A ROSA DE HIROXIMA
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
1. Releia os quatro primeiros versos do poema.
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
a) Nesse trecho o eu lírico sugere ao leitor que pense em
crianças( de uma forma geral) e em
meninas ( em particular). Quais são as ideias mais comuns associadas a esses
seres?
___________________________________________________________________________
b) De que modo o segundo e o quarto versos modificam essas
ideias?
___________________________________________________________________________
c) O adjetivo telepáticas não apenas se soma ao adjetivo
mudas, ele o intensifica. Isso também acontece com inexatas em relação a
cegas. Explique essa afirmação,
explorando a relação de sentido existente entre as palavras citadas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Releia.
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Rotas alteradas
a) Entre o primeiro e o segundo versos, não há nenhum elemento
de conexão aparente: um verbo de ligação, uma conjunção, uma preposição. O
leitor, no entanto, é capaz de imaginar a relação que existe entre mulheres e rotas
alteradas. Reescreva esses versos, tornando clara essa relação.
_______________________________________________________________________
b) No poema, qual é o sentido que se pode atribuir a esses
versos?
______________________________________________________________________
3. Em três dos seis primeiros versos, o eu lírico repete
parte de um verso.
a) Quais são os efeitos obtidos com essa repetição
____________________________________________________________________
b) Ao usar o verbo pensem e depois a expressão “ oh não se
esqueçam”, a quem o eu lírico se dirige?
_______________________________________________________________________
c) Qual é o modo verbal empregado em pense e esqueçam?
_______________________________________________________________________
d) Qual é a relação entre a escolha do modo verbal e as ideias expressas no poema?
__________________________________________________________________________
4. O eu lírico apela para que os leitores não se esqueçam da
“rosa de Hiroxima”.
a) No contexto do poema, o que é a rosa de Hiroxima?
_______________________________________________________________________
b) Como que o leitor sabe que a rosa de Hiroxima não é uma
flor em sentido literal?
_____________________________________________________________________
5. Em que verso, por meio de dois adjetivos, o eu lírico
expressa sua total rejeição á rosa de Hiroxima? Identifique esses adjetivos?
________________________________________________________________________
cadê as respostas
ResponderExcluirMande as respostas
ResponderExcluirCadê as respostas
ResponderExcluirCadê as respostas
ResponderExcluir