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domingo, 2 de agosto de 2020

POEMA E POESIA ATIVIDADE A DISTÂNCIA TEORIA EXERC. GABARITO


POEMA E POESIA
       A poesia
       De modo geral, entende-se por poesia a emoção, o aspecto imaterial do texto. Assim, podemos encontrar poesia em poemas, canções, textos narrativos, peças publicitárias, pinturas e filmes, paisagens....
       A seguir são apresentados dois textos de caráter poético: o primeiro é uma manifestação em versos e o segundo, em prosa.

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
.“Desencanto”, Manuel Bandeira. https://www.escritas.org/pt/t/1636/desencanto

       Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Iracema, José de Alencar. https://www.escritas.org/pt/t/23165/verdes-mares-bravios
O poema
       E muito comum o emprego das palavras “poesia” e “poema” como sinônimas. Porém poesia é algo imaterial e POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL, um texto, com características e estrutura próprias.
 Estrutura do texto poético (poema)     
        No poema, há versos, estrofes, métrica, rimas e ritmo. Cada linha de um poema corresponde a um verso.
AUTOPSICOGRAFIA (Fernando Pessoa)



http://arquivopessoa.net/textos/4234
       A repetição regular de um verso ou de uma estrofe, no poema, recebe a denominação de estribilho ou refrão.
       Alguns poemas apresentam formas fixas, ou seja, obedecem a um número exato de versos, de estrofes e de rimas. Dentre as principais formas fixas, temos:
·         O acróstico, que é composto de uma só estrofe cujas letras iniciais formam o nome de uma pessoa ou de algo (um objeto, uma cidade, uma paisagem, por exemplo.);
·         A balada, que é composta de quatro estrofes: três de oito versos e uma de quatro. O haicai, poema de origem japonesa, composto por uma estrofe com três versos.
·         O soneto, forma composta por catorze versos divididos em duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos.
·         A trova, também chamada de quadra, que é composta de uma estrofe de quatro versos.
MÉTRICA
        A métrica ou medida é representada pelo número de sílabas de um verso. Essa estrutura em sílabas permite ao leitor identificar o ritmo do poema:
O / poe / taé / um / fin / gi / dor  (A divisão das sílabas é feita de acordo com a fala).
Disposição das estrofes
Quanto ao número de versos agrupados, as estrofes recebem diferentes nomes:

Quando a métrica ou metro dos versos, as estrofes podem ser:
1.    Simples: Quando agrupam versos iguais.
2.    Compostas: Quando agrupam versos de medidas diferentes.
3.    LIVRES: Quando não há preocupação com a métrica.
RIMA
       A rima é o resultado de SONS IGUAIS ou semelhantes entre as palavras, no meio ou no final de versos diferentes
Há versos que não apresentam RIMA, são chamados de versos BRANCOS.

Leia o poema abaixo para responder às questões de 01 a 07.
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
 Luís de Camões. Camões; Lírica. São Paulo:
                                                                           Cultrix, 1968. p. 123.

01.  O poema possui:
a) .................versos
b) .................estrofes

02. De acordo com o número FIXO de versos e de estrofes, podemos afirmar que esse poema é um:
.............................................................................................................................................................
03. Quais palavras rimam na segunda estrofe?
............................................................./..........................................................
............................................................/..........................................................
04. O poema é composto de versos brancos? Por quê?
.............................................................................................................................................................
05. O poema possui métrica? Justifique.
.............................................................................................................................................................
06. Transcreva em seu caderno os versos do poema em que o autor faz estas afirmações:
a) Quem ama é leal e nem sempre recebe da pessoa amada a mesma consideração.
.............................................................................................................................................................
b) Quem ama renuncia à sua própria liberdade.
.............................................................................................................................................................
c)  Quem ama tem sempre uma inquietação interior.
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07. Que palavra, na última estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer sobre o amor?
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        O próximo poema que você vai ler foi publicado em 1869. Leia apenas o TÍTULO e levante hipóteses sobre o que será tratado no poema. (Imagine qual será o assunto).

CURAR

E as pessoas ficaram em casa
E leram livros e ouviram música
E descansaram e fizeram exercícios
E fizeram arte e jogaram
E aprenderam novas maneiras de ser
E pararam 
E ouviram mais fundo 
Alguém meditou
Alguém rezava
Alguém dançava
Alguém conheceu a sua própria sombra
E as pessoas começaram a pensar de forma diferente
E as pessoas curaram.

E na ausência de gente que vivia
De maneiras ignorantes
Perigosos, perigosos
Sem sentido e sem coração,
Até a Terra começou a curar
E quando o perigo acabou
E as pessoas se encontraram
Elas ficaram tristes pelos mortos
E fizeram novas escolhas
E sonharam com novas visões
E criaram novas maneiras de viver
E curaram completamente a Terra
Assim como elas estavam curadas. 

08. As hipóteses que você levantou foram confirmadas? Comente.
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09. Quais ações as pessoas fizeram para se curar?
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10. “E pessoas se curaram” Pelo contexto podemos perceber que a cura não foi apenas física. O que mais elas fizeram para se curarem?
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11. Qual é o tema central do poema?
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12. O poema foi escrito em 1869, durante a pandemia da Gripe Russa. Ele continua atual? Por quê
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13. E quanto ao comportamento das pessoas, que semelhança há entre as daquele tempo e as de agora?
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14.  Qual o significado do verso “E curaram a Terra completamente”
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15. No texto há uma relação entre as pessoas e a Terra. O que ocorre quando se curam as pessoas?
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16. Na primeira estrofe, há ações que todas as pessoas fizeram, quais ações foram praticadas por pessoas diferentes?
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17. O que levou a Terra a se curar?
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Leia o poema abaixo:

E agora, Miguel?
A porta abriu
O choro parou
O botão ela apertou
A porta fechou
O elevador subiu...
E agora, Miguel?
Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?

A porta abriu
O menino olhou
Mas não saiu
A porta fechou
E agora, Miguel?

O elevador subiu
A porta abriu
O menino saiu
Um grito ecoou!
Uma vida silenciou

O dia não veio
A noite esfriou
Não veio a utopia
Lágrima rolou
E tudo acabou
E tudo... silenciou
E agora, Miguel?

Sua doce palavra
Seu meigo sorriso
Seus sonhos
Sua infância
Sua inocência
Seu amor
E agora, Miguel?

Com braços abertos
Quer dar o abraço
Mas não houve o encontro
Porém entoamos sua voz:
Se você morreu?
Você não morre
Você é guerreiro
Você marcha, Miguel!
E nós?
Marcharemos contigo nessa luta!


(Educar Sempre) https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2020/06/atividade-sobre-parodia-e-agora-miguel.html






Leia estes dois versos:

“A porta abriu
 O choro parou”

18. Por que o choro parou?
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 Leia a estrofe abaixo;
 
 “A porta abriu
  O menino olhou
  Mas não saiu
  A porta fechou
  E agora, Miguel?”
19. Que verso do poema indica que Miguel poderia ter mudado seu destino?
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20. “Você que é sem nome, Sem voz” Qual o significado das expressões destacadas de acordo com o contexto?
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21. Esse poema é uma paródia, ou seja, foi feito a partir de outro, a que fato atual ele se refere?
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22. De acordo como contexto e as notícias na TV, a quem se refere o pronome "ela", em destaque na primeira estrofe do texto?
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23. Observe os versos abaixo:

Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?

a) Por que foram usadas aspas no verso destacado?
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b) Qual é o "protesto" do menino Miguel, de cinco anos?
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24. Que verso da 5ª estrofe do poema indica que o menino morreu?
.............................................................................................................................................................
Leia o poema abaixo:


E AGORA JOSÉ?
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
[...]
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?


Carlos Drummond de Andrade
Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/jose_poema_drummond/

25. Observe os dois versos abaixo:

“e agora, José?
e agora, você?” 

a) Para quem o eu lírico faz a primeira pergunta?
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b. E a segunda pergunta é feita a quem?
.............................................................................................................................................................

26. Que verso da primeira estrofe indica a profissão de José?
.............................................................................................................................................................

27. Retire da segunda estrofe, um verso que indique o meio de transporte de José?
.............................................................................................................................................................

28. “Quem tem telhado de vidro, não deve atirar pedras para o alto...”
Qual o significado desse ditado popular?
.............................................................................................................................................................

29. Leia os três versos abaixo:
“sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,”

a) Que impressão nós temos quando vemos uma pessoa vestida de terno?
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b)  Qual o significado da expressão “terno de vidro”?
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GABARITO

01.
a) 14
b) 04
02. Soneto.
03. Querer/perder, gente/contente.
04. Não. Porque possuem rimas.
05. Sim. Os versos possuem o mesmo número de sílabas.
06.
a) “É ter com quem nos mata lealdade”.
b) “É querer estar preso por vontade”.
c) “É nunca contentar-se de contente”.
07.  Contrário.
08. Resposta pessoal.
09. “As pessoas ficaram em casa”(...)
10. “E as pessoas começaram a pensar de forma diferente”
11. A cura da ignorância. Porque as pessoas mudaram suas maneiras de pensar.
12. Sim. Porque hoje também está acontecendo uma pandemia.
13. Hoje também há pessoas ignorantes, perigosas e sem sentido no coração.
14. O planeta inteiro  passou a ser um lugar melhor.
15. A Terra também é curada.
16. Meditar, rezar, dançar, conhecer a própria sombra.
17. A mudança de comportamento das pessoas.
18. Porque alguém abriu a porta.
19. “Mas não saiu”
20. Pessoa desconhecida, sem importância social.
21. A morte do menino Miguel que caiu do 9º andar de um prédio.
22. A patroa da mãe de Miguel.
23.
a) Para indicar que é a fala de Miguel.
b) Ele quer a mãe dele.
24. “E tudo silenciou”
25.
a) Para ele mesmo.
b) Para quem está lendo o poema.
26. “Você que faz versos”
27. “O bonde não veio”
28. Não devemos julgar, pois também temos defeito.
29.
a) A impressão é que a pessoa é importante.
b) Alguém que parece importante, mas possui defeitos.


sexta-feira, 31 de julho de 2020

CRÔNICA OS TERRORISTAS 6º ANO INTEPRETAÇÃO COM GABARITO MARCAR X


HABILIDADES BNCC: EF06LP03, EF06LP0, EF06LP06
DESCRITORES SAEB: 06
Os terroristas – Moacyr Scliar
       Era um professor duro, exigente e implacável. As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
       O que fazer? Reuniam-se todos os dias em frente ao colégio para discutir a situação, mas nada lhes ocorria. Até que um deles teve uma ideia brilhante.
      O livro de chamada. A solução estava ali: tinham de se apossar do livro de chamada e mudar as notas. Um 0 podia ser transformado em 8. Um 1 poderia virar 7(ou 10, dependendo do grau de ambição).
O problema era pegar o livro, que o professor não largava nunca – nem
mesmo para ir ao banheiro. Aparentemente, só uma catástrofe poderia separá-los.
       Recorreram, pois, à catástrofe. Um dos alunos telefonou do orelhão em frente ao colégio, avisando que havia um princípio de incêndio na casa do professor.
      Avisado, o pobre homem saiu correndo da sala de aula – deixando sobre a mesa o famigerado livro de presença.
Acrediteis se eu disser que ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro.
      Os rapazes se olharam, mas nenhum deles tomou a iniciativa de mudar as notas. Às vezes a consciência pesa mais que a ameaça de reprovação.
     Fonte: SCLIAR, Moacyr. Um país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.

1. “Avisado, o pobre homem saiu correndo da sala de aula” De acordo com o contexto, a expressão destacada pode ser substituída por:
a) mendigo      b) necessitado         c) coitado          d) avarento

2. Era um professor duro, exigente e implacável. A alternativa que apresenta um sinônimo da palavra destacada é:
a) inflexível    b) impecável     c) inexplicável     d) imprescindível

3. “As PROVAS eram feitas sem aviso prévio.” Se trocássemos a palavra destacada por TRABALHO mantendo a concordância correta teríamos;
a) Os trabalhos eram feito sem aviso prévio.
b) Os trabalho eram feitos sem aviso prévio.
c) O trabalho era feita sem aviso prévio.
d) O trabalho era feito sem aviso prévio.

4. “As NOTAS, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.” Nas alternativas abaixo a palavra NOTAS foi trocada por CONCEITO. Qual alternativa manteve a concordância correta?
a) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
b) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram o mais baixo possível.
c) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, era o mais baixo possível.
d) O conceito, que ele anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram os mais baixos possíveis.

5.“Acrediteis se eu disser que ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro” A alternativa que apresenta um pronome que concorda com o verbo destacado é:
a) tu          b) nós          c) vós          d) ele

6. A ideia básica do texto é:
a) provar que o professor cuidava muito bem do livro de chamada.
b) mostrar o quanto o professor era exigente com seus alunos.
c) mostrar que sempre há desavença entre aluno e professor.
d) provar que a noção de certo e de errado é muito forte.

7. Assinale o provérbio que sintetiza a conclusão do texto:
a) Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.
b) Dizer é fácil; fazer é que são elas.
c) Quem avisa amigo é.
d) Onde há fumaça, há fogo.

 GABARITO

1.C,
2.A,
 3.D,
4.C,
5.C,
6.D,
7.B