PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 8 de maio de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO O ROUBO DO DIREITO DE SER CRIAÇA EXERCÍCIOS


Adaptado de:https://ideiaspraticasparasaladeaula.blogspot.com/2018/01/aprenda-escrever-um-artigo-deopiniao.html



Título: O roubo do direito de ser criança

Introdução:
        Preparar bem as crianças de agora implica, de maneira lógica, ter uma sociedade melhor no futuro. É pensar por que atualmente, diante de grandes índices de violência, tantos menores de idade estão nessas estatísticas. É pensar que essa criança, esperança do futuro, vê-se numa encruzilhada vital tão cedo: trabalha, pratica crimes ou morre. (TESE)

Argumentos:
        Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil tinha 4,6 milhões de trabalhadores com idade entre 10 e 17 anos, e 3 milhões com idade inferior a 14. Segundo esses dados, 56,63% nada recebem por seu trabalho. Eis o roubo do direito de ser criança. Retiram-lhe, de maneira violenta, esse direito tão essencial comprometendo os fatores biológicos, psicológicos, intelectuais e morais, numa fase de extrema importância da vida.
       Ao invés de carrinhos, bonecas, brinquedos, uma enxada. Pais, que talvez quisessem educar, precisam ensinar o trabalho. Note bem a diferença entre educar e ensinar. Falta dinheiro para comprar comida, roupa, bonecas, carrinhos. Alguns, talvez munidos de sua educação mais privilegiada, hão de pensar que não configura motivo para a delinquência o fato de trabalhar desde cedo, afinal o trabalho é dignificante.
        O trabalho é digno quando é exercido de forma digna. Não existe dignidade sem educação de qualidade e não há dignidade em crianças de 10 anos trabalhando em meios insalubres, perigosos, em jornadas diárias superiores a 12 horas. Não há filhos de médicos, advogados, empresários trabalhando assim.  

Conclusão:
       Portanto, se fosse digno, todos desde a infância assim trabalhariam.(retomada da tese)  Crianças devem ser crianças. Esse tipo de trabalho não pode nem deve ser alternativa aos menores de idade porque marginaliza, tira deles um direito essencial de maneira tão violenta quanto àqueles que com uma arma roubam dez reais.(crítica ao problema)  Por isso, a importância da máxima de Rui Barbosa: “Aos iguais, tratamento igual; aos desiguais, tratamento desigual”. (Retomada do tema)

JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL



1. Qual o tema, assunto, está falando do que, questão controversa que está sendo discutida?
............................................................................................................................
2. Qual a tese, posição do autor, o que ele defende, quer convencer você de que?(Na redação a tese vem obrigatoriamente no 1º parágrafo. No artigo de opinião não há uma regra, pode vir no primeiro, no último ou espalhado pelo texto.)
.............................................................................................................................................................................................................................................................


3. Qual desses tipos de argumentos o autor usa no 2º parágrafo para comprovar que existe trabalho infantil: citação de autoridade (citar o que alguém disse), dados estatísticos (números), dados históricos (acontecimentos históricos), ou comparação.
...........................................................................................................................
4. Qual destes argumentos está na conclusão: dados estatísticos, dados históricos, citação ou comparação.
..............................................................................................................................


5. Há opinião contrária à do autor sobre o assunto no 3º parágrafo, qual é?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

6. Quais a s partes de um artigo de opinião?
In........................................................................
Ar.......................................................................
Con........................................................................

7. . "Esse tipo de trabalho não pode nem deve ser alternativa aos menores de idade porque marginaliza, tira deles um direito" A palavra destacada se refere a:
a) crianças           b) todos          c) menores         d) trabalho

8. O texto foi escrito em 1ª pessoa (o autor participa presença de pronomes como eu) ou 3º (o autor só fala sobre o assunto)? Justifique com um fragmento do texto.
...........................................................................................................................


Encontre no texto palavras ou expressões que servem para:
a) Introduzir uma ideia contrária ao que se afirma anteriormente
b) Adicionar argumentos.
c) Introduzir conclusão.
d) Acrescentar novos argumentos


 Teoria
Tipos de argumentação

  1. 2. Principais tipos de argumentação ´Enumeração; ´Causa e Consequência; ´Analogia (Comparação); ´Comprovação (dados, estatísticas, percentuais); ´Citação (Argumento de Autoridade); ´Exemplificação; ´Contra argumentação.
  2. 3. Considere o seguinte: ´Tema: O consumo de álcool entre os jovens menores de 18 anos. ´Tese: A bebida vem se tornando a diversão preferida de muitos jovens.
  3. 4. Enumeração As opções de diversão para a maioria dos jovens atualmente reduzem-se às confraternizações com os amigos. Ir a festas, ao cinema, encontrar-se na casa de um dos companheiros, reunir-se no fim de semana em estacionamentos públicos são as opções para quem não tem dinheiro para pequenos passeios ou interesse em atividades culturais, como leitura ou visitas a exposições.
  4. 5. Causa e Consequência O consumo maior entre as meninas deve-se ao fato de que a elas normalmente a bebida é oferecida como um estimulante para as interações com os meninos. Eles, por outro lado, são os responsáveis por adquirir o produto, tendo que “driblar” a lei, que proíbe a venda a menores de 18 anos. Uma das consequências dessa realidade é a alta taxa de relações sexuais sem proteção entre os jovens, além de casos extremos em que acontece o estupro.
  5. 6. Analogia (Comparação) Assim como na hora de escolher o estilo de roupas a usar ou o modo de se comportar em sociedade o jovem é influenciado pelo grupo de amigos, a decisão de consumir bebidas alcoólicas também tem raízes na convivência com um grupo social em que o consumo de álcool é tolerado ou mesmo incentivado.
  6. 7. Comprovação (dados, estatísticas, percentuais etc.) Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 50% dos adolescentes até 15 anos já ingeriram pelo menos uma dose de bebida alcoólica. Na mesma pesquisa, observou-se que o uso é maior entre as meninas (51,7%) do que entre os meninos (48,7%) e, ainda, que na rede pública encontram-se a maioria dos consumidores dessa droga lícita – 22% contra 17% dos alunos das escolas particulares. Fonte: www.veja.abril.com.br
  7. 8. Citação (Argumento de Autoridade) Em sua Crítica da Razão Pura, Kant afirmou que “não há dúvida de que todo nosso conhecimento começa com a experiência”. Dessa forma, como condenar os jovens que buscam, ainda que inconscientemente, o conhecimento acerca das consequências do uso de bebidas alcoólicas experimentando- as?
  8. 9. Exemplificação A grande dificuldade dos pais está em conscientizar os filhos dos males causados pelo uso do álcool. Em muitos casos, essa preocupação chega a ser contraditória, uma vez que a maioria dos adolescentes prova a bebida alcoólica pela primeira vez em seus próprios lares em festas familiares em que os responsáveis concedem que o menor beba pois têm a falsa sensação de controle sobre a situação.
  9. 10. Contra-argumentação Tem havido ações governamentais para proporcionar atividades de lazer para os jovens, como a prática de esportes ou o turismo ecológico, por exemplo. Contudo, essa ações não são eficientes, pois, além de escassas, são de difícil acesso e, por vezes, bem mais caras para os jovens do que um litro de aguardente, se se leva em consideração custos com transporte, alimentação e equipamentos adequados.
  10. 11. Bibliografia MORAES, F. F., Manipulação de textos. Coleção português fácil, fácil. Brasília: Lima e Félix, 2013. REZENDE, Antônio (org.). Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos e segundo grau e de graduação 13ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Sites visitados: http://oblogderedacao.blogspot.com.br http://veja.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário