CONHECIMENTOS
TECNICO-PROFISSIONAIS
Questão 01
A busca continua do equilíbrio
esta subjacente em todas as interações do organismo e do ambiente, particularmente na cognição. 0 processos de equilibrarão
gera diferentes estados de equilíbrio correspondentes a cada estágio e refere-se sempre a
forma como se coordenam:
A ( ) absorção e assimilação
B ( ) assimilação e acomodação
C ( ) acomodação e arrumação
D ( ) arrumação e absorção
Questão 02
0 Brasil entendeu que
era importante a construção
de um sistema educacional inclusivo, quando concordou com a Declaração Mundial
de Educação para Todos, em Jontien, e com os postulados da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. Este último documento e conhecido como:
A ( ) Declaração de Guatemala
B ( ) Lei Mundial de Educação para Todos
C ( ) Declaração de Salamanca
D ( ) Lei Europeia da Pessoa Portadora de
Deficiência
Questão 03
Vygotsky construiu um
conceito referindo-se as potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático.
Este conceito
é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução
independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial,
determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com
companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico
de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito e denominado zona de:
A ( ) arrefecimento pessoal
B ( ) acesso vicinal
C ( ) evolução adjacente
D ( ) desenvolvimento proximal
Questão 04
A garantia da indicação
de dirigentes, a constituição de conselhos escolares e a formulação, aprovação
e implementação do piano de gestão da escola constituem aspectos da:
A ( ) gestão administrativa
B ( ) administração pedagógica
C ( ) gestão
organizacional
D ( ) gestão cultural
Questão 05
Ha várias tendências
ou propostas didáticopedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas
educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de
ensino-aprendizagem e da interação
professor-aluno. Líbano classificou as tendências
pedagógicas em dois grupos e o critério
para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Líbano,
são,:
A ( ) liberais e tradicionais
B ( ) liberais e progressistas
C ( ) libertadoras e
progressistas
D ( ) tecnicistas e renovadas
Questão 06
Alguns procedimentos
de ensino-aprendizagem são individualizantes, entre eles o que consiste em fazer o aluno estudar
um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor. Este roteiro estabelece a extensão
e a profundidade do estudo. O professor deve elaborar um roteiro contendo tarefas operatórias
que mobilizem e dinamizem as operares cognitivas. 0 procedimento de ensino individualizante descrito
A ( ) aula
expositiva
B ( ) centro de interesse
C ( ) estudo dirigido
D ( ) método Montessori
Questão 07
Existe uma pratica educacional escolar que
é um julgamento de valor sobre manifestações
relevantes tendo em vista uma tomada
de decisão. Quando o professor se
utiliza desta pratica educacional
escolar ele esta praticando a:
A ( ) avaliação
B ( ) observação
C ( ) gestão
D ( ) reflexes
Questão 08
Um filosofo, ao
analisar a reprodução das condições de produção que implica a reprodução de forças produtivas
e das relações de produção existentes, distingue no Estado vários aparelhos. Em um desses
aparelhos a ideologia tem uma existência material, isto é, existe sempre radicada em práticas materiais
reguladas por rituais matérias definidos por instituições materiais. Estamos falando do
aparelho ideológico de Estado. Este pensador se chama:
A ( ) Dewey
B ( ) Rousseau
C ( ) Sainte-Anne
D ( ) Althusser
Questão 09
"Documento que
se constitui em processo democrático de decisões, preocupado em instaurar uma forma de organização do trabalho pedag6gico que supere
os conflitos, buscando eliminar as
relações competitivas, corporativas e autoritárias,
rompendo com a rotina do mando impessoal
e racionalizado da burocracia que permeia
as relações no interior da escola, diminuindo
os efeitos fragmentários da divisão do trabalho
que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão."
A definição acima se refere ao seguinte documento da escola:
A ( ) portfolio pedagógica avaliativo
B ( ) registro pedagógico
escolar
C ( ) projeto político
pedagógico
D ( ) regimento escolar
Questão 10
Muitas vezes ocorre
nas escolas uma manifestação de rejeição de ordem social que priva o individuo,
considerado diferente e inferior, de sua dignidade e de seu direito de participar. importante reconhecer
esta manifestação numa perspectiva
mundial, pois isto significa ampliar os olhares
e sensibilizar autoridades educacionais, pais e professores. Esta manifestação
recebe o nome de:
A ( ) bullying
B ( ) conflito interpessoal
C ( ) depressão
D ( ) indisciplina
Questão 11
As concepções de
aprendizagem subsidiam as praticas pedagógicas. A concepção que assume todo um conjunto de
postulados em torno da consideração do ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, graças
a ajuda que recebe C.3 professor, pode
mostrar-se progressivamente competente e autônomo na resolução de tarefas, na utilização de
conceitos, nas praticas de determinadas atitudes e em numerosas questões,
denomina-se:
A ( ) behaviorista
B ( ) construtivista
C ( ) histórico-cultural
D ( ) inatista
Questão 12
Aquilo que um menino
ou menina sabe fazer em determinado momento depende de múltiplos fatores. Em termos gerais, pode-se dizer que as capacidades atuais de
uma criança estão definidas pela interação entre a maturação psicofísica e as
possibilidades que Ilhe foram oferecidas pelo contexto nesse momento. Assim sendo, os traços
gerais da evolução da criança durante a etapa da educação infantil são indicados em três áreas do desenvolvimento. Estas áreas são):
A ( ) motora, cognitiva e social
B ( ) perceptiva, cognitiva e afetiva
C ( ) perceptiva, social e motora
D ( ) motora, cognitiva e afetiva
Questão 13
A sucessão de
transformações que fazem passar da cultura vigente em uma sociedade (conhecimentos, praticas, valores etc.) ao que dela se conserva nos
objetivos e programas da escola e, a seguir, ao que dela resta nos conteúdos efetivos do ensino e do trabalho escolar e, finalmente
— no melhor dos casos ao que se constrói na mente de parte dos alunos recebe o nome de:
A ( ) transposição didática
B ( ) adaptação curricular
C ( ) arranjo didático
D ( ) transposição curricular
Questão 14
De acordo com
Perrenoud, há dez grandes famílias de competências para ensinar. A alternativa que apresenta uma dessas famílias é:
A ( ) conceber e fazer evoluir os dispositivo de caracterização
B ( ) participar
da chefia da creche
C ( ) enfrentar os direitos e deveres morais
da arte docente
D ( ) administrar a progressão das aprendizagens
Questão 15
Segundo Perrenoud,
existe um modelo alternativo a organização clássica da escolaridade em etapas de um ano, com duração de dois, três ou quatro anos, para
enfrentar o fracasso escolar, garantindo a aprendizagem dos alunos por meio da progressão das suas
aprendizagens. Desta forma, a implantação desse modelo em uma rede de ensino constitui-se
em uma oportunidade de construir um novo tipo de escola, baseada na logica da
aprendizagem e não na mera classificação e reprovação de alunos. Esse modelo recebe o nome
de:
A ( ) circuitos educacionais
B ( ) redes educativas
C ( ) ciclos de aprendizagem
D ( ) redes de aprendizagem
Questão 16
Em suas observações,
Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.
A( ) individualista e egocêntrica
B( ) egocêntrica e socializada
C( ) socializada e igualitária
D( ) igualitária e individualista
Questão 17
A cada ano, a
educação especial está sendo mais discutida na esfera educacional. Sabemos que ela é oferecida
preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação. Para os efeitos da Lei n'
9.394/96, a educação especial é definida como:
A ( ) um
sistema
B ( ) um nível
C ( ) uma modalidade
D ( ) uma instituição
Questão 18
Instrumento Ca no
apoio as discussões pedagógicas na escola, na elaboração de projetos educativos, no
planejamento das aulas, na reflexão sobre a pratica educativa e na analise do
material didático. Constituem um referencial de qualidade para a educação em
todo o pals. Sua função e orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema
educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações.
A definição apresentada diz respeito aos:
A ( ) Parâmetros das Disciplinas Educativas
B ( ) Princípios Nacionais Curriculares
C ( ) Paradigmas da Educação Nacional
D ( ) Parâmetros Curriculares Nacionais
Questão 19
0 planejamento é um
instrumento que subsidia a pratica pedag6gica do professor e que possibilita a ele uma organização
metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. 0 planejamento de sala de aula é um ideal, um fim a ser alcançado, uma
convicção. E a expressão da distancia que o grupo de alunos esta desse ideal, com a indicação
das falhas e das causas destas falhas, das dificuldades para avançar e dos pontos de apoio. E finalmente é uma proposta de
ações a realizar, atitudes a vivenciar, normas
para seguir e rotinas para praticar. Para Gandin e Cruz, o planejamento de sala de aula deve conter três elementos. São eles:
A ( ) marco operativo, diagn6stico e
programação
B ( ) marco funcional, diagnostico e
fluxograma
C ( ) marco operativo, analise e
programação
D ( ) marco funcional, analise e fluxograma
Questão 20
A arte exige inspiração, isto é, a
centralização de energia para que intelecto
e afetivo interajam, no que se chama
de "momento da criação". Com as crianças pré-escolares, esta situação motivadora poderá ocorrer de variadas formas, entre elas a exploração prévia de situações reais ou imaginarias,
narrativas literárias, pecas musicais, pesquisa
de materiais artísticos e através da exploração
perceptiva e motora de um determinado
recurso, como jornal, tinta, giz, caixa de ovos etc. E da responsabilidade do
professor explorar sensorialmente os
recursos para a criação artística,
pois assim estará preparando o sujeito para a:
A ( ) interiorização
B ( ) expressão
C ( ) internalização
D ( ) capacitacão
ASPECTOS LEGAIS DA POLITICA
EDUCACIONAL
Questão() 21
Na Constituição
Federal de 1988 ha um capitulo sobre Educação, Cultura e Desporto. 0 art. 205 deste capitulo
dispõe que: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e
incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo
para o exercício da cidadania e
sua qualificação para o trabalho."
0 fato novo deste artigo da Constituição se
refere a:
A ( ) educação como um direito de todos
B ( ) colaboração da
família, através da
promoção e do incentivo, no processo educativo
C)
responsabilidade da União pelo ensino superior
e dos estados pela educação básica
D)
vinculação da educação a valores cívicos e econ6micos
Questão() 22
De acordo com o art. 21 da Lei n° 9.394/96, a educação escolar compõe-se:
A ( ) da educação básica, formada pela
educação infantil,
ensino fundamental e ensino profissionalizante, e da educação superior
B ( ) da educação infantil, da educação
básica fundamental, do ensino médio e do ensino superior
C ( ) da educação básica, formada pela
educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e da educação superior
D ( ) do ensino básico infantil, da educação fundamental e media e
do ensino superior
Questão 23
O ministro da
Educação e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciaram uma serie de mudanças que serão
aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Media (Enem) a partir de 2017. Uma desses
mudanças está descrita na seguinte alternativa:
A ( ) será feito em computador
B ( ) servira para certificar o ensino médio
C ( ) terá o resultado por escola divulgado
D ( ) passara a ser aplicado em dois
domingos seguidos
Questão 24
A Medida Provisória
no 748/2016 foi sancionada pelo presidente da República como Lei n° 13.415/17, regulamentando a reforma do ensino
media A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13
disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, da novo peso ao
ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral.
Esta reforma vale para as escolas:
A ( ) publicas e privadas
B ( ) privadas
e religiosas
C ( ) religiosas e cooperativas
D ( ) cooperativas e publicas
Questão 25
"Fundo
especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito
Federal, num total de 27 fundos), formado, na quase totalidade, por
recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, do Distrito Federal e dos
municípios, vinculados a educação por força do disposto no art. 212 da Constituição
Federal. Além desses
recursos, ainda compõe este fundo, a titulo de complementação, uma parcela de recursos
federais, sempre que, no âmbito de cada estado, seu valor por aluno não alcançar o mínima definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado e redistribuído para aplicação exclusiva
na educação básica."
A definição acima transcrita refere-se ao seguinte fundo:
A ( ) FUNDEF
B ( ) FUNDEB
C ( ) FUNDES
D ( ) FUNDEAD
Questão 26
A educação constitui
direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os
níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máxima
desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais,
intelectuais e
sociais, segundo suas características,
interesses e necessidades de aprendizagem.
Este artigo pertence a:
A ( ) Declaração de Salamanca
B ( ) Constituição da República Federativa
do Brasil
C ( ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional
D ( ) Lei Brasileira de Inclusão
Questão 27
Em 2014, o Congresso
Federal sancionou o Plano Nacional de Educação — PNE, com a finalidade de direcionar esforços e investimentos
para a melhoria da
qualidade da educação no pais, estabelecendo vinte metas a serem atingidas. A vigência do PNE, em anos, está apresentada na
seguinte alternativa:
a) 6
b) 8
c) 10
d) 12
Questão 28
Esta sendo debatido e
organizado um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo
de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB n° 9.394/1996, este
documento deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas,
como os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças
e jovens em cada etapa da educação básica em todo pais. A capital amazonense recebeu no
dia 7/7/17 a primeira audiência publica sobre este documento. Este documento denomina-se:
A ( ) Base Nacional Comum Curricular
B ( ) Base Nacional de Competências e
Habilidades
C ( ) Base Curricular Nacional
D ( ) Base Curricular de Competências e
Habilidades
Questão
29
Considerada uma das
leis mais avançadas do mundo, o Estatuto da Criança e do Adolescente —ECA completou 27 anos
no dia 13 de julho. Desde o inicio da sua vigência, trouxe as bases para a construção das
politicas publicas, que hoje são voltadas ao atendimento de 55,5 milhões de pessoas, o que
corresponde a 27,03% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística — IBGE. De acordo com o ECA, são consideradas crianças e adolescentes, respectivamente,
as pessoas com a seguinte
idade:
A (
ate
12 anos incompletos e entre 12 e
21 anos
B(
ate 12 anos incompletos e entre 12 e 18 anos
C(
ate 10 anos incompletos e entre 11 e 18 anos
D(
ate 10 anos incompletos e entre 11 e 21 anos
Questão 30
O modo de pensar
resulta da sociedade hierarquizada,
que separa o trabalho humano em atividades intelectuais e manuais, valorizando
as primeiras em detrimento das ultimas. Nas
tribos não existe ainda a separação
entre o pensar e o agir. 0 contato do homem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo e
intermediado pelos símbolos, isto 6, signos — arbitrários e convencionais por
meio dos quais o homem representa o mundo. 0 conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo
e lugar recebe o nome de:
A ( ) coletividade
B ( ) inscícia
C ( ) cultura
D ( ) confraria
PORTUGUES
TEXTO: SEM LIMITES
Critica-se
por ai a falta de limite das crianças. Reclama-se dos adolescentes criados sem limites. No quarto escuro do caos, esperamos que a
luz do limite venha
5 p6r a bagunça em ordem. Nem adultos escapam da exigência
geral. Impõem-se leis rígidas contra o consumo do álcool, fecham-se as casas de jogos.
Para muitos basta dar
"limites" para
10 realizar
uma boa educação, como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém
que se perdeu. Um "não" dito em torno solene aqui, ou acola, e estaria feita a mágica.
Sabemos que não
15 funciona assim. Professores contam com soluções
vindas de casa. Pais desatentos ou ocupados esperam que os limites sejam produzidos na escola, como se
encontrar o "limite" fosse tarefa da educação formal.
20 Nem uma coisa nem
outra. Parece que o limite se tornou uma palavra a carregar a culpa para o lado oposto onde cada um está.
A tarefa de dar limite é uma das
25 tantas
que esperamos dos outros. Todos sabemos que ela da muito trabalho. Muitas vezes nem sabemos, os responsáveis, do que se trata. Talvez não
confiemos na possibilidade de que limite seja a resposta
30 para nossos problemas na educação, nos
relacionamentos, pois nos mesmos não nos damos limites. Somos autoindulgentes, auto piedosos, sempre prontos a perdoar as nossas falhas. A revolta contra as leis é
35 sinal de que não
vemos vantagem dos limites para nos mesmos. A culpa — e o problema — é dos outros.
0 filosofo grego Aristóteles
dizia que
qualquer coisa não existe para além do
40 limite. Tudo o que existe precisa de um limite para existir.
Para saber o que algo é e onde está
se usa a noção do limite. Limite é sinônimo
de forma. Não podemos saber o que a
uma casa se não reconhecemos seus
45 limites concretos, arquiteturais, que são, afinal, formais. Se
pensarmos bem, todo o nosso modo de ver o mundo, de pensar, de entender as coisas, depende deste conceito.
50 Em termos éticos, os antigos
entendiam o limite
como autodomínio, capacidade de controlar as próprias paixões, de viver no meio-termo. Limite era tudo que tanto impedia
como possibilitava
55
movimentos. Qualquer ação dependia de limites no espago e no tempo. Mas também dos limites externos
ou internos de quem agia.
Todo limite é uma experiência
que
60 se
formula na relação com o outro. Entre mim e o outro há sempre um espago imponderável. Neste
vazio entre "eu" e "tu", a melhor coisa a ser colocada e o
respeito. Se o limite é a experiência que permite
65 saber ate onde se
pode chegar e, com sorte, a protetora dor de saber aonde não se deve ir, o respeito e a Única de todas as experiências que não
pode ter limite. Porque respeito e o modo de olhar para o
70 outro como algo
positivo, ver nele sua potência de ser, como alguém que, mesmo me sendo próximo, carrega em si algo que não pode dizer sobre
si mesmo para mim, e, por isso mesmo, sempre será intocável.
Questão 31
Uma frase que indica o ponto de vista central da
autora acerca do tema desenvolvido no texto é:
A ( ) Para
muitos basta dar "limites" para
realizar uma boa educação, (I. 9-10)
realizar uma boa educação, (I. 9-10)
B ( ) A tarefa de dar limite e uma das tantas
que esperamos dos outros. (I. 24-25)
que esperamos dos outros. (I. 24-25)
C ( ) Em
termos éticos, os antigos entendiam
o limite como autodomínio, (I. 50-51)
o limite como autodomínio, (I. 50-51)
D ( ) Todo
limite e uma experiência que se formula na relação com o outro. (I. 5960)
Questão 32
(...) como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém que se perdeu.
(I. 10-12)
Com base no trecho acima, pode-se caracterizar a experiência do
limite como:
A ( ) libertadora
B ( ) insuficiente
C ( ) autoritária
D ( ) reciproca
Questão 33
Um não" dito em
tom solene aqui, ou acola, e estaria feita a
magica. (I. 12-14)
Na frase, o use da palavra "magica" revela, por parte da autora, uma
atitude de:
a) indiferença
b) admiração
c) crença
d) ironia
Dentre os valores da palavra "se", está o de indicar uma condição,
o que é observado em:
A ( ) Muitas vezes nem
sabemos, os responsáveis, do que se
trata. (I. 26-28)
B ( ) Para saber o que algo
é e onde está se usa a noção do limite.
(I. 41-42)
C ( ) Não podemos saber o que e uma casa se não
reconhecemos seus limites
(I. 43-45)
D ( ) a protetora dor de saber aonde não se deve ir, (I. 66-67)
Questão 35
Sabemos
que não funciona assim. (I. 14-15)
A oração sublinhada acima complementa o verbo "saber" e, por isso, é classificada como uma oração subordinada substantiva do seguinte tipo:
A ( ) completiva nominal
B ( ) objetiva direta
C ( ) predicativa
D ( ) subjetiva
Questão 36
A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nos mesmos. (I. 34-36) No terceiro paragrafo, a frase citada representa um recurso de:
A ( ) contra-argumentação
B ( ) exemplificação
C ( ) generalização
D ( ) gradação
Questão 37
Limite
era tudo que tanto impedia como possibilitava
movimentos. (I. 53-55)
As palavras sublinhadas acima, em conjunto, estabelecem sentido de:
A ( ) adição
B ( ) proporção
C ( ) concessão
D ( ) comparação
Questão 38
Uma palavra classificada como adjetivo esta sublinhada em:
A ( ) Nem adultos escapam da exigência
geral. (I. 5-6)
B ( ) uma palavra a carregar a culpa para o
lado oposto (I. 21-22)
C ( ) os antigos entendiam o limite como
autodomínio, (I. 50-51)
D ( ) Entre mim e o outro ha sempre um
espago imponderável. (I. 60-62)
Com base na frase abaixo, responda as questões 39 e40
Mas também dos
limites externos ou internos de quem aqia (I. 56-58)
Questão 39
A frase citada está separada da frase que a antecede por um ponto-final, mas poderia ter
sido empregada
uma vírgula.
Com o uso do ponto-final, associa-se ao conteúdo
dessa frase o valor de:
A ( ) ênfase
B ( ) inclusão
C ( ) oposição
D ( ) neutralidade
Questão 40
0 verbo sublinhado está no pretérito
imperfeito do modo indicativo, expressando
assim o seguinte aspecto da ocorrência
da ação:
A ( ) incerteza
B ( ) intermitência
C ( ) continuidade
D ( ) eventualidade
Professor de Ensino Básico 1B, 2C, 3D, 4A, 5B, 6C, 7A, 8D, 9C, 10A, 11B,
12D, 13A, 14D, 15C, 16B, 17C, 18D, 19A, 20B,
21B, 22C, 23D, 24A, 25B, 26 D, 27C, 28A,
229B, 30C, 31D,
32B, 33D, 34C,
35B,, 36B,,37 A ,,38D,,39 A,,40 C