FONTE: COLEGIO NOMELINI
DESCRIÇÃO: INTERJEIÇÃO
INTERJEIÇÃO – são palavras invariáveis que expressam uma
emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são:
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de alegria: ah! oh! oba!
·
de aplauso: viva! bis! bravo!
·
de chamamento: ó! olá! alô!
·
de dor: ui! ai!
·
de silêncio: silêncio! psiu!
·
de surpresa: oh! ah!
·
de advertência: cuidado! atenção!
·
de alívio: ufa! Arre!
·
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
·
de desejo: oxalá! tomara!
·
de saudação: salve! viva! olá!
·
de terror: ui! credo! cruzes!
LOCUÇÕES INTERJETIVAS – são duas
ou mais palavras que, combinadas, têm o mesmo valor de uma interjeição. Veja os
exemplos:
Ai de mim!
Ora, bolas!
Puxa vida!
Deus me livre!
Pelo amor de Deus!
Que nada!
Muito bem!
Virgem Maria!...
Que pena!
EXERCÍCIOS:
1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração
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a) Caramba! Como ela samba!
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b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
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c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí.
___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo.
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3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena
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a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos!
______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta?
________________________________________________
e)
Céus, como mentem nossos políticos. _____________________________________________________
4) Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado
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a) _____________ não chova amanhã.
b) _____________! Escola!
c) _____________?! Quem está falando?
d) _____________! Preciso de ajuda!
e) _____________! Seu vira-lata sem dono!
f) _____________! Acabei a tarefa!
5) Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em destaque por
interjeições. Veja um exemplo:
Já são oito horas – disse a mãe
admirada.
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Puxa, já são oito horas – disse
a mãe.
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a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
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b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
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c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com alívio.
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d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de
advertência.
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e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
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6) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“_____ que nada tenha acontecido
com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____, você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado
7) “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A locução
interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo
8) Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo!
Cante mais uma vez.
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