1. Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das
frases.
a. Xi! Meu dinheiro acabou...
b. Bom dia, rapazes!
c. Cuidado! Você pode se machucar!
d. Adeus, crianças!
e. Ai! É meu pé que está embaixo!
f. Meu Deus! Que miséria!
g. Ai
de mim, se não fizer a lição!
2) Qual
o significado das interjeições.
admiração
– espanto – aversão - alívio
Nossa! Como você é formidável!
.........................................
Ufa! Terminamos o trabalho em tempo hábil.
...............................................
Credo!
Não gostei do que você falou.
................................................
Nossa! Que homem estranho está percorrendo
pelas ruas do bairro.
.............................................................
3) Substitua
as frases por interjeições.
Psiu! – Credo! - Vamos! - Atenção!
a – Fiquem
quietos! A aula
já começou.
.............................................................
b – Não
aprovo! Sua
atitude desagradou a todos.
.................................................................
c - Vais
conseguir! Sigas
adiante, pois serás um vencedor.
.............................................................................
d
- Esteja mais atento! Esta estrada oferece riscos aos
condutores.
........................................................................
2. Identifique as interjeições e classifique-as conforme os
sentimentos ou emoções que exprimem.
MEDO – ADMIRAÇÃO – ALEGRIA – AGRADECIMENTO – ESPANTO –
ADVERTÊNCIA
– SILÊNCIO – AVERSÃO – IMPACIÊNCIA – ALÍVIO
a. Obrigada, é muita gentileza de sua parte. (agradecimento)
b. Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!(alívio)
c. Ah! Você aqui a esta hora!(espanto, admiração)
d. Puxa! Pensei que não viesse mais. (impaciência)
e. Puxa! Você é realmente um artista. (admiração)
f. Calma, que tudo acabará bem. (advertência)
g. Ih, que bagunça está aqui!(aversão)
h. Olá! Que bom revê-lo!(alegria)
i. Nossa, que lugar lindo!!!(admiração)
j. Oba! A festa vai começar!(alegria)
k. Psiu! As crianças estão dormindo.(silêncio)
l.
Credo, que coisa horrível!(medo)
) Assinale a alternativa que
preenche corretamente as lacunas abaixo:
“_____ que nada tenha acontecido com
Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____,
você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico
calado
7) “Nossa Senhora! Como você
pôde fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo
8) Assinale a oração que
expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma
herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo! Cante mais uma vez.
EXERCÍCIOS:
1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão?
Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do
quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência –
admiração
a) Caramba! Como ela samba!
_______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo.
_______________________________________________________
3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena
a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos!
______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos.
_______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário