardente     1) justaposição
( ) casamento     2) aglutinação
( ) portuário       3) parassíntese
( ) pontapé         4) derivação sufixal
( ) os contras     5) derivação imprópria
( ) submarino     6) derivação prefixal
( ) hipótese
a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1
b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6
c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6
d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6
e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6

5. Indique a palavra que foge ao processo de formação de chape-chape:
a) zunzum b) reco-reco c) toque-toque d) tlim-tlim e) vivido

6.Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese:
a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer
b) solução, passional, corrupção, visionário
c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente
d) biografia, macróbio, bibliografia, asteroide
e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo

7. As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
a) derivação b) onomatopeia c) hibridismo d) composição e) prefixação

8. Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação:
a) readquirir, predestinado, propor b) irregular, amoral, demover
c) remeter, conter, antegozar d) irrestrito, antípoda, prever e) dever, deter, antever

9. A palavra resgate é formada por derivação:
a) prefixal b) sufixal c) regressiva d) parassintética e) imprópria

10.Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada
b) festa, festeiro, festejar
c) luz, luzeiro, alumiar
d) riqueza, ricaço, enriquecer
e) incrível, crente, crer

11.Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

12. Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
a) derivação parassintética - Onde se viu perversidade semelhante?
b) derivação prefixal - Não senhor, não procedi nem percorri.
c) derivação regressiva - Preciso falar-lhe amanhã, sem falta.
d) derivação sufixal - As moças me achavam maçador, evidentemente.
e) derivação imprópria - Minava um apetite surdo pelo jantar.

13. Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por justaposição
d) dois elementos formados por aglutinação
e) n.d.a

14. Aponte a alternativa cujas palavras são respectivamente formadas por justaposição, aglutinação e parassíntese:
a) varapau - girassol – enfaixar
b) pontapé - anoitecer - ajoelhar
c) maldizer - petróleo - embora
d) vaivém - pontiagudo - enfurece
e) penugem - repúdio – despedaça

15.Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:
1. embarque 2. histórico 3. cruzes! 4. porquê 5.fala 6.sombrio
a) 2-5, 1-4, 3-6
b) 1-4, 2-5, 3-6
c) 1-5, 3-4, 2-6
d) 2-3, 5-6, 1-4
e) 3-6, 2-5, 1-4

16. Em "... gordos irlandeses de rosto vermelho..." e "... deixa entrever o princípio de uma tatuagem. ",há termos formados, respectivamente, a partir de processos de:
a) derivação prefixal e derivação sufixal
b) composição por aglutinação e derivação prefixal
c) derivação sufixal e composição por justaposição
d) derivação sufixal e derivação prefixal
e) derivação parassintética e derivação sufixal

17. A alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo de composição é:
a) passatempo - destemido - subnutrido
b) pernilongo - pontiagudo – embora
c) leiteiro - histórico - desgraçado
d) cabisbaixo - pernalta - vaivém
e) planalto - aguardente – passatempo

18.O item em que a palavra não está corretamente classificada quanto ao seu processo de formação é:
a) ataque - derivação regressiva
b) fornalha - derivação por sufixação
c) acorrentar - derivação parassintética
d) antebraço - derivação prefixal
e) casebre - derivação imprópria

19.Nas palavras: atenuado, televisão, percurso temos, respectivamente, os seguintes processos de formação das palavras:
a) parassíntese, hibridismo, prefixação
b) aglutinação, justaposição, sufixação
c) sufixação, aglutinação, justaposição
d) justaposição, prefixação, parassíntese
e) hibridismo, parassíntese, hibridismo

20. Em qual dos itens abaixo está presente um caso de derivação parassintética:
a) operaçãozinha b) conversinha c) principalmente d) assustadora e) obrigadinho

21. Assinale a classificação errada do processo de formação indicado:
a) o porquê - derivação imprópria
b) desleal - derivação prefixal
c) impedimento - derivação parassintética
d) anoitecer - derivação parassintética
e) borboleta - primitivo
22.A formação do vocábulo sublinhado na expressão "o canto das sereias" é:
a) composição por justaposição
b) derivação sufixal
c) derivação regressiva
d) palavra primitiva
e) derivação prefixal

23. Todos os verbos seguintes são formados por parassíntese (derivação parassintética), exceto:
a) endireitar
b) atormentar
c) enlouquecer
d) desvalorizar
e) soterrar

24. Assinalar a alternativa em que a primeira palavra apresenta sufixo formador de advérbio e, a segunda, sufixo formador de substantivo:
a) perfeitamente varrendo
b) provavelmente erro
c) lentamente explicação
d) atrevimento ignorância
e) proveniente furtado

25. As palavras adivinhar - adivinho e adivinhação - têm a mesma raiz, por isso são cognatas.
Assinalar a alternativa em que não ocorrem três cognatos:
a) alguém - algo – algum
 b) ler, leitura – lição
 c) ensinar - ensino, ensinamento
d) candura - cândido - incandescência
e) viver - vida – vidente

Gabarito 1-B 2-B 3-B 4-E 5-E 6-A 7-D 8-E 9-E 10-B 11-E 12-A 13-C

14-A 15-C 16-D 17-B 18-E 19-A 20-D 21-C 22- B 23-E 24-C 25-D

PROVA BRASIL 33 QUESTÕES COM DESCRITORES 9º ANO fonte SAEPE 2016 GB