PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 8 de maio de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO O ROUBO DO DIREITO DE SER CRIAÇA EXERCÍCIOS


Adaptado de:https://ideiaspraticasparasaladeaula.blogspot.com/2018/01/aprenda-escrever-um-artigo-deopiniao.html



Título: O roubo do direito de ser criança

Introdução:
        Preparar bem as crianças de agora implica, de maneira lógica, ter uma sociedade melhor no futuro. É pensar por que atualmente, diante de grandes índices de violência, tantos menores de idade estão nessas estatísticas. É pensar que essa criança, esperança do futuro, vê-se numa encruzilhada vital tão cedo: trabalha, pratica crimes ou morre. (TESE)

Argumentos:
        Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil tinha 4,6 milhões de trabalhadores com idade entre 10 e 17 anos, e 3 milhões com idade inferior a 14. Segundo esses dados, 56,63% nada recebem por seu trabalho. Eis o roubo do direito de ser criança. Retiram-lhe, de maneira violenta, esse direito tão essencial comprometendo os fatores biológicos, psicológicos, intelectuais e morais, numa fase de extrema importância da vida.
       Ao invés de carrinhos, bonecas, brinquedos, uma enxada. Pais, que talvez quisessem educar, precisam ensinar o trabalho. Note bem a diferença entre educar e ensinar. Falta dinheiro para comprar comida, roupa, bonecas, carrinhos. Alguns, talvez munidos de sua educação mais privilegiada, hão de pensar que não configura motivo para a delinquência o fato de trabalhar desde cedo, afinal o trabalho é dignificante.
        O trabalho é digno quando é exercido de forma digna. Não existe dignidade sem educação de qualidade e não há dignidade em crianças de 10 anos trabalhando em meios insalubres, perigosos, em jornadas diárias superiores a 12 horas. Não há filhos de médicos, advogados, empresários trabalhando assim.  

Conclusão:
       Portanto, se fosse digno, todos desde a infância assim trabalhariam.(retomada da tese)  Crianças devem ser crianças. Esse tipo de trabalho não pode nem deve ser alternativa aos menores de idade porque marginaliza, tira deles um direito essencial de maneira tão violenta quanto àqueles que com uma arma roubam dez reais.(crítica ao problema)  Por isso, a importância da máxima de Rui Barbosa: “Aos iguais, tratamento igual; aos desiguais, tratamento desigual”. (Retomada do tema)

JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL



1. Qual o tema, assunto, está falando do que, questão controversa que está sendo discutida?
............................................................................................................................
2. Qual a tese, posição do autor, o que ele defende, quer convencer você de que?(Na redação a tese vem obrigatoriamente no 1º parágrafo. No artigo de opinião não há uma regra, pode vir no primeiro, no último ou espalhado pelo texto.)
.............................................................................................................................................................................................................................................................


3. Qual desses tipos de argumentos o autor usa no 2º parágrafo para comprovar que existe trabalho infantil: citação de autoridade (citar o que alguém disse), dados estatísticos (números), dados históricos (acontecimentos históricos), ou comparação.
...........................................................................................................................
4. Qual destes argumentos está na conclusão: dados estatísticos, dados históricos, citação ou comparação.
..............................................................................................................................


5. Há opinião contrária à do autor sobre o assunto no 3º parágrafo, qual é?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

6. Quais a s partes de um artigo de opinião?
In........................................................................
Ar.......................................................................
Con........................................................................

7. . "Esse tipo de trabalho não pode nem deve ser alternativa aos menores de idade porque marginaliza, tira deles um direito" A palavra destacada se refere a:
a) crianças           b) todos          c) menores         d) trabalho

8. O texto foi escrito em 1ª pessoa (o autor participa presença de pronomes como eu) ou 3º (o autor só fala sobre o assunto)? Justifique com um fragmento do texto.
...........................................................................................................................


Encontre no texto palavras ou expressões que servem para:
a) Introduzir uma ideia contrária ao que se afirma anteriormente
b) Adicionar argumentos.
c) Introduzir conclusão.
d) Acrescentar novos argumentos


 Teoria
Tipos de argumentação

  1. 2. Principais tipos de argumentação ´Enumeração; ´Causa e Consequência; ´Analogia (Comparação); ´Comprovação (dados, estatísticas, percentuais); ´Citação (Argumento de Autoridade); ´Exemplificação; ´Contra argumentação.
  2. 3. Considere o seguinte: ´Tema: O consumo de álcool entre os jovens menores de 18 anos. ´Tese: A bebida vem se tornando a diversão preferida de muitos jovens.
  3. 4. Enumeração As opções de diversão para a maioria dos jovens atualmente reduzem-se às confraternizações com os amigos. Ir a festas, ao cinema, encontrar-se na casa de um dos companheiros, reunir-se no fim de semana em estacionamentos públicos são as opções para quem não tem dinheiro para pequenos passeios ou interesse em atividades culturais, como leitura ou visitas a exposições.
  4. 5. Causa e Consequência O consumo maior entre as meninas deve-se ao fato de que a elas normalmente a bebida é oferecida como um estimulante para as interações com os meninos. Eles, por outro lado, são os responsáveis por adquirir o produto, tendo que “driblar” a lei, que proíbe a venda a menores de 18 anos. Uma das consequências dessa realidade é a alta taxa de relações sexuais sem proteção entre os jovens, além de casos extremos em que acontece o estupro.
  5. 6. Analogia (Comparação) Assim como na hora de escolher o estilo de roupas a usar ou o modo de se comportar em sociedade o jovem é influenciado pelo grupo de amigos, a decisão de consumir bebidas alcoólicas também tem raízes na convivência com um grupo social em que o consumo de álcool é tolerado ou mesmo incentivado.
  6. 7. Comprovação (dados, estatísticas, percentuais etc.) Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 50% dos adolescentes até 15 anos já ingeriram pelo menos uma dose de bebida alcoólica. Na mesma pesquisa, observou-se que o uso é maior entre as meninas (51,7%) do que entre os meninos (48,7%) e, ainda, que na rede pública encontram-se a maioria dos consumidores dessa droga lícita – 22% contra 17% dos alunos das escolas particulares. Fonte: www.veja.abril.com.br
  7. 8. Citação (Argumento de Autoridade) Em sua Crítica da Razão Pura, Kant afirmou que “não há dúvida de que todo nosso conhecimento começa com a experiência”. Dessa forma, como condenar os jovens que buscam, ainda que inconscientemente, o conhecimento acerca das consequências do uso de bebidas alcoólicas experimentando- as?
  8. 9. Exemplificação A grande dificuldade dos pais está em conscientizar os filhos dos males causados pelo uso do álcool. Em muitos casos, essa preocupação chega a ser contraditória, uma vez que a maioria dos adolescentes prova a bebida alcoólica pela primeira vez em seus próprios lares em festas familiares em que os responsáveis concedem que o menor beba pois têm a falsa sensação de controle sobre a situação.
  9. 10. Contra-argumentação Tem havido ações governamentais para proporcionar atividades de lazer para os jovens, como a prática de esportes ou o turismo ecológico, por exemplo. Contudo, essa ações não são eficientes, pois, além de escassas, são de difícil acesso e, por vezes, bem mais caras para os jovens do que um litro de aguardente, se se leva em consideração custos com transporte, alimentação e equipamentos adequados.
  10. 11. Bibliografia MORAES, F. F., Manipulação de textos. Coleção português fácil, fácil. Brasília: Lima e Félix, 2013. REZENDE, Antônio (org.). Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos e segundo grau e de graduação 13ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Sites visitados: http://oblogderedacao.blogspot.com.br http://veja.abril.com.br


terça-feira, 5 de maio de 2020

SUBSTANTIVO EXERCÍCIOS DE CLASSIFICAÇÃO


1. Leia o trecho abaixo e circule todos os substantivos.

O Xingu é um dos mais fascinantes rios da Amazônia. Em suas margens e ilhas, coberta de florestas, vivem índios, caboclos e muitos animais selvagens. Dois rapazes, Vito D'Alessio e Renato Dutra, viajaram mais de 1400 quilômetros pelo Xingu, de caiaque. Na primeira noite de viagem estavam dormindo em uma pequena ilha no meio do rio, quando Vito, ao sair da rede para reacender a fogueira, teve uma “surpresa”...

2. Retire desse trecho, sem repetir:
a) um substantivo próprio:
..............................................................................................................................
b) um substantivo abstrato que seja simples:
..........................................................................................................................
c) um substantivo comum que seja concreto e primitivo:
..............................................................................................................................
d) um substantivo simples, concreto e derivado:
...........................................................................................................................

3. Marque a opção em que uma das palavras grifadas não é substantivo:
a) Na juventude aprendemos; na maturidade, compreendemos.
b) Não existe travesseiro mais macio que a nossa consciência.
c) Muitos turistas passaram as férias no Rio de Janeiro.
D Esta floresta é muito perigosa.
E O pobre vivia num casebre.
Leia o trecho da música e responda ao que se pede.

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz


4. Qual substantivo é mais repetido na letra da música?
............................................................................................................
5. Destaque cinco substantivos e aponte sua classificação.
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. Numere os substantivos de acordo com a sua classificação.
(1)       Abstratos
(2)       Próprios
(3)       Coletivos
(4)       Simples ou comum
(5)       Compostos
( ) Cata-vento, girassol, guarda-chuva.
 ( ) Cacília, Marcos, Saci.
( ) Verdade, mentira, certeza.
( ) Elenco, discoteca, fauna.
( ) Mesa, couve, rádio, avião.

7. Circule todos os substantivos.
a) Urna enorme baleia foi encontrada ontem na reserva biológica do Rio de Janeiro. Ela estava morta e mutilada, já que foi atacada por peixes e siris, que se aproveitaram do fato de ela estar imobilizada na área.
b) No sistema solar, além dos planetas, satélites e asteroides, existem os cometas, cujo número se estima em 120.000, constituindo-se no maior grupo de astros da família solar.
c) Os planos das órbitas dos cometas são os mais diversos, e eles circulam tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário, no que diferem bastante dos planetas.
d) O último planeta localizado foi Plutão, em 1930.
e) A inveja, antes de ser pecado, é infelicidade.

8. Identifique todos os substantivos próprios das alternativas A e D.
..............................................................................................................................

9. Identifique todos os substantivos abstratos da alternativa E.
...............................................................................................................................

LINGUAGEM, VERBAL, NÃO VERBAL, MISTA, EXERCÍCIOS PARTE II


LINGUAGEM, VERBAL, NÃO VERBAL, MISTA, EXERCÍCIOS PARTE II
Leia a tira e responda:

1. O que o homem do carro esperava que o homem do lado de fora fizesse?
..............................................................................................................................
2. Por quê o homem achou que o outro havia entendido?
..............................................................................................................................
3. O homem  de fora entendeu a mensagem? Justifique.
...............................................................................................................................
4. Sobre a presença da linguagem verbal, não verbal ou mista, responda qual podemos observar:
a) No primeiro quadrinho.
...............................................................................................................................
b) No segundo quadrinho.
...............................................................................................................................
c) No terceiro quadrinho.
...............................................................................................................................

5. Explique de acordo com sua resposta à questão acima:
a) A linguagem mista utiliza.........................................e.......................................
b) a linguagem não verbal não utiliza.........................................................
c) a linguagem verbal utiliza .....................................................................

6. Identifique o tipo de linguagem em cada item
a)
......................................................................................


b)
.....................................................................................

c) PROIBIDO FUMAR
.....................................................................................

d)
............................................................................

e)
..................................................................................

7. Em  jogo de futebol há exemplos de linguagem verbal, não verbal e mista. Indique que tipo de linguagem representa cada item abaixo.
a) bandeira de impedimento.
........................................................................................
b) carão vermelho ou amarelo.
......................................................................................
c) apito do juiz.
......................................................................................
d) a voz do locutor.
.......................................................................................

Leia o texto a seguir.
8. O que o Cebolinha está sentido no último quadrinho?
.......................................................................................................................
9. Que linguagem não verbal indica o sentimento dele?
...................................................................................................................
10. No primeiro quadrinho a linguagem verbal e não verbal indicam que sentimento da Mônica?
.........................................................................................................................

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA TEORIA E EXERCÍCIOS

PARTE I
Linguagem

O que é linguagem? É o uso da língua ( no nosso caso o português)  como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Porém  a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também, de gestos e imagens, sinais, expressões fisionômicas...

Linguagem verbal: É a que se utiliza de palavras, tanto na forma  oral ( falada) quanto na forma escrita.

Linguagem  não verbal: Não se utiliza das palavras para se comunicar.
Exemplos : placas, figuras, gestos, objetos, cores. o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio” (Quando representado por símbolos), o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito (sem palavras).

Linguagem mista: A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das HQ, charges, cartoons e anúncios publicitários. Quando utiliza imagem e palavras ao mesmo tempo.

Onomatopeias.
As onomatopeias são palavras que reproduzem, na linguagem escrita, os sons existentes, como os barulhos das máquinas e objetos, os ruídos dos animais, os sons produzidos pelo ser humano e os ruídos da natureza.
Lista de onomatopeias
Onomatopeias de sons de instrumentos, máquinas e objetos
tic-tac ou tique-taque (relógio);
blem blem (badaladas de sinos);
ding dong (campainha);
plim (magia);
boom (bomba);
crash (batida);
tum-tum (bater do coração);
triiimm (telefone);
biii biii (buzina);

01- Responda V para verdadeiro e F para falso:

(  ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(  ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
(  ) As placas de trânsito com palavras é exemplo de linguagem não verbal.
(  ) As placas de trânsito sem palavras é exemplo de linguagem não verbal.
(  ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.

(  ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.

1. Com base nos estudos acerca da linguagem, responda de forma resumida o que é:
a)linguagem.
.............................................................................................................................................................................................................................................................
b) linguagem verbal.
..............................................................................................................................................................................................................................................................
c) linguagem não verbal.
..............................................................................................................................................................................................................................................................

2. Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista. Justifique sua resposta.
a) Semáforo.
.............................................................................................................................
b) Cédula de 50 reais.
..............................................................................................................................
c) Gibi (uso geral)
..............................................................................................................................
d) Carta.
..............................................................................................................................
e) Outdoor
...............................................................................................................................
f) Símbolo de "sanitário masculino"
...............................................................................................................................
g) Bloco com anotações escritas
...............................................................................................................................
h) Cardápio.
...............................................................................................................................
i) Gestos
...............................................................................................................................
j) Cartões usados no futebol
...............................................................................................................................

 Leia o HQ abaixo.

3. Responda:
a) O que a Mônica está fazendo no 2º e 3º quadrinho?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

b) No 4º quadrinho o que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?
...............................................................................................................................

d) Esses riscos são exemplo de linguagem verbal ou não verbal?
...............................................................................................................................

e) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?
...............................................................................................................................

f) No 5º quadrinho, o Cascão usou que tipo de linguagem?
...............................................................................................................................

g) Qual é a reação da Mônica à atitude do Cascão?
...............................................................................................................................

h) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?
.............................................................................................................................

i) No último quadro o que significam?
I. As estrelas sobre a cabeça do Cascão.
...............................................................................................................................
II. Os riscos circulares sobre a cabeça do Cascão?
...............................................................................................................................
III. Os riscos acima da cabeça do Sansão?
.............................................................................................................................

k) Que tipo de linguagem aparece nesta história?
...............................................................................................................................

l) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?
...............................................................................................................................



sexta-feira, 1 de maio de 2020

VERBO INTRODUÇÃO EXERCÍCIOS EAD 6º ANO QUIZ PARTE 1

VERBO INTRODUÇÃO EXERCÍCIOS EAD 6º ANO PARTE 1


VERBO INTRODUÇÃO EAD 6º ANO  PARTE 1

Leia o cartum abaixo.

1. Quais palavras indicam ação?
a) não, no
b) não, feriado
c) feriado, no
d) trabalhou, matei

2. Os personagens do cartum são dois:
a) torturadores
b) assaltantes
c) heróis
d) lutadores

3. O que provoca humor no cartum?
a) As máscaras nos olhos
b) O duplo sentido do verbo “matei”
c) O chicote e o machado
d) A aparência dos personagens

4. O verbo matar como outras palavras pode possuir sentido figurado ou sentido real. Em qual alternativa o verbo matar está empregado no sentido real: causar morte.
a) Os alunos não mataram aula.
b) O carrasco matou a vítima.
c) O funcionário matou o trabalho.
d) não consegui matar a charada.

Leia a tirinha do Níquel Náusea


5. As palavras ficou, fugiu, estava e escapar são verbos. Marque a afirmação ERRADA de acordo com o contexto.
a) ficou indica ação.
b) fugiu indicação ação.
c) estava indica estado.
d) escapar indica um fenômeno da natureza.

6. “Meu filho ficou até doente depois que o Totó fugiu!” Os verbos desse fragmento indicam um fato:
a) Ocorrido no tempo presente.
b) Ocorrido no tempo passado.
c) Ocorrido no tempo futuro.
d) Não indica tempo.

7. Abaixo todas as palavras indicam tempo exceto:
a) depois
b) já
c) até
d) antes

8. Observe no primeiro quadrinho e no último quadrinho a linguagem não verbal. Marque a alternativa correta.
a) O cachorro apesar de fugir pegou a doença do menino.
b) não há nada que indique que o menino está doente
c) O cachorro se encontra em outra casa.
d) Estão caindo gotas de suor do rosto do pai do menino.

A origem da vacina
       A palavra deriva do latim vaccinus, que significa “derivado da vaca”. O nome está relacionado a uma descoberta do médico inglês Edward Jenner, inventor da vacina contra a varíola. Ele percebeu que muitas pessoas que tiravam leite das vacas não contraíam a doença, pois já haviam adquirido a varíola bovina. Jenner, então, extraiu material de uma dessas pessoas contaminadas e o injetou em um menino, que manifestou a doença de forma leve e passageira.

9. Marque a alternativa em que todas as palavras são verbos presentes no texto acima.
a) deriva, significa, descoberta
b) está, percebeu, inventor
c) tiravam, contraíam, haviam
d) extraiu, injetou, passageira

10.  Assinale a afirmação correta.
a) A maioria dos verbos do texto estão no presente.
b) A maioria dos verbos do texto está no futuro.
c) O menino acabou morrendo devido a doença de varíola.
d) Os verbos DERIVA e ESTÁ estão indicando tempo presente.