PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 8 de março de 2018

FORMAÇÃO DE PALAVRAS DESCRITOR 7 E 8 IFF, D3 PB


Investigação lenta e falta de prioridade levam a subnotificação de feminicídios
A sociedade brasileira é marcada por diversas formas de desigualdades oriundas de construções históricas que sempre relegaram uma posição subalterna às mulheres, seja na política, na cultura, na economia, no mercado de trabalho etc. As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas que vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência, incluindo a morte. Assim, o feminicídio é a expressão extrema das diversas formas de violência que atingem as mulheres em nossa sociedade.

 Questão 1
-cida (sufixo latino – cida. Exprime a noção de agente que provoca a morte ou o extermínio (ex.: bactericida). A alternativa em que NÃO há presença desse sufixo é:
a)    Homicida
b)    Suicida
c)    Esquecida
d)    Genocida
e)    Feminicida

Questão 2
“As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas”. As duas palavra destacadas foram formadas pelo processo de:
a)    Prefixa e sufixal / prefixal e sufixal
b)    Parassintética / parassintética
c)    Parassintética / prefixa e sufixal
d)    Prefixal e sufixal / parassintética

Questão 3
“Vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência” A alternativa que apresenta palavra formada pelo mesmo processo da palavra destacada é:
a)    Acessível
b)    Recesso
c)    Gesso
d)    Agressão
e)    Abscesso

Questão 4

A única alternativa em que todas palavras NÃO são cognatas é:
a)    Decoração, colorir, corante, tricolor
b)    Legal, legalizar, legislar, legislação
c)    Corpo, corporal, incorporar, corpanzil
d)    Dente, dentadura, dental, dentinho
e)    Pátria, país, nação, território




QUESTÃO 5  https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br  prova_subsequente_2016-
Sabendo que o termo biocombustíveis é formado pela junção de dois radicais, assinale a alternativa que contém o processo de formação dessa palavra:
a) Composição por justaposição
b) Derivação sufixal
c) Estrangeirismo
d) Derivação parassintética

QUESTÃO 6  https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br prova_subsequente_2016-
Considerando os processos de formação de palavras, assinale a alternativa CORRETA:
a) ambiciosa – derivação sufixal
b) inevitável – composição por justaposição
c) realidade – derivação prefixal e sufixal
d) extremamente – derivação parassintética

QUESTÃO 7 (ED.64 2ºS IFF2017)
A palavra “inerentes” na expressão “Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos” não pode ser substituída, sem alteração do sentido geral do texto, por
a) que dizem respeito.
b) que se aplicam.
c) essenciais.
d) opcionais.
e) inegáveis.

QUESTÃO 8  (ED.135 2014 IFF CEM ANOS)
        O uso de um vocabulário diversificado é um recurso que contribui para a construção da argumentação textual. Embora algumas palavras não sejam de uso cotidiano, é possível inferir seu sentido pelo contexto em que são usadas. Indique a opção em que a palavra sublinhada NÃO tem sentido semelhante ao termo sugerido entre parênteses.
a) A paz não pode ser construída como um elemento isolado. É indissociável da justiça e da solidariedade. (INSEPARÁVEL).
b) ...desamarmos nossos espíritos, nossos sentimentos, tudo o que há em nós de negação do outro, de não reconhecimento, de prepotência... (HUMIILDADE) 
c) Sempre é possível conversar, expressar a sua palavra, resgatar o melhor de nossas experiências, ressituar as questões... (REPENSAR). 
d)  A escola não está imune a esta dinâmica. (LIVRE). 
e) É reforçada a lógica da contraposição de forças, o que é antagônico a uma cultura de paz. (OPOSTO)

QUESTÃO 9 PROVA IFF2013
       O reconhecimento do processo de formação das palavras e dos elementos mínimos que as constituem (seus morfemas) permite atribuir sentido a neologismos (palavras novas), assim como a outras palavras já existentes na língua. Constitui comentário EQUIVOCADO a alternativa
a) Entomólogo – composto erudito formado a partir dos elementos de composição éntomon (inseto) e -logia (palavra, discurso ciência)
b) Interespécie – palavra derivada por prefixação formada pelo prefixo inter- (no meio de, entre) acrescentado à base espécie
c) Choque – substantivo deverbal formado por derivação regressiva a partir do verbo chocar 
d) Febre de formigas – neologismo semântico, já que a palavra “febre”, pré-existente na língua, sofre mudança de significado
e) Formigal – neologismo formado por derivação sufixal. À base formiga foi acrescentado o sufixo –al, formador de substantivo coletivo.


Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.

Questão 10 PB D3 /IFF7

O sentido da palavra do título - Neologismo - está ratificado no seguinte verso:
a) “Beijo pouco, falo menos ainda”.
b) “Mas invento palavras”.
c) “É mais cotidiana”.
d) “Intransitivo”.



QUESTÃO 11 IFMA 2017
Leia o texto que segue:
REMÉDIOS PARA EMAGRECER: A NOVA GERAÇÃO
       O lançamento de uma medicação para eliminar os quilos extras sem tantos efeitos colaterais anima os especialistas, ao mesmo tempo em que revive a questão: quando a obesidade deve ser tratada na farmácia? [...]
      Ao radical dos termos destacados emagrecer, lançamento, revive, obesidade foram acrescentados elementos mórficos, o que originou a palavra em destaque. O processo de formação de cada uma dessas palavras é respectivamente:
a) derivação parassintética – derivação sufixal – derivação prefixal – derivação sufixal
b) derivação prefixal e sufixal – derivação regressiva – derivação prefixal – derivação sufixal
c) derivação prefixal – derivação regressiva – derivação prefixal – derivação sufixal
d) derivação parassintética – derivação sufixal – derivação imprópria – derivação sufixal
e) derivação sufixal – derivação imprópria – derivação prefixal – derivação sufixal


QUESTÃO 12 IFMA 2017
Em: “Os denunciados tinham plena ciência do cinema, do esquema criminoso e da origem espúria (ilegítimo) dos recursos que receberam.”
Isto É 2443 5/10/2016
O termo em destaque sofreu alteração de classificação morfológica. Nesse contexto, ele é substantivo. O processo pelo qual esse termo sofreu alteração é denominado
a) derivação prefixal;
b) derivação parassintética;
c) derivação imprópria;
d) derivação regressiva;
e) derivação sufixal
IFMA 2016

QUESTÃO 13
 As palavras ‘gradualmente’ , ‘animado’ e ‘eufórico’ são formadas pelo mesmo processo de formação de palavras.
Que processo de formação é esse?
a) Derivação prefixal
b) Composição por justaposição
c) Composição por aglutinação
d) Neologismo
e) Derivação sufixal



QUESTÃO 14 IFBA

Do ponto de vista morfológico, na estrutura da palavra “Criancinhas” (l. 13) apresenta-se:
A) uma desinência verbal que indica quantidade.
B) um prefixo que tem sentido de medida.
C) um sufixo de valor diminutivo.
D) um sufixo que forma substantivo por meio do verbo.
E) uma composição por aglutinação.


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS 9º ANO PAG. 18

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS 9º ANO PAG. 18




Leia o cartum de Caco Galhardo.

1. O cartum mostra uma cena cotidiana na vida do casal Julio e Gina.Observe a notícia dada na TV e o comentário da mulher.
a) Quem foi o homem de Neandertal?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) O que a mulher quer dizer com o comentário “ Grande novidade”?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Que elementos da cena mostrada no cartum dão apoio ao comentário que a mulher faz?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Observe a estrutura do enunciado correspondente à notícia dada na televisão:
“Estudo revela que humanos acasalaram com neandertais...”
a) Identifique os verbos desse período e responda: Quantas orações há nele?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Trata-se de um período simples ou de um período composto?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Se  substituirmos a segunda oração do enunciado pela palavra algo, teremos: “Estudo revela algo”.
a) Qual é, nesse enunciado, a predicação da forma verbal revela?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Qual é, nesse enunciado, a função sintática do termo algo?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Portanto, no período “Estudo revela que humanos acasalaram com neandertais.” Qual a função sintática da oração “que humanos acasalaram com neandertais”?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 15 de outubro de 2017

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EXERCÍCIOS 15/10

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL.16/10
Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo em:


1.causal- causa,
2.temporal-tempo,
3.final-fim-finalidade,
4.condicional-condição
5.proporcional- proporção,
6.comparativa-comparação,
7.conformativa – conformidade,
8.concessiva-concessão-oposição
9.consecutiva-consequência,



1. Embora houvesse uma fresta, a escuridão pareceu-me total. va
___________________________________________________________________________
2. O cyberbullying é um problema crescente justamente porque os jovens usam cada vez mais
a tecnologia. al
_____________________________________________________________
3. Quanto mais conheço os ditadores, mais eu amo meu cachorro. al
_____________________________________________________________
4. Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim. al
_____________________________________________________________
5. A fim de que todos participassem, o prazo de inscrição foi prorrogado. al
_____________________________________________________________
6. A minh'alma chorou tanto que de pranto está vazia. va
_____________________________________________________________
7. Segundo dizem os médicos, a atividade física deve ser sempre monitorada.va
_____________________________________________________________
8. Quando tiver essa sensação de felicidade, não deixe ninguém arrancá-lo desse lugar. al
_____________________________________________________________
9. Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente. va
_____________________________________________________________
10. Desde que o professor permita, você poderá realizar outro teste.al
_____________________________________________________________
11.Ainda que eu salve o ratinho branco, outro terá de morrer em seu lugar. va
_____________________________________________________________
 12. Conquanto tivesse dinheiro, mantinha sua vida pacata e humilde. va
_____________________________________________________________
13. À medida que a ciência avança, nossa compreensão do universo se expande. al
_____________________________________________________________
14. Quando levantei a cabeça, dei com a figura de Capitu diante de mim. al
_____________________________________________________________
15. Visto que D. Glória concordara, ele começou a colocar em prática seu plano. al
_____________________________________________________________
16. A pedreira erguia-se como um monstro iluminado na sua paz. va
_____________________________________________________________
17. Tenho de subornar um guarda para que liberte o ratinho branco da jaula da cascavel. al
_____________________________________________________________
18. Como tínhamos previsto, todos terminaram os testes no prazo adequado. va
_____________________________________________________________
19. Ele se esforçou tanto que conseguiu passar em 3 vestibulares. va
_____________________________________________________________
20. Se todos cooperarem, atingiremos nosso objetivo. al
_____________________________________________________________
21. Iracema corria como a ema selvagem. va

_____________________________________________________________

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS 9º ANO EXERCÍCIOS

Exercícios de gramática
Prof. 

1. Transforme os adjetivos destacados em orações subordinadas adjetivas.
1. As pessoas fingidas não são dignas de confiança.
As pessoas _____________________________________ não são dignas de confiança.
2. O jovem esforçado progride.
O jovem _______________________________________________________ progride.
3. A pessoa preguiçosa vive à custa de quem trabalha.
A pessoa ______________________________________ vive à custa de quem trabalha.
4. O filho estudioso orgulha os pais.
O filho ___________________________________________________ orgulha os pais.
5. Amigo fofoqueiro não é de confiança.
Amigo ________________________________________________ não é de confiança.
6. Os animais carnívoros não comem capim.
Os animais ____________________________________________ não comem capim.
7. Guarde apenas as coisas uteis.
Guarde apenas as coisas ________________________________________________.
8. Os jogadores flamenguistas são muito ruins.
Os jogadores ____________________________________________ são muito ruins.
9. Ela tem olhos sedutores.
Ela tem olhos _________________________________________________________.
10.Ele é um homem defensor da natureza.
Ele é um homem ____________________________________________ da natureza.


2. Transforme os substantivos destacados em orações subordinadas substantivas.
1. Eu quero ajuda.
Eu quero _____________________________________________________________
2. Ele precisa de amor.
Ele precisa de _________________________________________________________
3. É preciso dedicação
É preciso _____________________________________________________________
4. Alegria é união
Alegria é______________________________________________________________

3. Diga se as orações destacadas são orações subordinadas substantivas ou adjetivas.
a) O empresário espera que todos trabalhem.   _____________________________
b) Ele precisava de que o ajudássemos.    _________________________________
c) Esta é a moça que passou no teste.    __________________________________
d) É preciso que me ajudem.   ____________________________________
e) O aluno que atrasou trouxe a justificativa. ____________________________

f) Há pessoas que não comem carne.  _________________________________

domingo, 3 de setembro de 2017

INTERJEIÇÃO 6º ANO

FONTE: COLEGIO NOMELINI
DESCRIÇÃO: INTERJEIÇÃO

INTERJEIÇÃO – são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.

As interjeições mais comuns são:



·         de alegria: ah! oh! oba!
·         de aplauso: viva! bis! bravo!
·         de chamamento: ó! olá! alô!
·         de dor: ui! ai!
·         de silêncio: silêncio! psiu!
·         de surpresa: oh! ah!
·         de advertência: cuidado! atenção!
·         de alívio: ufa! Arre!
·         de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
·         de desejo: oxalá! tomara!
·         de saudação: salve! viva! olá!
·         de terror: ui! credo! cruzes!



LOCUÇÕES INTERJETIVAS – são duas ou mais palavras que, combinadas, têm o mesmo valor de uma interjeição. Veja os exemplos:



Ai de mim!
Ora, bolas!
Puxa vida!
Deus me livre!
Pelo amor de Deus!
Que nada!
Muito bem!
Virgem Maria!...
Que pena!



EXERCÍCIOS:

1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!

2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração

a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________

3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena

a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura. ______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos! ______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho. ____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos. _____________________________________________________

4) Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado 

a) _____________ não chova amanhã.
b) _____________! Escola!
c) _____________?! Quem está falando?
d) _____________! Preciso de ajuda!
e) _____________! Seu vira-lata sem dono!
f) _____________! Acabei a tarefa!

5) Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja um exemplo:
 Já são oito horas – disse a mãe admirada.
 Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
________________________________________________________________________________
b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
________________________________________________________________________________
c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com alívio.
________________________________________________________________________________
d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.
________________________________________________________________________________
e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
________________________________________________________________________________

6) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
 “_____ que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____, você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado

7) “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo

8) Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.

d) Bravo! Cante mais uma vez.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PROVA TESTE GRAMÁTICA 7º ANO 3ºB 2017 VERBO DE LIGAÇÃO E ORAÇÃO SEM SUJEITO

NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7-___________________
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  Teste de produção textual  DATA: _________ VALOR:  6  PONTOS     NOTA - ____





POEMA DE LIGAÇÃO

Sou um pequeno ser vivo
E estou na beira da estrada
Procuro alguém que me ajude
A continuar a jornada.
Pois se aqui permanecer
Meu caminho será nada
Não posso ficar sentado
Vitórias não têm parada.
Se achar requer a procura
Eu quero continuar
Buscar o sonho encantado
E nele me realizar.
Por isso, tenho certeza:
Não posso ficar parado
Pois só quem luta consegue
O seu ideal realizado.
Se ando triste e sozinho
E fico na solidão
Você precisa ajudar-me
Vem cá, me dê sua mão.
(Núri)

1. Retire do poema quatro verbos de ligação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Ligue os termos usando verbos de ligação diferentes.
a)  A escola..............................................linda.
b) A escola ..............................................linda.
c)  A escola .............................................linda.
d) A escola...............................................linda.

3. Marque as alternativas em que o verbo não é de ligação.
a) A menina virou a mesa.
b) A menina virou princesa.
c) Os alunos ficaram comportados.
d) A casa fica no Lagomar.



4. O que é um verbo de ligação?
______________________________________________________________________________


Pais e Filhos (Legião Urbana)

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer


5. Retire do poema um verso que apresente oração sem sujeito.
______________________________________________________________________________



IDENTIFIQUE O SUJEITO DAS ORAÇÕES ABAIXO.  SE NÃO HOUVER COLOQUE O.S.S ( ORAÇÃO SEM SUJEITO)

1. Choveu em Santa Catarina.
_______________________________________


2. Faz dias muito quentes em Cuiabá.
_______________________________________


3. São dois de agosto.
_______________________________________


4. Houve casos assustadores.
_______________________________________


5. Ventou forte ontem.
_______________________________________


6. O vento forte destelhou muitas casas.
_______________________________________


7. Houve três reuniões na escola.
_______________________________________


8. Nevou muito durante a noite.
_______________________________________


9. A neve bloqueou a estrada.
_______________________________________


10 Há vários alunos na sala.
_______________________________________



NAS ORAÇÕES SEM SUJEITO O VERBO FICA NO SINGULAR. FAÇA A CORREÇÃO NAS ORAÇÕES ABAIXO SE PRECISAR.

1. Existem pessoas boas e pessoas más.
_______________________________________


2. Haviam pessoas boas e pessoas más.
_______________________________________


3. Fazem muita bagunça esses alunos.
_______________________________________


4. Fazem muitos anos.
_______________________________________


5. Choveu confetes.
______________________________________


6. Choveu bastante.
______________________________________


7. Os dias amanhecem frios.
______________________________________


8. Amanheceu rápido.
_____________________________________


9. Está frio nas salas.
_____________________________________


10. Estamos com frio.

_____________________________________