IBAM ASSISTENTE ECONOMICO SANTO ANDRE 2015 jc concursos
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GABARITO 1 A, 2 B, 3 D, 4 A, 5 C , 6 B, 7 D, 8 A, 9 B , 10 C,
11 C, 12 B, 13 A, 14 B, 15 C, 16 B, 17 A, 18 D, 19 C, 20 D,
21 C, 22 D, 23 C, 24 B, 25 A, 26 D, 27 B, 28 C, 29 C, 30 D,
31 B, 32 D, 33 A, 34 C, 35 C, 36 D, 37 C, 38 D, 39 A, 40 C,
41 B, 42 B, 43 A, 44 B, 45 A, 46 D, 47 A, 48 B, 49 A, 50 D
quarta-feira, 6 de novembro de 2019
terça-feira, 5 de novembro de 2019
IBAM PROVA E GABARITO PROFESSOR I BOM JESUS DO ITABAPOANA RJ 2019 WORD GABARITO NO FINAL
CONHECIMENTOS
ESPECIFICOS
Questão 1
Em seu livro a formação social da mente, Vygotsky afirma que
o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento na criança, pois ela se comporta
de forma mais elaborada do que a habitual. O autor está se referindo a seguinte
zona de desenvolvimento
a) potencial
b) real
c) proximal
d) imaginário
Questão 2
Para Jean Piaget, o pensamento das crianças apresenta
características que as diferenciam do adulto. A partir desse referencial
teórico, podemos afirmar que:
a) as crianças aprendem melhor quando seu professor
apresenta competência técnica na exposição dos conteúdos
b) no estágio do pensamento intuitivo (pré-operatório), a
linguagem verbal das crianças se apresenta de dois tipos: comunicativa e formal
c) as crianças de 4 a 5 anos são capazes de medir
adequadamente, pois já tem a habilidade de conservar comprimentos
d) os estágios do desenvolvimento ocorrem numa ordem fixa,
mas crianças diferentes passam de um estágio para outro em idades diferentes
Questão 3
A educação infantil no Brasil é um direito de todas as
crianças, independente de raça, sexo, credo ou origem. Está assegurado pela
Constituição e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre
outras legislações que a regulamentam.
De acordo com a Lei nº9.394/96, é correta a seguinte
afirmativa:
a) os pais ou responsáveis devem matricular obrigatoriamente
as crianças na educação infantil a partir dos 5 anos de idade
b) no currículo da pré-escola será ofertada a língua inglesa
uma vez por semana, a partir de metodologia lúdica
c) o atendimento à criança deverá ser de 4 horas diárias
para o turno parcial e de 6 horas para a jornada integral, no mínimo
d) a instituição de educação pré-escolar deverá controlar a
frequência das crianças, exigindo frequência mínima de 60% do total de horas
letivas
Questão 4
Segundo a Lei 9.394/96, os currículos da educação infantil,
do ensino fundamental e do ensino médio devem ter uma base nacional comum. A
respeito da BNCC, podemos afirmar que:
a) as aprendizagens essenciais construídas na educação
infantil se encontram dissociadas do ensino fundamental
b) na educação infantil, devem ser assegurados seis direitos
de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar,
expressar, conhecer-se
c) nos campos de experiências da educação infantil foram
definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em dois
grupos por faixa etária: bebês e crianças
d) a concepção de educação infantil expressa na BNCC deixa
de vincular o cuidar e o educar defendido nas Diretrizes Curriculares Nacionais
Questão 5
Na educação infantil, a avaliação dos alunos, de acordo com
a lei 9.394/96, não tem objetivo de promoção. Sendo assim, cabe aos professores
das creches e pré-escolas:
a) apenas observar os seus alunos para relatar na reunião de
pais aspectos do comportamento da sua turma
b) preencher fixa avaliativa da turma para que a Secretaria
confeccione o histórico escolar com notas, de acordo com a rede a qual pertence
c) acompanhar o desenvolvimento das crianças e registrar os
aspectos mais importantes de cada uma
d) avaliar cada criança a partir do controle da frequência a
creche ou pré-escola, sendo obrigatório o mínimo de 50% do total de horas
letivas
Questão 06
A Lei Nº 9394/96 concebe a educação especial como uma
modalidade da educação escolar, perpassando todos os níveis de ensino. Rosita
Edler Carvalho, em seu livro Removendo barreiras para aprendizagem: educação
inclusiva, analisa tal concepção da seguinte forma:
a) a lei apresenta uma sensível evolução, mas na pratica
somos levados a pensar em dois tipos de educação que variam de acordo com a
clientela matriculada
b) a concepção de educação especial contida na lei eliminou
definitivamente a exclusão escolar dos alunos deficientes
c) o principio legal que afirma a preferência de matricula
dos alunos especiais na rede regular de ensino configura-se em erro grave, pois
as escolas não possuem recursos adequados para o seu atendimento
d) a proposta de remoção de barreiras á aprendizagem só
obterá êxito total quando os alunos especiais puderem frequentar diariamente,
em horário integral, uma escola exclusiva para eles
Questão 7
O Plano Nacional de educação - PNE, aprovado em 2014,
estabelece diretrizes, metas e estratégias que orientam a política educacional
nas diferentes esferas governamentais. Em relação à educação infantil, o PNE
prevê:
a) universalizar até o ano de 2024 a educação infantil na
pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade
b) ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma
a atender 100% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE
c) promover a formação inicial e continuada dos
profissionais da educação infantil, garantindo, progressivamente, o atendimento
por profissionais com formação superior
d) estimular o acesso á educação infantil em tempo parcial,
para todas as crianças de 0 a 5 anos
Questão 8
Desenvolveu uma proposta revolucionaria em sua época que era
contraria a disciplina rígida que imobilizava as crianças como se fossem
coleções de borboletas, presas em seus lugares. Sua metodologia proporcionava
ampla movimentação pela sala de aula com escolha das tarefas a serem realizadas
que objetivavam o desenvolvimento da independência e autoestima. Estamos no
referindo a:
a) Maria Montessori
b) Jerome Bruner
c) Emilia Ferreiro
d) Friedrich Froebel
Questão 9
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação
Infantil - RCNI's " a brincadeira é uma linguagem infantil que mantem
um vínculo essencial com aquilo que não é brincar". Sobre a
brincadeira podemos afirmar que:
a) ao brincar as crianças podem experimentar o mundo e
internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os
diversos conhecimentos
b) ainda que o adulto, na figura do professor, ofereça
determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos e delimite espaços e
tempo, não é possível realizar uma intervenção intencional nas brincadeiras das
crianças
c) as brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e
de regras não promovem a ampliação dos conhecimentos infantis, mas divertem,
relaxam e garantem a formação de novos amigos
d) as brincadeiras apenas reproduzem algo que já é
conhecido, como uma experiência vivida na família, cenas assistidas na
televisão, no cinema ou narradas em livros
Questão 10
O trabalho com projetos na educação infantil constitui-se em
uma alternativa pedagógica muito valiosa. Podemos analisar essa metodologia da
seguinte forma:
a) um trabalho de projeto exige rigor quanto a sua duração e
não deve ser alterado em nenhuma hipótese
b) os projetos precisam ser significativos para as crianças,
tendo como ponto de partida uma indagação da realidade
c) o primeiro passo para a organização do trabalho com
projetos consiste no registro dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas
crianças a partir das pesquisas realizadas
d) a realização de um projeto depende de várias etapas de
trabalho que devem ser planejadas pelo professor e transmitidas para as
crianças
Questão 11
A Base Nacional Comum Curricular estabelece conhecimento, competências
e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da
escolaridade básica. Sendo assim, a BNCC:
a) compreende a criança como ser que observa, questiona,
assimila valores e constrói conhecimentos como resultado de um processo de
desenvolvimento natural que independe da intencionalidade educativa da creche
ou pré-escola
b) direciona a educação brasileira para a formação humana
integral e para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva, devendo
as instituições escolares conhecer e trabalhar com as culturas plurais das
famílias e da comunidade
c) sugere que as crianças aprendam desempenhado um papel
ativo, o que não significa interferir nas atividades propostas pelo educador,
como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes
d) constitui-se em referência nacional para a formulação dos
currículos e propostas pedagógicas do sistemas, redes e instituições escolares,
mas sua implantação não tem caráter obrigatório
Questão 12
A prática pedagógica do professor que tem alunos incluídos
em sala de aula deve levar em consideração que:
a) o uso em sala de aula da Libras deve ser considerado como
a única forma de desenvolver a criança surda e inseri-la na sociedade
b) para evitar acidentes com as crianças que apresentam
baixa visão, desse-se evitar portas e gavetas abertas, cadeiras e objetos fora
do lugar, mas a sala de aula não precisa manter a mesma arrumação durante um
bimestre inteiro
c) a criança com altas habilidades deve conviver com outras
mais velhas porque tem capacidade intelectual para isso e sua estrutura
emocional tende a se adaptar
d) a criança com deficiência mental precisa ter acesso às
mesmas oportunidades que a criança dita normal, pois é muito difícil
predeterminar até onde chegará quando falamos de desenvolvimento
Questão 13
Organizar um planejamento para turmas de educação infantil,
de acordo com a BNCC implica:
a) perceber a criança como protagonista em todos os
contextos de que faz parte, pois ela interage, cria e modifica a cultura e a
sociedade
b) elaborar atividades respeitando rigorosamente os
objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com a faixa etária
estabelecida no documento, sem que haja nenhuma alteração
c) direcionar sempre a forma como deve ser a brincadeira no
parque, para evitar que cada criança explore os ambientes e os materiais do
próprio jeito
d) preparar diariamente atividades que encaixem em pelo
menos três campos de experiência, de modo que ao fim do ano todos tenham sido
comtemplados
Questão 14
O Projeto Político Pedagógico - PPP constitui-se em
documento obrigatório que as escolas precisam manter atualizado. Uma
característica do PPP está apresentada na seguinte alternativa:
a) sistematiza metas que cada sistema de ensino elegeu para
suas escolas num período de 3 anos
b) após sua finalização, não é possível flexibilizar as
ações do PPP
c) é uma ferramenta de planejamento e avaliação que os
membros da equipe gestora e pedagógica devem consultar ao tomar decisões
d) não apresenta nenhuma relação com a construção de uma
gestão democrática.
Questão 15
A leitura de história que acontece em várias escolas de
educação infantil diariamente precisa ser vivida de forma prazerosa,
estimulando a formação do jovem leitor. Sobre essa prática, é correta a
seguinte afirmativa:
a) a leitura realizada na hora da rodinha pode ser utilizada
para ensinar alguns conteúdos, sem que o prazer seja eliminado nesse momento
b) quando o livro tem muitas páginas a professora pode
ampliar o texto para economizar o tempo de escuta das crianças
c) a ilustração precisa ser apreciada pelas crianças, mas
não ajuda a interpretar melhor o contexto do livro
d) as crianças precisam ter oportunidade de manusear os
livros individualmente e de contar as histórias elas mesmas.
Questão 16
O planejamento na educação infantil evidencias as concepções
que temos a respeito do trabalho com as crianças dessa faixa etária.
Atualmente, recomenda-se o seguinte tipo de planejamento:
a) baseado nas datas comemorativas, devido a sua
abrangência, importância social e econômica
b) por atividades, porque torna o cotidiano escolar dinâmico
e mantem as crianças ocupadas durante todo o tempo que estão na sala de aula
c) por projetos, pois busca experiências significativas e
possibilita a continuidade entre elas, além da participação de todos
d) por áreas do conhecimento, visto que prepara a criança
para a entrada no ensino fundamental
Questão 17
Para Wallon, o ser humano é organicamente social, pois
constitui sua identidade e seu conhecimento nos relacionamentos sociais. A
partir das teorias desse autor, é correto o que se afirma na seguinte
alternativa:
a) no desenvolvimento inicial do recém-nascido, a
comunicação se dá pelos gestos, toques e contato corporal; não há ainda
predomínio da afetividade
b) por volta dos 7 anos, surge o período personalista,
caracterizado por um intenso negativismo da criança
c) no período projetivo ocorre a interiorização do ato
motos, mas os movimentos do bebê não se transformam em atividade mental
d) aproximadamente aos 4 anos, a criança busca a admiração
do adulto que se relaciona com ela, no sentido de fortalecer o eu ainda em
construção, embora o negativismo também esteja presente
Questão 18
Quando o professor promove um jogo de bola em círculo,
chamando cada criança para quem passa a bola e incentivando-a a jogar a bola
para outra criança está;
a) estimulando a cultura do individualismo
b) desenvolvendo a capacidade da criança de se relacionar
com outros parceiros, além do professor
c) apenas se divertindo junto com as crianças para
aproveitar o tempo no parquinho
d) dificultando o desenvolvimento da criança que ainda não
tem amadurecimento emocional para dividir os brinquedos com várias crianças.
Questão 19
Nos primeiros dias da criança na pré-escola, algumas
atitudes são recomendáveis. Uma dessas atitudes é:
a) a chupeta, os paninhos ou mesmo o bico da mamadeira que a
criança está acostumada deverão deixados em casa porque não ajudam nessa fase
b) a família não deve permanecer na sala de aula, devendo
deixar a criança e voltar para sua residência ou trabalho
c) nos momentos de choro deve ser dada uma atenção especial
à criança pegando-a no colo ou sugerindo-lhe atividades interessantes
d) distrair a criança para possibilitar ao responsável ir
embora sem ser percebido, evitando assim o choro desnecessário
Questão 20
Nas rotinas da educação infantil encontramos brincadeiras no
espaço interno e externo, roda de história, roda de conversas, que são exemplos
de:
a) atividades permanentes
b) projetos de trabalho
c) sequência de atividades
d) atividades paralelas
Questão 21
Na legislação
brasileira existe uma lei que representa uma importante ferramenta de trabalho
para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, bem como orienta
todo sistema educacional. Do mesmo modo, é um instrumento que garante as
políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de
risco e de vulnerabilidade social. Estamos falando do seguinte instrumento:
a) Política Nacional dos Direitos do Menor
b) Estatuto da Criança e do Adolescente
c) Comissão da Constituição, Justiça e Cidadania da Criança
e do Adolescente
d) Consolidação das Normas Temática da Criança e do
Adolescente
Questão 22
A criança e o adolescente têm alguns direitos educacionais
assegurados pelo Estado. Um desses direito é:
a) ensino fundamental, contingente, e gratuito, inclusive
para os que a ele não tiveram acesso na idade própria
b) atendimento educacional especializado aos portadores de
deficiência, somente, na rede regular de ensino
c) progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino
superior
d) atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 5
anos de idade.
Questão 23
Duas professoras estão conversando sobre bullying na escola
e uma delas diz que deveria haver uma lei para que acontecesse no ambiente
escolar uma conscientização sobre o bullying. Ao procurarem a direção da
escola, o diretor responde que o bullying
a) não precisa de lei, é um problema social e deve ser
resolvido entre as famílias
b) é uma brincadeira de crianças e deve ser resolvida entre
elas
c) é uma incumbência da escola promover medidas de
conscientização a todos os tipos de violência
d) é uma diferença entre pares e deve ser resolvida fora do
ambiente escolar
Questão 24
A educação básica será organizada de acordo com algumas
regras comuns. A alternativa que apresenta o número de dias de efetivo trabalho
escolar, excluídos o tempo reservado aos exames finais, quando houver, e a
carga mínima anual nos níveis fundamental e médio respectivamente é:
a) 180 dias - 800
horas e 900 horas
b) 220 dias - 900 horas e 800 horas
c) 210 dias - 900 horas e 900 horas
d) 200 dias - 800 horas e 800 horas
Questão 25
O artigo 28 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar,
incentivar, acompanhar e avaliar:
a) o sistema educacional irrestrito na educação infantil e
no ensino fundamental, bem como o aprendizado até os 14 anos
b) o sistema inclusivo pedagógico nos ensinos fundamental e
médio, bem como o aprendizado até os 17 anos
c) o sistema educacional regular em todos os níveis e
modalidades, bem como o aprendizado até os 21 anos
d) o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e
modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda vida
Questão 26
Em 2014 foi aprovado o Plano Nacional de Educação- PNE.
Entre suas diretrizes temos a erradicação do analfabetismo, a universalização
do atendimento escolar, e a melhoria da qualidade da educação. Esse plano tem
vigência em anos de:
A) 8
B) 9
C) 10
D) 12
Questão 27
Cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é
identificado por um código alfanumérico. Aquele que informa que a etapa é
ensino fundamental, para 3º ano, componente curricular Ciências, com numeração
sequencial cinco, é o constante da seguinte alternativa:
A) CI05EF03
B) FI03CN05
C) EF03CI05
D) EFAI05CS05
Questão 28
A Base Nacional Comum
Curricular - BNCC é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo
de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das
etapas e modalidades da educação básica. O caráter da BNCC é:
A) obrigatório
B) conservador
C) normativo
D) transformador.
Questão 29
Ao longo da educação básica, as aprendizagens essenciais
definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o
desenvolvimento de competências gerais, que consubstanciam, no âmbito
pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. O número de
competências gerais da BNCC é:
A) 8
B) 10
C) 18
D) 20
Questão 30
O Instituto brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE,
com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio Contínua -
Pnad Continua, realizou um levantamento que revela a dificuldade brasileira de
se trabalhar com planejamento em longo prazo em ralação ao Plano Nacional de
Educação - PNE A meta 9 descreve que
pretende elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para
93,5% até 2015e, até a vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e
reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
Em gráfico elaborado pela Pnad continua sobre analfabetismo
das pessoas com 15 anos ou mais é apresentado uma comparação entre os anos de
2016 e 2017. Os dados, em percentual, estão divididos em cinco faixas etárias:
15 anos ou mais: 7,2% em 2016 e 7% em 2017
18 anos ou mais: 7,7% em 2016 e 7,4% em 2017
25 anos ou mais :8,8% em 2016 e8,5% em 2017
40 anos ou mais: 12,3% em 2016 e 11,9% em 2017
60anos ou mais: 20,4% em 2016 e 19,3% em 2017
De acordo com esses dados, está correta a:
A) em 2017, 7% das pessoas com mais de 15 anos não sabiam
ler nem escrever.
B) em 2017 a taxa de analfabetismo das pessoas com 40 anos
ou mais foi maior que em 2016
C) o número de pessoas analfabetas com 60 anos ou mais se
iguala ao das pessoas analfabetas de 40 anos ou mais
D) o número de pessoas analfabetas de 18 anos ou mais chega
a 18% em 2016
O conceito
de promoção do uso racional de medicamentos (URM) é bastante amplo. Foi
definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985, como sendo a
situação em que “os pacientes recebam medicamentos adequados às suas
necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais,
por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade”,
corroborando, em teoria, com a Política Nacional de Medicamentos e a Política
Nacional de Assistência Farmacêutica
A
necessidade de debate sobre esse tema advém dos problemas que são enfrentados
tanto em nível local quanto mundial sobre o mau uso dos medicamentos. Segundo
dados da OMS, é estimado que mais da metade dos medicamentos sejam
inadequadamente prescritos, dispensados e/ou vendidos, e que metade dos pacientes
os utilizem incorretamente. No Brasil, a maior causa de intoxicações está
relacionada aos medicamentos segundo dados do Sistema Nacional de Informações
Tóxico-Farmacológicas
É necessário
atentar para a banalização do uso desse insumo levando-se em conta a questão da
medicalização da sociedade. Alguns autores destacam que a medicalização envolve
processos mais vastos que não se limitam apenas ao produto medicamento e possui
uma lógica mais sutil e perversa de controle da vida das pessoas e da sociedade.
Já o termo “medicalização” se refere ao uso de medicamentos em situações que,
anteriormente, não eram consideradas problemas médicos e, consequentemente, não
existia um tratamento farmacológico para tal. Portanto, a medicamentalização
pode ser considerada uma das consequências da medicalização. Os medicamentos,
se utilizados indevidamente, podem causar danos à saúde e levar o indivíduo ao
óbito.
É importante
demonstrar que o uso inadequado ou irracional de medicamentos é uma das formas
de medicalização da vida, utilizado como meio para “normalizar” as pessoas. É
importante ressaltar que o medicamento é uma tecnologia importante no processo
terapêutico de inúmeros tipos de doenças, porém, é preciso evidenciar o uso
indiscriminado e, muitas vezes, desnecessário, os quais perpassam a lógica do
biopoder . Não é à toa que o psicofármaco clonazepam é altamente consumido no
Brasil
Atualmente,
pessoas são constantemente incentivadas a resolver os problemas sociais
utilizando medicamentos, e com a ajuda das propagandas de medicamentos nos
meios de comunicação, disponibilizadas a todo o momento, é fortalecida a ideia
de que utilizar medicamento é sempre bom, quando isso não é verdade. Vale
salientar que a indústria farmacêutica investe mais em marketing do que em pesquisa
e desenvolvimento . Biopoder é um termo criado originalmente pelo filósofo francês
Michel Foucault para referir-se à prática dos estados modernos e sua regulação
dos que a ele estão sujeitos por meio de uma “explosão de técnicas numerosas e
diversas para obter a subjugação dos corpos e o controle de populações”. Uso de
medicamentos e medicalização da vida: recomendações e estratégias Ministério da
Saúde 14 Para lidar melhor com essa questão, os profissionais da saúde precisam
estar atentos aos diversos aspectos relacionados à farmacoterapia do paciente,
observando se de fato determinado medicamento está indicado,
Questão 32
No texto, faz-se referência à diferentes segmentos
envolvidos no debate sobre o uso de medicamentos. Faz-se menção ao papel da
mídia no seguinte parágrafo:
a) primeiro
b) segundo
c) quarto
d) quinto
Questão 33
A citação contida no primeiro parágrafo, uma palavra
classificada como adjetivo é:
a) custo
b) clinicas
c) período
d) pacientes
Questão 34
A necessidade do
debate sobre esse tema advém dos problemas que são enfrentados tanto em nível
local quanto mundial sobre o mau uso dos medicamentos.
Em relação a frase citada, o restante do segundo parágrafo
tem a função de apresentar a) refutações
b) conclusões
c) comparações
d0 comprovações
Questão 35
O sentido da palavra "biopoder" está explicitado
nas ideias presentes na seguinte frase do terceiro parágrafo:
a) é necessário atentar para a banalização do uso desse
insumo levando-se em conta a questão da medicalização da sociedade.
b) alguns autores destacam que a medicalização envolve
processos mais vastos que não se limitam apenas ao produto
"medicamento"
c) tais processos possuem uma forma mais sutil de controle
da vida das pessoas e da sociedade
d) os medicamentos, se utilizados indevidamente, podem
causar danos à saúde e levar o indivíduo ao óbito
Questão 36
Assim como o "biopoder" uma palavra do texto
composta por dois radicais é:
a) inadequadamente
b) banalização
c) disponibilizadas
d) farmacoterapia
Questão 37
Uma palavra do texto acentuada por ser oxítona é:
a) óbito
b) saúde
c) porém
d) terapêutico
Com base no trecho a
seguir, responda às questões 38,39 e 40.
Para lidar melhor com
essa questão, os profissionais de saúde precisam estar atentos aos diversos
aspectos relacionados a farmacoterapia do paciente, observando se de fato
determinado medicamento está indicado
Questão 38
Para se indicar uma
ação que se iniciou no passado e ainda pode ser verificada no tempo presente, o
verbo "precisar" deve apresentar a seguinte forma:
a) precisavam
b) precisaram
c) precisariam
d) precisassem
Questão 39
A oração subordinada substantiva é classificada como:
a) subjetiva
b) predicativa
c) objetiva direta
d) completiva nominal
Questão 40
Considerando os segmentos a seguir, o único que não
atende a regras de pontuação é:
a) os profissionais da saúde se querem lidar melhor com a
questão, precisam estar atentos
b) os profissionais da saúde, se querem lidar melhor com a
questão, precisam estar atentos
c) os profissionais da saúde precisam estar atentos se
querem lidar melhor com a questão
d) os profissionais da saúde precisam estar atentos, se
querem lidar melhor com a questão
1C,,2D,,3D,,4B,,5C,,
6A,,,7C,,8A,,9A,,10B,,
11B,,12D,,13A,,14C,,15D,,
16C,,17D,,18B,,19C,,20A,,
21B,,22D,,23C,,24D,,25D,,
26C,,27C,,28A,,29B,,301A,,
31B,,32D,,33B,,34D,,35C,,
36D,,37C,,38A,,39C,,40A
sábado, 2 de novembro de 2019
IBAM PROVA E GABARITO AGENTE COMUNITARIO CANDIDO ABREU 2018
IBAM AGENTE COM. CANDIDO ABREU 2018 PDF
1D, 2B, 3B, 4C, 5A, 6D, 7C, 8A, 9B, 10D,
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21B, 22C, 23B, 24A, 25C, 26D, 27A, 28B, 29C, 30A
IBAM PROVA E GABARITO ASSISTENTE ADM 2018 CUBATÃO
IBAM ASSISTENTE ADM PDF
1B, 2C, 3A, 4C, 5D, 6A, 7B, 8D, 9C, 10D,
11B, 12C, 13D, 14B, 15A, 16C, 17B, 18D, 19A, 20C,
21C, 22D, 23B, 24A, 25B, 26D, 27A, 28C, 29C, 30A,
31C, 32B, 33C, 34A, 35B, 36D, 37C, 38B, 39C, 40D
IBAM PROVA E GABARITO 2018 CONTROLADOR INTERNO SANTO ANDRE PDF
IBAM SANTO ANDRE2018 CONTROLADOR INTERNO PDF
101- CONTROLADOR INTERNO
1 B, 2 B, 3 D, 4 A, 5 A, 6 B, 7 D, 8 C, 9 C, 10 A,
11 D, 12 B, 13 C, 14 C, 15 B, 16 C, 17 A, 18 A, 19 D, 20 C,
21 D, 22 B, 23 A, 24 D, 25 B, 26 D, 27A, 28 D, 29 D, 30A,
31B, 32A, 33 D, 34 C, 35 C, 36 A, 37 D, 38 C, 39 B, 40 A
101- CONTROLADOR INTERNO
1 B, 2 B, 3 D, 4 A, 5 A, 6 B, 7 D, 8 C, 9 C, 10 A,
11 D, 12 B, 13 C, 14 C, 15 B, 16 C, 17 A, 18 A, 19 D, 20 C,
21 D, 22 B, 23 A, 24 D, 25 B, 26 D, 27A, 28 D, 29 D, 30A,
31B, 32A, 33 D, 34 C, 35 C, 36 A, 37 D, 38 C, 39 B, 40 A
IBAM PROVA E GABARITO ENGENHEIRO CIVI CATANDUVA 2016 PDF
IBAM ENGENHEIRO CIVILCATANDUVA 2016 PDF
ENGENHEIRO CIVIL
1 A, 2 C, 3 B, 4 C, 5 A, 6 D, 7 B, 8 C, 9 B, 10 D,
11 C,, 12 B, 13 D, 14 D, 15 C, 16 A, 17 C, 18 A, 19 B, 20 D,
21 B, 22 D, 23 B, 24 C, 25 A, 26 D, 27 C, 28 B, 29 A, 30 A,
31 D, 32 B , 33 C, 34 A, 35 C, 36 B, 37 B, 38 C, 39 D, 40 B
ENGENHEIRO CIVIL
1 A, 2 C, 3 B, 4 C, 5 A, 6 D, 7 B, 8 C, 9 B, 10 D,
11 C,, 12 B, 13 D, 14 D, 15 C, 16 A, 17 C, 18 A, 19 B, 20 D,
21 B, 22 D, 23 B, 24 C, 25 A, 26 D, 27 C, 28 B, 29 A, 30 A,
31 D, 32 B , 33 C, 34 A, 35 C, 36 B, 37 B, 38 C, 39 D, 40 B
IBAM PROVA E GABARITO AGENTE FICAL CATANDUVA 2016 PDF
IBAM PROVA AGENTE FISCAL CATANDUVA
AGENTE FISCAL DE TRÂNSITO
1 A, 2 C,, 3 B, 4 C, 5 A, 6 D, 7 B, 8 C, 9 B, 10 D,
11 C, 12 B, 13 D, 14 D, 15 C, 16 D, 17 B, 18 C, 19 B, 20 A,
21 A, 22 D, 23 C, 24 B, 25 C, 26 B, 27 A, 28 A, 29 C, 30 D,
31 A, 32 D, 33 A, 34 B, 35 C, 36 A, 37 A, 38 B, 39 B, 40 D
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