PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 20 de maio de 2019

NELSON MANDELA METONÍMIA ANTÍTESE METÁFORA FIGURAS DE LINGUAGEM EXEMPLOS


METONÍMIA

A prisão não rouba apenas sua liberdade, ela tenta privá-lo de sua identidade.
As correntes do meu povo eram as correntes em mim.
Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.
Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.
Depois de escalar uma grande montanha se descobre que existem muitas outras montanhas para escalar.
Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor.
Eu lutei contra a dominação branca
Eu sou o capitão da minha alma.

ANTITESE

Os tolos se multiplicam quando os sábios ficam em silêncio.
Devemos promover a coragem onde há medo
A maior glória em viver não está em nunca cair, mas em levantarmos cada vez que caímos.
Não me julgue pelos meus sucessos, julgue-me pelas vezes em que caí e levantei-me de novo.
O esporte pode reavivar a esperança onde antes só havia desespero.
Lidere da retaguarda – e deixe os outros acreditarem que eles estão na dianteira.
Eu detesto o racismo porque o vejo como uma coisa bárbara, quer ele venha de um homem negro ou branco.
Lidere de trás e deixe os outros acreditarem que eles estão à frente.
Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.
As pessoas aprendem a odiar e, se elas podem aprender a odiar, elas também podem aprender a amar
Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo
Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.
É nossa luz, não nossas trevas, o que mais nos assusta.
Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios


METÁFORA

A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal.

O racismo é uma praga na consciência humana.

Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele.

Superar a pobreza não é uma tarefa de caridade, é um ato de justiça.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

IFF EXERCICIOS PROVAS ANTERIORES DESCRITOR 8 FORMAÇÃO E ESTRUTURA DAS PALAVRAS


IFF EXERCICIOS PROVAS ANTERIORES DESCRITOR 8 FORMAÇÃO E ESTRUTURA DAS PALAVRAS. O número do descritor varia nos editais.


TEXTO III 

Inclassificáveis
Arnaldo Antunes

que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?

que preto branco índio o quê?
branco índio preto o quê?
índio preto branco o quê?

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis
ameriquítalos luso nipo caboclos
orientupis orientupis
iberibárbaros indo ciganagôs

somos o que somos
inclassificáveis

não tem um, tem dois,
não tem dois, tem três,
não tem lei, tem leis,
não tem vez, tem vezes,
não tem deus, tem deuses,

não há sol a sós

aqui somos mestiços mulatos
cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
americarataís yorubárbaros.

somos o que somos
inclassificáveis

IFF 2016 QUESTÃO 8  GAB.D  DESCRITOR  8


A terceira estrofe do texto encerra-se com três neologismos construídos por meio do processo de formação de palavra classificado como composição. 
Assinale a alternativa que apresenta o comentário correto acerca do papel desempenhado por essas palavras na sustentação da ideia central do texto.

a) As três são formadas por radicais que nos remetem a diferentes grupos étnicos que deram origem ao povo brasileiro como os guaranis, nisseis, judeus e árabes.
b) Somos “inclassificáveis”, pois o povo brasileiro é constituído, desde sua origem, por diversos grupos étnicos; informação implícita na formação de palavras como “crilouros”.
c) A ideia de que “somos inclassificáveis” é reforçada pelos neologismos formados a partir de prefixos como “cri”, “guara” e “juda” unidos às palavras “louros”, “nisseis” e “árabes” respectivamente.
d) As três últimas palavras da estrofe reforçam a ideia central do poema, pois são compostas por radicais que denotam as muitas diferenças étnicas características do povo brasileiro, tornando-o o que o eu-poético chama de “inclassificável”.
e) Por meio do significado dos radicais formadores dos três neologismos, é possível inferir que “somos inclassificáveis” porque o povo brasileiro formou-se inicialmente por três diferentes raças.

IFF 2016 QUESTÃO 14  GAB.A  DESCRITOR  8

QUESTÃO 14 A palavra “empoderamento” é um neologismo, ou seja, uma palavra nova na língua, e foi usada nos textos I, II e V no sentido de criação e socialização de poderes de decisão, autonomia e emancipação; essa palavra foi formada a partir do substantivo “poder” pelo mesmo processo que ocorre em.
a) aperfeiçoamento. 
b) brasileiro.
c) crescimento.
d) encontro.
e) melhoramento.

TEXTO II
Pela internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar








IFF 2016 QUESTÃO 4  GAB.E   DESCRITOR  8

As palavras de uma língua vão sendo criadas, a partir de estruturas primárias, de acordo com as necessidades comunicativas do homem. Novos objetos, ações, formas de comunicação precisam de códigos que os identifiquem. Coisas novas precisam de novos nomes. A letra da música Pela internet de Gilberto Gil apresenta termos como “web site” e “home-page” que não existiam antes do advento da internet. Apresenta também neologismos criados pelo autor para atender às necessidades expressivas e semânticas ligadas ao texto. Considerando esses aspectos, assinale a opção que apresenta um comentário correto acerca do termo transcrito do texto.
a) “infomar” – Verbo na forma nominal de infinitivo utilizado no texto de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
b) “infomaré” – Neologismo criado pelo processo de prefixação, unindo o prefixo “info” ( de infomar) ao substantivo maré, para significar a viagem que se pode fazer navegando pela internet.
c) “infomar” – Neologismo criado pelo processo de composição por aglutinação dos radicais “info” e “mar”, passando ao leitor a ideia de que a internet é um espaço infinito onde se pode navegar em busca de informação.
d) “infomar” e “infomaré” – Substantivos presentes no vocabulário da língua portuguesa empregados na música de Gilberto Gil com sentido conotativo.
e) “infomaré” – Termo criado por Gilberto Gil, por meio dos processos de abreviação e de composição por justaposição, para atender às necessidades expressivas e semânticas da letra.

IFF CAP MACAÉ CONJUNÇÃO EXERCICIO PROVA ANTERIOR DESCRITOR 25

IFF MACAÉ CONJUNÇÃO EXERCICIO PROVA ANTERIOR  DESCRITOR 25


Questão 4 IFF MACAÉ 1ºS 2019. GABA>A DESCRITOR>25

No fragmento — No entanto, o sucesso das ações de imunização – que teve como resultado a eliminação da poliomielite, do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita – têm causado em parte da população e – até mesmo em alguns profissionais de saúde – a falsa sensação de que não há mais necessidade de se vacinar. “, assinale a alternativa que DIFERE do efeito de sentido pretendido pelo uso da locução conjuntiva destacada:

a) As coberturas vacinais ainda são heterogêneas no Brasil, desse modo podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas.

b) Nem todos ouviram os boatos a respeito da imunização de doenças, não obstante eles crescem e tornam-se um risco à população.

c) Mensagens falsas compartilhadas nas redes sociais são denunciadas, em todo caso persiste a crença de que não há mais necessidade de se vacinar.

d) Campanhas para vacinação são intensificadas, mesmo assim esse assunto tem preocupado o Ministério da Saúde.

e) O alerta para o risco de reintrodução da poliomielite e do sarampo no Brasil tem sido dado pelas autoridades, ainda assim o número de imunizações tem caído em relação aos anos anteriores.


QUESTÃO 5 IFF MACAÉ 1ºS 2018. GABA>D   DESCRITOR>25
Na elaboração de um enunciado, os termos vão-se ligando uns aos outros, em sequências contínuas, ora estabelecendo relações sintáticas e semânticas por meio de preposições, advérbios, conjunções ou respectivas locuções, ora retomando elementos já enunciados. Assinale a opção em que a palavra / expressão coesiva em destaque condiz com o comentário que se segue, tendo em vista a introdução da biografia poética da escritora Carolina Maria de Jesus.

a) A locução adverbial “em 1960” marca o ano em que Carolina Maria de Jesus morreu empobrecida e isolada.

b) A locução conjuntiva “no entanto” introduz uma ideia oposta àquela anteriormente enunciada e pode ser substituída por portanto, sem alteração de sentido.

c) A conjunção “embora” introduz uma justificativa para a oração a ser enunciada e pode ser substituída, sem alteração semântica, por já que, visto que.

d) A conjunção “Assim” introduz uma conclusão e pode ser substituída por “Por isso” ou “Então”.

e) A preposição “para” em “um olhar renovado para a vida e a obra de Carolina” tem valor semântico de movimento, indica afastamento do ponto de origem.


QUESTÃO 3 IFF MACAÉ EXTERNA 2016. GABA>C   DESCRITOR>25

“Aliar a prática de esportes à criação de espaços seguros é fundamental para que as meninas possam se conhecer e se desenvolver livres dos preconceitos de gênero. Nesse sentido, o esporte potencializa o desenvolvimento de autoestima, liderança, conhecimento sobre o próprio corpo e sobre direitos.   Investir na liderança de meninas e mulheres jovens por meio dos esportes é uma metodologia efetiva para eliminar as desigualdades de gênero e modificar percepções, atitudes e comportamentos que causam ou justificam a violência”.

Se juntássemos os dois últimos períodos do parágrafo acima, acrescentando um conector antes da palavra “investir”, de forma a manter a coesão e respeitar o sentido apresentado, deveríamos utilizar o conector
a) mas.
b) para. 
c) logo. 
d) quando.
e) contudo. 


QUESTÃO 4 IFF MACAÉ 1º E 2º S 2016. GABA>D   DESCRITOR>25

Se a causa dos crimes é a desigualdade social, e ela vai custar muito a ser superada, vamos ter de viver o resto da vida trancados em casa”.  
A conjunção “Se” é tradicionalmente empregada com valor condicional. Porém nesse trecho, transcrito do último parágrafo do texto, esse conectivo assume um outro valor semântico e argumentativo. 
Assinale a opção que apresenta um conectivo que poderia substituir a conjunção destacada no trecho, sem que haja mudança de sentido do texto.
a) embora
b) ainda que
c) já que
d) no entanto
e) portanto

 QUESTÃO 4 IFF MACAÉ 1º E 2º S 2015. GABA>D   DESCRITOR>25

Para se estabelecer uma boa conexão entre as ideias do texto, é frequente o uso de conectivos, que podem introduzir diferentes relações de sentido. Os conectivos adversativos carregam consigo um valor de oposição ou contraste, o que só NÃO ocorre em:

a) Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. 

b) Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação 

c) A violência urbana, no entanto, não compreende apenas os crimes, mas todo o efeito que provocam sobre as pessoas e as regras de convívio na cidade.

d) É preciso aliar políticas sociais que reduzam a vulnerabilidade dos moradores das periferias, sobretudo dos jovens, à repressão ao crime organizado. 

e) Uma tarefa que não é só do Poder Público, mas de toda a sociedade civil.

QUESTÃO 4 CAP 2019 GAB A
Questão 4 - Em “Inscrições urbanas semelhantes também podem ser encontradas na cidade de Pompeia (na Itália), que mesmo tendo sido invadida por lavas vulcânicas, preservou as marcas de manifestos e propagandas políticas impressas nas construções. ” (2º Parágrafo); a palavra que melhor substitui o termo destacado no fragmento, sem maiores problemas em relação ao sentido é
(A) embora
(B) porque
(C) logo
(D) também
(E) quando

QUESTÃO 17 CAP 2014 GAB E
A internet é uma magnífica ferramenta. Mas não deve perder o seu caráter instrumental.

Neste trecho, a conjunção “mas” é classificada como:
(A) aditiva
(B) alternativa
(C) conclusiva
(D) explicativa
(E) adversativa

QUESTÃO 11 CAP 2014 GAB A

Em “Cidadania é, portanto, a condição da democracia.” (l. 11), a conjunção “portanto” tem valor conclusivo.
Uma palavra que, nessa frase, assumiria esse mesmo valor é:
(A) então
(B) embora
(C) contudo
(D) também

(E) somente




segunda-feira, 6 de maio de 2019

FORMAÇÃO DE PALAVRAS DERIVAÇÃO, PREFIXAL, SUFIXAL, PARASSINTÉTICA, REGRESSIVA, IMPRÓPRIA, EXERCÍCIOS


1. Forme palavras pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL, depois circule o prefixo.
a) fazer..............................................................
b) culpar.............................................................
c) feliz...................................................................
d) legal ..............................................................
e) próprio.............................................................
f) carbonato..........................................................
g) campeão........................................................
h) migrar............................................................
i) por....................................................................
j) correr...............................................................

2. Forme palavras pelo processo de DERIVAÇÃO SUFIXAL, depois circule o sufixo.
a) bom.............................................................
b) gosto..............................................................
c) belo .................................................
d) rico...............................................................
e) Pará.............................................................
f) Macaé...........................................................
g) França.........................................................
h) ciúme............................................................
i) ferro .............................................................
j) táxi.............................................................

3. Forme palavras pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL depois circule o prefixo e o sufixo.
Derivação prefixal e sufixal = permite a retirada de um dos afixos.

a) feliz.....................................................................................
b) leal..................................................................................
c) fiel......................................................................................
d) igual..................................................................................
e) valor...............................................................................
f) mortal................................................................................
g) moral................................................................................
h) pendente.........................................................................
i) passar..............................................................................
j) suportar............................................................................

4. Forme palavras pelo processo de DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA depois circule o prefixo e o sufixo.
·         Derivação parassintética ou parassíntese = não é possível retirar os afixos.
·         Forma verbos derivados de substantivos ou adjetivo.
a) manhã.......................................................................
b) joelho.......................................................................
c) raiva.......................................................................
d) verniz..........................................................................
e) gaveta..................................................................
f) triste.................................................................................
g) louco.........................................................................
h) podre.........................................................
i) velho...........................................................
j) quente.........................................................

5. Forme palavras através do processo de DERIVAÇÃO REGRESSIVA a partir dos verbos abaixo.
·         Indica ação.
·         Deriva de verbos.
a) dançar...........................................................
b) beijar.............................................................
c) bagunçar........................................................
d) cantar.............................................................
e) pescar..............................................................
f) sonhar................................................................
g) brigar.................................................................
h) viajar..................................................................
i) correr..............................................................
j) trabalhar............................................................



6. Forme palavras através do processo de DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA.
·         Mudança de classe gramatical: numeral adjetivo, advérbio...
·         O artigo muda qualquer classe gramatical para substantivo
a) querer .............................................................
b) desejar..........................................................
c) sim................................................................
d) não..............................................................
e) três...............................................................
f)  que.................................................................
g) talvez..........................................................
h) lindo............................................................
i) belo..................................................................
j) porém...........................................................



7. Classifique os processos de formação de palavras em COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO ou COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO.

  • COMPOSIÇÃO NÃO RETIRA LETRAS.
  • AGLUTINAÇÃO RETIRA PELO MENOS UMA LETRA .
a) passatempo...........................................................................................
b) girassol................................................................................................
c) planalto................................................................................................
d) pernilongo...............................................................................................
e) roda-gigante.....................................................................................
f) água-de-colônia.................................................................................
g) aguardente...................................................................................
h) pernalta...............................................................................................
i) boquiaberta......................................................................................
j) sexta-feira........................................................................................






terça-feira, 16 de abril de 2019

FIGURAS DE LINGUAGEM 4 QUESTÕES COMPARAÇÃO ANTÍTESE PROSOPOPEIA DENOTAÇÃO...


Texto 1.
A Lenda (Sandy & Junior)
(...)
Se a lenda dessa paixão
Faz sorrir ou faz chorar
O coração é quem sabe
Se a lua toca no mar
Ela pode nos tocar
Pra dizer que o amor não se acabe

1. No texto 1 há respectivamente a presença das seguintes figuras de linguagem.
a) comparação / eufemismo
b) metáfora / metonímia
c) antítese / prosopopeia
d) pleonasmo / onomatopeia
e) ironia / hipérbole

TEXTO 2



 2. O texto 2 utilizou uma figura de linguagem denominada:

a) metonímia
b) comparação
c) prosopopeia
d) personificação
e) ironia

TEXTO 3


3. Sobre a expressão "começar com o pé direito" no texto 3 é correto afirmar que:

a) significa começar bem, com sorte, tudo vai dar certo.
b) a expressão foi usada em sentido conotativo, ou seja, figurado.
c) a expressão NÃO foi usada em sentido conotativo ou seja real.
d) significa que ele vai começar a comer pelo pé direito.
e) não há presença de humor pois essa charge relata um caso triste ocorrido recentemente na Amazônia.

IMPERATIVO 9º ANO DESCRITOR19 PROVA BRASIL


Leia o texto e lembre-se de que a interpretação das palavras dependem da relação emissor/receptor.



1.Nesse texto, no trecho “Não aperte os parafusos antes de...”, o verbo “aperte” foi usada para
A) dar uma orientação.
B) fazer um convite.
C) indicar um desejo.
D) marcar uma ordem.

3. "Parafuse-os" O termo grifado se classifica como
a) artigo definido
b) pronome pessoal oblíquo
c) pronome indefinido
d) artigo indefinido

O quereres (Caetano Veloso)

O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim


Infinitivamente pessoal

3"O quereres e o estares sempre a fim" as palavras em destaque se classificam como
a) verbo /verbo
b) substantivo / substantivo
c) adjetivo/ substantivo
d) verbo / substantivo





4. O modo imperativo na placa acima foi usado para
A) dar uma orientação.
B) fazer um convite.
C) indicar um desejo.
D) marcar uma ordem.
5. O modo imperativo na placa acima foi usado para
A) dar uma orientação.
B) fazer um convite.
C) indicar um desejo.
D) marcar uma ordem.



6. O modo imperativo no texto  acima foi usado para
A) dar uma orientação.
B) fazer um convite.
C) indicar um desejo.
D) marcar uma ordem.


7. O modo imperativo no texto  acima foi usado para
A) dar uma orientação.
B) fazer um convite.
C) indicar um desejo.
D) marcar uma ordem.


8. Qual alternativa a mudança de posição do adjetivo NÃO mudou o seu sentido?
a) Amigo velho / Velho amigo
b) Oficial alto / Alto oficial
c) Pobre criança/ Criança pobre
d) criança pequena/ pequena criança

9. Marque a alternativa em que o diminutivo não foi usado para indicar grau.
a) minha mãezinha querida.
b) como você está lindinha.
c) você é bonitinho.
d) doa-se gatinhos.


quarta-feira, 10 de abril de 2019

RADICAIS EXERCICIOS MARCAR X


MARQUE AS ALTERNATIVAS ERRADAS NAS QUESTÕES ABAIXO:
1
Acro – alto - acrobata - que anda no alto;
Arqueo – antigo -  arqueologia: estudo de antiguidades;
Aristo – nobre – aristocracia:  governo dos nobres;
Caco – mau  - cacofonia: mau hálito.

2
Calo - belo – caligrafia: bela escrita;
Ciclo – roda – bicicleta: duas rodas;
Cracia – governo – democracia: governo do povo;
Crono - tempo – cronometro: aparelho para medir a água.

3
Deca – dez –decálogo: doze tribos de Israel;
Demo – povo – epidemia: doença que atinge o povo em geral;
Fone – som -  fonologia: estudo dos sons;
Gamo – casamento – bígamo: que está em dois casamentos.

4
Gastro – estomago – gastrite: inflamação no estomago;
Geo- terra – geografia: descrição da terra;
Gino – mulher – ginecologista – mulher médica;
Hélio- sol – heliocentrismo:  o sol como centro do universo.

5
Logia – estudo – sociologia: estuda a sociedade;
Meso – meio – Mesopotâmia: região situada entre dois rios;
Metro – que mede – termômetro: aparelho que mede a pressão;
Onimo – nome – anônimo: sem nome.

6
Osteo- osso- osteoporose – doença que causa perda de massa óssea;
Pato – sentimento – simpatia: mesmos sentimentos;
Pro – principal – protagonista: pessoa secundária em uma história;
Pseudo – falso – pseudônimo: falso nome.


7
Taqui – rápido – taquicardia – pulsação rápida do coração;
Tetra – quatro – tetracampeão – campeão cinco vezes;
Zoo - animal – zoologia: estudo dos animais;
Rupes – rocha – rupestre; relativo a rocha.




8

Aedes – casa- edifício: prédio, casa grande;
Plenu – cheio – plenitude: estado do que está cheio;
Genito – gerado- primogênito: irmão mais novo;
Flama – chama – inflamável: que se converte em chamas


9
Frater - irmão – fraternal; relativo ao irmão
Pluvia - chuva – pluvial: relativo a água dos rios
Puer – menino – pueril: infantil
Veris – estação – primavera: primeira estação.