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segunda-feira, 3 de agosto de 2020

EMPREGO DO X E CH EXERCICIOS COM GABARITO ALPHA 7º ANO




EMPREGO DO X E DO CH
1. As cantigas populares fazem parte da cultura oral de vários povos. Além das repetições, elas utilizam vários recursos sonoros que facilitam a memorização da letra. Leia um trecho da cantiga "Fui no Tororó" e responda às questões.

'
Fui no Tororó
Fui no Tororó
Beber água não achei.
Achei linda morena,
Que no Tororó deixei.
Aproveita, minha gente,
Que uma noite não é nada.
Quem não dormir agora
Dormirá de madrugada.

Domínio público.

a) Na primeira estrofe da cantiga, há algumas palavras que rimam entre si.
Identifique-as e copie-as no caderno.
..............................................................................................................................
b) Que sons se repetem nessas palavras?
...............................................................................................................................
c) Que letras são diferentes e representam o som de /x/?
..............................................................................................................................
          Na língua portuguesa, diferentes letras podem representar sons semelhantes. Nas palavras achei e deixei, por exemplo, o mesmo som foi representado tanto pelo dígrafo CH como pela letra x. No momento da escrita, a representação desse som pode causar algumas dúvidas. Para saber qual das letras empregar, veja uma regra geral sobre o uso de X e CH quando representam esse som.

PALAVRAS DERIVADAS
Palavras que pertencem à mesma família possuem a mesma grafia:
            Peixe             = peixaria, peixinho, peixada
            Cachorro = cachorrice, cachorrinho, cachorrada

       No quadro a seguir, leia com atenção algumas regras que podem ser úteis no momento de dúvida na hora da escrita.


X ou CH
Utiliza-se X
Utiliza-se CH
·  Em palavras de origem tupi, árabe e africana.
Ex.: abacaxi (tupi), enxaqueca (árabe), Caxambu (africana).
·  Depois de ditongo. Ex.: frouxo, peixe, feixe.
Depois de ME- inicial.
Ex.: mexerica, México (exceção: mecha e derivados).
·    Depois de EM - inicial
Ex.: enxada, enxurrada, enxoval, enxofre, enxugar (exceção: enchouriçar, enchova, encher, encharcar)

·         Em algumas palavras de origem estrangeira
Ex.: chapéu (francês), salsicha (italiano), sanduiche (inglês)
·         No verbo encher e seus derivados.
Ex.: preencher, enchente, enchimento.

2. Copie as palavras no caderno, preenchendo os espaços com X ou CH. Depois justifique sua escolha.

a) afrou....ar.....................................................................................................
b) en....ergar....................................................................................................
c) em....er.........................................................................................................
d) capi....aba..................................................................................................
e) en....arcar.....................................................................................................
f)  a....e...............................................................................................................
g) almo....arife....................................................................................................
h) me....erico.....................................................................................................
i)  ....alé..............................................................................................................
j) amei....a..........................................................................................................
k) em....ame.......................................................................................................
l) me....er...........................................................................................................
m) ....apéu..........................................................................................................
n) trou....a.........................................................................................................
o) me....icano....................................................................................................
p) cai....a.............................................................................................................
q) me....erica......................................................................................................
r) ....arme............................................................................................................
s) ....efe...............................................................................................................
t) em....ame.........................................................................................................

3. Leia as alternativas a seguir e copie no caderno aquela em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
a) xícara, baixo, chato
b) rocho, trecho, mexer
c) lixo, fechar, enchergar
d) chmqar, puxar, chamar

4.Um pintor de placas teve dúvidas sobre o uso das letras X e CH. Então, ele decidiu deixar algumas lacunas nas palavras. Em seu caderno, complete as palavras da placa com X ou CH, de modo que fiquem corretamente grafadas.

ESTE É O RIO DO ABACA***I. EM CASO DE EN***ENTE, CUIDADO COM A EM***URRADA. NÃO ENTRE NA ÁGUA. ME*** A-SE RAPIDAMENTE, RECOLHA SEUS OBJETOS, PROCURE UM LUGAR E ESPERE A *** UVA PASSAR.

GABARITO:
1.
a) achei/deixei
b) É o som representado pelas letras e, i, ch e x.
c) Ch e x, que representam o mesmo som.
2.
a) afrouxar: usa-se x depois de ditongo.
b) enxergar: usa-se x com palavras com en - inicial.
c) encher: exceção da regra do x após en – inicial.
d) capixaba: usa-se x em palavras de origem tupi.
e) encharcar: exceção da regra do x após en – inicial.
f) axé: usa-se x em palavras de origem africana.
g) almoxarife: usa-se x em palavras de origem árabe.
h) mexerico: usa-se x em palavras com me – inicial.
i) chalé: usa-se ch em palavras de origem francesa.
j) ameixa; usa-se x depois de ditongo.
k) enxame: usa-se x em palavras com en – inicial.
l) mexer: usa-se x em palavras com me – inicial.
m) chapéu: usa-se ch em palavras de origem francesa.
n) usa-se x depois de ditongo.
o) mexicano: usa-se x depois de me – inicial.
p) caixa; usa-se x depois de ditongo.
q) usa-se x em palavras com me – inicial.
r) charme: usa-se ch em palavras de origem francesa.
s) chefe: usa-se ch em palavras de origem francesa.
t) enxame: usa-se x em palavras com en – inicial.

3. A
4. abacaxi, enchente, enxurrada, mexa-se, chuva.

BIBLIOGRAFIA: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano¬¬-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.



EMPREGO DO X E DO CH
1. Leia, a seguir, a letra da canção “Na Chapada”, da cantora sul-mato-grossense Tetê Espíndola e do compositor paulista Carlos Rennó. Observe que os compositores exploraram o som que pode ser representado pelas letras x ou ch.
Na Chapada
Há um chuvisco na Chapada
Em toda a mata um cochicho em cê-agá
Chuá-chuá na queda-d’água
Eu me espicho e fico quieta
Nada me falta
O véu de noiva de água virgem
Me elevou, envolveu
A sua ducha me deu vertigem
Arrepio, rodopio, em mim
Seu jorro não tem mais fim
E nesse êxtase me deixo
Não sei quem sou
Estou no meio do arco-íris
E saboreio elixires de amarílis
Na cachoeira enxurrada
O véu da chuva desceu
No vento nuvem
No céu desaba
Chapinhante
Espumante
Champagne
Chapada dos Guimarães
TeTê espíndola; Carlos rennó. Na Chapada. Intérpretes:
Tetê Espíndola e Ney Matogrosso. In: TeTê espíndola. Gaiola.
Rio de Janeiro: Polygram do Brasil, 1986. 1 LP. Faixa 2.

a) Como pode ser descrita a relação do eu lírico com a natureza?
..............................................................................................................................
b) Que palavra central no texto parece ter motivado a exploração do fonema representado pelas letras x e ch?
.............................................................................................................................
c) O som explorado está relacionado à ideia de água. Que palavras ou expressões são representações desse elemento?
..............................................................................................................................
d) Nos versos 6, 8 e 10, quais letras representam um mesmo fonema, e também contribuem para sugerir sonoramente a ideia de água em movimento?
...........................................................................................................................
e) Que som se repete nos versos 1, 6, 7, 8, 16 e 17? Pronuncie-os em voz alta.
..............................................................................................................................

       Você deve ter reparado que os sons representados por x, ch, g, j e v, nesse poema, contribuem para que o poema expresse a ideia de fluidez, relacionada às imagens da água que cai ou jorra. Essas consoantes têm em comum o fato de serem fricativas, isto é, produzidas pela passagem do ar através de uma fenda formada na boca.
     
       O som mais explorado na letra de canção é o representado pelas letras
x e ch. Nas atividades seguintes, você vai estudar outras palavras escritas com essas letras.
2. Palavras iniciadas por en- ou me- são geralmente escritas com a letra x. Copie os vocábulos abaixo no caderno e substitua a estrela () por x ou ch.
Exceções
• Verbo encher e derivados.
• Palavras em que a sílaba
en- juntou-se a palavra
iniciada por ch: encharcar
(en + charco + ar).
• Palavra mecha (conjunto
de fios).
enente                 enaqueca               
meerica               preener
meilhão               meicano
enada                   energar
meer                    enimento
enaguar               enoval
enouriçar             enuto


3. Transcreva estas outras palavras no caderno e ponha x ou ch no lugar da estrela (). Tente resolver suas dúvidas usando as informações do quadro ao lado.

Palavras de origem tupi ou africana ou, ainda, aportuguesadas a partir do inglês são escritas com x.
    abacai        deboar    
    ameia         faada
    boea       ria
    caimbo       avante
    caia            bua
  ★ute             erife
                                                                      feie            ampu
                                                                      fia              puar
                                                                      flea           salsia
                                                                      oriá           peiaria
                                                                      moila         roo
                                                                      veame       ingar


GABARITO:
1.
A) Sugestão: O eu lírico sente-se integrado à natureza.
B) Chapada.
C) Chuvisco; chuá-chuá; queda-d’água; véu de noiva (cachoeira); água virgem; ducha; jorro; cachoeira; enxurrada; véu da chuva; chapinhante; espumante; champagne.
D) As letras g e j.
E) O som (fonema) representado pela letra v.
2. Enchente, mexerica, mexilhão, enxada, mexer, enxaguar, enchouriçar, enxaqueca, preencher, mexicano, enxergar, enchimento, enxoval, enxuto.
3. Abacaxi, ameixa, bochecha, cachimbo, caixa, chute, feixe, ficha, flecha, orixá, mochila, vexame,
debochar, fachada, rixa, xavante, bucha, xerife, xampu, puxar, salsicha, peixaria, roxo, xingar.

BIBLIOGRAFIA. Ormundo, Wilton - Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.




domingo, 2 de agosto de 2020

POEMA E POESIA ATIVIDADE A DISTÂNCIA TEORIA EXERC. GABARITO


POEMA E POESIA
       A poesia
       De modo geral, entende-se por poesia a emoção, o aspecto imaterial do texto. Assim, podemos encontrar poesia em poemas, canções, textos narrativos, peças publicitárias, pinturas e filmes, paisagens....
       A seguir são apresentados dois textos de caráter poético: o primeiro é uma manifestação em versos e o segundo, em prosa.

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
.“Desencanto”, Manuel Bandeira. https://www.escritas.org/pt/t/1636/desencanto

       Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Iracema, José de Alencar. https://www.escritas.org/pt/t/23165/verdes-mares-bravios
O poema
       E muito comum o emprego das palavras “poesia” e “poema” como sinônimas. Porém poesia é algo imaterial e POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL, um texto, com características e estrutura próprias.
 Estrutura do texto poético (poema)     
        No poema, há versos, estrofes, métrica, rimas e ritmo. Cada linha de um poema corresponde a um verso.
AUTOPSICOGRAFIA (Fernando Pessoa)



http://arquivopessoa.net/textos/4234
       A repetição regular de um verso ou de uma estrofe, no poema, recebe a denominação de estribilho ou refrão.
       Alguns poemas apresentam formas fixas, ou seja, obedecem a um número exato de versos, de estrofes e de rimas. Dentre as principais formas fixas, temos:
·         O acróstico, que é composto de uma só estrofe cujas letras iniciais formam o nome de uma pessoa ou de algo (um objeto, uma cidade, uma paisagem, por exemplo.);
·         A balada, que é composta de quatro estrofes: três de oito versos e uma de quatro. O haicai, poema de origem japonesa, composto por uma estrofe com três versos.
·         O soneto, forma composta por catorze versos divididos em duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos.
·         A trova, também chamada de quadra, que é composta de uma estrofe de quatro versos.
MÉTRICA
        A métrica ou medida é representada pelo número de sílabas de um verso. Essa estrutura em sílabas permite ao leitor identificar o ritmo do poema:
O / poe / taé / um / fin / gi / dor  (A divisão das sílabas é feita de acordo com a fala).
Disposição das estrofes
Quanto ao número de versos agrupados, as estrofes recebem diferentes nomes:

Quando a métrica ou metro dos versos, as estrofes podem ser:
1.    Simples: Quando agrupam versos iguais.
2.    Compostas: Quando agrupam versos de medidas diferentes.
3.    LIVRES: Quando não há preocupação com a métrica.
RIMA
       A rima é o resultado de SONS IGUAIS ou semelhantes entre as palavras, no meio ou no final de versos diferentes
Há versos que não apresentam RIMA, são chamados de versos BRANCOS.

Leia o poema abaixo para responder às questões de 01 a 07.
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
 Luís de Camões. Camões; Lírica. São Paulo:
                                                                           Cultrix, 1968. p. 123.

01.  O poema possui:
a) .................versos
b) .................estrofes

02. De acordo com o número FIXO de versos e de estrofes, podemos afirmar que esse poema é um:
.............................................................................................................................................................
03. Quais palavras rimam na segunda estrofe?
............................................................./..........................................................
............................................................/..........................................................
04. O poema é composto de versos brancos? Por quê?
.............................................................................................................................................................
05. O poema possui métrica? Justifique.
.............................................................................................................................................................
06. Transcreva em seu caderno os versos do poema em que o autor faz estas afirmações:
a) Quem ama é leal e nem sempre recebe da pessoa amada a mesma consideração.
.............................................................................................................................................................
b) Quem ama renuncia à sua própria liberdade.
.............................................................................................................................................................
c)  Quem ama tem sempre uma inquietação interior.
.............................................................................................................................................................
07. Que palavra, na última estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer sobre o amor?
.............................................................................................................................................................

        O próximo poema que você vai ler foi publicado em 1869. Leia apenas o TÍTULO e levante hipóteses sobre o que será tratado no poema. (Imagine qual será o assunto).

CURAR

E as pessoas ficaram em casa
E leram livros e ouviram música
E descansaram e fizeram exercícios
E fizeram arte e jogaram
E aprenderam novas maneiras de ser
E pararam 
E ouviram mais fundo 
Alguém meditou
Alguém rezava
Alguém dançava
Alguém conheceu a sua própria sombra
E as pessoas começaram a pensar de forma diferente
E as pessoas curaram.

E na ausência de gente que vivia
De maneiras ignorantes
Perigosos, perigosos
Sem sentido e sem coração,
Até a Terra começou a curar
E quando o perigo acabou
E as pessoas se encontraram
Elas ficaram tristes pelos mortos
E fizeram novas escolhas
E sonharam com novas visões
E criaram novas maneiras de viver
E curaram completamente a Terra
Assim como elas estavam curadas. 

08. As hipóteses que você levantou foram confirmadas? Comente.
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

09. Quais ações as pessoas fizeram para se curar?
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10. “E pessoas se curaram” Pelo contexto podemos perceber que a cura não foi apenas física. O que mais elas fizeram para se curarem?
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11. Qual é o tema central do poema?
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12. O poema foi escrito em 1869, durante a pandemia da Gripe Russa. Ele continua atual? Por quê
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13. E quanto ao comportamento das pessoas, que semelhança há entre as daquele tempo e as de agora?
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14.  Qual o significado do verso “E curaram a Terra completamente”
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15. No texto há uma relação entre as pessoas e a Terra. O que ocorre quando se curam as pessoas?
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16. Na primeira estrofe, há ações que todas as pessoas fizeram, quais ações foram praticadas por pessoas diferentes?
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17. O que levou a Terra a se curar?
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Leia o poema abaixo:

E agora, Miguel?
A porta abriu
O choro parou
O botão ela apertou
A porta fechou
O elevador subiu...
E agora, Miguel?
Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?

A porta abriu
O menino olhou
Mas não saiu
A porta fechou
E agora, Miguel?

O elevador subiu
A porta abriu
O menino saiu
Um grito ecoou!
Uma vida silenciou

O dia não veio
A noite esfriou
Não veio a utopia
Lágrima rolou
E tudo acabou
E tudo... silenciou
E agora, Miguel?

Sua doce palavra
Seu meigo sorriso
Seus sonhos
Sua infância
Sua inocência
Seu amor
E agora, Miguel?

Com braços abertos
Quer dar o abraço
Mas não houve o encontro
Porém entoamos sua voz:
Se você morreu?
Você não morre
Você é guerreiro
Você marcha, Miguel!
E nós?
Marcharemos contigo nessa luta!


(Educar Sempre) https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2020/06/atividade-sobre-parodia-e-agora-miguel.html






Leia estes dois versos:

“A porta abriu
 O choro parou”

18. Por que o choro parou?
...........................................................................................................................................................

 Leia a estrofe abaixo;
 
 “A porta abriu
  O menino olhou
  Mas não saiu
  A porta fechou
  E agora, Miguel?”
19. Que verso do poema indica que Miguel poderia ter mudado seu destino?
.............................................................................................................................................................
20. “Você que é sem nome, Sem voz” Qual o significado das expressões destacadas de acordo com o contexto?
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21. Esse poema é uma paródia, ou seja, foi feito a partir de outro, a que fato atual ele se refere?
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22. De acordo como contexto e as notícias na TV, a quem se refere o pronome "ela", em destaque na primeira estrofe do texto?
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23. Observe os versos abaixo:

Você que é sem nome
Sem voz
E que agora protesta:
"Quero minha mãe..."
E agora, Miguel?

a) Por que foram usadas aspas no verso destacado?
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b) Qual é o "protesto" do menino Miguel, de cinco anos?
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24. Que verso da 5ª estrofe do poema indica que o menino morreu?
.............................................................................................................................................................
Leia o poema abaixo:


E AGORA JOSÉ?
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
[...]
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?


Carlos Drummond de Andrade
Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/jose_poema_drummond/

25. Observe os dois versos abaixo:

“e agora, José?
e agora, você?” 

a) Para quem o eu lírico faz a primeira pergunta?
.............................................................................................................................................................

b. E a segunda pergunta é feita a quem?
.............................................................................................................................................................

26. Que verso da primeira estrofe indica a profissão de José?
.............................................................................................................................................................

27. Retire da segunda estrofe, um verso que indique o meio de transporte de José?
.............................................................................................................................................................

28. “Quem tem telhado de vidro, não deve atirar pedras para o alto...”
Qual o significado desse ditado popular?
.............................................................................................................................................................

29. Leia os três versos abaixo:
“sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,”

a) Que impressão nós temos quando vemos uma pessoa vestida de terno?
.............................................................................................................................................................

b)  Qual o significado da expressão “terno de vidro”?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

GABARITO

01.
a) 14
b) 04
02. Soneto.
03. Querer/perder, gente/contente.
04. Não. Porque possuem rimas.
05. Sim. Os versos possuem o mesmo número de sílabas.
06.
a) “É ter com quem nos mata lealdade”.
b) “É querer estar preso por vontade”.
c) “É nunca contentar-se de contente”.
07.  Contrário.
08. Resposta pessoal.
09. “As pessoas ficaram em casa”(...)
10. “E as pessoas começaram a pensar de forma diferente”
11. A cura da ignorância. Porque as pessoas mudaram suas maneiras de pensar.
12. Sim. Porque hoje também está acontecendo uma pandemia.
13. Hoje também há pessoas ignorantes, perigosas e sem sentido no coração.
14. O planeta inteiro  passou a ser um lugar melhor.
15. A Terra também é curada.
16. Meditar, rezar, dançar, conhecer a própria sombra.
17. A mudança de comportamento das pessoas.
18. Porque alguém abriu a porta.
19. “Mas não saiu”
20. Pessoa desconhecida, sem importância social.
21. A morte do menino Miguel que caiu do 9º andar de um prédio.
22. A patroa da mãe de Miguel.
23.
a) Para indicar que é a fala de Miguel.
b) Ele quer a mãe dele.
24. “E tudo silenciou”
25.
a) Para ele mesmo.
b) Para quem está lendo o poema.
26. “Você que faz versos”
27. “O bonde não veio”
28. Não devemos julgar, pois também temos defeito.
29.
a) A impressão é que a pessoa é importante.
b) Alguém que parece importante, mas possui defeitos.