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sábado, 2 de novembro de 2019

IBAM PROVA E GABARITO PROFESSOR A CANDIDO ABREU WORD gabarito no final


CONHECIMENTOS TECNICO-PROFISSIONAIS
Questão 01
A busca continua do equilíbrio esta subjacente em todas as interações do organismo e do ambiente, particularmente na cognição. 0 processos de equilibrarão gera diferentes estados de equilíbrio correspondentes a cada estágio e refere-se sempre a forma como se coordenam:
A ( )            absorção e assimilação
B ( )            assimilação e acomodação
C ( )            acomodação e arrumação
D ( )            arrumação e absorção
Questão 02
0 Brasil entendeu que era importante a construção de um sistema educacional inclusivo, quando concordou com a Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jontien, e com os postulados da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. Este último documento e conhecido como:
A ( )             Declaração de Guatemala
B ( )            Lei Mundial de Educação para Todos
C ( )            Declaração de Salamanca
D ( )     Lei Europeia da Pessoa Portadora de
Deficiência
Questão 03
Vygotsky construiu um conceito referindo-se as potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito e denominado zona de:
A ( )           arrefecimento pessoal
B ( )          acesso vicinal
C ( )          evolução adjacente
D ( )         desenvolvimento proximal


Questão 04
A garantia da indicação de dirigentes, a constituição de conselhos escolares e a formulação, aprovação e implementação do piano de gestão da escola constituem aspectos da:
A ( )            gestão administrativa
B ( )           administração pedagógica
C ( )           gestão organizacional
D ( )            gestão cultural
Questão 05
Ha várias tendências ou propostas didático­pedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Líbano classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Líbano, são,:
A ( )           liberais e tradicionais
B ( )           liberais e progressistas
C ( )           libertadoras e progressistas
D ( )           tecnicistas e renovadas
Questão 06
Alguns procedimentos de ensino-aprendizagem são individualizantes, entre eles o que consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor. Este roteiro estabelece a extensão e a profundidade do estudo. O professor deve elaborar um roteiro contendo tarefas operatórias que mobilizem e dinamizem as operares cognitivas. 0 procedimento de ensino individualizante descrito
A ( )           aula expositiva
B ( )           centro de interesse
C ( )          estudo dirigido
D ( )          método Montessori
Questão 07
Existe uma pratica educacional escolar que é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes tendo em vista uma tomada de decisão. Quando o professor se utiliza desta pratica educacional escolar ele esta praticando a:
A ( )           avaliação
B ( )           observação
C ( )          gestão
D ( )           reflexes

Questão 08
Um filosofo, ao analisar a reprodução das condições de produção que implica a reprodução de forças produtivas e das relações de produção existentes, distingue no Estado vários aparelhos. Em um desses aparelhos a ideologia tem uma existência material, isto é, existe sempre radicada em práticas materiais reguladas por rituais matérias definidos por instituições materiais. Estamos falando do aparelho ideológico de Estado. Este pensador se chama:
A ( )            Dewey
B ( )            Rousseau
C ( )           Sainte-Anne
D ( )           Althusser
Questão 09
"Documento que se constitui em processo democrático de decisões, preocupado em instaurar uma forma de organização do trabalho pedag6gico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão."
A definição acima se refere ao seguinte documento da escola:
A ( )          portfolio pedagógica avaliativo
B ( )          registro pedagógico escolar
C ( )         projeto político pedagógico
D ( )           regimento escolar
Questão 10
Muitas vezes ocorre nas escolas uma manifestação de rejeição de ordem social que priva o individuo, considerado diferente e inferior, de sua dignidade e de seu direito de participar. importante reconhecer esta manifestação numa perspectiva mundial, pois isto significa ampliar os olhares e sensibilizar autoridades educacionais, pais e professores. Esta manifestação recebe o nome de:
A ( )          bullying
B ( )          conflito interpessoal
C ( )          depressão
D ( )          indisciplina


Questão 11
As concepções de aprendizagem subsidiam as praticas pedagógicas. A concepção que assume todo um conjunto de postulados em torno da consideração do ensino como um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, graças a ajuda que recebe C.3 professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na resolução de tarefas, na utilização de conceitos, nas praticas de determinadas atitudes e em numerosas questões, denomina-se:
A ( )           behaviorista
B ( )           construtivista
C ( )          histórico-cultural
D ( )            inatista
Questão 12
Aquilo que um menino ou menina sabe fazer em determinado momento depende de múltiplos fatores. Em termos gerais, pode-se dizer que as capacidades atuais de uma criança estão definidas pela interação entre a maturação psicofísica e as possibilidades que Ilhe foram oferecidas pelo contexto nesse momento. Assim sendo, os traços gerais da evolução da criança durante a etapa da educação infantil são indicados em três áreas do desenvolvimento. Estas áreas são):
A ( )          motora, cognitiva e social
B ( )           perceptiva, cognitiva e afetiva
C ( )           perceptiva, social e motora
D ( )           motora, cognitiva e afetiva
Questão  13
A sucessão de transformações que fazem passar da cultura vigente em uma sociedade (conhecimentos, praticas, valores etc.) ao que dela se conserva nos objetivos e programas da escola e, a seguir, ao que dela resta nos conteúdos efetivos do ensino e do trabalho escolar e, finalmente — no melhor dos casos ao que se constrói na mente de parte dos alunos recebe o nome de:
A ( )      transposição didática
B ( )           adaptação curricular
C ( )          arranjo didático
D ( )          transposição curricular

Questão 14
De acordo com Perrenoud, há dez grandes famílias de competências para ensinar. A alternativa que apresenta uma dessas famílias é:
A ( ) conceber e fazer evoluir os     dispositivo de caracterização
B ( )  participar da chefia da creche
C ( ) enfrentar os direitos e deveres morais
da arte docente
D ( ) administrar    a              progressão           das aprendizagens
Questão 15
Segundo Perrenoud, existe um modelo alternativo a organização clássica da escolaridade em etapas de um ano, com duração de dois, três ou quatro anos, para enfrentar o fracasso escolar, garantindo a aprendizagem dos alunos por meio da progressão das suas aprendizagens. Desta forma, a implantação desse modelo em uma rede de ensino constitui-se em uma oportunidade de construir um novo tipo de escola, baseada na logica da aprendizagem e não na mera classificação e reprovação de alunos. Esse modelo recebe o nome de:
A ( )           circuitos educacionais
B ( )            redes educativas
C ( )           ciclos de aprendizagem
D ( )           redes de aprendizagem
Questão 16
Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.
A(      )              individualista e egocêntrica
B(      )              egocêntrica e socializada
C(      )              socializada e igualitária
D(      )                igualitária e individualista
Questão 17
A cada ano, a educação especial está sendo mais discutida na esfera educacional. Sabemos que ela é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação. Para os efeitos da Lei n' 9.394/96, a educação especial é definida como:
A ( )           um sistema
B ( )           um nível
C ( )          uma modalidade
D ( )          uma instituição


Questão 18
Instrumento Ca no apoio as discussões pedagógicas na escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a pratica educativa e na analise do material didático. Constituem um referencial de qualidade para a educação em todo o pals. Sua função e orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações.
A definição apresentada diz respeito aos:
A ( )            Parâmetros das Disciplinas Educativas
B ( )           Princípios Nacionais Curriculares
C ( )            Paradigmas da Educação Nacional
D ( )            Parâmetros Curriculares Nacionais
Questão 19
0 planejamento é um instrumento que subsidia a pratica pedag6gica do professor e que possibilita a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. 0 planejamento de sala de aula é um ideal, um fim a ser alcançado, uma convicção. E a expressão da distancia que o grupo de alunos esta desse ideal, com a indicação das falhas e das causas destas falhas, das dificuldades para avançar e dos pontos de apoio. E finalmente é uma proposta de ações a realizar, atitudes a vivenciar, normas para seguir e rotinas para praticar. Para Gandin e Cruz, o planejamento de sala de aula deve conter três elementos. São eles:
A ( )            marco      operativo,      diagn6stico      e
programação
B ( )            marco      funcional,       diagnostico              e
fluxograma
C ( )            marco        operativo,                  analise         e
programação
D ( )           marco funcional, analise e fluxograma
Questão 20
A arte exige inspiração, isto é, a centralização de energia para que intelecto e afetivo interajam, no que se chama de "momento da criação". Com as crianças pré-escolares, esta situação motivadora poderá ocorrer de variadas formas, entre elas a exploração prévia de situações reais ou imaginarias, narrativas literárias, pecas musicais, pesquisa de materiais artísticos e através da exploração perceptiva e motora de um determinado recurso, como jornal, tinta, giz, caixa de ovos etc. E da responsabilidade do professor explorar sensorialmente os recursos para a criação artística, pois assim estará preparando o sujeito para a:
A ( )          interiorização
B ( )          expressão
C ( )          internalização
D ( )          capacitacão

ASPECTOS           LEGAIS          DA          POLITICA
EDUCACIONAL
Questão() 21
Na Constituição Federal de 1988 ha um capitulo sobre Educação, Cultura e Desporto. 0 art. 205 deste capitulo dispõe que: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."
0 fato novo deste artigo da Constituição se refere a:
A ( )            educação como um direito de todos
B ( )           colaboração da família, através da
promoção e do incentivo, no processo educativo
C)       responsabilidade da União pelo ensino superior e dos estados pela educação básica
D)          vinculação da educação a valores cívicos e econ6micos
Questão() 22
De acordo com o art. 21 da Lei n° 9.394/96, a educação escolar compõe-se:
A ( )            da educação básica, formada pela
educação infantil, ensino fundamental e ensino profissionalizante, e da educação superior
B ( )           da educação infantil, da educação
básica fundamental, do ensino médio e do ensino superior
C ( )           da educação básica, formada pela
educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e da educação superior
D ( )     do ensino básico infantil, da educação fundamental e media e do ensino superior
Questão  23
O ministro da Educação e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciaram uma serie de mudanças que serão aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Media (Enem) a partir de 2017. Uma desses mudanças está descrita na seguinte alternativa:
A ( )            será feito em computador
B ( )           servira para certificar o ensino médio
C ( )          terá o resultado por escola divulgado
D ( )      passara a ser aplicado em dois
domingos seguidos

Questão 24
A Medida Provisória no 748/2016 foi sancionada pelo presidente da República como Lei n° 13.415/17, regulamentando a reforma do ensino media A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, da novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral.
Esta reforma vale para as escolas:
A ( )            publicas e privadas
B ( )           privadas e religiosas
C ( )           religiosas e cooperativas
D ( )            cooperativas e publicas
Questão 25
"Fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de 27 fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, vinculados a educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe este fundo, a titulo de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada estado, seu valor por aluno não alcançar o mínima definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado e redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica."
A definição acima transcrita refere-se ao seguinte fundo:
A ( )            FUNDEF
B  ( )           FUNDEB
C ( )      FUNDES
D ( )      FUNDEAD
Questão  26
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máxima desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais,
intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Este artigo pertence a:
A ( )            Declaração de Salamanca
B ( )                Constituição da República Federativa
do Brasil
C ( )              Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional
D ( )           Lei Brasileira de Inclusão





Questão 27
Em 2014, o Congresso Federal sancionou o Plano Nacional de Educação — PNE, com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no pais, estabelecendo vinte metas a serem atingidas. A vigência do PNE, em anos, está apresentada na seguinte alternativa:
a) 6
b) 8
c) 10
d) 12

Questão 28
Esta sendo debatido e organizado um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB n° 9.394/1996, este documento deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica em todo pais. A capital amazonense recebeu no dia 7/7/17 a primeira audiência publica sobre este documento. Este documento denomina-se:
A ( )            Base Nacional Comum Curricular
B ( )           Base Nacional de Competências e
Habilidades
C ( )           Base Curricular Nacional
D ( )     Base Curricular de Competências e
Habilidades


Questão 29
Considerada uma das leis mais avançadas do mundo, o Estatuto da Criança e do Adolescente —ECA completou 27 anos no dia 13 de julho. Desde o inicio da sua vigência, trouxe as bases para a construção das politicas publicas, que hoje são voltadas ao atendimento de 55,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 27,03% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. De acordo com o ECA, são consideradas crianças e adolescentes, respectivamente, as pessoas com a seguinte idade:
 A (       ate 12 anos incompletos e entre 12 e
21 anos
B(              ate 12 anos incompletos e entre 12 e 18 anos
C(              ate 10 anos incompletos e entre 11 e 18 anos
D(              ate 10 anos incompletos e entre 11 e 21 anos
Questão 30
O modo de pensar resulta da sociedade hierarquizada, que separa o trabalho humano em atividades intelectuais e manuais, valorizando as primeiras em detrimento das ultimas. Nas tribos não existe ainda a separação entre o pensar e o agir. 0 contato do homem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo e intermediado pelos símbolos, isto 6, signos — arbitrários e convencionais por meio dos quais o homem representa o mundo. 0 conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar recebe o nome de:
A ( )          coletividade
B ( )          inscícia
C ( )           cultura
D ( )          confraria


PORTUGUES
TEXTO: SEM LIMITES
Critica-se por ai a falta de limite das crianças. Reclama-se dos adolescentes criados sem limites. No quarto escuro do caos, esperamos que a luz do limite venha
5  p6r a bagunça em ordem. Nem adultos escapam da exigência geral. Impõem-se leis rígidas contra o consumo do álcool, fecham-se as casas de jogos.
Para muitos basta dar "limites" para
10 realizar uma boa educação, como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém que se perdeu. Um "não" dito em torno solene aqui, ou acola, e estaria feita a mágica. Sabemos que não
15  funciona assim. Professores contam com soluções vindas de casa. Pais desatentos ou ocupados esperam que os limites sejam produzidos na escola, como se encontrar o "limite" fosse tarefa da educação formal.
20 Nem uma coisa nem outra. Parece que o limite se tornou uma palavra a carregar a culpa para o lado oposto onde cada um está.
A tarefa de dar limite é uma das
25 tantas que esperamos dos outros. Todos sabemos que ela da muito trabalho. Muitas vezes nem sabemos, os responsáveis, do que se trata. Talvez não confiemos na possibilidade de que limite seja a resposta
30 para nossos problemas na educação, nos relacionamentos, pois nos mesmos não nos damos limites. Somos autoindulgentes, auto piedosos, sempre prontos a perdoar as nossas falhas. A revolta contra as leis é
35 sinal de que não vemos vantagem dos limites para nos mesmos. A culpa — e o problema — é dos outros.
0 filosofo grego Aristóteles dizia que qualquer coisa não existe para além do
40  limite. Tudo o que existe precisa de um limite para existir. Para saber o que algo é e onde está se usa a noção do limite. Limite é sinônimo de forma. Não podemos saber o que a uma casa se não reconhecemos seus
45  limites concretos, arquiteturais, que são, afinal, formais. Se pensarmos bem, todo o nosso modo de ver o mundo, de pensar, de entender as coisas, depende deste conceito.
50                         Em termos éticos, os antigos
entendiam o limite como autodomínio, capacidade de controlar as próprias paixões, de viver no meio-termo. Limite era tudo que tanto impedia como possibilitava
55 movimentos. Qualquer ação dependia de limites no espago e no tempo. Mas também dos limites externos ou internos de quem agia.


Todo limite é uma experiência que
60 se formula na relação com o outro. Entre mim e o outro há sempre um espago imponderável. Neste vazio entre "eu" e "tu", a melhor coisa a ser colocada e o respeito. Se o limite é a experiência que permite
65 saber ate onde se pode chegar e, com sorte, a protetora dor de saber aonde não se deve ir, o respeito e a Única de todas as experiências que não pode ter limite. Porque respeito e o modo de olhar para o
70 outro como algo positivo, ver nele sua potência de ser, como alguém que, mesmo me sendo próximo, carrega em si algo que não pode dizer sobre si mesmo para mim, e, por isso mesmo, sempre será intocável.
Adaptado de marciatiburi.com.br.
Questão 31
Uma frase que indica o ponto de vista central da autora acerca do tema desenvolvido no texto é:
A ( )           Para muitos basta dar "limites" para
realizar uma boa educação, (I. 9-10)
B ( )           A tarefa de dar limite e uma das tantas
que esperamos dos outros. (I. 24-25)
C ( )          Em termos éticos, os antigos entendiam
o limite como autodomínio, (I. 50-51)
D ( ) Todo limite e uma experiência que se formula na relação com o outro. (I. 59­60)
Questão 32
(...) como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém que se perdeu. (I. 10-12)
Com base no trecho acima, pode-se caracterizar a experiência do limite como:
A ( )           libertadora
B ( )           insuficiente
C ( )           autoritária
D ( )           reciproca
Questão 33
Um não" dito em tom solene aqui, ou acola, e estaria feita a magica. (I. 12-14)
Na frase, o use da palavra "magica" revela, por parte da autora, uma atitude de:
a) indiferença
b) admiração
c) crença
d) ironia

Dentre os valores da palavra "se", está o de indicar uma condição, o que é observado em:
A ( )       Muitas vezes nem sabemos, os  responsáveis, do que se trata. (I. 26-28)
B ( )        Para saber o que algo é e onde está se  usa a noção do limite. (I. 41-42)
C ( ) Não podemos saber o que e uma casa se não reconhecemos seus limites
(I. 43-45)
D ( )       a protetora dor de saber aonde não se deve ir, (I. 66-67)
Questão 35
Sabemos que não funciona assim. (I. 14-15)
A oração sublinhada acima complementa o verbo "saber" e, por isso, é classificada como uma oração subordinada substantiva do seguinte tipo:
A ( )           completiva nominal
B ( )           objetiva direta
C ( )           predicativa
D ( )           subjetiva
Questão 36
A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nos mesmos. (I. 34-36) No terceiro paragrafo, a frase citada representa um recurso de:
A ( )            contra-argumentação
B ( )           exemplificação
C ( )           generalização
D ( )          gradação
Questão 37
Limite era tudo que tanto impedia como possibilitava movimentos. (I. 53-55)
As palavras sublinhadas acima, em conjunto, estabelecem sentido de:
A ( )           adição
B ( )          proporção
C ( )          concessão
D ( )          comparação
Questão 38
Uma palavra classificada como adjetivo esta sublinhada em:
A ( )         Nem adultos escapam da exigência
geral. (I. 5-6)
B ( )                uma palavra a carregar a culpa para o
lado oposto (I. 21-22)
C ( )       os antigos entendiam o limite como
autodomínio, (I. 50-51)
D ( )          Entre mim e o outro ha sempre um
espago imponderável. (I. 60-62)


Com base na frase abaixo, responda as questões 39 e40

Mas também dos limites externos ou internos de quem aqia (I. 56-58)
Questão 39
A frase citada está separada da frase que a antecede por um ponto-final, mas poderia ter sido empregada uma vírgula.
Com o uso do ponto-final, associa-se ao conteúdo dessa frase o valor de:
A ( )            ênfase
B ( )           inclusão
C ( )          oposição
D ( )           neutralidade
Questão 40
0 verbo sublinhado está no pretérito imperfeito do modo indicativo, expressando assim o seguinte aspecto da ocorrência da ação:
A ( )           incerteza
B ( )           intermitência
C ( )          continuidade
D ( )           eventualidade


Professor de Ensino Básico 1B, 2C, 3D, 4A, 5B, 6C, 7A, 8D, 9C, 10A, 11B, 12D, 13A, 14D, 15C, 16B, 17C, 18D, 19A,  20B, 21B,  22C,  23D, 24A,  25B, 26 D,  27C,  28A,  229B,  30C,  31D,  32B,  33D,  34C,  35B,, 36B,,37 A ,,38D,,39 A,,40 C

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