PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 8 de abril de 2020

NUMERAL PARTE I TEORIA BNCC


BNCC:  Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).
(EF06LP06) Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
Obs: A abordagem atual da BNCC está bem diferente da prática tradicional. O foco passa a ser a abordagem do numeral como determinante do substantivo e suas  relações de concordância.

NUMERAL – é a palavra que encerra ideia de número.
Exemplo:
Só são permitidos seis em pé.
Tem um sobrando aí atrás.
… aumentando para oito o número de passageiros.
Em Português, são quatro as classificações das palavras que dão ideia de números:
Numeral cardinal – é a palavra que indica a quantidade exata de seres.
Ex: Os garotos pediram quatro copos de refresco.
O chofer do ônibus contou os passageiros:, um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete…
Numeral ordinal – é a palavra que indica a localização numa determinada ordem dos seres.
Ex: José conseguiu o primeiro lugar no concurso vestibular.
A Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada no mundo.
Numeral multiplicativo – é a palavra que indica multiplicidade dos seres.
Ex: Tenho o dobro da sua idade.
O preço dos alimentos aumentou o triplo por causa do inverno rigoroso.
Numeral fracionário – é a palavra que dá ideia de fração, parte de um todo.
Ex: Já pagamos dois terços da dívida.
O numeral ainda pode expressar a ideia de coleção, fato esse que alguns gramáticos (Celso Ferreira Cunha) apresentam uma quinta classificação: o numeral coletivo.
Ex: grosa – 144 unidades             
Novena – 9 dias         
Dezena – 10 unidades            
Dúzia – 12 unidades
Lustro – 5 anos                        
Centena – cem unidades          
Década – dez anos

A seguir damos um quadro com os numerais correspondentes à representação gráfica dos números (algarismos).


Algarismos
Cardinais
Ordinais
Múltipla-
cativos
Fracionários
Romanos
Arábicos
I
1
Um
primeiro
-
-
II
2
Dois
Segundo
dobro/duplo
Meio, metade
III
3
Três
Terceiro
Triplo
Terço
IV
4
Quatro
Quarto
Quádruplo
quarto
I
5
Cinco
Quinto
Quíntuplo
Quinto
VI
6
Seis
Sexto
Sêxtuplo
Sexto
VII
7
Sete
Sétimo
Séptuplo
sétimo
VIII
8
Oito
Oitavo
Óctuplo
Oitavo
IX
9
Nove
Nono
Nônuplo
Nono
X
10
Dez
Décimo
Décuplo
décimo
XI
11
Onze
Décimo primeiro
Undécuplo
Onze avos
XII
12
Doze
Décimo segundo
Duodécuplo
Doze avos
XIII
13
Treze
Décimo terceiro
XIV
14
Quatorze
Décimo quarto
XV
15
Quinze
Décimo quinto
XVI
16
Dezesseis
Décimo sexto
XVII
17
Dezessete
Décimo sétimo
XVIII
18
Dezoito
Décimo oitavo
XIX
19
Dezenove
Décimo nono
XX
20
Vinte
Vigésimo
XXX
30
trinta
Trigésimo
XL
40
Quarenta
Quadragésimo
L
50
Cinquenta
Quinquagésimo
LX
60
Sessenta
Sexagésimo
LXX
70
Setenta
Septuagésimo
LXXX
80
Oitenta
Octogésimo
XC
90
Noventa
Nonagésimo
C
100
Cem
centésimo
Cêntuplo
Centésimo
CC
200
Duzentos
Ducentésimo
CCC
300
trezentos
trecentésimo
CD
400
Quatrocentos
Quadringentésimo
D
500
Quinhentos
Quingentésimo
DC
600
Seiscentos
Sexcentésimo
DCC
700
Setecentos
Septingentésimo
DCCC
800
Oitocentos
Octingentésimo
CM
900
Novecentos
Noningentésimo
M
1000
mil
Milésimo
Milésimo

segunda-feira, 6 de abril de 2020

TIPOS DE FRASE PARTE II EXERCÍCIOS 6º ANO


TIPOS DE FRASE PARTE II EXERCÍCIOS

ATIVIDADES

1) Classifique as frases como interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa:
a) Quantos dias faltam para o seu aniversário?
..................................................................................
b) Hoje eu não vou à aula de inglês.
..........................................................................................
c) Empreste-me o seu celular, por favor.
...........................................................................................
d) Que blusa linda!!!
..............................................................................................

2. Que tipo de frase é: “Como se chama o teu gato?”
.......................................................................................

3. Que tipo de frase é: “O Pedro vai para a escola.”
.................................................................................

4. Que tipo de frase é: “Que lindo gatinho!”
.......................................................................................

5.  Marque a alternativa que apresenta frase exclamativa:
a)   (  ) Os casais saíram para jantar?
b)   (  ) Bons ventos o levem!
c)   (  ) Janine não foi na igreja.
d)   (  ) Recebi o dinheiro.

6. Escreva A para as frases afirmativas e N para as frases negativas.
     (    ) Eu não posso comer chocolate.
     (    ) Ouço o canto dos pássaros.
     (    ) O carro avançou o sinal.
     (    ) Você não estudou a lição.

7.Transforme as frases afirmativas em negativas.
a) A polícia segue o ladrão.
.......................................................................................
b) Mauro está estudando no quarto.
......................................................................................
c) Eu sinto, eu vejo, eu ouço!
.........................................................................................
d) Eu gosto de ouvir os carros passando.
...........................................................................................

8.Com as palavras abaixo, forme frases interrogativas e exclamativas.
        Siga o modelo: Bola: De quem é esta bola?
                                          Que bola suja!

a) Caneta:
............................................................................................................................................................................................................................................................

b) Presente:
................................................................................................................................................................................................................................................

c) Sorvete:
.....................................................................................................................................................................................................................................................

d) Caderno:
.................................................................................................................................................................................................................................................

9. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.
a) Menino levado!!! Isso não se faz!
...............................................................................................
b) Por favor! Traga-me um copo com água.
.........................................................................................
c) Devolva meu brinquedo!
.......................................................................................
d) Quando você terá juízo?
..........................................................................................
e) Não vou brincar com a boneca.
.........................................................................................
f) Por que você não foi à escola?
............................................................................................
g) Gosto de estudar.
............................................................................................

10. Transforme as frases afirmativas em Negativas e Interrogativas.

Você ama o Rio de Janeiro.
I: ...................................................................................................
N: ...................................................................................................
Ela bebe muito refrigerante.
I: .....................................................................................................
N: ....................................................................................................
Vocês falam Português.
I: ........................................................................................................
N: .......................................................................................................
O Brasil gosta muito de futebol.
I: ...........................................................................................................
N: ........................................................................................................
Nós vamos em todas as festas!
I: .........................................................................................................
N: ......................................................................................................

https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/03/tipos-de-frases-atividades


TIPOS DE FRASE PARTE I: TEORIA 6º ANO


TIPOS DE FRASE PARTE I: TEORIA

     1.   Quantas frase há no texto?

       O telefone toca.
       _ Bom dia, clínica de olhos.
       _ Tem oculista aí?
       _ Sim, Claro! Quer marcar consulta?
       _ Não, Não! Quero saber se pode ajuda meu pai. Ele reclamou que a lâmina de barbear está ficando cega.

...............................................................................................................................

       2. Organize as palavras e forme uma frase:
ESSES  EXPERIMENTOU  NUNCA  VOÇÊ  COMO SABORES
......................................................................................................................................................................................................................................................

       FRASE é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não.
A frase exprime, através da fala ou da escrita: ideias, emoções, ordens, e apelo.

DEFINE SE PELO SEU PROPÓSITO COMUNICATIVO.

O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.

     A frase que não possui verbo denomina-se frase nominal.

     Na língua falada, a frase é caracterizada pela entoação, que indica nitidamente seu início e seu fim.

       Rua!


Tipos de frases
 a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta.

Você aceita um copo de suco? (Interrogação direta)

Desejo saber se você aceita um copo de suco. (Interrogação indireta)


b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.

Faça-o entrar no carro! (Afirmativa)
Não faça isso. (Negativa)
Dê-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa)

c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.

Que prova difícil!
É uma delícia esse bolo!

d) Frases Declarativas: ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.

Obrigaram o rapaz a sair. (Afirmativa)
Ela não está em casa. (Negativa)

Curiosidade:  

e) Frases Optativas: são usadas para exprimir um desejo. Exemplos:

Deus te acompanhe!
Bons ventos o levem!

Resumo • FRASE: é a palavra ou o conjunto organizado de palavras, com sentido completo, que estabelece comunicação.
• A frase, dependendo do contexto, pode ser formada por: qUma só palavra: Não.
Ótimo.
Fogo!

Ou Várias palavras: O fogo queimou todos os livros.

Resumo • Na FALA, a frase é pronunciada com ritmo, marcado pela entoação de voz. • Na ESCRITA, deve-se iniciar a frase com letra maiúscula e terminar com ponto-final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticências.

TIPOS DE FRASE E PONTUAÇÃO
Tipos de frase
Pontuação
Significado
Exemplo
Interrogativa
?
Faz-se uma pergunta.
De que cor é o gato?
Declarativa
.
Dá-se uma informação
O gato é preto.
Exclamativa
!
Exprime um sentimento:
Admiração, surpresa, etc.
Que pelo tão escuro!
Imperativa
! ou .
Dá-se uma ordem ou faz
um pedido.
Sai daqui gato!
Sai daqui gato.

https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php


domingo, 5 de abril de 2020

TIPOS DE FRASE ENTONAÇÃO PONTUAÇÃO 6º ANO APOEMA


TIPOS DE FRASE

ENTONAÇÃO E PONTUAÇÃO
Fonte:Apoema:português 6 /Lucia Teixeira...[et al] – 1. Ed.-São Paulo : Editora do Brasil,2018.P.30-32

1. Leia uma trecho do livro Se a minha memória não falhasse. De Sylvia Orthof, em que a autora recria em escrita autobiográfica, um episódio ocorrido na escola que frequentava quando menina.

[...]
       Dona Sylvia não adoecia. Tinha mania odiosa de, no meio da aula, de repente, me descobrir, sumida, lá na última carteira...e dizer, com a voz meio cantada:
      _ Minha xará... ao quadro! (Eu sentava na última carteira, na aula de matemática.)
       Lá ia eu, tremendo. E começava o desespero: se um trem a tantos quilômetros vai de A a B, e outro, com velocidade xyz, trafega de B a A, em qual ponto da reta eles se encontrarão?
       [...]
Syilvia Orthof. Se a memória não me falha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. P.53.

      a) Para dar mais vivacidade à narrativa, o narrador transcreve a fala direta da professora. Explique como isso é feito.
............................................................................................................................................................................................................................................................

      b) Que sinal de pontuação foi usado na fala da professora? O que essa pontuação indica?
.............................................................................................................................................................................................................................................................

      c) A aula era de que matéria?
...........................................................................................................................

       d) Que sinal de pontuação foi usado na pergunta feita pela professora?
.......................................................................................................................

       Em situações de fala, conseguimos certo ritmo e melodia que fazem com que uma pergunta seja diferente de uma afirmação ou de uma negativa, por exemplo. O ritmo e a melodia próprios a cada frase caracterizam sua entonação.
       Uma frase é um enunciado com sentido completo e ritmo próprio, marcado pela entonação, na modalidade oral, e pela pontuação, na modalidade escrita da língua.

       2. Imagine que você é a aluna Sylvia e foi chamada pela professora à lousa para resolver um problema. Elabore frases para dizer à professora:
a) que você não sabe a resposta do problema.
...............................................................................................................................
      b) que você sabe a resposta na ponta da língua e está contente por isso;
.............................................................................................................................
       c) que você tem uma dúvida naquele problema. Formule uma pergunta sobre sua dúvida.
.................................................................................................................................................................................................................................................

3. Leia a tira da personagem Caramelo, de Bichinhos de jardim, da cartunista Clara Gomes.

Clara Gomes, Novos Habitos, Bichinhos de Jardim:Historias mequetrefes, 11 de jan. 2017
Disponivel em: http//bichinhosdejardim.com/novoshabitos


a) Que história a tira narra?
........................................................................................................................

b) Em apenas um dos quadros há um balão de fala. Que tipo de frase foi usada?
...............................................................................................................................

c) Que sentimentos da personagem as frases indicam?
...............................................................................................................................

4. Observe este cartaz de filme.

Cartaz do filme Que horas ela volta? A Anna Muylaert, 2015

     a) Qual a função comunicativa do cartaz de um filme? O que ele pretende?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

     b) O nome do filme é uma pergunta. Como sabemos disso?
...............................................................................................................................

      c) Que frases do cartaz fazem um apelo ao público expressando a qualidade do filme?
.................................................................................................................................................................................................................................................

     d) Ao ver esse cartaz, você tem vontade de assistir ao filme? Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

        5. No livro O sofá estampado, de Lygia Bojunga, a escritora conta a história de Vitor, um tatu muito quieto, que se apaixonou pela gata Dalva, mas não tinha coragem de contar a ela o que sentia. Depois de muitas dúvidas e hesitações, Vitor resolve confessar seu amor a Dalva. Leia este trecho da narrativa.

      Aí Vitor não aguentou mais: se agarrou no telefone e desabou:
      _ Dalva eu quero te namorar!
      _Tá.
      O Vitor nem acreditou:
      _ Tá??
      _ Tá, ué.
       _ Então eu vou aí te visitar! _ e saiu voando.
 Lygia Bojunga. O sofá estampado. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. P. 95.

a) Vitor esperava a resposta de Dalva? Como o leitor pode saber disso?
...............................................................................................................................
b) A resposta de Dalva ( Tá.) demonstra entusiasmo, indiferença ou outro sentimento?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
c) Transforme a resposta de Dalva usando outro sinal de pontuação e explique que novo efeito ele causou na frase.
.................................................................................................................................................................................................................................................

6. Leia a tira a seguir e reescreva os diálogos no caderno com a pontuação que considerar adequada.



Mauricio de Sousa. Tira turma da Mônica nº8580 publicada no expediente da revista Saiba Mais Profissões, nº56 Editora Panini.

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Os tipos de frases podem estar associados aos sinais de pontuação.
Sinal de pontuação
Tipo de frase
Ponto final
Frase declarativa
Ponto de exclamação
Frase exclamativa
Ponto de interrogação
Frase interrogativa

Usamos ponto final para fazer uma declaração, negativa ou afirmativa.
O ponto de exclamação é empregado em frases que expressão ordem, admiração ou alegria.
O ponto de interrogação serve para indicar perguntas.

ADJETIVO POEMA EXERCÍCIOS 6º E 7º ANO, DE GRAMÁTICA E DE LINGUAGEM MÁRIO QUINTANA


De gramática e de linguagem

E havia uma gramática que dizia assim:
"Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou coisa: João, sabiá, caneta".
Eu gosto é das coisas. As coisas, sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte.
Multiplicam-se em excesso.
As coisas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (Ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas coisas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom, mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...

(Mário Quintana)

1. Como o poema define substantivo concreto?
..................................................................................................................................................................................................................
2. Qual a preferência do eu lírico? Por quê?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3. “As coisas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.” Podemos inferir que o motivo do eu lírico não preferir pessoas é porque elas:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. Quais os seis adjetivos que o eu lírico utilizou para caracterizar João.
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5. Para caracterizar João, o eu lírico empregou antíteses como triste e alegre, palavras opostas. No fragmento “ Morre, João...” As reticências permitem inferir que João será lembrado por três dos seis adjetivos. Quais são eles? Por quê?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................  

6. Quais os “puros adjetivos” a que o texto se refere?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7. Como o eu lírico imagina que seja a linguagem das plantas e dos animais?
............................................................................................................................................................................................................

8. “Cujas palavras sumarentas escorram como poupa de um fruto” O eu lírico faz uma comparação entre “sumarentas” e “poupa”, De acordo com o texto essas palavras significam:
.......................................................................................................

9. Quem é o autor do poema?
......................................................................................................

10. O texto diz o que é “substantivo (concreto)”. Explique com suas palavras o que é adjetivo.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


ADJETIVO MÚSICA EXERCÍCIOS 6º e 7º ANOS



Adjetivo

ADJETIVO


Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo
Indicando qualidade, estado, modo de ser, aspecto
Simples, ensolarado
Composto, sociocultural
Primitivo, amarelo
Derivado, amarelado
Explicativo, fogo quente, homem mortal
Todo fogo é quente
Restritivo, casa grande, homem legal
Nem toda casa é grande
Explicativo, fogo quente, homem mortal
Todo homem é mortal
Restritivo, casa grande, homem legal
Nem todo homem é legal
Adjetivos Pátrios
Acre, acreano
Se sou de Alagoas, sou alagoano
Se sou de Cabo Frio, sou cabo-friense
Se sou de Brasília, sou brasiliense
Se sou de São Paulo, sou paulistano
Se sou de Sergipe, sou sergipano
Se sou de Roraima, sou roraimense
Se sou do estado do Rio, então, sou fluminense
Flexão de gênero
Uniforme, fiel
Flexão de gênero
Biforme, belo/bela
Flexão de número
Singular ou plural
Flexão de grau
É pra comparar ou superlativar
Comparativo            
Inferioridade, igualdade, superioridade
Superlativo Relativo
É em relação a um grupo, pode ser de superioridade ou inferioridade
(Superlativo) Absoluto: Reforça as características
(Superlativo) Analítico: Tem auxílio de um termo
(Superlativo) Sintético: Tem íssimo ou érrimo


1. Como a música  define o adjetivo?
...................................................................................................................................................................................................................................................

2. Na segunda estrofe há a classificação do adjetivo quanto a formação. Quais são?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3. Na terceira estrofe o adjetivo é dividido em dois tipos quais são?
..........................................................................................................................

4. Os adjetivos pátrios indicam origem. Complete os espaços em branco.
a) Eu nasci no estado de .......................................sou...............................
b) Eu nasci no município de ......................................sou.................................

5. Quais as três flexões do adjetivo?
.........................................................................................................................

6. A flexão de grau se divide em:
.....................................................................................................................

7. Quais os três tipos de superlativo?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................

GABARITO ATV 02 GRAMÁTICA - 7º ANO

 

1. Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo indicando qualidade, estado, modo de ser, aspecto.

 

2.

Simples, ensolarado
Composto, sociocultural
Primitivo, amarelo
Derivado, amarelado

 

 

3.

Explicativo, fogo quente, homem mortal. Todo fogo é quente.
Restritivo, casa grande, homem legal. Nem toda casa é grande.

 

4.

Paraná /paranaense.

Macaé/macaense

 

5. Gênero, número e grau.

6. Comparativo e superlativo.

7.Absoluto, analítico, sintético.