PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 13 de abril de 2017

CARTUM Ó PRINCESA CEREJA 6º ANO P.51 CONTO

1. No cartum há duas personagens em destaque. Observe o lugar onde elas se encontram, o modo como estão vestidas e o que estão fazendo.
a) Quem são as personagens?
_________________________________________________________________________
b) Onde está a mulher?
_______________________________________________________________________
c) Há alguma porta de entrada visível no castelo?
________________________________________________________________________
2. O humor do cartum encontra-se na forma surpreendente de  como se dá a interação entre as personagens.
a) Qual é o elemento surpresa do cartum?
________________________________________________________________________
b) O que os gestos do homem, inclusive o movimento feito com o chapéu, representam
______________________________________________________________________
c) Em que momento do dia ocorre a cena?
____________________________________________________________________
d) Que tipo de relacionamento as personagens parece estar iniciando? Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________

3. Alguns elementos do cartum fazem lembrar um conhecido conto maravilhoso dos irmãos Grimm. No conto, uma princesa de tranças longas vive no alto de uma torre, aprisionada ali por uma bruxa. Um príncipe passa pelo castelo e, ao ouvir o canto da princesa, apaixona-se por ela e resolve libertá-la.
a) Qual é esse conto?
_______________________________________________________________________
b) No conto, de que modo o príncipe sobe a torre do castelo na qual ficava a princesa?
________________________________________________________________________
c) Que semelhança há entre o conto maravilhoso e o cartum em estudo
________________________________________________________________________

4. No conto maravilhoso, a princesa quer a todo custo se libertar da torre e da bruxa e , para isso, joga as tranças ao príncipe para que ele suba por elas. No cartum:
a) Qual é o elemento equivalente à tranças?
_________________________________________________________________________
b) A princesa mostra-se empenhada em deixar a torre? Por quê?
________________________________________________________________________
5. O amor entre príncipe e princesas é uma das principais características dos contos maravilhosos. Que outros contos de príncipes e de princesas com final feliz você conhece?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


TIRINHA CEREJA 6º ANO P 45 TIPONITE GERUNDISMO EXERCÍCIOS

1. A tira satiriza o emprego da “tiponite” e do “gerundismo”.
a) O que é “tiponite”?
___________________________________________________________________________
b) Sabendo se que o sufixo (ite) é muito empregado em nome de doenças( como apendicite, amigdalite) e significa inflamação, conclua: Qual é a visão do autor da tira a respeito da “tiponite”?
___________________________________________________________________________
c) Que grupos sociais costumam apresentar esse uso na linguagem?
________________________________________________________________________
d) Dê sua opinião: Empregar a “tiponite” ajuda as pessoas a se identificarem com os colegas a serem aceitos no grupo? Por quê?
___________________________________________________________________________
2. O “gerundismo” também é um fenômeno que surgiu no português brasileiro há alguns anos.
a) Em que consiste esse fenômeno?
__________________________________________________________________________
b) Em que caso o gerúndio pode ser empregado normalmente, sem caracterizar “gerundismo”?
___________________________________________________________________________
c) Como ficaria a fala do último quadrinho, caso a personagem não empregasse nem o “tiponismo” nem o “gerundismo”?

___________________________________________________________________________

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA CEREJA P41 TIRA FORMAL INFORMAL ROUPA



1. Zezo e seus pais vão a um casamento, e o pai de Zezo reclama da roupa do filho.
a) Como Zezo está vestido no 1º quadrinho? Essa roupa é formal ou informal?
_________________________________________________________________________
b) E os pais, como estão vestidos? Essa roupa é formal ou informal?
2. O humor da tira concentra-se no ultimo quadrinho. Zezo atendeu a expectativa dos pais? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS CEREJA 6º ANO P 39 TIRA HUMOR BICICRETA



1. O humor da tira é construído a partir das diferenças de uso da língua portuguesa. No 1º quadrinho o papagaio fala algumas palavras que causam estranhamento a mulher.
a) Que palavras causam estranhamento à mulher?
_______________________________________________________________________
b) Como provavelmente ela diria essas palavras?
_______________________________________________________________________

2. Para que o leitor compreenda bem a tira, é necessário que ele tenha conhecimento sobre como os papagaios aprendem a falar. De que forma isso acontece?
__________________________________________________________________________

3. No 2º quadrinho, a mulher procura o comerciante para devolver o papagaio.
a) Qual é a provável relação entre o homem e o papagaio?
___________________________________________________________________________
b) A surpresa e a graça da tira estão na fala do comerciante. O que a fala dele revela?
___________________________________________________________________________

4. Os modos de uso da língua frequentemente geram preconceitos, isto é, podem levar as pessoas a ser julgadas positiva ou negativamente. Considerando a situação em que o papagaio aprendeu a falar, responda: que outra razão pode ter levado a mulher a querer devolver o papagaio?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


POEMA A ROSA DE HIROXIMA PAG. 176 VIVER JUNTOS

A ROSA DE HIROXIMA

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

1. Releia os quatro primeiros versos do poema.

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas

a) Nesse trecho o eu lírico sugere ao leitor que pense em crianças( de uma forma geral)  e em meninas ( em particular). Quais são as ideias mais comuns associadas a esses seres?
___________________________________________________________________________
b) De que modo o segundo e o quarto versos modificam essas ideias?
___________________________________________________________________________
c) O adjetivo telepáticas não apenas se soma ao adjetivo mudas, ele o intensifica. Isso também acontece com inexatas em relação a cegas.  Explique essa afirmação, explorando a relação de sentido existente entre as palavras citadas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Releia.

Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
a) Entre o primeiro e o segundo versos, não há nenhum elemento de conexão aparente: um verbo de ligação, uma conjunção, uma preposição. O leitor, no entanto, é capaz de imaginar a relação que existe entre mulheres e rotas alteradas. Reescreva esses versos, tornando clara essa relação.
_______________________________________________________________________

b) No poema, qual é o sentido que se pode atribuir a esses versos?
______________________________________________________________________

3. Em três dos seis primeiros versos, o eu lírico repete parte de um verso.
a) Quais são os efeitos obtidos com essa repetição
____________________________________________________________________
b) Ao usar o verbo pensem e depois a expressão “ oh não se esqueçam”, a quem o eu lírico se dirige?
_______________________________________________________________________
c) Qual é o modo verbal empregado em pense e esqueçam?
_______________________________________________________________________
d) Qual é a relação entre a escolha do modo verbal  e as ideias expressas no poema?
__________________________________________________________________________

4. O eu lírico apela para que os leitores não se esqueçam da “rosa de Hiroxima”.
a) No contexto do poema, o que é a rosa de Hiroxima?
_______________________________________________________________________
b) Como que o leitor sabe que a rosa de Hiroxima não é uma flor em sentido literal?
_____________________________________________________________________
5. Em que verso, por meio de dois adjetivos, o eu lírico expressa sua total rejeição á rosa de Hiroxima? Identifique esses adjetivos?

________________________________________________________________________

POEMA RÁPIDO e RASTEIRO PAG. 50 CEREJA 8º ANO

Rápido e Rasteiro (pag. 50)

Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.

aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.

1. A simplicidade do poema não está só na linguagem, mas também no assunto. O eu lírico afirma que vai dançar “até o sapato pedir pra parar”.
a) No contexto do poema, a expressão empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou pouco?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) No verso “aí eu paro”, qual expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
___________________________________________________________________________

c) certas características do eu lírico ficam evidenciadas nos dois últimos versos do poema. Quais são elas?
(    ) animado                         (   ) triste                          (    ) cabisbaixo       (    ) feliz
(    ) bem-resolvido               (    ) influenciável            (    )radiante          

2. Observe agora o título do poema. A quem podem ser atribuídas as qualidades correspondentes aos adjetivos RÁPIDO  e RASTEIRO? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

POEMA SATURAÇÃO CEREJA PAG.100 8º ANO

SATURAÇÃO (pag. 100)

Qualquer dia viro fera,
faço a trouxa
e ganho asas, ganho o mundo.
Não aguento mais discurso de mãe,
caretice de pai
e tortura de irmãos.

Não aguento ver cadernos, livros, provas.
Hora certa de dormir e de dormir e de acordar.
Deveres todos, direitos poucos,
asas cortadas, meias nos pés
e asas na cabeça.

Se não fosse o medo
- não do medo, mas da saudade,
- pegaria o primeiro avião,
ônibus ou trem, mas ...
Qualquer  dia viro a mesa.
Viro fera e me dissolvo no ar ...

Quero ver só quem vai chorar
de saudades.


1. O nome do poema é “Saturação”.
a) Quem é o eu lírico do poema?
___________________________________________________________________________
b) Que idade você imagina que o eu lírico tenha? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________

c) De que ele se sente saturado?
__________________________________________________________________________

2. Na terceira estrofe o eu lírico revela uma momento de fraqueza em sua revolta, mas novamente volta a ameaçar.
a) Do que o eu lírico tem medo?
_________________________________________________________________________
b) O que ele quer dizer com as expressões “ viro a mesa, viro fera e me dissolvo no ar...”?
__________________________________________________________________________
c) Você acha que o eu lírico está avaliando adequadamente suas condições para se “dissolver no ar” de forma responsável? Por quê?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

3. Na última estrofe, o eu lírico faz uma ultima ameaça com a frase” quero ver só quem vai chorar / de saudades.
a) Em quem você acha que ele pensa, ao fazer essa ameaça?
__________________________________________________________________________
b) Ele é coerente com o que revelou na terceira estrofe? Por quê?
___________________________________________________________________________