POEMA E POESIA
A poesia
De
modo geral, entende-se por poesia a
emoção, o aspecto imaterial do texto. Assim, podemos encontrar poesia em poemas, canções, textos narrativos, peças
publicitárias, pinturas e filmes, paisagens....
A seguir são apresentados dois textos
de caráter poético: o primeiro é uma manifestação em versos e o segundo, em prosa.
Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
.“Desencanto”, Manuel Bandeira. https://www.escritas.org/pt/t/1636/desencanto
Verdes mares bravios de minha terra
natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares, que brilhais
como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias
ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga
impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Iracema, José de Alencar. https://www.escritas.org/pt/t/23165/verdes-mares-bravios
O
poema
E
muito comum o emprego das palavras “poesia”
e “poema” como sinônimas. Porém poesia
é algo imaterial e POEMA É UM
GÊNERO TEXTUAL, um texto, com características e estrutura próprias.
Estrutura do texto poético (poema)
No poema, há versos, estrofes, métrica, rimas e ritmo. Cada linha de um poema
corresponde a um verso.
AUTOPSICOGRAFIA
(Fernando Pessoa)
http://arquivopessoa.net/textos/4234
A repetição regular de um verso ou de uma estrofe, no poema, recebe a denominação de estribilho ou refrão.
Alguns
poemas apresentam formas fixas, ou
seja, obedecem a um número exato de
versos, de estrofes e de rimas. Dentre as principais formas fixas, temos:
·
O acróstico,
que é composto de uma só estrofe
cujas letras iniciais formam o nome de uma pessoa ou de algo (um objeto, uma
cidade, uma paisagem, por exemplo.);
·
A balada,
que é composta de quatro estrofes: três
de oito versos e uma de quatro. O haicai,
poema de origem japonesa, composto por uma
estrofe com três versos.
·
O soneto,
forma composta por catorze versos
divididos em duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos.
·
A trova,
também chamada de quadra, que é
composta de uma estrofe de quatro versos.
MÉTRICA
A métrica ou medida é
representada pelo número de sílabas de
um verso. Essa estrutura em sílabas permite
ao leitor identificar o ritmo do poema:
O / poe / taé / um / fin / gi / dor (A divisão das
sílabas é feita de acordo com a fala).
Disposição das estrofes
Quanto ao número de versos agrupados, as
estrofes recebem diferentes nomes:
Quando
a métrica ou metro dos versos, as estrofes
podem ser:
1. Simples:
Quando agrupam versos iguais.
2. Compostas:
Quando agrupam versos de medidas diferentes.
3.
LIVRES: Quando
não há preocupação com a métrica.
RIMA
A
rima é o resultado de SONS IGUAIS ou
semelhantes entre as palavras, no
meio ou no final de versos diferentes.
Há versos que não apresentam RIMA, são chamados de versos BRANCOS.
Leia o poema abaixo para
responder às questões de 01 a 07.
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem
querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo
Amor?
Luís de Camões. Camões; Lírica.
São Paulo:
Cultrix, 1968. p. 123.
01. O poema possui:
a) .................versos
b) .................estrofes
02. De acordo com o número FIXO de
versos e de estrofes, podemos afirmar que esse poema é um:
.............................................................................................................................................................
03. Quais palavras rimam na segunda estrofe?
............................................................./..........................................................
............................................................/..........................................................
04. O poema é composto de versos brancos? Por quê?
.............................................................................................................................................................
05. O poema possui métrica? Justifique.
.............................................................................................................................................................
06. Transcreva
em seu caderno os versos do poema em que o autor faz estas afirmações:
a)
Quem ama é leal e nem sempre recebe da pessoa amada a mesma consideração.
.............................................................................................................................................................
b)
Quem ama renuncia à sua própria liberdade.
.............................................................................................................................................................
c) Quem
ama tem sempre uma inquietação interior.
.............................................................................................................................................................
07.
Que palavra, na última estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer
sobre o amor?
.............................................................................................................................................................
O próximo poema que você vai ler foi
publicado em 1869. Leia apenas o TÍTULO e levante hipóteses sobre o que será
tratado no poema. (Imagine qual será o assunto).
CURAR
E as pessoas
ficaram em casa
E leram livros
e ouviram música
E descansaram
e fizeram exercícios
E fizeram arte
e jogaram
E aprenderam
novas maneiras de ser
E
pararam
E ouviram mais
fundo
Alguém meditou
Alguém rezava
Alguém dançava
Alguém
conheceu a sua própria sombra
E as pessoas
começaram a pensar de forma diferente
E as pessoas
curaram.
E na ausência
de gente que vivia
De maneiras
ignorantes
Perigosos,
perigosos
Sem sentido e
sem coração,
Até a Terra
começou a curar
E quando o
perigo acabou
E as pessoas
se encontraram
Elas ficaram
tristes pelos mortos
E fizeram
novas escolhas
E sonharam com
novas visões
E criaram
novas maneiras de viver
E curaram
completamente a Terra
Assim como
elas estavam curadas.
Um poema de Kathleen O'Meara (1839-1888) https://professordiorges.blogspot.com/2020/03/poema-curar-omeara-interpretacao-6-ano.html
08. As
hipóteses que você levantou foram confirmadas? Comente.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
09. Quais ações
as pessoas fizeram para se curar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10. “E pessoas se curaram” Pelo contexto
podemos perceber que a cura não foi apenas física. O que mais elas fizeram para
se curarem?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. Qual é o
tema central do poema?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
12. O poema
foi escrito em 1869, durante a pandemia da Gripe Russa. Ele continua atual? Por
quê
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
13. E quanto
ao comportamento das pessoas, que semelhança há entre as daquele tempo e as de
agora?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
14. Qual o significado do verso “E curaram a Terra completamente”
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
15. No texto
há uma relação entre as pessoas e a Terra. O que ocorre quando se curam as
pessoas?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
16. Na primeira
estrofe, há ações que todas as
pessoas fizeram, quais ações foram praticadas por pessoas diferentes?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
17. O que
levou a Terra a se curar?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Leia o poema abaixo:
E agora, Miguel?
A porta abriu
O choro parou
O botão ela
apertou
A porta fechou
O elevador subiu...
E agora, Miguel?
Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?
A porta abriu
O menino olhou
Mas não saiu
A porta fechou
E agora, Miguel?
O elevador subiu
A porta abriu
O menino saiu
Um grito ecoou!
Uma vida silenciou
O dia não veio
A noite esfriou
Não veio a utopia
Lágrima rolou
E tudo acabou
E tudo... silenciou
E agora, Miguel?
Sua doce palavra
Seu meigo sorriso
Seus sonhos
Sua infância
Sua inocência
Seu amor
E agora, Miguel?
Com braços abertos
Quer dar o abraço
Mas não houve o encontro
Porém entoamos sua voz:
Se você morreu?
Você não morre
Você é guerreiro
Você marcha, Miguel!
E nós?
Marcharemos contigo nessa luta!
(Educar
Sempre)
https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2020/06/atividade-sobre-parodia-e-agora-miguel.html
Leia estes dois versos:
“A porta abriu
O choro
parou”
18. Por que o choro parou?
...........................................................................................................................................................
Leia a
estrofe abaixo;
“A porta
abriu
O menino
olhou
Mas não
saiu
A porta
fechou
E agora,
Miguel?”
19.
Que verso do poema indica que Miguel poderia ter mudado seu destino?
.............................................................................................................................................................
20. “Você que é sem nome, Sem voz” Qual
o significado das expressões destacadas de acordo com o contexto?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
21. Esse poema é uma paródia, ou seja, foi feito a
partir de outro, a que fato atual ele se refere?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
22. De acordo como contexto e as notícias na TV, a quem
se refere o pronome "ela",
em destaque na primeira estrofe do texto?
.............................................................................................................................................................
23. Observe os versos abaixo:
Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero
minha mãe..."
E agora, Miguel?
a) Por que foram usadas aspas no verso destacado?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Qual é o "protesto" do menino Miguel,
de cinco anos?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
24. Que verso da 5ª estrofe do poema indica que o
menino morreu?
.............................................................................................................................................................
Leia o poema abaixo:
E AGORA JOSÉ?
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
[...]
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Carlos
Drummond de Andrade
Fonte:
https://www.passeiweb.com/estudos/livros/jose_poema_drummond/
25. Observe os dois versos abaixo:
“e agora, José?
e agora, você?”
a) Para quem o eu lírico faz a primeira pergunta?
.............................................................................................................................................................
b. E a segunda pergunta é feita a quem?
.............................................................................................................................................................
26. Que verso da primeira estrofe indica a
profissão de José?
.............................................................................................................................................................
27. Retire da segunda estrofe, um verso que indique
o meio de transporte de José?
.............................................................................................................................................................
28. “Quem tem telhado de vidro, não deve atirar
pedras para o alto...”
Qual o significado desse ditado popular?
.............................................................................................................................................................
29. Leia os três versos abaixo:
“sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,”
a) Que impressão nós temos quando vemos uma pessoa
vestida de terno?
.............................................................................................................................................................
b) Qual o
significado da expressão “terno de vidro”?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
GABARITO
01.
a) 14
b) 04
02. Soneto.
03.
Querer/perder, gente/contente.
04. Não.
Porque possuem rimas.
05. Sim. Os
versos possuem o mesmo número de sílabas.
06.
a) “É ter com
quem nos mata lealdade”.
b) “É querer
estar preso por vontade”.
c) “É nunca
contentar-se de contente”.
07. Contrário.
08. Resposta
pessoal.
09. “As
pessoas ficaram em casa”(...)
10. “E as
pessoas começaram a pensar de forma diferente”
11. A cura da
ignorância. Porque as pessoas mudaram suas maneiras de pensar.
12. Sim.
Porque hoje também está acontecendo uma pandemia.
13. Hoje também há pessoas ignorantes,
perigosas e sem sentido no coração.
14. O planeta
inteiro passou a ser um lugar melhor.
15. A Terra
também é curada.
16. Meditar,
rezar, dançar, conhecer a própria sombra.
17. A mudança
de comportamento das pessoas.
18. Porque
alguém abriu a porta.
19. “Mas não
saiu”
20. Pessoa
desconhecida, sem importância social.
21. A morte do
menino Miguel que caiu do 9º andar de um prédio.
22. A patroa
da mãe de Miguel.
23.
a) Para
indicar que é a fala de Miguel.
b) Ele quer a
mãe dele.
24. “E tudo
silenciou”
25.
a) Para ele
mesmo.
b) Para quem
está lendo o poema.
26. “Você que
faz versos”
27. “O bonde
não veio”
28. Não
devemos julgar, pois também temos defeito.
29.
a) A impressão
é que a pessoa é importante.
b) Alguém que
parece importante, mas possui defeitos.
Essa atividade é maravilhosa! Parabéns!
ResponderExcluir