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quarta-feira, 5 de julho de 2017

CEREJA 7º ANO PROVA BRASIL SIMULADO P.65 COM GABARITO

    Ali babá e os 40 ladrões 
(...)
       Do alto podia ver tudo sem ser visto. Então chegaram àquele lugar quarenta homens muito fortes e bem armados, com caras de poucos amigos. Ali concluiu que eram quarenta ladrões.
         Os homens desapearam dos cavalos e puseram no chão sacos pesados que continham ouro e prata. O mais forte dos ladrões, que era o chefe, aproximou-se da rocha e disse:
        — Abre-te, Sésamo!
        Assim que essas palavras foram pronunciadas, abriu-se uma porta na caverna. Todos passaram por ela, e a porta se fechou novamente. Depois de muito tempo, a passagem voltou a se abrir, e por ela saíram os quarenta ladrões. Quando todos estavam fora, o chefe disse:
        — Fecha-te, Sésamo!
        Os bandidos colocaram os sacos em suas montarias e voltaram pelo mesmo caminho pelo qual tinham vindo. Ali os seguiu com os olhos até desaparecerem. Quando se viu em segurança, desceu da árvore, dirigiu-se à rocha e disse:
        — Abre-te, Sésamo!
        A porta se abriu e Ali Babá ficou sem palavras diante do que seus olhos viram: uma grande caverna cheia dos tecidos mais finos, tapetes belíssimos e uma enorme quantidade de moedas de ouro e prata dentro de sacos.(...)

Abertura
Todos eles traziam
sacolas, que pare-
ciam muito pesa-
das. Amarraram
bem seus cavalos e
 um deles adiantou-
se em direção a
 uma rocha e gritou:
“Abre-te, cérebro!

1. É possível dize que:
a) Não há relação alguma entre os dois texto, porque são de gêneros diferentes.
b) o poema retoma o conto adaptando suas personagens.
c) o segundo texto retoma criticamente as ideias desenvolvidas pelo primeiro.
d) o poema faz uma exaltação do conto, destacando sua inteligência.

2. O segundo texto apresenta a frase mágica “Abre-te, Sésamo!” modificada. A finalidade do locutor do texto, com essa transformação, é sugerir ao leitor que o cérebro:
a) é apenas um órgão do nosso corpo.
b) é fonte de riqueza incontável e inesperada.
c) somente funciona com a ajuda de palavras mágicas.

d) é uma caverna obscura



3. É possível entender, pelo decorrer da leitura e pelo desfecho da tira, que a personagem Eric:
a) não lida bem com as frustrações.
b) é um líder e um empreendedor.
c) não se inclui na categoria dos “mais chorões”.
d) poderá ser membro do clube por muitos anos.

4. As expressões verbais fizesse, fizeram e aguentem são as responsáveis por tornarem a ideia da personagem um ação:
a) em realização.
b) necessária.
c) certa e inquestionável.
d) possível ou hipotética.

Leia o texto e observe a foto para responder às questões de 5 a 7.

As asas de Ícaro

     Prisioneiro do rei Minos, Dédalo constrói asas com cera e penas para ele e Ícaro fugirem voando de Creta. (...)
      Quando começaram a sobrevoar o oceano, porém, Ícaro empolgou-se e subiu demais, aproximando-se perigosamente do sol.
       _ Desça, filho, desça! _ gritava Dédalo, aflito, mas Ícaro, nas alturas, não ouvia mais nada a não ser o assovio do vento e o ruflar das suas próprias asas.
       Então, a certa altura, uma pena roçou-lhe o nariz e, logo em seguida, como se um travesseiro tivesse sido rasgado, viu-se engolido por uma nuvem de penas soltas. Só então percebeu que sua armação se desfizera e que só lhe restava, agora, despencar para a morte nas águas revoltas do mar.
      Mais tarde, seu corpo foi levado pelas ondas às margens de um local que Dédalo batizou de Ícaro, em homenagem a esse que foi o verdadeiro pai da aviação.




5. O texto mitológico e a foto traduzem, cada um a sua maneira:
a) o sonho humano de voar
b) o desejo humano de atingir o sol.
C0 o ideal humano de viajar.
d) o gosto pelo assovio do vento e pelo ruflar das asas.

6. Ícaro empolgou-se.  Apenas uma das expressões abaixo não resulta desse estado emocional da personagem. Trata-se de:
a) subiu demais.
b) envolvido por uma nuvem de penas soltas.
c) não ouvia mais nada.
d) aproximando-se do sol.

7. Ícaro não ouve o alerta do pai e sua situação se altera. Na narrativa, a expressão que introduz essa mudança é:
a) mas Ícaro.
b) mais tarde.
c) então, a certa altura.
d) logo em seguida.

Leia o depoimento de Jack Andraka, jovem que criou o teste para detectar câncer.

Gênio, sim; nerd, não
           Aos 15 anos, desenvolvi um teste que consegue diagnosticar precocemente o câncer de pâncreas. Meu tio morreu por causa disso e fiquei pensando no que eu podia fazer. Diferentemente das mulheres com tumor de mama, as vítimas desse câncer só têm o diagnóstico muito tarde, com uma alta taxa de mortalidade. Só 5% sobrevivem.

         Desenvolvi um sensor usando papel-filtro e nanotubos para detectar proteínas ligadas ao câncer rapidamente, cem vezes mais que outros testes
Minha escola é normal, ninguém estava preparado para me estimular ou ajudar nas pesquisas. O ensino científico ainda é fraco e raro. Ler artigos em publicações especializadas é caríssimo.
         Meu laboratório mesmo é a garagem de casa, onde meu pai tinha uma marcenaria e, desde crianças, meu irmão e eu podemos fazer mil testes e usar ferramentas que nosso pai sempre nos deu ou emprestou. Lembro de uma maquete com um rio de brinquedo onde a gente aprendeu física e como os objetos flutuam. Meu irmão mais velho ganhou prêmios científicos antes de mim.
         Pouca gente da minha idade se interessa por ciência.


O TESTE DE JACK

1. PROTEÍNA- Ao pesquisar na literatura científica, Jack encontrou uma proteína chamada mesotelina, presente em taxas muito altas no sangue de pessoas com câncer de pâncreas, mesmo que em estágio inicial.
2. ANTICORPOS_ aprendendo sobre anticorpos na escola, ele pensou em usar alguns que se ligasse especificamente a essa proteína para criar o teste.
3. NANOTUBOS_ Os anticorpos ficariam em estruturas minúsculas, uma rede de nanotubos. Quando a proteína fosse detectada, os nanotubos mudariam suas propriedades elétricas, dando o sinal do diagnóstico de câncer.
4. PAPEL _ Uma mistura de liquido e nanotubos ´é usada para embeber um papel, que serve para abrigar essas pequenas estruturas. Uma gota de sangue nesse papel seria suficiente para detectar a proteína que sinaliza o câncer de pâncreas.



8. Ao contribuir para o bem da humanidade, o herói emprega os recursos que tem a seu dispor. O jovem em questão, para realizar o seu feito, empregou:
a) a força, como Hércules.
b) a invisibilidade, como Perseu.
c) a esperteza, como Ulisses.
d) o conhecimento, como Atena.

9. O texto O teste de Jack é, em relação ao texto Gênio, sim; nerd, não:
a) complementar e mais específico.
b) contraditório.
c) paralelo, mas mais pessoal.
d) mais impessoal, mas menos específico.






10.   A palavra mito é empregada na linguagem cotidiana, muitas vezes, com o sentido de ideia fantasiosa, crendice. Nesse sentido, qual a única pergunta que não será feita pela personagem da tira?

a) se o monstro não existe, porque muitas testemunhas afirmam tê-lo visto.
b) Papai Noel não existe.
c) se eu existo, por que o monstro não pode existir?
d) o senhor tem provas mais concretas?



GABARITO 
1.C
2.B
3.A
4.D
5.A
6.B
7. C
8. D
9. A
10. B 

SUBSTANTIVO 6º ANO CEREJA PAG 93, 94