PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 13 de abril de 2017

POEMA A ROSA DE HIROXIMA PAG. 176 VIVER JUNTOS

A ROSA DE HIROXIMA

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

1. Releia os quatro primeiros versos do poema.

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas

a) Nesse trecho o eu lírico sugere ao leitor que pense em crianças( de uma forma geral)  e em meninas ( em particular). Quais são as ideias mais comuns associadas a esses seres?
___________________________________________________________________________
b) De que modo o segundo e o quarto versos modificam essas ideias?
___________________________________________________________________________
c) O adjetivo telepáticas não apenas se soma ao adjetivo mudas, ele o intensifica. Isso também acontece com inexatas em relação a cegas.  Explique essa afirmação, explorando a relação de sentido existente entre as palavras citadas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Releia.

Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
a) Entre o primeiro e o segundo versos, não há nenhum elemento de conexão aparente: um verbo de ligação, uma conjunção, uma preposição. O leitor, no entanto, é capaz de imaginar a relação que existe entre mulheres e rotas alteradas. Reescreva esses versos, tornando clara essa relação.
_______________________________________________________________________

b) No poema, qual é o sentido que se pode atribuir a esses versos?
______________________________________________________________________

3. Em três dos seis primeiros versos, o eu lírico repete parte de um verso.
a) Quais são os efeitos obtidos com essa repetição
____________________________________________________________________
b) Ao usar o verbo pensem e depois a expressão “ oh não se esqueçam”, a quem o eu lírico se dirige?
_______________________________________________________________________
c) Qual é o modo verbal empregado em pense e esqueçam?
_______________________________________________________________________
d) Qual é a relação entre a escolha do modo verbal  e as ideias expressas no poema?
__________________________________________________________________________

4. O eu lírico apela para que os leitores não se esqueçam da “rosa de Hiroxima”.
a) No contexto do poema, o que é a rosa de Hiroxima?
_______________________________________________________________________
b) Como que o leitor sabe que a rosa de Hiroxima não é uma flor em sentido literal?
_____________________________________________________________________
5. Em que verso, por meio de dois adjetivos, o eu lírico expressa sua total rejeição á rosa de Hiroxima? Identifique esses adjetivos?

________________________________________________________________________

4 comentários: