PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 5 de abril de 2018

PROVA TESTE 9º ANO 2018 INTERPRETAÇÃO E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

NOME DO ALUNO: _________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 9º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F9-..............
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  TESTE de Gramática DATA: _______  VALOR:  2,5 PONTOS     NOTA - ____





Investigação lenta e falta de prioridade levam a subnotificação de feminicídios
A sociedade brasileira é marcada por diversas formas de desigualdades oriundas de construções históricas que sempre relegaram uma posição subalterna às mulheres, seja na política, na cultura, na economia, no mercado de trabalho etc. As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas que vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência, incluindo a morte. Assim, o feminicídio é a expressão extrema das diversas formas de violência que atingem as mulheres em nossa sociedade.

Questão 1
-cida (sufixo latino – cida. Exprime a noção de agente que provoca a morte ou o extermínio (ex.: bactericida). A alternativa em que NÃO há presença desse sufixo é:
a)    Homicida
b)    Suicida
c)    Esquecida
d)    Genocida
e)    Feminicida


Questão 2
“As desigualdades e discriminações de gênero se manifestam de várias formas”. As duas palavra destacadas foram formadas pelo processo de derivação:
a)    Prefixa e sufixal / prefixal e sufixal
b)    Parassintética / parassintética
c)    Parassintética / prefixa e sufixal
d)    Prefixal e sufixal / parassintética

Questão 3
“Vão desde as diferenças de oportunidades e acesso a direitos até as formas extremas de violência”. A alternativa que apresenta palavra formada pelo mesmo processo de derivação da palavra destacada é:
a)    Acessível
b)    Recesso
c)    Gesso
d)    Agressão
e)    Abscesso
Questão 4
A única alternativa em que todas palavras NÃO são cognatas é:
a)    Decoração, colorir, corante, tricolor
b)    Legal, legalizar, legislar, legislação
c)    Corpo, corporal, incorporar, corpanzil
d)    Dente, dentadura, dental, dentinho
e)    Pátria, país, nação, território

Questão 5://vestibular.ifsuldeminas.edu.br  prova_subsequente_2016-
Sabendo que o termo biocombustíveis é formado pela junção de dois radicais, assinale a alternativa que contém o processo de formação dessa palavra:
a) Composição por justaposição
b) Derivação sufixal
c) Estrangeirismo
d) Derivação parassintética

Questão 6  //vestibular.ifsuldeminas.edu.br prova_subsequente_2016-
Considerando os processos de formação de palavras, assinale a alternativa CORRETA:
a) ambiciosa – derivação sufixal
b) inevitável – composição por justaposição
c) realidade – derivação prefixal e sufixal
d) extremamente – derivação parassintética

Realidade com muita fantasia
Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
Em sua obra, são freqüentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.
Para Gostar de Ler, volume 27. Histórias sobre Ética. Ática, 1999.
Questão 7 PB D3 / IFF7
A expressão sublinhada em “é ainda um biógrafo de mão cheia”  significa que Scliar é
(A) crítico e detalhista.
(B) criativo e inconsequente.
(C) habilidoso e talentoso.
(D) inteligente e ultrapassado.





Questão 8 PB D3 / IFF7

O uso da expressão “finalmente”, no primeiro quadrinho, indica que a arrumação foi:
a) completa.
b) corrida.
c) demorada.
d) má feita.






Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.

Questão 9 PB D3 /IFF7

O sentido da palavra do título - Neologismo - está ratificado no seguinte verso:
a) “Beijo pouco, falo menos ainda”.
b) “Mas invento palavras”.
c) “É mais cotidiana”.
d) “Intransitivo”.

Por que a girafa não tem voz

[...] O dia da corrida foi logo marcado. O leopardo, certo de que ia vencer, convocou todos os animais da floresta para vê-lo derrotar a grandona. Os bichos acorreram para se divertir e torcer pela derrota da girafa.
Assim que foi dada a largada, os dois saíram lado a lado, mas logo o leopardo tomou a dianteira. Corria tanto que acabou chocando-se contra uma árvore e teve de abandonar a competição.
A bicharada ficou muito decepcionada ao ver a girafa se tornar campeã.
Depois da vitória, ela ficou mais faladora ainda.
Ninguém tinha mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável. Até que o macaco, esperto como ele só, resolveu dar um jeito na questão.
Ele tirou um bocado de resina de uma árvore e misturou-a na ramaria que a girafa costuma mastigar. Depois, escondeu-se, esperando a falastrona chegar para comer.
As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante, seus descendentes passaram a nascer sem voz.

(Barbosa, Rogério Andrade)

Questão 10 PB D3 / IFF7
No trecho “... mais paciência para aguentar aquele blá-blá-blá infindável,” a expressão destacada
a) revela um tipo de música cantada pela girafa.
b) ressalta o falatório da girafa.
c) ratifica o grito de vitória da girafa.
d) reforça a decepção dos animais com a vitória da girafa.

EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA
Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
 Questão 11 PB D3 / IFF7
No primeiro parágrafo, a palavra “fisgou” tem sentido de
A) levou.
B) indicou.
C) chamou.
            D) identificou

Gabarito da internet.
1.C
2.D
3.D
4.E
5.A
6.A
7. C
8. C
9. B
10.B
11.C

2 comentários: