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quinta-feira, 5 de abril de 2018

TIPOS DE SUJEITO TEORIA E EXERCICIO DE ESCRITA

( 1 ) S U J E I T O


      Definição : é o ser do qual se declara alguma coisa . 
      Para se descobrir que é o sujeito de uma oração , faz-se a pergunta o que ? ANTES do verbo ou até mesmo quem é que ? ANTES do verbo . 
      O núcleo do sujeito é representado por um termo-chave , que pode ser um substantivo ou pronome , ligados a um artigo , adjetivo , numeral ou pronome . 

=  TIPOS  DE  SUJEITO  =


A-)  SIMPLES : possui somente um núcleo .
       Ex.: Minha irmã foi ao teatro ontem . 
              Nós estamos muito felizes hoje . 
       Obs.: Os pronomes indefinidos ( alguém , ninguém , tudo , nada , todos , algo ) e os pronomes demonstrativos ( isto , isso , aquilo ) exercem a função de sujeito simples . 
                 Ex.: Alguém se encarregará disso .                         Isto me preocupa muito . 

B-) COMPOSTO : possui dois ou mais núcleos . 
      Ex.: O livro , a régua e a caneta estão naquela gaveta .              Os rapazes e as moças participaram do nosso encontro . 

C-) DESINENCIAL , OCULTO OU ELÍPTICO : possui um só núcleo ,embora seja omitido . 
      Ex.: Iremos à praia nas férias .
             Estive na sua casa ontem à tarde . 

D-) INDETERMINADO : quando não se declara qual é o ser que pratica ou recebe a ação expressa pelo verbo .
       O sujeito é indeterminado nos seguintes casos : 
       1º) Com o verbo na 3ª pessoa do singular ( intransitivo , transitivo indireto ou de ligação ) com o pronome SE , que será um índice de indeterminação do sujeito . 
             Ex.: Vive-se bem nesta região do país . 
                    Precisa-se de balconistas . 
             Obs.: Se o verbo for transitivo direto é voz passiva , terá sujeito ( simples ou composto ) e é preciso fazer a concordância . 
                    Ex.: Estudou-se a lição de ontem . 
                           Verificou-se a ausência de muitos candidatos . 
       2º) Com o verbo na 3ª pessoa do plural , equivalente a eles , sem informação a respeito da pessoa. ( quem é que + verbo = sem resposta )              Ex.: Quebraram a janela daquela casa .                     Falaram bem de você na reunião . 


        Observação : Quando o verbo estiver na 3ª pessoa do plural acompanhado da palavra SE , o sujeito será simples ou composto , pois se admite o uso da voz passiva . 
         Ex.: Cobriram-se os recém-nascidos .
                Aceitam-se encomendas para festas . 

E-) ORAÇÃO SEM SUJEITO ( OU SUJEITO INEXISTENTE )
      É aquela que possui um verbo impessoal , isto é , verbo que não pode ser conjugado em todas as pessoas . Só é usado na 3ª pessoa do singular ou plural . 

=  CASOS  DE  ORAÇÃO  SEM  SUJEITO  =


      1º) Com os verbos que indicam fenômenos da natureza .
            Ex.: Choveu demais naquela região do país . 
                   Amanheceu rapidamente ontem .
               Obs.: Caso o verbo indicador de fenômeno da natureza seja empregado conotativamente   ( em sentido figurado ) , a oração passa a ter sujeito normalmente . 
                         Ex.: Choveram asneiras na prova de Português .                                  Amanheci mal-humorado . 

      2º) Com o verbo HAVER quando sinônimo de existir ou acontecer , ou ainda indicando tempo . 
            Ex.: Havia diversas pessoas no jardim . 
                   Ele partiu há dois anos . 
            Observação : O verbo existir não é impessoal .
                                  Ex.: Existe um lustre na cozinha .                                          Existem moças chorando lá fora . 

     3º) Com o verbo SER indicando hora , data , quantidade ou distância ( único caso de oração sem sujeito em que o verbo pode ficar na 3ª pessoa do plural ) .
            Ex.: São duas horas . 
                   São vinte de dezembro . 

     4º) Com os verbos SER , ESTAR , FICAR , CONTINUAR , FAZER , IR , PASSAR , ETC. , indicando fenômeno da natureza ou tempo decorrido . 
           Ex.: É cedo para irmos embora .
                  Está calor hoje .
                  Faz dois anos que ela partiu .
                  Já passa de um ano que trabalho lá . 

     5º) Com os verbos CHEGAR e BASTAR seguidos da preposição DE , indicando ordem ou comando .
            Ex.: Chega de tanta bagunça . 
                   Basta de reclamações . 
     
       


=  PARTE PRÁTICA – ASSUNTO Nº 02  – TIPOS DE SUJEITO  = -  S I N T A X E   I  -


01.  Várias estrelas brilhavam no firmamento .
02.  Subi todos os andares a pé . 
03.  Precisa-se de recepcionistas .
04.  Já foram feitos os trabalhos e as provas . 
05.  Houve algumas brigas no final da festa . 
06.  Realizamos em encontro de ex-alunos .
07.  Eu e ela contávamos com a sua presença .
08.  Algo preocupa vários candidatos .
09.  Dedicaram todo o trabalho a alguns amigos . 
10.  Está um dia chuvoso hoje .
11.  Telefone a ela ainda hoje !
12.  Luís e os colegas ainda não vieram .
13.  São duros os caroços de ameixa .
14.  Faz invernos rigorosos no sul do país . 
15.  Entregaram os livros na biblioteca . 
16.  A casa da moça e o armazém sofreram reforma geral .
17.  Alguém mexeu na bolsa daquela moça .
18.  Em Guarujá , ficamos eu , a criada e uma prima . 
19.  Começaram cedo as aulas neste ano . 
20.  Trovejou demais naquela região . 
21.  Havia poucos ingressos à venda .
22.  Estamos felizes com a sua chegada . 
23.  As estrelas e os cometas são estudados há vários anos .
24.  Trabalha-se demais no Japão .
25.  Estava muito frio naquele dia .
26.  Amanheceu rapidamente hoje . 
27.  Ninguém saiu de casa ontem à noite . 
28.  Fizeram um novo pedido ao Governadora . 
29.  Come-se muito bem neste restaurante .
30.  Choveram candidatos ao cargo . 
31.  Falei com você ontem sobre o nosso futuro . 
32.  Bois , vacas e bezerros andavam misturados . 
33.  Precisa-se de marceneiros para meio período . 
34.  Viam-se , através da janela , o rapaz e a moça . 
35.  Reprovaram alguns autores esta história . 
36.  Viajavam mãe , filhos e companheiro pelas estradas da vida . 
37.  Esperava-se o resultado das provas . 
38.  Vendem-se livros importados . 
39.  Alguém bateu à porta agora mesmo . 
40.  Mandaram os acidentados para o hospital .
41.  Não se fazem motos como antigamente .
42.  Andam espalhando boatos sobre a queda do Presidente .
43.  Vivia-se bem naqueles tempos .
44.  Algo ainda preocupa aqueles jovens . 
45.  Completamente feliz ninguém é .
46.  Raramente as cidades pedem favores ao Governo  Federal .
47.  Entregaram o cheque hoje pela manhã .
48.  Contam-se muitas coisas boas de você . 
49.  Aprendi as notas musicais .
50.  Havia quatro pessoas interessadas na vaga .

RESPOSTAS DAS QUESTÕES SOBRE TIPOS DE SUJEITO 
-  S I N T A X E  I  -


01.  _________________________________________________________________________________
02.  _________________________________________________________________________________
03.  _________________________________________________________________________________
04.  _________________________________________________________________________________
05.  _________________________________________________________________________________
06.  _________________________________________________________________________________
07.  _________________________________________________________________________________
08.  _________________________________________________________________________________
09.  _________________________________________________________________________________
10.  _________________________________________________________________________________
11.  _________________________________________________________________________________
12.  _________________________________________________________________________________
13.  _________________________________________________________________________________
14.  _________________________________________________________________________________
15.  _________________________________________________________________________________
16.  _________________________________________________________________________________
17.  _________________________________________________________________________________
18.  _________________________________________________________________________________
19.  _________________________________________________________________________________
20.  __________________________________________________________________________________
21.  __________________________________________________________________________________
22.  __________________________________________________________________________________
23.  __________________________________________________________________________________
24.  __________________________________________________________________________________
25.  __________________________________________________________________________________
26.  __________________________________________________________________________________
27.  __________________________________________________________________________________
28.  __________________________________________________________________________________
29.  __________________________________________________________________________________
30.  __________________________________________________________________________________
31.___________________________________________________________________________________
32.  __________________________________________________________________________________
33.  ___________________________________________________________________________________
34.  ___________________________________________________________________________________
35.  ___________________________________________________________________________________
36.  ___________________________________________________________________________________
37.  ___________________________________________________________________________________
38.  ___________________________________________________________________________________
39.  ___________________________________________________________________________________
40.  ___________________________________________________________________________________
41.  ___________________________________________________________________________________
42.  ___________________________________________________________________________________
43.  ___________________________________________________________________________________
44.  ___________________________________________________________________________________
45.  ___________________________________________________________________________________
46.  ___________________________________________________________________________________
47.  ___________________________________________________________________________________
48.  ___________________________________________________________________________________
49.  ___________________________________________________________________________________
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PROVA TESTE 9º ANO 2018 INTERPRETAÇÃO E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 9º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F9-..............
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  TESTE de Gramática DATA: _______  VALOR:  2,5 PONTOS     NOTA - ____





Investigação lenta e falta de prioridade levam a subnotificação de feminicídios
A sociedade brasileira é marcada por diversas formas de desigualdades oriundas de construções históricas que sempre relegaram uma posição subalterna às mulheres, seja na política, na cultura, na economia, no mercado de trabalho etc. As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas que vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência, incluindo a morte. Assim, o feminicídio é a expressão extrema das diversas formas de violência que atingem as mulheres em nossa sociedade.

Questão 1
-cida (sufixo latino – cida. Exprime a noção de agente que provoca a morte ou o extermínio (ex.: bactericida). A alternativa em que NÃO há presença desse sufixo é:
a)    Homicida
b)    Suicida
c)    Esquecida
d)    Genocida
e)    Feminicida


Questão 2
“As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas”. As duas palavra destacadas foram formadas pelo processo de derivação:
a)    Prefixa e sufixal / prefixal e sufixal
b)    Parassintética / parassintética
c)    Parassintética / prefixa e sufixal
d)    Prefixal e sufixal / parassintética

Questão 3
“Vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência”. A alternativa que apresenta palavra formada pelo mesmo processo de derivação da palavra destacada é:
a)    Acessível
b)    Recesso
c)    Gesso
d)    Agressão
e)    Abscesso
Questão 4
A única alternativa em que todas palavras NÃO são cognatas é:
a)    Decoração, colorir, corante, tricolor
b)    Legal, legalizar, legislar, legislação
c)    Corpo, corporal, incorporar, corpanzil
d)    Dente, dentadura, dental, dentinho
e)    Pátria, país, nação, território

Questão 5://vestibular.ifsuldeminas.edu.br  prova_subsequente_2016-
Sabendo que o termo biocombustíveis é formado pela junção de dois radicais, assinale a alternativa que contém o processo de formação dessa palavra:
a) Composição por justaposição
b) Derivação sufixal
c) Estrangeirismo
d) Derivação parassintética

Questão 6  //vestibular.ifsuldeminas.edu.br prova_subsequente_2016-
Considerando os processos de formação de palavras, assinale a alternativa CORRETA:
a) ambiciosa – derivação sufixal
b) inevitável – composição por justaposição
c) realidade – derivação prefixal e sufixal
d) extremamente – derivação parassintética

Realidade com muita fantasia
Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
Em sua obra, são freqüentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.
Para Gostar de Ler, volume 27. Histórias sobre Ética. Ática, 1999.
Questão 7 PB D3 / IFF7
A expressão sublinhada em “é ainda um biógrafo de mão cheia”  significa que Scliar é
(A) crítico e detalhista.
(B) criativo e inconsequente.
(C) habilidoso e talentoso.
(D) inteligente e ultrapassado.





Questão 8 PB D3 / IFF7

O uso da expressão “finalmente”, no primeiro quadrinho, indica que a arrumação foi:
a) completa.
b) corrida.
c) demorada.
d) má feita.






Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.

Questão 9 PB D3 /IFF7

O sentido da palavra do título - Neologismo - está ratificado no seguinte verso:
a) “Beijo pouco, falo menos ainda”.
b) “Mas invento palavras”.
c) “É mais cotidiana”.
d) “Intransitivo”.

Por que a girafa não tem voz

[...] O dia da corrida foi logo marcado. O leopardo, certo de que ia vencer, convocou todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona. Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.
Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado, mas logo o leopardo tomou a dianteira. Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore e teve de abandonar a competição.
A bicharada ficou muito decepcionada ao ver a girafa se tornar campeã.
Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.
Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.
Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar. Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.
As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.

(Barbosa, Rogério Andrade)

Questão 10 PB D3 / IFF7
No trecho “... mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável,” a expressão destacada
a) revela um tipo de música cantada pela girafa.
b) ressalta o falatório da girafa.
c) ratifica o grito de vitória da girafa.
d) reforça a decepção dos animais com a vitória da girafa.

EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA
Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
 Questão 11 PB D3 / IFF7
No primeiro parágrafo, a palavra “fisgou” tem sentido de
A) levou.
B) indicou.
C) chamou.
            D) identificou

Gabarito da internet.
1.C
2.D
3.D
4.E
5.A
6.A
7. C
8. C
9. B
10.B
11.C

PROVA 9º ANO 1º B 2018 FORMAÇÃO DE PALAVRAS VARIEDADE LINGUISTICA INTERPRETAÇÃO


NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 9º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F9-..............
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  Avaliação de Gramática DATA: _______  VALOR:  5 PONTOS     NOTA - ____



Texto 1. Versos Íntimos
(Augusto dos Anjos)

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!



1. “Toma um fósforo. Acende teu cigarro” A polissemia ocorre quando uma palavra adquire vários significados diferentes. A alternativa que apresenta o mesmo significado da palavra destacada é:
a) ela toma a bolsa e sai.
b) a prova toma todo meu tempo.
c) o invasor toma a cidade
d) você toma água?
2. Ao radical dos termos destacados  APEDREJA e ENTERRA foram acrescentados morfemas. O processo de formação de palavras empregado em cada uma delas é respectivamente:
a) derivação parassintética / derivação sufixal
b) derivação parassintética / derivação prefixal
c) derivação prefixa e sufixal /derivação sufixal
d) derivação prefixal e sufixal / derivação prefixal

3. Na análise da estrutura das palavras abaixo todas declarações estão corretas exceto:
a) formidável : sufixo formador de adjetivos.
b) Ingratidão: prefixo com significado de negação.
c) lama: desinência usada para indicar gênero.
d) terra : radical que mostra o sentido básico da palavra.
4.Segundo o eu lírico o beijo antecede
a) uma atitude de maior intimidade.
b) uma demonstração de afeto e cumplicidade.
c)  um relacionamento baseado no desejo.
d) uma traição a exemplo do que ocorreu com Jesus. 
5. Sobre o poema Versos Íntimos de Augusto dos Anjos todas alternativas estão corretas exceto:
a) o poema possui quatro estrofes, doze versos e a temática é a amizade.
b) o poeta serviu-se da imagem do fósforo para transmitir ao leitor uma mensagem de luz e de esperança.
c) os versos demonstram que os animais são os principais responsáveis pela violência sobre a terra.
d) o poema contradiz os ideais de solidariedade humana.


6. A função da linguagem predominante no poema é.
a) poética, pois está focada na mensagem.
b) emotiva ou expressiva, pois está focada no emissor.
c) conativa ou apelativa, pois está focada no receptor
d) referencial, informativa ou denotativa, pois está focada no referente (assunto)

texto 2.
Vacinação: saúde reforça campanha contra HPV e meningite C
         Para reforçar a Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites, a Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da adesão dos jovens. Devem ser vacinados contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser de 11 a 14 anos. No ano passado foram vacinados contra a doença meninos e meninas de 12 e 13 anos.
       Em Macaé, a nova temporada de imunização é oferecida na Casa da Vacina, Pronto-socorro Aeroporto e Unidades de Estratégia Saúde da Família. O objetivo é priorizar a prevenção. As vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS, durante todo o ano. Esta é uma campanha de mobilização.
7. A função da linguagem predominante no texto 2 é:
a) emotiva
b) metalinguística
c) referencial
d) conativa.

Texto 3



8.Assinale a alternativa correta sobre o texto 4.
a) foi utilizada a linguagem verbal e não verbal.
b) o receptor assiste à uma programação de “lixo”
c) o emissor está acomodado diante da programação.
d) estão presentes na tira todos tipos de código: gestos, sinais, sons, desenhos.



9. Considerando a linguagem e suas variedades formal e informal podemos afirmar que:
a) nas duas falas da mulher a linguagem é formal.
b) nas duas falas da mulher a linguagem é informal.
c) “ai varêia” é exemplo de linguagem coloquial.
d) “ai varêia” é exemplo de linguagem padrão ou culta.

Texto 4

10. A linguagem informal possui variedades linguísticas. No texto 4 há  exemplos de variedades linguísticas:
a) socioeconômicas
b) geográficas
c) históricas
d) etárias e de gênero

11.
O uso de “To” em vez da forma correlata “Estou”, ocorre porque

A) representa a oralidade em um ambiente informal de comunicação.
B) representa a oralidade em um ambiente técnico de comunicação.
C) representa o falar de uma determinada região do Brasil.
D) mostra desconhecimento a norma culta da língua.
E) a forma “Estou” não é mais utilizada no português contemporâneo

Texto 5 Leia a estrofe de Asa Branca
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

(Luiz Gonzaga)

12. Adequando o último verso para a norma culta, teríamos:
A) Pra eu voltar.
B) Pra mim vortar.
C) Para eu voltar.
D) Para mim voltar.
E) Pra mim voltar.