PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de abril de 2020

INTERJEIÇÃO TEORIA


10 - INTERJEIÇÃO
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Observe o exemplo:
Droga! Preste atenção quando eu estou falando!
No exemplo acima, o interlocutor está muito bravo. Toda sua raiva se traduz numa palavra: Droga!
Ele poderia ter dito: - Estou com muita raiva de você! Mas usou simplesmente uma palavra. Ele empregou a interjeição Droga!
As sentenças da língua costumam se organizar de forma lógica: há uma sintaxe que estrutura seus elementos e os distribui em posições adequadas a cada um deles. As interjeições, por outro lado, são uma espécie de "palavra-frase", ou seja, há uma ideia expressa por uma palavra (ou um conjunto de palavras - locução interjetiva) que poderia ser colocada em termos de uma sentença. Veja os exemplos:
  1. BravoBis!
bravo e bis: interjeição
sentença (sugestão): "Foi muito bom! Repitam!"
  1. AiAiAi! Machuquei meu pé...
ai: interjeição
sentença (sugestão): "Isso está doendo!" ou "Estou com dor!"
A interjeição é um recurso da linguagem afetiva, em que não há uma ideia organizada de maneira lógica, como são as sentenças da língua, mas sim a manifestação de um suspiro, um estado da alma decorrente de uma situação particular, um momento ou um contexto específico.
Exemplos:
  1. Ah, como eu queria voltar a ser criança!
ah: expressão de um estado emotivo = interjeição
  1. Hum! Esse pudim estava maravilhoso!
hum: expressão de um pensamento súbito = interjeição
O significado das interjeições está vinculado à maneira como elas são proferidas. Desse modo, o tom da fala é que dita o sentido que a expressão vai adquirir em cada contexto de enunciação.
Exemplos:
  1. Psiu!
contexto: alguém pronunciando essa expressão na rua
significado da interjeição (sugestão): "Estou te chamando! Ei, espere!"
  1. Psiu!
contexto: alguém pronunciando essa expressão em um hospital
significado da interjeição (sugestão): "Por favor, faça silêncio!"
  1. Puxa! Ganhei o maior prêmio do sorteio!
puxa: interjeição
tom da fala: euforia
  1. Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!
puxa: interjeição
tom da fala: decepção
As interjeições cumprem, normalmente, duas funções:
a) Sintetizar uma frase exclamativa, exprimindo alegria, tristeza, dor, etc.
Por exemplo:
- Você faz o que no Brasil?
-Eu? Eu negocio com madeiras.
-Ah, deve ser muito interessante.
b) Sintetizar uma frase apelativa
Por exemplo:
Cuidado! Saia da minha frente.
As interjeições podem ser formadas por:
a) simples sons vocálicos: Oh!, Ah!, Ó, Ô.
b) palavras: Oba!, Olá!, Claro!
c) grupos de palavras (locuções interjetivas): Meu Deus!, Ora bolas!
A ideia expressa pela interjeição depende muitas vezes da entonação com que é pronunciada; por isso, pode ocorrer que uma interjeição tenha mais de um sentido.
Por exemplo:
Oh! Que surpresa desagradável! (ideia de contrariedade)
Oh! Que bom te encontrar. (ideia de alegria)
Classificação das Interjeições

Comumente, as interjeições expressam sentido de:

Advertência: Cuidado!, Devagar!, Calma!, Sentido!, Atenção!, Olha!, Alerta!

Afugentamento: Fora!, Passa!, Rua!, Xô!

Alegria ou Satisfação: Oh!, Ah!,Eh!, Oba!, Viva!

Alívio: Arre!, Uf!, Ufa! Ah!

Animação ou Estímulo: Vamos!, Força!, Coragem!, Eia!, Ânimo!, Adiante!, Firme!, Toca!

Aplauso ou Aprovação: Bravo!, Bis!, Apoiado!, Viva!, Boa!

Concordância: Claro!, Sim!, Pois não!, Tá!, Hã-hã!

Repulsa ou Desaprovação: Credo!, Irra!, Ih!, Livra!, Safa!, Fora!, Abaixo!, Francamente!, Xi!, Chega!, Basta!, Ora!

Desejo ou Intenção: Oh!, Pudera!, Tomara!, Oxalá!

Desculpa: Perdão!

Dor ou Tristeza: Ai!, Ui!, Ai de mim!, Que pena!, Ah!, Oh!, Eh!

Dúvida ou Incredulidade: Qual!, Qual o quê!, Hum!, Epa!, Ora!

Espanto ou Admiração: Oh!, Ah!, Uai!, Puxa!, Céus!, Quê!, Caramba!, Opa!, Virgem!, Vixe!, Nossa!, Hem?!, Hein?, Cruz!, Putz!

Impaciência ou Contrariedade: Hum!, Hem!, Irra!, Raios!, Diabo!, Puxa!, Pô!, Ora!

Pedido de Auxílio: Socorro!, Aqui!, Piedade!

Saudação, Chamamento ou Invocação: Salve!, Viva!, Adeus!, Olá!, Alô!, Ei!, Tchau!, Ô, Ó, Psiu!, Socorro!, Valha-me, Deus!

Silêncio: Psiu!, Bico!, Silêncio!

Terror ou Medo: Credo!, Cruzes!, Uh!, Ui!, Oh!

Saiba que:

   As interjeições são palavras invariáveis, isto é, não sofrem variação em gênero, número e grau como os nomes, nem de número, pessoa, tempo, modo, aspecto e voz como os verbos. No entanto, em uso específico, algumas interjeições sofrem variação em grau. Deve-se ter claro, neste caso, que não se trata de um processo natural dessa classe de palavra, mas tão só uma variação que a linguagem afetiva permite. Exemplos: oizinho, bravíssimo, até loguinho.
Locução Interjetiva

Ocorre quando duas ou mais palavras formam uma expressão com sentido de interjeição.

Por exemplo :

Ora bolas!     Quem me dera!       Virgem Maria!     Meu Deus!       Ó de casa!
Ai de mim!     Valha-me Deus!     Graças a Deus!       Alto lá!          Muito bem!
Observações:

1) As interjeições são como frases resumidas, sintéticas.

Por exemplo:


Ué! = Eu não esperava por essa!
Perdão! = Peço-lhe que me desculpe.
2) Além do contexto, o que caracteriza a interejeição é o seu tom exclamativo; por isso, palavras de outras classes gramaticais podem aparecer como interjeições.

Por exemplo:

Viva! Basta! (Verbos)
Fora! Francamente! (Advérbios)
3) A interjeição pode ser considerada uma "palavra-frase" porque sozinha pode constituir uma mensagem.

Por exemplo:


Socorro!
Ajudem-me!
Silêncio!
Fique quieto!
4) Há, também, as interjeições onomatopaicas ou imitativas, que exprimem ruídos e vozes.

Por exemplo:

Pum! Miau! Bumba! Zás! Plaft! Pof!
Catapimba! Tique-taque! Quá-quá-quá!, etc.
5) Não se deve confundir a interjeição de apelo "ó" com a sua homônima "oh!", que exprime admiração, alegria, tristeza, etc. Faz-se uma pausa depois do" oh!" exclamativo e não a fazemos depois do "ó" vocativo.

Por exemplo:

"Ó natureza! ó mãe piedosa e pura!" (Olavo Bilac)
Oh! a jornada negra!" (Olavo Bilac)
6) Na linguagem afetiva, certas interjeições, originadas de palavras de outras classes, podem aparecer flexionadas no diminutivo ou no superlativo.

Por exemplo:

Calminha! Adeusinho! Obrigadinho!
Interjeições, leitura e produção de textos

Usadas com muita frequência na língua falada informal, quando empregadas na língua escrita, as interjeições costumam conferir-lhe certo tom inconfundível de coloquialidade. Além disso, elas podem muitas vezes indicar traços pessoais do falante - como a escassez de vocabulário, o temperamento agressivo ou dócil, até mesmo a origem geográfica. É nos textos narrativos - particularmente nos diálogos - que comumente se faz uso das interjeições com o objetivo de caracterizar personagens e, também, graças à sua natureza sintética, agilizar as falas. Natureza sintética e conteúdo mais emocional do que racional fazem das interjeições presença constante nos textos publicitários.

INTERJEIÇÃO EXERCÍCIOS


1. Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases. 
a. Xi! Meu dinheiro acabou... 
b. Bom dia, rapazes!
c. Cuidado! Você pode se machucar!
d. Adeus, crianças!
e. Ai! É meu pé que está embaixo!
f. Meu Deus! Que miséria!
g. Ai de mim, se não fizer a lição!

2) Qual o significado das interjeições.

 admiração  – espanto    – aversão  - alívio

 Nossa! Como você é formidável!
.........................................
 Ufa! Terminamos o trabalho em tempo hábil.
...............................................
Credo! Não gostei do que você falou.
................................................
 Nossa! Que homem estranho está percorrendo pelas ruas do bairro.
.............................................................

3) Substitua as frases por interjeições.
  Psiu!  – Credo!  - Vamos!  - Atenção!
a – Fiquem quietos! A aula já começou.
.............................................................
b – Não aprovo! Sua atitude desagradou a todos.  
................................................................. 
c - Vais conseguir! Sigas adiante, pois serás um vencedor.
.............................................................................
d -  Esteja mais atento! Esta estrada oferece riscos aos condutores.
........................................................................

2. Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem. 
MEDO – ADMIRAÇÃO – ALEGRIA – AGRADECIMENTO – ESPANTO – ADVERTÊNCIA
– SILÊNCIO – AVERSÃO – IMPACIÊNCIA – ALÍVIO 
a. Obrigada, é muita gentileza de sua parte. (agradecimento)
b. Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!(alívio)
c. Ah! Você aqui a esta hora!(espanto, admiração)
d. Puxa! Pensei que não viesse mais. (impaciência)
e. Puxa! Você é realmente um artista. (admiração)
f. Calma, que tudo acabará bem. (advertência)
g. Ih, que bagunça está aqui!(aversão)
h. Olá! Que bom revê-lo!(alegria)
i. Nossa, que lugar lindo!!!(admiração)
j. Oba! A festa vai começar!(alegria)
k. Psiu! As crianças estão dormindo.(silêncio)
l. Credo, que coisa horrível!(medo)


) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
 “_____ que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____,
você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado
7) “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo
8) Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo! Cante mais uma vez.




EXERCÍCIOS:
1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!





2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração
a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________



3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena
a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura. ______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos! ______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho. ____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos. _______________________________________________




INTERJEIÇÃO EXERCÍCIO


MITO PERSEU E A MEDUSA INTERPRETAÇÃO 8º ANO


Perseu e Medusa.

        Perseu era o filho de Júpiter e de Dânae. Seu avô, Acrísio, assustado com a predição de um oráculo , no sentido de que o filho de sua filha seria o instrumento de sua morte,determinou que a mãe e o filho fossem encerrados numa arca, e esta colocada no mar, A arca flutuou até Sérifos, onde foi encontrada por um pescador , que levou a mãe e o filho a Polidectes , o rei do país , que os tratou com bondade. Quando Perseu tornou-se homem , Polidectes mandou-o combater Medusa, monstro terrível que devastava o país.
      Medusa fora outrora uma linda donzela que se orgulhava principalmente de seus cabelos, mas se atreveu a competir em beleza com Minerva, e a deusa privou-a de seus encantos e transformou as lindas madeixas em hórridas serpentes . Medusa tornou-se um monstro cruel,de aspecto tão horrível que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra. Em torno da caverna onde ela vivia, viam-se as figuras petrificadas de homens e de animais que tinham ousado contemplá-la.
        Perseu, com apoio de Minerva, que lhe enviou seu escudo, e de Mercúrio, que lhe mandou suas sandálias aladas, aproximou-se de Medusa enquanto ela dormia e, tomando o cuidado de não olhar diretamente para o monstro, e sim guiado pela imagem refletida no brilhante escudo que trazia, cortou-lhe a cabeça e ofereceu-a a Minerva, que passou a trazê-la presa no meio da égide.
        Depois de matar Medusa, Perseu, carregando a cabeça da Górgona , voou sobre a terra e sobre o mar. Ao anoitecer, atingiu o limite ocidental da Terra, onde o sol se põe. Sentir-se-ia feliz de ali descansar até o amanhecer. Era o reino de Atlas,cuja estatura ultrapassava a de todos os outros homens. Possuía ele grande riqueza em rebanhos e não tinha vizinho ou rival que lhe disputasse os bens. Seu maior orgulho, porém , eram os seus jardins , onde frutos de ouro pendiam de galhos também de ouro, ocultos por folhas de ouro.
        Vim como hóspede _ disse-lhe Perseu. _ Se honras uma origem ilustre, sabes que tenho Júpiter por pai. Se preferes feitos valorosos, sabes que venci a Górgona. Procuro repouso e alimento.
       Atlas, porém, lembrou-se de que uma velha profecia o advertira de que um filho de Jove lhe roubaria, um dia , as maças de ouro.
     _ Sai! _ retrucou , portanto. _ Não serás protegido por tuas falsas pretensões de origem ilustre ou feitos gloriosos.
      Ao mesmo tempo , tratou de expulsá-lo . Perseu, percebendo que o gigante era muito forte para ele, retrucou:
       _ Uma vez que prezas tão pouco minha amizade, digna-te de receber um presente.
      E virando o rosto para o lado, levantou a cabeça da Górgona. O corpo enorme de Atlas transformou-se em pedra. Sua barba e cabelos tornaram-se florestas, os braços e os ombros , rochedos , a cabeça , um cume , e os ossos, as rochas. Cada parte aumentou de volume até se tornar uma montanha, e (assim quiseram os deuses) o céu, com todas as suas estrelas, se apoia em seus ombros.

1. Depois de ler, você já pode responder as três perguntas feitas antes da leitura:
a) Quem era o bebê lançado ao mar?
______________________________________________________________________
b) Por que nasceram serpentes no lugar dos cabelos de Medusa?
______________________________________________________________________
c) Como é possível um homem carregar o céu nos ombros?
______________________________________________________________________

2.  Releia:
  "Medusa tornou-se um monstro cruel, de aspecto tão horrível que nenhum ser vivo podia fitá-la sem se transformar em pedra."
a) Qual foi a estratégia de Perseu para não ser transformado em pedra?
__________________________________________________________________________
b) Para derrotar a Medusa, o herói contou com a ajuda dos deuses: recebeu escudo e sandálias aladas. Em sua qual das ajudas foi a melhor? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Copie no caderno as alternativas que completam adequadamente a frase seguinte: Perseu teve de enfrentar Medusa porque:
a) precisava defender o povo da ilha
b) queria vingar-se dela por motivos pessoais
c) tentava defender a deusa Minerva
d) atendia ao pedido do rei que o ajudou

4. Ao chegar ao reino de Atlas, Perseu queria repouso e alimento. Escreva no caderno as informações relativas a cada item abaixo que mostram o que aconteceu.
a) Reação de Atlas .
___________________________________________________________________________
b) Motivo da reação.
___________________________________________________________________________
c) Reação de Perseu.
__________________________________________________________________________

5. Copie as afirmações corretas sobre o presente oferecido por Perseu a Atlas.
a) A narrativa não informa qual foi o presente dado
b) Usar a palavra presente foi um modo de enganar Atlas
c)A cabeça da Górgona foi apresentada para transformar Atlas
d) Medusa foi dada de presente a Atlas

6. Nas narrativas míticas , as ações do herói servem de exemplo. Qual a atitude condenável de Atlas que provocou a ação do herói?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Uma das intenções da narrativa mítica é explicar a origem dos fatos e fenômenos da natureza sem se valer de conhecimentos científicos ,ou seja, sem usar explicações da ciência. Releia o último parágrafo do texto ‘Perseu e medusa” e responda a descrição da transformação de Atlas explica a origem de quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MITO MEDUSA EXERCÍCIO



MEDUSA
           Medusa, Esteno e Euríale eram filhas de figuras mitológicas marinhas: Fórcis e Ceto. Elas eram consideradas as três irmãs Górgonas.
           Registros contam que as três tinham uma beleza incomparável e que Medusa era a única irmã que tinha nascido como mortal. Medusa teria sido a mais bonita das irmãs Górgonas e que muitos jovens se apaixonavam perdidamente por ela, que era uma sacerdotisa do templo de Atena, deusa da sabedoria.
           Por fim, Medusa acabou se apaixonando pelo belo Poseidon. Ele era  Senhor dos Mares e isso causou a ira da deusa Atena. Ela se enfureceu tanto que transformou o cabelo da donzela em serpentes e deixou seu rosto tão horrível de se olhar, que uma mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra.
          Medusa se tornou uma figura mitológica muito conhecida. É comum que ela apareça em quadros, esculturas, obras literárias, filmes e jogos de video game.
         O grande artista Caravaggio retratou por duas vezes Medusa: uma em 1596 e outra em 1597. Uma das versões se encontra em uma famosa galeria italiana, sendo considerada a vigésima quinta obra mais valiosa do lugar.
         Na literatura, a mesma obra é usada no livro “Conspiração Medusa”, que faz parte da série literária “As 39 pistas”, de Gordon Korman. Na história, uma família muito poderosa esconde seus terríveis segredos em 39 pistas, espalhadas pelo mundo. A Galeria Uffizi é palco de uma das histórias e traz o quadro “Medusa” como peça chave do livro.
          Na área dos games, a famosa figura da mitologia grega já conseguiu um grande recorde: participa de 55 jogos, sendo que os mais famosos são “Castlevania” e “God of War”.
( Janaína Spolidorio )
        
Atividades

1.     O texto que você leu traz alguns numerais. Anote abaixo o que se pede.
Quatro números cardinais: _________________________________________
Um número ordinal:     _____________________________________________

2.    Além dos números citados acima, estudamos ainda dois outros tipos de números. Escreva abaixo o nome dos dois tipos de números não mencionados.
..........................................................
........................................................
 


3.     Há três pronomes destacados no texto. Escreva abaixo a qual nome cada um deles se refere.
Elas: ____________________
Ele: _____________________
Ela: _____________________

4.    Medusa nem sempre teve a aparência assustadora que conhecemos, com serpentes no lugar de cabelos e um olhar capaz de transformar pessoas em pedra. Como ela veio a ter o rosto que vemos:?
     ______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
______________________________________________________________


5.    Medusa foi retratada em diversos lugares do mundo e de muitas formas. A indústria cinematográfica também parece gostar muito de sua figura e “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, adaptação de um livro, também traz a enigmática mulher com cabelos de serpente. Leia um pouco sobre a atriz que interpretou Medusa e perceba como há palavras repetidas 
no texto. Circule as partes do texto que podem ser modificadas para torná-lo melhor. 


     Medusa é interpretada por Uma Thurman no filme “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”. Uma Thurman conta que foi muito difícil fazer o papel.

      Para que Uma Thurman compreendesse os sentimentos de Medusa, em determinado momento das filmagens foram trazidas diversas cobras em uma cesta e Uma Thurman teve que deixar as cobras percorrerem seu corpo durante algum tempo.
      Uma Thurman contou, em entrevistas, que conseguiu compreender como seria difícil conviver com animais rastejantes presos ao seu corpo e contou que a experiência de Uma Thurman foi realmente intensa.



6.    Reescreva o texto de Uma Thurman, arrumando as partes que você circulou.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.    Circule os verbos dos trechos retirados do texto e classifique-os como ação, fenômeno da natureza ou estado:

  1. “Medusa, Esteno e Euríale eram filhas de figuras mitológicas marinhas”.
__________________________________________________________

b.     “É comum que ela apareça em quadros, esculturas, obras literárias, filmes e jogos de video game”.
__________________________________________________________

  1. “...muitos jovens se apaixonavam perdidamente por ela”.
__________________________________________________________

  1. “A Galeria Uffizi é palco de uma das histórias”.
__________________________________________________________


MITO INTERPRETAÇÃO ZEUS E A CABRA


ZEUS E A CABRA - MITOS GREGOS

Zeus e a cabra
Zeus é o filho caçula de Crono, o deus do tempo, e de Reia. Mas nenhum de seus irmãos
estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do Sol por muito tempo. Cronosoube por um oráculo que um de seus filhos tomaria seu lugar no trono. O oráculo é uma previsãodo futuro que nunca falha, porque é feita por um deus. Mesmo assim, o pai tentou evitar que a profecia se cumprisse. Para isso devorava cada criança que nascia, uma a uma.
Reia não podia mais suportar ver seus filhos tratados desse jeito. Então, quando Zeus
nasceu, deu ao marido uma pedra, enrolada em um pano, para que ele a engolisse, e escondeu o
bebê no fundo de uma caverna, na ilha de Creta, longe dos olhos de todos.
Lá, a criança cresceu sob os cuidados das Ninfas, divindades que protegem e representam
a natureza. Como todo menino, Zeus adorava brincar. Adrasteia, uma de suas mães de criação,fez para ele uma bola especial: quando projetada no ar, ela deixava atrás de si um rastro azulado.
Era esse o seu brinquedo favorito. Mais tarde, quando adulto, sua diversão era atirar raios em
direção à Terra durante as tempestades. Também eles riscavam o céu de azul. A criança Zeusera alimentada por abelhas, que produziam mel só para ele, e por uma cabra, Almateia, que lhedava de mamar. O menino apegou-se ao animal e eles se tornaram inseparáveis. Quando elamorreu, Zeus fez de seu couro um escudo, com o qual enfrentou seu pai e libertou seus irmãos.
Foi assim: Zeus fez com que Crono tomasse uma poção e cuspisse os filhos, um por um. Eles
estavam todo o tempo vivos, dentro do estômago do pai. Já do lado de fora, ajudaram o irmãocaçula a tomar o poder e a vigiar Crono, para que não voltasse a ameaçá-los. Como se vê, Cronoera esperto, mas Zeus era mais.
Bem que se diz que filho de peixe peixinho é!

. O nascimento de Zeus e outros mitos



1. Qual a profecia que o oráculo fez sobre Crono?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2. Como Crono fez para evitar que a profecia se cumprisse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

3. Pensando nas questões anteriores, explique o que provavelmente aconteceu com os irmãos a
partir da leitura do trecho abaixo.
“Mas nenhum de seus irmãos estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do
Sol por muito tempo.”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4. Como Reia conseguiu fazer com que um de seus filhos sobrevivesse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

5. Quem cuidou do menino Zeus? Com quem ele mais se apegou? Por quê?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6. Qual a importância da cabra durante a batalha entre Crono e Zeus?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7. Como Zeus libertou seus irmãos?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________


8. Releia o final desse mito e explique o sentido da expressão abaixo.
Bem que se diz que filho de peixe, peixinho é!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
9. Pensando nas respostas anteriores, o que este mito nos informa sobre as características dos
homens? Dê um exemplo.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

10. A partir da leitura do texto, escreva um pequeno texto descrevendo o temperamento de Zeus.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________



 
Ajude o........................encontrar..........................