PáginasDESCRITOR

domingo, 5 de abril de 2020

TIPOS DE FRASE ENTONAÇÃO PONTUAÇÃO 6º ANO APOEMA


TIPOS DE FRASE

ENTONAÇÃO E PONTUAÇÃO
Fonte:Apoema:português 6 /Lucia Teixeira...[et al] – 1. Ed.-São Paulo : Editora do Brasil,2018.P.30-32

1. Leia uma trecho do livro Se a minha memória não falhasse. De Sylvia Orthof, em que a autora recria em escrita autobiográfica, um episódio ocorrido na escola que frequentava quando menina.

[...]
       Dona Sylvia não adoecia. Tinha mania odiosa de, no meio da aula, de repente, me descobrir, sumida, lá na última carteira...e dizer, com a voz meio cantada:
      _ Minha xará... ao quadro! (Eu sentava na última carteira, na aula de matemática.)
       Lá ia eu, tremendo. E começava o desespero: se um trem a tantos quilômetros vai de A a B, e outro, com velocidade xyz, trafega de B a A, em qual ponto da reta eles se encontrarão?
       [...]
Syilvia Orthof. Se a memória não me falha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. P.53.

      a) Para dar mais vivacidade à narrativa, o narrador transcreve a fala direta da professora. Explique como isso é feito.
............................................................................................................................................................................................................................................................

      b) Que sinal de pontuação foi usado na fala da professora? O que essa pontuação indica?
.............................................................................................................................................................................................................................................................

      c) A aula era de que matéria?
...........................................................................................................................

       d) Que sinal de pontuação foi usado na pergunta feita pela professora?
.......................................................................................................................

       Em situações de fala, conseguimos certo ritmo e melodia que fazem com que uma pergunta seja diferente de uma afirmação ou de uma negativa, por exemplo. O ritmo e a melodia próprios a cada frase caracterizam sua entonação.
       Uma frase é um enunciado com sentido completo e ritmo próprio, marcado pela entonação, na modalidade oral, e pela pontuação, na modalidade escrita da língua.

       2. Imagine que você é a aluna Sylvia e foi chamada pela professora à lousa para resolver um problema. Elabore frases para dizer à professora:
a) que você não sabe a resposta do problema.
...............................................................................................................................
      b) que você sabe a resposta na ponta da língua e está contente por isso;
.............................................................................................................................
       c) que você tem uma dúvida naquele problema. Formule uma pergunta sobre sua dúvida.
.................................................................................................................................................................................................................................................

3. Leia a tira da personagem Caramelo, de Bichinhos de jardim, da cartunista Clara Gomes.

Clara Gomes, Novos Habitos, Bichinhos de Jardim:Historias mequetrefes, 11 de jan. 2017
Disponivel em: http//bichinhosdejardim.com/novoshabitos


a) Que história a tira narra?
........................................................................................................................

b) Em apenas um dos quadros há um balão de fala. Que tipo de frase foi usada?
...............................................................................................................................

c) Que sentimentos da personagem as frases indicam?
...............................................................................................................................

4. Observe este cartaz de filme.

Cartaz do filme Que horas ela volta? A Anna Muylaert, 2015

     a) Qual a função comunicativa do cartaz de um filme? O que ele pretende?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

     b) O nome do filme é uma pergunta. Como sabemos disso?
...............................................................................................................................

      c) Que frases do cartaz fazem um apelo ao público expressando a qualidade do filme?
.................................................................................................................................................................................................................................................

     d) Ao ver esse cartaz, você tem vontade de assistir ao filme? Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

        5. No livro O sofá estampado, de Lygia Bojunga, a escritora conta a história de Vitor, um tatu muito quieto, que se apaixonou pela gata Dalva, mas não tinha coragem de contar a ela o que sentia. Depois de muitas dúvidas e hesitações, Vitor resolve confessar seu amor a Dalva. Leia este trecho da narrativa.

      Aí Vitor não aguentou mais: se agarrou no telefone e desabou:
      _ Dalva eu quero te namorar!
      _Tá.
      O Vitor nem acreditou:
      _ Tá??
      _ Tá, ué.
       _ Então eu vou aí te visitar! _ e saiu voando.
 Lygia Bojunga. O sofá estampado. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. P. 95.

a) Vitor esperava a resposta de Dalva? Como o leitor pode saber disso?
...............................................................................................................................
b) A resposta de Dalva ( Tá.) demonstra entusiasmo, indiferença ou outro sentimento?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
c) Transforme a resposta de Dalva usando outro sinal de pontuação e explique que novo efeito ele causou na frase.
.................................................................................................................................................................................................................................................

6. Leia a tira a seguir e reescreva os diálogos no caderno com a pontuação que considerar adequada.



Mauricio de Sousa. Tira turma da Mônica nº8580 publicada no expediente da revista Saiba Mais Profissões, nº56 Editora Panini.

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Os tipos de frases podem estar associados aos sinais de pontuação.
Sinal de pontuação
Tipo de frase
Ponto final
Frase declarativa
Ponto de exclamação
Frase exclamativa
Ponto de interrogação
Frase interrogativa

Usamos ponto final para fazer uma declaração, negativa ou afirmativa.
O ponto de exclamação é empregado em frases que expressão ordem, admiração ou alegria.
O ponto de interrogação serve para indicar perguntas.

Um comentário: